1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Canon 600D / 7d / Outra?

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por FBROSA, 23 de Novembro de 2012. (Respostas: 21; Visualizações: 1732)

1. O QUE: Máquina e lente, por enquanto.
    2. POR QUANTO: €1000 +-
    3. PARA FAZER O QUE: Principalmente retratos, animais, paisagens.
    4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, ou interior com luz natural.
    5. COMO ÉS: Entusiasta :)
    6. JÁ TENS: Tenho uma compacta Panasonic - Lumix, lente Leica, 12 x Full HD
    7. COMO É A TUA "REDE": Irrelevante.
    8. ONDE COMPRAR: Indiferente.
    Olá a todos!

Há muito tempo que tenho o desejo de comprar uma máquina que me satisfaça no resultado das fotografias.
    Sou iniciada na fotografia com máquinas não compactas, mas sou exigente no resultado, por isso não queria comprar uma máquina só para desenrascar nos primeiros tempos.
    Gosto muito de retratos com grande definição, e luz natural (não sei como explicar, mas adoro aqueles efeitos circulares captados pela lente).

Não tenho conhecimentos suficientes para tomar uma decisão, por isso peço aqui a vossa ajuda.
    De qualquer modo, a minha referência para a escolha da máquina tem sido através de fotografias que vejo e gosto e, depois peço ao fotógrafo que me diga quais as características da máquina.

Dessa recolha de informações, cheguei a duas opções:
    1 - Canon 600d + lente melhorada http://www.*****.com/pt/pt/91656/art/canon/objectiva-ef-50-mm-f-1-4.html
    2 - Canon 7d (extravasa o meu orçamento)
    3 - Canon 20 d (vi umas fotos tiradas com esta máquina e também me identifiquei com o resultado, mas creio que é já uma máquina descontinuada?)

E bom, estou sem saber se vou no caminho certo.
    Precisava das vossas recomendações.

Quero frequentar um curso de fotografia depois da aquisição da máquina (se me quiserem sugerir alguns, agradecia também).

Obrigada!!!

1. Wildstar

Wildstar Power Member

Não é a máquina que dá o resultado que queres, é a lente. Qualquer dessas máquinas dá resultados semelhantes, se usar a mesma lente.

Neste caso, o que queres é retratos com o fundo desfocado, e que este desfoque, que se chama "bokeh", seja agradável. A Canon 50mm f/1.4 é de facto bem apropriada para isso.
    Se fores para máquinas Nikon podes usar uma lente mais barata, a Nikon 50mm f/1.8.
    Para um bokeh um bocado pior, a Canon 50mm f/1.8 tem uma relação qualidade-preço insuperável.

Para cara e ombros, uma lente de 50mm exige estar algo perto do sujeito, mas é o ideal para grupos de 2 ou 3 pessoas. Para uma pessoa é melhor uma mais longa, por exemplo 85mm, mas são muito mais caras.

Última edição: 23 de Novembro de 2012
  2. É isso mesmo Wildstar!
    Já estou a aprender umas coisas. "Bokeh" : ADORO!

Então o seu voto vai para a Canon 600D + aquela lente?
    Faço uma boa escolha?

Obrigada!

3. Wildstar

Wildstar Power Member

O meu voto até seria uma Nikon D3100 com a 50mm f/1.8 por ser mais pequena (menos intimidante para os sujeitos) :-P

O problema da Nikon é a assistencia técnica em Portugal, que aparentemente não é lá muito boa.

Se formos por Canon, a 50mm f/1.8 é um terço do preço da f/1.4 e é ópticamente semelhante. O chato é ter diafragma de 5 lâminas, o que significa que o bokeh é "pentagonal" em certas ocasiões. A f/1.4 tem 9 lâminas e não tem esse problema, mas paga-se...
    http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Canon-EF-50mm-f-1.4-USM-Lens-Review.aspx

Já a Nikon 50 f/1.8 tem 7 lâminas e também não tem grandes problemas.

Em todo o caso, se o teu objectivo é fotografar em luz fraca, então vai para a F/1.4, seja com uma Nikon ou uma Canon.

Nota que estas lentes são apertadas demais para uso geral. Servem para retratos e pouco mais, então em interiores praticamente só dão para isso.

