Canon 650D vs Canon 60D

jakursio

Power Member
Boas!

Vou trocar de corpo Canon e tenho cerca de 800/900 euros poupados para tal. Pensei na 650D ou na 60D. Estou mais inclinado para a 650D mas não me consigo decidir definitivamente.

Vantagens: (a meu ver)
Canon 60D
mais bateria
melhor construção do corpo
mais fps ( 5,3 vs 5,0 - não acho que seja significativo)
e tem uma velocidade do shutter mais rapida (1800)
viewfinder maior

Canon 650D
maior range do iso
Processador de imagem DIGIC5 (60D=DIGIC4)
touchscreen no visor (que, segundo as reviews que li tá bastante engraçado e funciona muito bem)
E lembro-me também de ler algo sobre um tipo de focagem cruzado (que, até é melhor do que tem a 5DmkII)
Phase detection no auto focos do video

De resto, os corpos são praticamente iguais.

Pretendo comprar apenas o corpo, a lente que tenho é uma sigma 30mm f/1,4.

O que é que vocês acham? Aceito outras sugestões se conhecerem outros corpos canon interessantes por volta desse preço.

Obrigado!
 
O AF na 60D penso que tem mais pontos de focagem, mas a 650D também não está nada mal com 9 pontos cruzados.
A 60D também é consideravelmente mais pesada, se é que isso é um factor que tomarás em conta.
 
De momento não tenho máquina nenhuma. Tinha uma 450D que se avariou já a algum tempo e desde lá ando a poupar para este novo brinquedo.
 
E mesmo com as vantagens da 650D como o DIGIC5, o maior range de ISO, e as ventagens no video... vocês iriam para a 60D???
Para o que nós iríamos não interessa. Interessa é para o que tu vais. Tu é que sabes o que precisas.
As grandes vantagens de gamas superiores normalmente são o AF. Neste caso, acho que a 650 tem um sistema igual ao superior à da 60D, logo a vantagem reduz-se ao viewfinder e construção. Mas para as pessoas que precisem destes dois aspectos, a 60D é obviamente superior. Se não precisas deles, a 650D, no papel, parece ser melhor.
 
Se fosse eu, não tinha grandes duvidas, ia para a 60D, o vídeo não me interessa.
Porquê?
Pentaprisma, melhor viewfinder e bateria com muito maior autonomia.
 
A diferença do processador de imagem (DIGIC4 vs DIGIC5) não vos parece muito significativa??

Na ***** a 60D ainda custa quase mais 200 euros do que a 650D. Onde me aconselham a comprar a 60D? Um sitio de confiança, onde não haja problemas de garantias e etc. (e de preferência português)...
 
A diferença de processador numa máquina fotográfica é como a diferença de processador num leitor mp3... Pode fazer mais algumas "mariquices", mas a música é a mesma.
No caso do DIGIC5 parece ser usado para tratar do AF híbrido, que certamente requer muito processamento. As outras máquinas não necessitam de tal coisa.
 
Última edição:
Boas !!
entrei aqui no forum,
com essa mesma duvida,
e como mandam as regras fiz primeiro uma pesquisa a ver se já havia sido criado algum tópico sobre o assunto,
e cá está ele, tal e qual como o que eu ia criar.

tendo em conta as tuas duvidas e as respostas que obtiveste,

continuo com a mesma duvida !!

eu venho de uma 350d,
parada á uns bons anos (suspendi o passatempo da fotografia),
mas agora que vou voltar ao hobbie, mas desta vez acompanhado (pela esposa), e como tal necessito de outra câmara,
depois de ver que na ***** a 60d está até a um preço que considero aceitável e tenho uns vales para gastar (razão pela qual a compra será na *****),
fico na duvida, acho que a razão me manda comprar a 60d, mas o lado emocional me manda comprar a 650d.

que fazer?

quais as reais vantagens de uma sobre a outra?

cumprimentos .
 
esqueci-me de referir, que irei usar com alguma frequência a função de gravação de video,
tendo em conta também este factor.....

????
 
