1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Canon 400D - Encaixe da Lente com Folga

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Re.Flex, 6 de Maio de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 1559)

1. Caros,

Tenho uma Canon 400D com apenas uma semana e pouco uso, e uma lente 18 - 55 mm do KIT.

Ontém reparei que a lente quando montada, tem uma pequena e quase desprezável folga, isto é:
    - Segurando no corpo da máquina e da lente, e tentando "retirar/rodar" a lente sem carregar na patilha de segurança, percebe-se que ela tem um pouco de folga, como que se fosse a rodar mas é parada pela patilha.

Digo que é quase desprezável, pois durante o fim de semana não me apercebi de tal situação.

À primeira vista nem se repara, mas está lá.

Outra situação, é quando muda a distância focal:
    - Num local sem barulho faz um ruído também "desprezável", mas como que se tivesse pó ou areia lá dentro (som de raspar). A resistência ao rodar também parece diminuir quando passo pelos 24/35 mm.

Como ainda estou nos 15 dias de devolução, agradecia que algum possuidor pudesse testar se sofre das mesmas "anomalias", de modo a averiguar se é defeito ou feitio da lente.
    Neste momento pode parecer "mariquices", mas a longo prazo poderá deixar de ser "desprezável".

Desde já obrigado.

2. jmmsmm

jmmsmm Power Member

o melhor será mesmo levares a máquina à loja onde a compraste...
    nunca presenciei nenhuma "folga" em encaixes de lentes, pelo menos nas minhas... e acredito plenamente que não seja normal...
    Quando li o teu post, "montei" a minha 350D com todas as objectivas que tenho e nenhuma tem folgas no encaixe...

quanto ao barulho, só ouvindo... a 18-55 não é propriamente conhecida pelo silencio que apresenta... :)... mas daí a escutar esse arranhar... tambem não me parece desprezável...

3. Antes de mais obrigado pela pronta resposta.

Vou seguir o conselho e levar a máquina ao ponto de venda.

De qualquer modo, como referi, esta "folga" (se é que se pode chamar folga), nem a meio milimetro deve chegar e é preciso um pouco de força para a sentir (força igual à usada para retirar a lente).

Obrigado.

4. jmmsmm

jmmsmm Power Member

de nada...

pois... só vendo mesmo... :(
    o melhor é mostrar ao vendedor e rezar para que ele saiba tomar o procedimento correcto...

cumps

5. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

dá um olho com outra máquina de um amigo ou assim!

mas dá salto a loja a ver se será normal. costuma havr 1 folga minima mas nunca assim como referes.

@jmmsmm não precisas de fazer quote sempre q respondes logo seguido, ainda por cima no primeiro caso foste logo a primeira resposta. digo isto porque fizeste as 2 vezes sem ninguém a interferir no meio e ao fazeres esses quotes fazes a thread ser mais comprida ;) usa mais o quote para algo q esteja para cima q queiras responder em particular porque se for logo seguido não vale a pena porque no caso da primeira thread tem 1 texto muito longo e o teu quot faz ainda alongar mais a coisa ;) (não é 1 proibição mas apenas 1 reparo atenção)

6. jmmsmm

jmmsmm Power Member

claro que sim... :) tens razão... é um hábito que tenho de perder... :)
    obrigado pelo reparo...

(nesta já me portei melhor... :P)

7. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

sim! é uma resposta ao post acima não vale a pena. agora se quisesses responder ao meu post lá de cima já valia a pena porque estava com 2 pelo meio ;)

8. THUNDER_OWNS

THUNDER_OWNS Power Member

Bem, eu fui confirmar na 40D com a 17-85 do kit, e se eu "tentar" ou seja se "forçar" a rodar a objectiva, sem carregar no botão, ela roda, mas aquilo é prai uma decima de milimetro.... lol Acho que nenhuma fica ali mesmo imóvel... Se tentarmos mexer, ela cede um bocadito, mas quase nada...

Acho eu... Ou estarei enganado??? :smilliex:

9. jmmsmm

jmmsmm Power Member

claro, a ligação não é estanque... pode sempre ter uma folga minuscula... agora, este limite é subjectivo... é das tais coisas que só mesmo vendo se poderá chegar a alguma conclusão...

Partilhar esta Página