Canon 6D hands-on

:D

Isso é que era. Mas acho tão provável como a microsoft desistir do seu motor do IE e por o webkit :D

Se eles regredirem mais nos sensores então não sei, a gama dinâmica principalmente dos sensores deles não é nada de especial estando mesmo abaixo dos 12EV, enquanto que a nikon já vai nos 14EV. Já vi em algum lado que fizeram um teste de recuperação dos shadows e a 5D mark da canon tinha muito mais ruído na área recuperada do que a Nikon. Mas cada um compra o que quer.
 
Há quem escolha bem a exposição e por isso não precisa de andar a recuperar sombras :P

Para paisagem podes demorar o tempo que quiseres logo não sentes, mas há quem troque de bom grado uns EVs para ganhar algumas fracções de segundo no manuseamento.
 
pelo que vi nas interwebz houve mais fotografos "profissionais" a mudar/preferir de nikon para 5DMKIII do que de canon para D800.

o sensor da D800 é indiscutivelmente melhor, o resto nem por isso.

mas tenho visto mts boas fotos de paisagens com a D800
 
Há quem escolha bem a exposição e por isso não precisa de andar a recuperar sombras :P

Para paisagem podes demorar o tempo que quiseres logo não sentes, mas há quem troque de bom grado uns EVs para ganhar algumas fracções de segundo no manuseamento.

Se fizeres paisagem sabes que muitas vezes tens de recuperar partes escuras, até podes ter bem exposto a imagem, mas uma parte pode ter ficado escura demais porque não tinha lá muita luz. E quem usa por exemplo ND variaveis, tens sempre aquelas bandas mais escuras que tens de corrigir e faz sempre um bocado de noise. Mas quanto melhor sair o raw, mais hipóteses tens de ficar com fotos boas. Claro que eu conheço fotógrafos que usam a 5DMII e são dos melhores que andam por aí e outros tantos com a D700, vai muito do skill de cada um, as limitações da maquina acabam por ser nulas.
 
Também acho que os sensores da Sony/Nikon são muito bons, mas a Canon também se desenrasca muito bem. O único problema que vejo em a Canon utilizar os sensores Sony é esta ficar praticamente com o monopólio dos sensores e não sei se será boa ideia.
Isto de escolher uma ou outra máquina é uma questão de prioridades, sem dúvida que dou prioridade à ergonomia em relação à diferença de qualidade de imagem. Neste ultimo ponto, qualquer dSLR que se venda agora satisfaz-me.
Consegue-se sacar fotos fantásticas com qualquer máquina (gosto muito do lema, "the best camera is the one that's with you" by um dos meus fotógrafos favoritos que até utiliza Nikon *cuspidela para o chão* ) o segredo está em o que se fazer para se conseguem esses resultados e as máquinas de gama alta apenas facilitam o trabalho não o fazem.

Estava à brincar não tenho nada contra a Nikon, muito pelo contrário, já trabalhei com elas (D2H e D3S) e são soberbas, apenas não compro por causa da ainda má assistência que têm em Portugal.
 
Também acho que os sensores da Sony/Nikon são muito bons, mas a Canon também se desenrasca muito bem. O único problema que vejo em a Canon utilizar os sensores Sony é esta ficar praticamente com o monopólio dos sensores e não sei se será boa ideia.
Isto de escolher uma ou outra máquina é uma questão de prioridades, sem dúvida que dou prioridade à ergonomia em relação à diferença de qualidade de imagem. Neste ultimo ponto, qualquer dSLR que se venda agora satisfaz-me.
Consegue-se sacar fotos fantásticas com qualquer máquina (gosto muito do lema, "the best camera is the one that's with you" by um dos meus fotógrafos favoritos que até utiliza Nikon *cuspidela para o chão* ) o segredo está em o que se fazer para se conseguem esses resultados e as máquinas de gama alta apenas facilitam o trabalho não o fazem.

Estava à brincar não tenho nada contra a Nikon, muito pelo contrário, já trabalhei com elas (D2H e D3S) e são soberbas, apenas não compro por causa da ainda má assistência que têm em Portugal.

Mandei arranjar a minha D5100 na MK no dia 21/11 e no dia 4/12 ja tinha sms a mandar ir levantar , portanto nao sei se é mito ou realidade.
 
