Canon 1100D ou Nikon D3100

Status
Fechado a novas mensagens.

joao_duque

Power Member
Boas,

Estou a pensar entrar no mundo das reflex e estou a pensar na canon 1100d ou na nikon d3100, em primeiro porque o orçamento não muito elevado e em segundo porque não tenho muita experiência e uma destas câmaras penso que era suficiente.
O que eu queria é que me aconselhassem qual das duas seria a melhor escolha. Outra questão é de saber se já alguém comprou na amazon uk e se correu tudo bem?


Cump
 
Eu já comprei muito material na amazon uk, desde lentes para a minha canon, filtros, vestuário etc. Vem tudo super rápido e sempre em condições.
Dessas duas eu escolheria a 3100 pelo facto de ter mais resolução a filme. Contudo a canon acho que é mais barata um pouco, se para ti o filme nao importa ia para a mais em conta e o resto dava para um cartão memorial, bolsa, etc.
 
Eu ando com a mesma indecisão. No kamera-express.nl a 1100D está a 398€ e a D3100 a 423€. Pelo que percebi até agora a principal diferença é a nivel da resolução(nikon é superior) e do video (nikon é superior). Não sei é se os 23€ de diferença se justificam, e como diz o bruno3691, dava para comprar o cartao, bolsa,...
 
2 meses depois? XD

As Nikons baratas não têm motor, portanto só as objectivas com motor é que têm focagem automática. Ou seja, AF-S e AF-I. As "AF" simples, portanto, enganam pois só fazem AF se máquina tiver motor. Tendem a ser lentes mais antigas e mais baratas, mas nem por isso piores (antes pelo contrário).
 
Estava a pesquisar e encontrei este tópico que fala da minha dúvida, aproveitei e coloquei logo :D
Este kit tem focagem automática não tem? Nikon D3100 + AF-S DX 18-55mm VR
 
Última edição:
Bem, desculpem o desenterranço mas não valia a pena estar a abrir um novo topico quando o assunto é o mesmo...Um ano depois, com os actuais preços, qual recomendariam para quem quer a primeira reflex, para quem que gosta de fotografar paisagens e possivelmente o céu nocturno?

A nivel de preços, a nikon está um pouco mais cara:

http://www.*****.com/pt/pt/6864196/art/nikon/d3100-objectiva-af-s-dx-1.html

comparativamente com a canon 1100d :

http://www.*****.com/pt/pt/11222739/art/canon/eos-1100d-objectiva-ef-s.html

Inicialmente estava mais virado para a nikon, mais resolução de video, melhor qualidade geral nas fotos pelo que li (maior resolução, detalhe, iso mais sensivel) mas começei a pesquisar sobre esta canon e o preço mais em conta, juntamente com a melhor acessibilidade aos specs invés de ser no menu como na nikon, enfim, agora estou mais virado para esta ultima. No fundo, acho a canon mais versátil para quem estiver a iniciar, como é o meu caso...o video a 720p não é propriamente full HD mas deve chegar para a despesa...

Outro aspecto, a bateria da nikon é consideravelmente inferior à da canon certo? Pelos vistos a nikon não tem AF motor ao contrário da canon. Trocando por miudos, está em causa o quê?

Enfim, quem tenha / teve estas máquinas, digam de vossa justiça.
 
Última edição:
...., juntamente com a melhor acessibilidade aos specs invés de ser no menu como na nikon, enfim, agora estou mais virado para esta ultima. No fundo, acho a canon mais versátil para quem estiver a iniciar, como é o meu caso...o video a 720p não é propriamente full HD mas deve chegar para a despesa...

Acesso aos specs ? Não estou a ver do que estás a falar...Tens de especificar o que tens de ir fazer ao menu que consigas fazer por botão na 1100d.
Sinceramente não faltam botões na d3100 (alias tem mais do que na 1100d), com a grande maioria das operações poderem ser efectuadas sem recurso ao menu. Em termos de versatiliade e acessibilidade não me parece que a 1100d seja melhor.

