Canon 700D ou 750D ou 800D (com lentes EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM)

supercar1

What is folding?
Ora bom dia!
No final do ano passado andei a magicar a compra de uma câmara fotográfica, e agora ando outra vez... Não sei se irei mesmo avançar para uma compra, mas o verão está-se a aproximar e já ando a pensar na hipótese de trabalhar para ganhar algum, e quem sabe depois comprar uma câmara.

Quando andei a fazer as minhas pesquisas andei a comparar as Canon 700D e a 750D, bem como a Nikon D5500. Havia quem dissesse que a D5500 acabava por ser um pouco melhor nas fotografias, mas as canon tornam-se melhores "all-round" porque no video também se saem bem, enquanto que o autofocus da nikon deixava a desejar em video.
  1. O QUE: Máquina e lente (kit preferivelmente)
  2. POR QUANTO: 600€ a 1000€
  3. PARA FAZER O QUE: Um pouco de tudo, retratos, paisagens, edificios, praia, cidade...
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia maioritariamente
  5. COMO ÉS: Aficionado diria eu? Gosto muito de fotografia como hobbie, apesar de não ser nenhum "pro", mas gosto de melhorar a pouco e pouco
  6. JÁ TENS: Samsung Galaxy S6 e uma super-zoom do meu pai (Sony HX400V)
  7. COMO É A TUA "REDE": Tenho um amigo na zona com uma Nikon D5500, mas de resto têm todos canon (700D ou 1300D)
  8. ONDE COMPRAR: Loja fisica
Quanto ao tipo de fotos que tiro, acaba por ser um pouco de tudo... Costumo postar as minhas fotos "artisticas" no instagram, não sei se é permitido postar aqui o link do insta, mas se puder talvez consigam perceber melhor qual é o meu género de fotografia. Com uma dslr destas também passaria a tirar mais fotos de pessoas/retrato, sendo esta uma das razões pela qual quero evoluir de máquina.

Estou à procura de um "package" que sirva para um pouco de tudo também. Estou algo habituado à super-zoom do meu pai, ou seja, tanto posso tirar fotos em wide-angle como de vez em quando usar um zoom relativamente algo para dar outro "toque" às fotos, e como tal estou à procura das lentes 18-135mm, pois penso que me dão essa capacidade de fazer um pouco de tudo sem ter que estar a trocar de lentes).

A escolha das câmaras prende-se por vários fatores. Em primeiro lugar, gosto de ter material "do melhor", mas o preço também é um fator importante. Já não me lembro bem das diferenças entre a 700D e a 750D, mas se me lembro bem o sensor é capaz de ser diferente (embora tenha o mesmo tamanho, há mais megapixeis na 750D, apesar de eu não ligar aos mp, mas além disso a 750D tem o Digic6 em vez do 5 da 700D). Contudo agora foi anunciada (mas não lançada ainda) a 800D... Parece ser igual à 750D exceto que agora tem o Digic7 e a tecnologia dual pixel (como tem o galaxy s7 penso eu).

Desta forma a minha duvida na escolha prende-se nisto: Será que mais vale pagar mais pela 800D, ou isso não compensa? (Não sei se a 750D foca rápido ou não). Ou por outro lado, será que a 700D iria acabar por me satisfazer tanto como a 750D?
O pack da 750D com as tais lentes que eu queria situa-se nos 1000€, o que já é caro... Mas quando a 800D chegar ao mercado é provável que o preço desça não?
Peço desculpa pelo testamento :P
 
A 800D com a 18-135mm vai estar fora do teu orçamento...essa câmara ainda vai agora ser lançada por 989€ com a 18-55mm.

será que a 700D iria acabar por me satisfazer tanto como a 750D?
Não, não vai...e isso é perfeitamente normal.
A 750D oferece vantagens face à 700D, e a 800D oferece vantagens face à 750D...e isto é normal porque elas são +/- substitutas. Mas se formos a pensar nisto, há sempre um modelo que oferece vantagens, e depois então teríamos a 77D, a 80D, depois a 6D, 5D IV...e ainda assim continuaria a haver melhor.

Quero eu com isto dizer o quê...é que nenhuma delas vai ser "a compra perfeita", "a compra milagrosa" que não te faz olhar para a câmara ao lado. Irás sempre olhar para a câmara ao lado. O importante é a câmara que escolhas te permita fazer o que queres. Não adianta ficar a magicar nisto, senão nunca vais comprar, nem agora nem depois de sair a 800D.

Se estás inclinado para Canon, eu diria 700D ou 750D, com preferência pela segunda, caso dê, só porque é superior (se será a melhor compra é outro assunto, mas nunca saberás sem comprar).
A compra em loja física acaba por sair sempre mais caro, como provavelmente sabes...
E também acho que 18-135mm não vai chegar para tudo o que queres (e por isso acho que 1000€ não vai dar para tudo)...

Repito, não vai haver uma escolha milagrosa. Um conselho bastante prático que se vê muitas vezes a ser dado aqui é "escolhe a mais barata".
 
Confirmo... Eu comprei a D5300 há mais de um ano, e logo na altura olhava para outras e pensava se teria feito a escolha certa... agora pondero uma nova máquina e já tenho a escolha feita, mas enquanto não compro passo o tempo a estudar as outras opções... para não falar das que estão aí a chegar. A conclusão é que não vale a pena pensar em demasia no assunto, é uma questão de sacrifícios... numa máquina ganhas sempre por um lado e perdes por outro. Nenhuma te vai satisfazer a 100% em todos os campos, mas isto não quer dizer que não te satisfaça no dia a dia... provavelmente até vai superar as tuas expetativas, pois o que conta mesmo é conhecer o equipamento que tens, e com o tempo dominares o seu uso. É uma questão de adaptação e melhoria gradual. Acredita que irá cumprir o objetivo, desde que te dediques e aprendas a usar o que tens. Dentro dessas opções que tens em mente, eu iria realmente para a mais barata.

O facto de esperares pela saída de uma máquina não sei até que ponto será benéfico... Depois de sair a 800D às tantas aparece outra que te vai deixar a pensar se não deves esperar mais um bocado. É um mercado em constante evolução e depois é uma bola de neve. Assim que aparecer um bom negócio, investe e concentra-te naquilo que tens, em vez de pensares no que podias ter por mais 100 ou 200 euros.
 
A 800D com a 18-135mm vai estar fora do teu orçamento...essa câmara ainda vai agora ser lançada por 989€ com a 18-55mm.


Não, não vai...e isso é perfeitamente normal.
A 750D oferece vantagens face à 700D, e a 800D oferece vantagens face à 750D...e isto é normal porque elas são +/- substitutas. Mas se formos a pensar nisto, há sempre um modelo que oferece vantagens, e depois então teríamos a 77D, a 80D, depois a 6D, 5D IV...e ainda assim continuaria a haver melhor.

Quero eu com isto dizer o quê...é que nenhuma delas vai ser "a compra perfeita", "a compra milagrosa" que não te faz olhar para a câmara ao lado. Irás sempre olhar para a câmara ao lado. O importante é a câmara que escolhas te permita fazer o que queres. Não adianta ficar a magicar nisto, senão nunca vais comprar, nem agora nem depois de sair a 800D.

Se estás inclinado para Canon, eu diria 700D ou 750D, com preferência pela segunda, caso dê, só porque é superior (se será a melhor compra é outro assunto, mas nunca saberás sem comprar).
A compra em loja física acaba por sair sempre mais caro, como provavelmente sabes...
E também acho que 18-135mm não vai chegar para tudo o que queres (e por isso acho que 1000€ não vai dar para tudo)...

Repito, não vai haver uma escolha milagrosa. Um conselho bastante prático que se vê muitas vezes a ser dado aqui é "escolhe a mais barata".
Pois, já ouvi dizer que o mais importante acaba por ser as lentes e não o corpo...
Apesar da 700D não ser má (há alguns meses atrás tive a experiência de fotografar com uma e adorei) acho que estou mais tentado para a 750D, devido às pequenas evoluções... Estive a procurar na internet e pelo que parece ela até é boa a focar não é? Graças aos seus 19 pontos cross-type. Se pareço preocupado com o foco é porque essa acaba por ser a diferença principal entre esta e a 800D, e porque à uns tempos atrás utilizei uma 1300D e ela demorava algum tempo a focar, e fiquei um pouco "preocupado" se isto se sucedia em todas as máquinas ou se era por esta ser de uma gama mais baixa.

O meu pai sente-se muito mais à vontade em comprar em loja física, por isso não há volta a dar... Mas pela pesquisa que fiz, por 1000€ há um pack com a 750D com a tal lente, se num dia houvesse alguma promoção seria de aproveitar... E será que com a chegada da 800D o preço vai baixar? Ou irá manter-se igual? E já agora (desculpa tantas perguntas), porque é que consideras que a 18-135mm não vai chegar para tudo o que eu quero? Nunca tive uma dslr, por isso não estou habituado a usar estes valores, mas quando utilizei lentes 18-55 senti-me muito "preso" a nivel de possibilidades. Para eu ter uma noção, quanto é que custa +/- umas lentes decentes de 70-200mm e uma prime entre 50 a 70mm? (Caso no futuro pretenda expandir a "coleção" de lentes)

Confirmo... Eu comprei a D5300 há mais de um ano, e logo na altura olhava para outras e pensava se teria feito a escolha certa... agora pondero uma nova máquina e já tenho a escolha feita, mas enquanto não compro passo o tempo a estudar as outras opções... para não falar das que estão aí a chegar. A conclusão é que não vale a pena pensar em demasia no assunto, é uma questão de sacrifícios... numa máquina ganhas sempre por um lado e perdes por outro. Nenhuma te vai satisfazer a 100% em todos os campos, mas isto não quer dizer que não te satisfaça no dia a dia... provavelmente até vai superar as tuas expetativas, pois o que conta mesmo é conhecer o equipamento que tens, e com o tempo dominares o seu uso. É uma questão de adaptação e melhoria gradual. Acredita que irá cumprir o objetivo, desde que te dediques e aprendas a usar o que tens. Dentro dessas opções que tens em mente, eu iria realmente para a mais barata.

O facto de esperares pela saída de uma máquina não sei até que ponto será benéfico... Depois de sair a 800D às tantas aparece outra que te vai deixar a pensar se não deves esperar mais um bocado. É um mercado em constante evolução e depois é uma bola de neve. Assim que aparecer um bom negócio, investe e concentra-te naquilo que tens, em vez de pensares no que podias ter por mais 100 ou 200 euros.
Acho que tens razão, e pelo contacto que já tive com dslr's, qualquer uma delas me deixa impressionado, é logo um salto grande das câmaras a que estou habituado!
 
Yep, é mesmo isso...não vale a pena pensar demasiado no assunto. Isso paraliza. É escolher 2 ou 3 modelos de que se goste, acompanhar os preços, apanhar uma promoção, e comprar qualquer um deles.


A 700D também tem 9 pontos de AF cruzados. É verdade que não são 19, mas 9 é bom, e ao fim duns tempos vais ver que praticamente só usas o central (mais prático e mais preciso).

Bem, eu estou na posição oposta. Tenho 1200D (mesmo sistema de AF da 1300D) e nunca utilizei uma acima.
No ocular não considero o foco lento, mas também não tenho experiência com melhor.
Na live view o foco é lento, mas também não comprei DSLR a pensar na live view, pelo que ficamos na mesma :blaugh:

E será que com a chegada da 800D o preço vai baixar?
O meu palpite é que só quando a 800D começar a baixar é que a 750D baixa também...isto porque acabará por haver espaço para as duas, já que a 800D vai custar 1000€ com 18-55mm, e deverá ficar perto dos 1200€ com a 18-135.


porque é que consideras que a 18-135mm não vai chegar para tudo o que eu quero?
Não me refiro à zoom range, ou melhor, à distância focal...
É mesmo porque acho que não vais demorar muito até querer lentes luminosas (com maior abertura de diafragma). Quase todos passamos por isso :biglaugh:

Para eu ter uma noção, quanto é que custa +/- umas lentes decentes de 70-200mm e uma prime entre 50 a 70mm?
70-200mm é +/- a partir de 400€. Há 6 versões de 70-200, que vão até por volta dos 2000€ (sem estabilização, com estabilização, com menos abertura de diafragma, com mais...).
Prime de 50mm, o clássico que toda a gente compra...100/120€, vá. Serve para retrato, nestas câmaras. Se andares a ler informações que não dizem levar em conta o tamanho do sensor da câmara (vê crop factor), então aquilo de que estamos a falar é uma lente entre 24 e 35mm...e isso é por volta dos 150 a 400€.
 
Yep, é mesmo isso...não vale a pena pensar demasiado no assunto. Isso paraliza. É escolher 2 ou 3 modelos de que se goste, acompanhar os preços, apanhar uma promoção, e comprar qualquer um deles.


A 700D também tem 9 pontos de AF cruzados. É verdade que não são 19, mas 9 é bom, e ao fim duns tempos vais ver que praticamente só usas o central (mais prático e mais preciso).

Bem, eu estou na posição oposta. Tenho 1200D (mesmo sistema de AF da 1300D) e nunca utilizei uma acima.
No ocular não considero o foco lento, mas também não tenho experiência com melhor.
Na live view o foco é lento, mas também não comprei DSLR a pensar na live view, pelo que ficamos na mesma :blaugh:


O meu palpite é que só quando a 800D começar a baixar é que a 750D baixa também...isto porque acabará por haver espaço para as duas, já que a 800D vai custar 1000€ com 18-55mm, e deverá ficar perto dos 1200€ com a 18-135.