Também acho que os sensores da Sony/Nikon são muito bons, mas a Canon também se desenrasca muito bem. O único problema que vejo em a Canon utilizar os sensores Sony é esta ficar praticamente com o monopólio dos sensores e não sei se será boa ideia.
Isto de escolher uma ou outra máquina é uma questão de prioridades, sem dúvida que dou prioridade à ergonomia em relação à diferença de qualidade de imagem. Neste ultimo ponto, qualquer dSLR que se venda agora satisfaz-me.
Consegue-se sacar fotos fantásticas com qualquer máquina (gosto muito do lema, "the best camera is the one that's with you" by um dos meus fotógrafos favoritos que até utiliza Nikon *cuspidela para o chão* ) o segredo está em o que se fazer para se conseguem esses resultados e as máquinas de gama alta apenas facilitam o trabalho não o fazem.

Estava à brincar não tenho nada contra a Nikon, muito pelo contrário, já trabalhei com elas (D2H e D3S) e são soberbas, apenas não compro por causa da ainda má assistência que têm em Portugal.

The best camera is the one you left at home :D By Zack
 
Mandei arranjar a minha D5100 na MK no dia 21/11 e no dia 4/12 ja tinha sms a mandar ir levantar , portanto nao sei se é mito ou realidade.
Quando se trabalha e não se tem facilidade de arranjar suplente 1 dia é muito, na Canon quando tive um problema numa objectiva, resolveram-me no mesmo dia, mas também não era nada de grave.
E não é mito a má assistência da Nikon em Portugal, conheço vários casos de esperas de alguns meses e avarias mal resolvidas. Também há casos em que a resolução é rápida e sem problemas, mas existem demasiados casos em que corre mal.

The best camera is the one you left at home :D By Zack
Isso só acontece quando descobres defeitos na foto :D
 
Gostava de saber porque é que ele diz isto "Nikons now drive me nuts, while with my Canons I just shoot.". Estou a ver que o gajo anda a embirrar muito com o seu grande amor.
Lá está o que estava a dizer, quem fotografa bastante prefere conforto e facilidade de utilização em vez de números.
 
Depois de ver isto (entre outros exemplos) http://www.dpreview.com/forums/post/50880543, cada vez mais estou tentado em poupar para comprar a 6D em vez da 5d mark III.

Sim, claro que o AF da 7D e da 5D mark III é melhor do que o da 6D. Isso ninguém questiona, mas cada vez há mais exemplos que o AF da 6D, na prática, é bem melhor do que se pensava e que dá bem conta do recado.

Só que a 5D mark III custa mais 1000 euros e dado os exemplos que tenho visto da 6D não sei se compensa para a maioria dos comuns mortais não-profissionais.

Quando à 7D, nunca me convenceu devido aos seus desempenhos com ISOs altos. No meu caso, interessa-me mais a qualidade de imagem do que a vantagem em ter um AF melhor para alvos em movimento (pássaros em voo). Concordo com o que MikeAtkinson diz:

"In September 2010, I upgraded my camera body from a Canon 40D to a 5D Mk II. I chose this body because my primary interest is image quality. Had I been primarily interested in reach or speed, I'd have chosen the 7D or 1D Mk IV, respectively. I've found the 5D Mk II to be very similar to the 40D, which has made the transition easy and which has re-confirmed how good the 40D was. However, my biggest issues with the 40D have all been improved upon, namely autofocus and high-ISO noise performance, plus handling of tones and colours. Also, the full-frame sensor gives benefits both when shooting in the field and when cropping on the computer. Apart from the expected shortcomings for flight shooting compared with the 7D/1D Mk IV, I've been very happy with the 5D Mk II"


Quando à questão do facto da 7D(e outras crop) terem mais alcance (1.6x), ele diz isto:

"Until recently, most bird photographers have ignored the bodies with full-frame sensors (such as the 5D range and the now-discontinued 1Ds range) because they don't have the 'apparent' (see below) magnification increase resulting from bodies with smaller sensors and are also relatively expensive. These cameras have tended to be aimed at landscape or studio/commercial photographers and so haven't had the fast shooting speeds associated with action photography (e.g. sports or wildlife). For situations where reach and speed are less critical, full-frame (FF) DSLRs definitely deliver higher image quality, but few bird photographers have been prepared to live with these limitations. That said, those who persevered have benefited from the advantages of FF sensors, including easier subject acquisition, improved cropping options and, for frame-filling subjects, ultimate image quality. Also, a newer breed of FF bodies, such as the £2300 5D Mk III and the £4800 1D X, now have the AF performance and shooting speed to rival the best crop sensor models, albeit at a price. The new entry-level FF camera, the 6D, also has good image quality, but doesn't have the AF performance or shooting speed of the 5D Mk III or 1D X and is currently way overpriced at £1500.