4. Hum...então e a lente que vem de origem na Canon 600D fará o resto?

5. boras

boras Power Member

A 18-55 já dá para desenrascar muito bem, tanto para retratos como paisagens. Mas o ideal é uma lente para cada coisa neste caso.
    Tens a 17-50mm, mas é muito cara
    Tens a 15-85mm que é muito bem vista lá fora, mas o pessoal aqui em Portugal parece não achar-lhe muita piada.
    Tens a 18-135mm que é pau para toda a obra, mas...

E entre a 600D e a Nikon 3100 prefiro a Canon... Mas eu não sou isento. Gosto mesmo mais da Canon :) Gosto mais das objectivas da Canon também. A maior parte das fotos que tiro são de animais (aves) e posso dizer que uns 80% usam Canon.
    Também repara nas manifestações ou conferências de imprensa.. a maior parte usa Canon. E a meu ver, é sobretudo pelas objectivas.

Por isso, por agora aconselharia a que vem na máquina(18-55) para paisagens e gastava uns 80/90 euros numa 50mm f/1.8 em segunda mão para retratos.

Edit: Fui ver o preço. Se calhar por menos de 1000 euros podes comprar a 600D + 18-55 + 50mm f/1.4

6. ruben frutuoso

ruben frutuoso Power Member

eu tenho a 600D e gosto muito dela, é a minha primeira DSLR.
    Que agora anda com uns preços muito bons!

7. Obrigada! :)

Boras: E entre a 50mm f/1.4 e a 50mm f/1.8 qual a melhor para retratos?

8. Verdade! Amanhã na ***** é de aproveitar o desconto imediato do IVA.
    Se me decidir até lá, vou tentar comprar. :)

9. boras

boras Power Member

Foi com a 400mm f/5.6 :P O gato estava a uns 15 metros hehe

10. Upsss! Mas ficou muito bem :)

11. Mano_X

Mano_X 1st Folding then Sex

É uma Canon EF400mm f/5.6L USM, como sei? Consulta o Exif, que esta lá contido no Flickr. (o gato esta a 6.5m)

Sabes o que pretendes, pelo que tens escrito não sabes como obter o que queres, o que necessitas é um livro de fotografia uns quantos workshops e depois sim aplica o dinheiro no material que te faz falta.

12. MEIA

MEIA Power Member

Como já disseram, neste caso a objectiva é mais importante, qualquer máquina faz isso.
    Para retrato/busto nesse sensor Canon aconselho 50mm f/1.4 e 85mm f/1.8. Infelizmente o mais barato neste mundo é a máquina.
    Entre a 50mm f/1.4 e a f/1.8 a mais cara ganhar pelo bokeh, qualidade de construção, focagem automática melhor e focagem manual permanente (mesmo que esteja seleccionado automático na objectiva).

13. Mano_X obrigada pela dica!

Se alguém quiser aconselhar livros ou workshop, agradecia :)

14. Mano_X

Numa Fnac qualquer:

Tom Ang (verção em PT)

E o manual do Joel Santos para Ti também me parece aconselhado.

15. ruben frutuoso

ruben frutuoso Power Member

para começar este
    encontras com bastante facilidade

*parece que o Mano_X foi mais rapido :P

16. Mano_X

ps: já agora participar no desafio semanal aqui do fórum "Foto da Semana" ajuda-te a pensar em tema, composição, tratamento, passas a ver diferentes formas de abordar um mesmo tema e tens as apreciações dadas pelos participantes que sempre ajudam a abrir horizontes.

Porque não participar já no tema desta semana?
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=759590

17. boras

boras Power Member

Sou mesmo mau com distancias :007:. Vi a foto pelo telemovel porque aqui no trabalho tenho o flickr barrado, mas pensei que fosse mais lol. 6.5m entao :)

18. [rd]

[rd] Power Member

Para esse orçamento ia para uma Nikon D7000 sem pensar duas vezes. Consegues comprar o corpo por pouco mais de 700€ e ainda ficas com alguma margem para uma lente porreira. Se o teu objectivo fosse mais video recomendava-te Canon, mas se só queres fotografia esta máquina rivaliza com algumas Canon bem mais caras...

Partilhar esta Página