Como já te foi dito, a d3100 é superior , até na qualidade de construção, basta pegar nas duas e comparar, os botões estão melhor colocados a meu ver, tendo uma ergonomia superior.

Em termos de bateria, deves estar-te a referir ao snapsort, e sim parece que a da 1100d dura mais.
http://snapsort.com/compare/Canon-1100D-vs-Nikon_D3100
Embora o ano passado tirei 900 e tal fotos no WTCC da boavista a usar uma lente com VR(70-300), pelo que não sei que medições eles usam. Pela minha experiência pessoal consegui quase sempre mais de 600 shots com uma carga. Nunca fiquei sem bateria, mesmo em ralis com shots em rajada.

Atenção ao sanpsort, é só um comparativo de specs, nem sempre dá para comparar convenientemente maquinas... dá para ter uma ideia.

Quanto as lentes, na d3100 tens de comprar lentes AF-S ou com motor de focagem, basicamente praticamente todas as lentes novas actuais nikon tem motor de focagem na lente. Na Canon o motor de focagem está na lente, penso que não existam corpos com motor. Em 90% dos tempos não é problema, só vejo problema se quiseres lentes nikon/tamron/sigma mais antigas... a mais chata sendo a 50 F1.8 que na Canon está ao preço da uva m.....,na Nikon a versão mais barata precisa de motor de focagem. Pelo que no caso da 50 f1.8 precisas da versão AF-S que custa o dobro da equivalente nikon (100 e pouco euros vs 200 e tal). Este sim, para mim se tivesse um orçamento muito apertado e queria uma 50 F1.8 poderia ser um factor muito decisivo.

Sinceramente, acho que vais bem servido com uma ou outra, sendo que em termos de corpo a d3100 parece-me superior no geral. Todavia como já foi dito e volto a dizer, o que faz diferença são as lentes, não é por ser a 1100d ou a d3100 que vais tirar melhor fotos...
O que te posso dizer é que Canon é mais barata, e os usados são em maior numero(mas também a procura é maior).

PS: Gosto da Nikon, já tive uma d3100 e adorei a maquina, tentei ser o mais objectivo.
 
Última edição:
obrigado pela opinião. Os specs estava a referir a iso e af por exemplo, na canon temos isso no corpo da máquina e na nikon pelos vistos, só navegando no meu (a ser verdade não é que seja relevante mas enfim...). Sim, a nikon parece-me ter melhor qualidade de construção e ser mais robusta, tive com uma na mão e gostei do que vi, já a canon não sei. O facto da canon ser mais barata no geral e mesmo nas lentes joga a meu favor...gosto de fotografia mas não são um entusiasta que vai gastar milhares de euros em lentes...não deverei andar longe do standard para o comum fotógrafo que gostar de fotografar férias, paisagens, pelo que a canon, talvez seja a melhor opção de momento...

Locais de compra mais baratos, a Kamera Express parece ter preços competitivos, vou pesquisar melhor para além das lojas habituais (worten, *****, *****...).
 
O ISO dá por botão sem tirar os olhos do viewfinder (botão FN na lateral esquerda frontal), assim como a compensação de exposição está em cima do lado direito, são duas coisas que a meu ver estão melhor colocadas na d3100. Na 1100d essas coisas, que para mim são fundamentais, estão nos botões traseiros em sitios onde está normalmente a minha cara quando uso o viewfinder, sinceramente não me ajeito prefiro em cima/frente. O AF será a meu ver realmente a única função relevante que obriga a ir ao menu. Também existe na parte de cima um manipulo que permite ir mudando os modos de disparos, que também estão melhor colocados na Nikon.

Quanto a escolha, como disse tanto uma com outra irão te permitir fotos com muita qualidade, terás obviamente de ter lentes em condições e saber usar a maquina da melhor maneira.
 