Just an aside on the 'apparent' magnification of crop sensors. Actually, the theoretical resolution or 'reach' of a camera fitted with a given focal length lens has nothing to do with its sensor crop factor: it is determined by the spacing of the sensor's photosites (often referred to as its 'pixel pitch'). In practice, this is normally reduced by limiting factors such as lens sharpness and digital noise."

Tb concordo. Cada vez se vê mais fotógrafos de vida selvagem a usarem FF.


Concluindo, pelo que se está a ver o AF da 6D para alvos em movimento até que se porta bem, e para quem não pode/queira gastar mais 1000 euros na 5d Mark III, a 6D parece que é uma escolha muito boa para a passarada.


para quem quiser ler o que Mike Atkinson diz poder ir aqui: http://mikeatkinson.net/tutorials.htm
 
Depois de ver isto (entre outros exemplos) http://www.dpreview.com/forums/post/50880543, cada vez mais estou tentado em poupar para comprar a 6D em vez da 5d mark III.

Sim, claro que o AF da 7D e da 5D mark III é melhor do que o da 6D. Isso ninguém questiona, mas cada vez há mais exemplos que o AF da 6D, na prática, é bem melhor do que se pensava e que dá bem conta do recado.

Só que a 5D mark III custa mais 1000 euros e dado os exemplos que tenho visto da 6D não sei se compensa para a maioria dos comuns mortais não-profissionais.

Quando à 7D, nunca me convenceu devido aos seus desempenhos com ISOs altos. No meu caso, interessa-me mais a qualidade de imagem do que a vantagem em ter um AF melhor para alvos em movimento (pássaros em voo). Concordo com o que MikeAtkinson diz:

"In September 2010, I upgraded my camera body from a Canon 40D to a 5D Mk II. I chose this body because my primary interest is image quality. Had I been primarily interested in reach or speed, I'd have chosen the 7D or 1D Mk IV, respectively. I've found the 5D Mk II to be very similar to the 40D, which has made the transition easy and which has re-confirmed how good the 40D was. However, my biggest issues with the 40D have all been improved upon, namely autofocus and high-ISO noise performance, plus handling of tones and colours. Also, the full-frame sensor gives benefits both when shooting in the field and when cropping on the computer. Apart from the expected shortcomings for flight shooting compared with the 7D/1D Mk IV, I've been very happy with the 5D Mk II"


Quando à questão do facto da 7D(e outras crop) terem mais alcance (1.6x), ele diz isto:

"Until recently, most bird photographers have ignored the bodies with full-frame sensors (such as the 5D range and the now-discontinued 1Ds range) because they don't have the 'apparent' (see below) magnification increase resulting from bodies with smaller sensors and are also relatively expensive. These cameras have tended to be aimed at landscape or studio/commercial photographers and so haven't had the fast shooting speeds associated with action photography (e.g. sports or wildlife). For situations where reach and speed are less critical, full-frame (FF) DSLRs definitely deliver higher image quality, but few bird photographers have been prepared to live with these limitations. That said, those who persevered have benefited from the advantages of FF sensors, including easier subject acquisition, improved cropping options and, for frame-filling subjects, ultimate image quality. Also, a newer breed of FF bodies, such as the £2300 5D Mk III and the £4800 1D X, now have the AF performance and shooting speed to rival the best crop sensor models, albeit at a price. The new entry-level FF camera, the 6D, also has good image quality, but doesn't have the AF performance or shooting speed of the 5D Mk III or 1D X and is currently way overpriced at £1500.

Just an aside on the 'apparent' magnification of crop sensors. Actually, the theoretical resolution or 'reach' of a camera fitted with a given focal length lens has nothing to do with its sensor crop factor: it is determined by the spacing of the sensor's photosites (often referred to as its 'pixel pitch'). In practice, this is normally reduced by limiting factors such as lens sharpness and digital noise."

Tb concordo. Cada vez se vê mais fotógrafos de vida selvagem a usarem FF.


Concluindo, pelo que se está a ver o AF da 6D para alvos em movimento até que se porta bem, e para quem não pode/queira gastar mais 1000 euros na 5d Mark III, a 6D parece que é uma escolha muito boa para a passarada.


para quem quiser ler o que Mike Atkinson diz poder ir aqui: http://mikeatkinson.net/tutorials.htm

A 6D é uma excelente máquina, mas está uns furos abaixo da MarkIII

A mark III tem 41 pontos cruzados contra 1 da 6D
61 Pontos de Foco contra 11
6fps contra 4,5
1/8000 contra 1/4000 de shutter speed
Mais megapixels
100% de Cobertura de Viewfinder para 97.
Entre outras...

No entanto, o ISO da 6D é extremamente bom.

São escolhas, mas se o dinheiro não interesser, a MARKIII é a melhor escolha.
 
a 6D apesar de não ser uma maquina popular, agrada-me. agora é vdd que todos os tipos de fotografia que faço não necessitam dum AF rapido nem de muitos FPS, e o que procuro é:

um viewfinder grande (para macro)
um AF que funcione em ambientes estaticos mas com pouca luz (urbex)
melhor performance em ISOs mais elevados [800 a 3200] (urbex, hdr, macro)
um preço "acessivel"

a unica coisa que o que fica a faltar é dinamic range em ISOs baixos (landscape), mas isso nenhuma canon me oferece atualmente.

a nivel de lentes teria de trocar a 10-22 e a 55-250 (que nem uso muito), de resto tudo o que tenho é compativel. a UGA consigo trocar sem ter de investir muito dinheiro, a tele, sendo uma lente de kit era aspectável ser substituída eventualmente. mas tb poderia ficar com a maquina e lentes e dar a minha namorada ou para eu usar quando for para locais menos "seguros". porque neste momento quando vou para esses sitios ando mais preocupo com as lentes do que com a maquina, é a vantagem de ter um corpo antigo e andar a procura de uma "desculpa" para o trocar :lol:

por muito que goste da MKIII não consigo justificar um investimento tão grande, por isso olho para a 6D ou para a futura 70D/7D MKII. felizmente não tenho pressa.
 
Última edição:
A 6D é uma excelente máquina, mas está uns furos abaixo da MarkIII

A mark III tem 41 pontos cruzados contra 1 da 6D
61 Pontos de Foco contra 11
6fps contra 4,5
1/8000 contra 1/4000 de shutter speed
Mais megapixels
100% de Cobertura de Viewfinder para 97.
Entre outras...

No entanto, o ISO da 6D é extremamente bom.

São escolhas, mas se o dinheiro não interesser, a MARKIII é a melhor escolha.

Eu sei disso e foi exactamente isso que disse ao principio: Que o AF da 5D é melhor

Agora, o que quis mostrar, e está totalmente explicito nos links que enviei, é que o AF da 6D funciona muito bem e bem melhor do que o esperado MESMO em motivos em movimento. (sim claro que o da markII é melhor, mas, repito, não é isso que está agora aqui em causa)
Uma coisa são as specs que vêm no papel. Outra coisa é o que se passa no terreno

Quanto à 70D/7D MKII. Não me convencem, porque prefiro as vantagens de uma FF a ter um AF xpto.

Há 10 anos ou mais já se tiravam fotos usando filme e focagem manual de alvos em movimento :p
 
Última edição:
Tenho uma 6D e estou sasfeito.
O AF em objectos em movimento, especialmente em direcção à camera, não é nada de especial, mas como não foi para fotos de desporto que a comprei, estou muito contente com ela.

Adoro o combo WIFI+Ipad....
 
Mandei arranjar a minha D5100 na MK no dia 21/11 e no dia 4/12 ja tinha sms a mandar ir levantar , portanto nao sei se é mito ou realidade.

Se tivesses comprado a máquina fora de Portugal estarias "entalado" com a assistência da Nikon cá.
Existe pessoal noutro fórum que teve de enviar a máquina para a Nikon em Espanha uma vez que cá se recusaram a dar assistência, logo isso para mim é um tiro no pé.
 
Back
Topo