Problema Canon 24-105 mm

Bogalhao

Power Member
Boas! Adquiri esta objectiva há uns meses e até há uma semana atrás nunca tinha tido nenhum problema. Infelizmente apareceu-me um erro, o erro 01, que diz para limpar os contactos da objectiva. Já tentei limpar a objectiva e o problema não passa. Liguei para o apoio da Canon e dizem-me que não sabem bem quanto é que fica uma reparação deste problema, pode ir até aos 300 e tal euros, ou até passar este valor.
Já alguém teve este problema ou sabe de alguma maneira, de preferência mais barata, de o resolver?

Obrigado
 
Perguntas:

- Acontece só com essa lente?
- Baterias da maquina estão carregadas?
- Experimentastes com o IS OFF?
- Faz em todas as aberturas?
 
Sim, acontece só com esta lente.
Sim, estão.
Sim e dá na mesma.
Faz, mas com aberturas superiores a 4 é raro o disparo que não dá esse erro. Com abertura 4 acontece 1 vez em 20, para aí.
 
Na volta é o "flex cable" que liga a unidade de abertura. Existem DIY's para substituir o mesmo, porque até parece ser um cabo barato ( Na canon substituem toda a unidade ), mas não é para qualquer um.

A lente é f/4 , e quando seleccionas outra abertura menor, não existe comunicação para a unidade fechar a lente.

Agora sendo uma 24-105L, será que não compensa a reparação ( visto que vem calibrada e limpa )?
 
Na volta é o "flex cable" que liga a unidade de abertura. Existem DIY's para substituir o mesmo, porque até parece ser um cabo barato ( Na canon substituem toda a unidade ), mas não é para qualquer um.

A lente é f/4 , e quando seleccionas outra abertura menor, não existe comunicação para a unidade fechar a lente.

Agora sendo uma 24-105L, será que não compensa a reparação ( visto que vem calibrada e limpa )?

Esqueci-me de dizer que isto faz um barulho super esquisito, parece que não para de focar e agora, quando voltei a ligá-la, só consigo tirar fotos com o foco manual, em automático não dá :/
Se calhar vou mesmo ter que mandá-la reparar, mas deve-me ficar num balúrdio não?
 
A lente, mesmo usada ronda os 600~700 €., sem garantia. Nova são 900~1000€

Podes pedir para te fazer o orçamento ( pagas um valor caso não repares ) e verificar se te fica em conta, ou mais vale comprar uma usada ( duvido que chegue a esses valores ).
 
se a reparação fosse mais cara que a lente, acho que não havia reparações :D

Obviamente que não irá ser mais cara,pois, mais valia comprar uma nova.

A custo da reparação dependerá do problema da objectiva, se for um problema "grave" custa bastante dinheiro, se for um problema menos grave, já não irá custar tanto, mas custa às mesma ;/
 
se a reparação fosse mais cara que a lente, acho que não havia reparações :D

Obviamente que não irá ser mais cara,pois, mais valia comprar uma nova.

A custo da reparação dependerá do problema da objectiva, se for um problema "grave" custa bastante dinheiro, se for um problema menos grave, já não irá custar tanto, mas custa às mesma ;/

Sim, como é óbvio x) mas estava a falar de uma usada, que fica sempre mais barata que uma nova.
Eu espero que o problema não seja grave, até porque o preço que a mulher me disse assustou-me bastante :/
 
Acho que ninguém aqui te pode dar um orçamento, muito menos "às cegas". Mesmo os técnicos terão provavelmente de desmontar a objetiva só para fazer o diagnóstico problema. E sim, há reparações que são inviáveis (o custo de reparação supera o custo da substituição).
 
Acho que ninguém aqui te pode dar um orçamento, muito menos "às cegas". Mesmo os técnicos terão provavelmente de desmontar a objetiva só para fazer o diagnóstico problema. E sim, há reparações que são inviáveis (o custo de reparação supera o custo da substituição).

Tem razão. Pois, só espero que esse não seja o meu caso.
 
Essa objectiva de vez em quando tem problemas com as lâminas, mas não me parece que seja esse o problema. Uma objectiva dessa vale sempre a pena ir saber o orçamento para o arranjo.
 
Essa objectiva de vez em quando tem problemas com as lâminas, mas não me parece que seja esse o problema. Uma objectiva dessa vale sempre a pena ir saber o orçamento para o arranjo.

Eu não sei. Antes era só o erro, agora não consigo tirar fotos sem ser em Manual. Para além disso a objectiva faz um barulho esquisito, até parece que está sempre a focar sem eu lhe fazer nada. Para além disso, ao mexer na objectiva vi que tinha uma peça qualquer solta, perto da zona onde a objectiva encaixa com a máquina.
 
é melhor é não mexeres mais, ou senão acabas por agravar ainda mais o problema.

Leva isso à canon e pede informações

Eu já não lhe toco mais. O meu "mexer" foi tirar a objectiva e tocar na parte que faz contacto com a máquina e vi que tinha qualquer coisa solta e que fazia um barulho quando lhe tocava, coisa que não acontece nas minhas outras objectivas.
 
Não. Quando eu a comprei já tinha 3 anos. Testei-a, vi se focava bem, se tinha o IS em bom estado, até testei com diferentes aberturas e estava impecável. E passado uns 3 meses puff
 
Estava a ver o topico e a minha tamron desde que a comprei que de vez em quando faz-me esse erro. mas comprei nova. basta tirar a lente ou rodar a lente e fica a bombar. mas essa não...
 
Estava a ver o topico e a minha tamron desde que a comprei que de vez em quando faz-me esse erro. mas comprei nova. basta tirar a lente ou rodar a lente e fica a bombar. mas essa não...

Antes era assim, agora já não :/ mas hoje vou mandar para a reparação. A mulher disse-me que pode ir até aos 300e a reaparação
 
Back
Topo