Última edição:
isso da colocação dos botoes e sempre muito subjectivo e acaba por ser uma questão de pratica. por exemplo se tiveres uma lente longa usas a mao esquerda para suporte na lente (ou no anel de zoom se for desse tipo), ou seja nao consegues chegar ao botao de fn. por alguma razao a canon coloca os botoes do lado direito, onde garantidamente esta a tua mao :)

na 1100D consegues mudar ISO, AF, drive mode e white balance sem ter de ir a menus, e podes por o botao de cima a mudar o ISO se assim o preferires. e tb ves no viewfinder o ISO com que estas a trabalhar, na nikon tens de te lembrar em qual colocaste e com alguma sorte nao chegas a casa e descobres que andaste na rua a fotografar a ISO800 pq te esqueceste de mudar quando saiste de um interior.

qualidade de construção é a mesma coisa, o que pode mudar é o toque do plastico. de resto aguentam mais porrada e condições adversas do que pensamos :) ergonomia tb é muito subjectivo, depende muito do tamanho das maos de cada pessoa. ai é pegar nas duas e ver qual assenta melhor.

de resto falta mencionar 3 coisas, o viewfinder da D3100 é mais pequeno, a D3100 nao faz bracketing, a D3100 tem mais 3 pontos de focagem
 
Pois concordo isso tem muitas vezes a ver da maneira como se está habituado a usar a maquina.
Não gosto muito dos botões na parte de trás, mas isso deve ser pessoal.
Sinceramente gosto mais da maneira como caiem os botões na d3100, mas concordo que tem a ver com a prática. Quanto a lentes compridas, está bem visto os botões a esquerda não dão tanto jeito , mas até com a 70-300VR não senti dificuldades, com uma 70-20 2.8 era capaz...
Mas imagino que o user em questão, vá usar lentes assim tão grandes/pesadas.
DE facto o WB também não tem botão (já nem me lembrava disso) e o viewfinder é mais pequenino(uma diferença irrisória, para mim os viewfinder dessas gamas são todos pequeninos, alias já acho o da d300 pequeno :)).

O ISO de facto rodava o valor para ver o valor que tinha na altura(já nem me lembrava desse pormenor), ele de facto se não estiver em auto-iso não mostra o ISO actual.
Quanto a qualidade de construção, nunca disse que a 1100d é menos resistente, simplesmente tanto a d3100 e a 18-55 VR têm uns plásticos com o toque mais agradável que a 1100D e 18-55 IS. Sinceramente a 1100D e a sua lente de kit têm um feeling "cheap", mas como sempre é subjectivo.
O bracketing, a velha história do costume, quem adorar Hdr é importante, para quem não gostar ou os fizer esporadicamente(tenho de esperimentar as 9 exposures da d300:))...
 
Última edição:
não é só com lentes grandes/pesadas, para alem do apoio qualquer lente com zoom colocas a mao esquerda no anel da lente e nao no corpo...
 
Basta deslocar ligeiramente a mão, até consegues o fazer sem tirar a mão que segura na lente, pois o botão está na lateral a meio, sinceramente nunca tive dificuldade em chegar lá.
 
Não esquecer também que a D3100 é mais pequena que a 1100D. Pode fazer a diferença quando andamos na rua com ela, sobretudo se usarmos uma objectiva pequena (claro que com uma 70-300 não faz diferença).
 
Enfim, obrigado pela discussão e pelas ideias lançadas mas fiquei indeciso na mesma lol...estou tentado para o preço mais baixo da canon.
 
Na minha óptica tanto uma como outra é boa, se já pegastes na 1100d e gostastes, se arranjas a 1100d mais barata, compra essa.
Apesar de gostar mais da Nikon pessoalmente, e por ter tido uma óptima experiência com a d3100, não tenho qualquer tipo de problema em te recomendar a 1100d.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo