Canon 400D - Pedido de ajuda na escolha das lentes

macpat

Power Member
Ola a todos!

Este é o meu primeiro post. Sou dono de uma Konica Minolta Z3 com 3 anos e muita fotografia tirada (se quiserem ver algumas tiradas pela minha namorada, aqui está o link: http://olhares.aeiou.pt/galeriasprivadas/browse.php?user_id=42832 ) e já apresenta algumas dificuldades com a luminosidade, cores... Então pensei em fazer um upgrade generoso e digamos que depois de ler algumas reviews achei que a Canon 400D tem uma boa relação qualidade/preço. Ok, até aqui tudo bem, o problema apareceu quando chegou a altura de escolher as lentes. Visto eu estar a dar o salto das máquinas convencionais para as SLR's isto é um mundo novo.
Depois de muito ler neste excelente fórum fiquei um pouco baralhado sem saber que lentes escolher, talvez porque não encontrei nenhum pedido idêntico!

Vou então tentar explicar o que pretendo:
1- gastar no máximo de 400€, de prefêrencia menos ;) ;
2- eu gosto de fotografar edifícios, paisagem e telefoto e a minha namorada principalmente macros;
3- como consequência do ponto 2 acho conveniente ter 2 lentes, corrijam-me se estiver enganado;
4- gostava também que uma das lentes desse para tirar fotos interiores e amplas do género wide, se possivel;

Fico então à espera de sugestões.

Obrigado pela vossa atenção e continuem o bom trabalho.
 
por 400€ mal compras uma lente quanto mais duas...

a minha sugestão é que fiques com a lente do kit e como macro apostes na Sigma MACRO 50mm F2.8 EX DG 313€@***** ou Tamron SP AF 90mm F/2,8 Di MACRO 1:1 434€@*****

outra opção é uma 70-300 APO que faz macro a metade do tamanho real
 
Ola a todos!

Este é o meu primeiro post. Sou dono de uma Konica Minolta Z3 com 3 anos e muita fotografia tirada (se quiserem ver algumas tiradas pela minha namorada, aqui está o link: http://olhares.aeiou.pt/galeriasprivadas/browse.php?user_id=42832 ) e já apresenta algumas dificuldades com a luminosidade, cores... Então pensei em fazer um upgrade generoso e digamos que depois de ler algumas reviews achei que a Canon 400D tem uma boa relação qualidade/preço. Ok, até aqui tudo bem, o problema apareceu quando chegou a altura de escolher as lentes. Visto eu estar a dar o salto das máquinas convencionais para as SLR's isto é um mundo novo.
Depois de muito ler neste excelente fórum fiquei um pouco baralhado sem saber que lentes escolher, talvez porque não encontrei nenhum pedido idêntico!

Vou então tentar explicar o que pretendo:
1- gastar no máximo de 400€, de prefêrencia menos ;) ;
2- eu gosto de fotografar edifícios, paisagem e telefoto e a minha namorada principalmente macros;
3- como consequência do ponto 2 acho conveniente ter 2 lentes, corrijam-me se estiver enganado;
4- gostava também que uma das lentes desse para tirar fotos interiores e amplas do género wide, se possivel;

Fico então à espera de sugestões.

Obrigado pela vossa atenção e continuem o bom trabalho.


Não há nenhuma lente que faça tudo o que queres... Ou pelo menos não há nenhuma que o faça com qualidade... Pelo que com apenas 400€ para gastar em vidro vais ter que fazer compromissos...

Eu muito pessoalmente, e porque já passei pela mesma escolha, recomendo-te que compres agora uma lente mais "all round" e depois compras uma telephoto/macro..

Uma lente tipo a Tamron 17-50 (+/- 350€ comprando na net) daria uma excelente lente all round..

È uma lente excelente para fotografar edifícios e interiores. Em macro fica longe das magnificações de 1:1 das lentes macro.. Mas consegue uma relação jeitosita porque foca a 20 e poucos cm's de distancia.. Tem uma abertura muito boa e constante e é uma lente com uma qualidade e uma nitidez notaveis...

No lado mais wide dá uma muito boa lente para paisagens e nos 50mm a F/2.8 é uma optima lente para retrato..
 
Boa noite,

não percebi ao certo se já comprou a 400D ou não, de qualquer forma, na Digital Wonder World, têm á venda este kit:

Artigo nº: 230000239
Canon 400D Body § 18-55mm § 55-200mm § BG-E3 = 847,00

As lentes não são excelentes, mas pela relação preço/qualidade e para os objectivos pretendidos, penso que cumprem perfeitamente.
Mais tarde, outras lentes serão aconselháveis...

Cumprimentos e desejos de uma boa compra
 
hummmm.... estou a perceber! Pelos vistos o meu limite é demasiado reduzido..... Por acaso já tinha estado a "namorar" a lente Tamron 17-50!

E o que me dizem deste conjunto Sigma Objectiva 18-50mm F3,5-5,6 DC + objectiva 55-200mm F4-5,6 DC ?
Mas peço que se foquem no meu primeiro post....