Boas

Eu acho que já decidi, vou para a 60D. É já outra gama completamente diferente das xxxD. As poucas vantagens da 650D será mesmo na parte do video. Se o video te interessar assim tanto...
Mas a 60D também faz muitos bons videos, como podes pesquisar.
 
vou ter que ir à loja e pegar nas 2 na mão !!
estava ainda agora a ver reviews e comparativos entre as 2, e não consigo chegar a uma conclusão,
a cada comparativo que vejo, mudo de opinião ... : )

em foto, não consigo ver diferenças significativas entre as 2as,
em video parece-me que a 650d, ganha uns pontos de vantagem, com as novas "mariquices"
mas é como dizes a 60d é de outro campeonato, mais robusta, melhor bateria, mais rápida,
será que preciso disso? (claro só eu sei...)

alguém que use a 60d pode dar o feedback do video? em relação ao zoom e focagem ?
e qualidade geral?
(o video para mim vai ser apenas um extra, para fazer umas brincadeiras ...)

a unica coisa que não gosto da minha velhinha 350d é a lente que vinha no pack a 18-55mm , acho muito fraquinha, tendo em conta a qualidade da tele da sigma 70-300 F4-5.6 APO DG que adquiri posteriormente, com a sigma as cores são mais brilhantes, mais vivas,
ou seja , qualquer que seja o corpo a adquirir agora, terei que investir também numa lente,
e acho que a nova EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM pelas reviews que vi parece optima, alguém já a usa? feedback?
 
Eu esperaria por testes de laboratório, pode haver alguma supresa desagradável, mas pelo menos no papel parece ser mais nítida que a 18-135 IS (que não era nada de especial). Mas dizem que vai custar $650, por isso não é nenhuma pérola na qualidade-preço.

O que queres dizer com zoom e focagem no video na 60D? Focagem automática é praticamente inútil, pelo que na prática ambos são manuais e dependem apenas das tuas mãos :p
 
pronto !!
decisão tomada, e o brinquedo já se encontra cá em casa,
fiz apenas umas fotos teste,
e.....

estou....

super....

satisfeito com a decisão tomada...

que grande maquinão que é esta 60D !!
comprei com a lente 17-85, parece-me fabulosa, tirei apenas umas 20 fotos nocturnas numa festa de aniversário num jardim...

depois de a explorar melhor durante a semana , deixo feedback...
 
offTopic

e foi uma compra com uma situação caricata, alem dos vales que tinha para gastar na *****,
hoje era o ultimo dia da promoção de trocas, em compras superiores a 1000€ com a entrega de uma máquina fotográfica funcional, tinha-se desconto de 200€ :)

como não tinha nenhuma máquina para troca, pois não ia entregar nem a 350D nem a Sony V1 (que alem dos anos, continua para as curvas, não fosse a fraca bateria (sempre viciadas, já vai na 3ª).
Lá procurei a máquina mais barata da *****, que era uma Lomo com custo de 59,90€, com 5% para cartão ou seja, ±3€, saí da *****, fui dar uma olhada na ***** e a mais barata custava uns 90€, não interessava o negócio, fui à worten e encontrei uma fuji L50 a 49€, adquiri a respectiva máquina, e sem a tirar da caixa, fui directo ao Pós-venda da ***** efectuar a troca, e receber o meu vale de 200€, o que na realidade se verificou ser um desconto de 151€ (pois tive o custo da Fuji), compra efectuada, 5% do valor em cartão, e logo de seguida descontado alguns vales para o cartão SD, um filtro UV e um controlo remoto sem fios que precisava para a 350D e que é compatível com a 60D, e foi assim este o negócio da magnífica 60D !!

:D:-D:joker::001:
 
Bem, Rui e companhia. Tenho-vos a dizer que a 60D também já cá canta!!!! Quero tanto andar por aí a brincar com ela!

E fiz o mesmo que tu, com a campanha de trocas na *****! Mas eu não comprei nenhuma máquina. Entreguei uma máquina velha analogica que tinha cá em casa, algo tipo isto http://images01.olx.pt/ui/20/18/08/...1-Fotos-de--Maquina-Analogica-Fuji-C-Shot.jpg mas ainda com pior aspecto e que ninguém usava.
Negócio fantástico!!
 
Back
Topo