Ainda não comprei, mas quando o fizer será para comprar tb as lentes. E tencionava comprar as lentes em separado, uma vez que li várias vezes que as lentes do Kit não têm grande qualidade!
Mas pelos vistos não vou conseguir grande coisa com o orçamento de 400€!
 
Última edição:
tens também a sigma 17-50 2.8 que combate ao lado da tamron que é igualmente boa com a vantagem de fazer uma macro já muito jeitosa e que fica por uns trocos a mais que a tamron (caso exista tanta vontade em ter uma lente macro low cost)
 
Há também a 17-70mm F2.8-4.5 DC MACRO HSM.. Consegue magnificações de 1:2.3.. Que já não é nada mau...

Em termos de qualidade optica, toda aberta é um pouco soft, ao contrario da Tamron que é sharp logo a partir de F/2.8.. E a abertura não é constante, mas fechando um stop é uma lente MUITO, MUITO boa... Em termos de qualidade de construção é muito boa e a versão HSM ainda tem a vantagem da focagem rápida e silenciosa..
 
Não existem mais opiniões?

Quando se referem à sigma ou à tamron 17-50 2.8 são lentes que têm sempre a abertura de 2.8, certo? Estou a perguntar porque andei à procura das lentes e existem também com abertura de 2.8-4.5 .

Já agora se são estas que mais aconselham, onde as poderei comprar? Porque já encontrei algumas mas dizem que são só compatíveis com a 300D e com a 350D. Agora pergunto, tanto as versões 300 e 350D não têm o mesmo encaixe que a 400D?

Já agora o que me dizem destas 2 lentes:
SP AF 17-50mm F/2,8 XR Di II LD Asférica [IF] da Tamron - 335€
AF 55-200mm F/4-5,6 Di II LD MACRO da Tamro - 115€
tudo na *****-pro
 
Última edição:
Bom, 400€ para o corpo e lentes é para esquecer, ainda por cima tendo em conta que queres fazer tudo (wide, macro, telephoto, etc).

Reparei que podes comprar na *****-pro. Sinceramente aconselho-te a Digiwowo. Também te permite comprar sem iva. Basta registar, e no registo colocar o NIF que permita isso. O site verifica logo se permite ou não, e quando estastás loggado, aparecem-te os valores sem IVA. E o pessoal da loja é 5 estrelas! Pergunta aqui ao pessoal como é o Garry da Digiwowo, para veres o tipo de atendimento que têm! Aliás, ainda hoje encomendei de lá a minha 40D! :D

Bem, voltando à vaca fria.

Eu apostaria numa boa lente para o dia-a-dia. E essa Tamron é uma boa aposta (está a 310€ na Digiwowo sem IVA). Ou então a Sigma que o jamiro referiu, que já permite macro a 1:3, e mantém o f2.8 em toda a distância focal. Assim, ficas com uma boa lente, e algumas possibilidades de macro.

E muito sinceramente, ficava-me por aqui. Isto porque vais para o mundo das dSLR, e vais ter que te habituar. Falo por experiência própria, e de início vais andar a mexer nas opções, sem o Live view, e portanto vais ter uma curva de aprendizagem que - não sendo muito elevada - vais ter que 'trepar'!

E daqui a uns meses repensavas no que realmente necessitas. Se uma telephoto, uma wide-angle, ou uma prime para macros! Sinceramente, vai com calma, não queiras tudo ao mesmo tempo! ;)
 
Última edição:
@cantara
Os 400€ que eu referia era para as lentes, o preço do corpo não está incluido.
Sendo assim o teu conselho é comprar apenas esta lente: SP AF 17-50mm F/2,8 XR Di II LD Asférica [IF] da Tamron, certo? Se não estou em erro foi a sugestão do mundano!

Agradeço todas as opiniões, já estou mais ou menos decidido mas continuem a dar os vossos conselhos que de certeza úteis a mim e a outros interessados!!
 
Sim, ou a Sigma, que pelo tenho lido dela, também não é nada má, e tem a vantagem do pseudo-macro 1:3. Também tens a Tokina 16-50mm f2.8, mas produz imagens bastante mais soft que as anteriores.
 
Entre a Sigma e a Tamron, eu que também já passei pela mesma escolha e me fartei de ler na altura, sinceramente a Tamron é uma melhor lente e ainda por cima é mais barata... As Sigma têm é melhor aspecto.. Mas depois no fundo não quer dizer que sejam melhor construidas..

Além do mais a Tamron é 17-50, o que numa Canon corresponde a uma lente 27mm a 80mm, a Sigma é 18-50, o que corresponde a uma lente de 29mm a 80mm...

Parecendo que não os 2mm que a Tamron dá a mais, sempre dão uma sensação de perspectiva um pouco mais Wide..

Deixo aqui os melhores testes que conheço à Tamron e à Sigma..

http://www.photozone.de/Reviews/46-...-50mm-f28-dc-ex-macro-review--lab-test-report

http://www.photozone.de/Reviews/46-...ii-ld-aspherical-if-nikon-test-report--review

PS: o teste é das versões Nikon, mas o vidro nas versões Canon é o mesmo. A diferença é que nas Canon como o sensor é ligeiramente mais pequeno as lentes apresentam menos vinhetagem, e menos aberrações cromáticas..
 
Back
Topo