Não me refiro à zoom range, ou melhor, à distância focal...
É mesmo porque acho que não vais demorar muito até querer lentes luminosas (com maior abertura de diafragma). Quase todos passamos por isso :biglaugh:


70-200mm é +/- a partir de 400€. Há 6 versões de 70-200, que vão até por volta dos 2000€ (sem estabilização, com estabilização, com menos abertura de diafragma, com mais...).
Prime de 50mm, o clássico que toda a gente compra...100/120€, vá. Serve para retrato, nestas câmaras. Se andares a ler informações que não dizem levar em conta o tamanho do sensor da câmara (vê crop factor), então aquilo de que estamos a falar é uma lente entre 24 e 35mm...e isso é por volta dos 150 a 400€.
Antes de já, muito obrigado por ter dedicado o seu tempo a me responder, pois eu estendo-me muito a escrever :P

Sobre o live view, isso é o monitor da câmara não é? É que uso sempre isso, como tenho falta de vista e uso óculos nunca me consegui habituar ao coisinho para ver diretamente.

Ahh já estou a perceber... Mas quando experimentei as lentes de 18-55 de amigos meus, dava aquele efeito de desfocar o fundo que pretendo, e a abertura das 18-55 e das 18-135 é igual não é?

Ui, essa de 70-200mm fica bem cara, mesmo que seja a mais barata de 400€... Mas tenho uma amiga com essa lente para a 700D, a mesma deve ser compativel com a 750D não é, caso lhe peça a lente emprestada?
Ah o crop factor destas canon é 1,6x não é? O que quer dizer que uma lente de 50mm acaba por ser o equivalente a uma 80mm caso fosse uma câmara de 35mm, é isso? À volta desses preços, uma lente prime parece-me apelativa, aí à volta de 100/150€ têm uma boa qualidade e abertura?

Muito obrigado mais uma vez!!
 
Se tens problemas de visão, e se queres usar live view, o melhor para ti é uma mirrorless.

Fuji X-T1, X-T10, X-T20
Olympus E-M1, E-M5 MK II, E-M10 MK II
Panasonic GX8, GX80, G80, G7
Sony a6000, a6100

Compactas avançadas - Panasonic Lumix LX100, Canon G7X MK II, Sony RX 100...

(Tudo ordem aleatória).

O que não falta são máquinas.
DSLR é um argumento válido e também é um bom sistema para aprender, mas não é sinónimo de qualidade garantida (que é o que pensam os que estão a começar - e o que eu pensava)...

Cumps
 
Ahh já estou a perceber... Mas quando experimentei as lentes de 18-55 de amigos meus, dava aquele efeito de desfocar o fundo que pretendo, e a abertura das 18-55 e das 18-135 é igual não é?
Sim, a abertura é igual, mas a 18-135mm até poderá desfocar mais se for utilizada uma distância focal acima dos 55mm. A abertura não é a única forma de desfocares o fundo, podes fazê-lo também com uma adequada adaptação da distância focal.


Ui, essa de 70-200mm fica bem cara, mesmo que seja a mais barata de 400€... Mas tenho uma amiga com essa lente para a 700D, a mesma deve ser compativel com a 750D não é, caso lhe peça a lente emprestada?
400€ é para uma usada...porque nova custa quase 700.
Sim, a lente tanto dá numa como noutra. Estas câmaras levam qualquer lente EF e EF-S


Ah o crop factor destas canon é 1,6x não é? O que quer dizer que uma lente de 50mm acaba por ser o equivalente a uma 80mm caso fosse uma câmara de 35mm, é isso?
Isso, exactamente

À volta desses preços, uma lente prime parece-me apelativa, aí à volta de 100/150€ têm uma boa qualidade e abertura?
100€ só usadas. A rondar os 150€ tens a Canon 24mm f/2.8 STM (nova). Mas não te preocupes muito com isto para já. A 18-135mm já dá para muitas brincadeiras.

No entanto, após ler o que escreveste nessa resposta lembrei-me logo das mirrorless, como falou e muito bem o @MylleZ. O teu orçamento permite adquirir uma, e os oculares das mirrorless, segundo dizem, dão uma perspectiva bem mais confortável.
 
Agradeço a sugestão, mas acho que prefiro uma canon 7XXD por um argumento bastante estúpido: Parece ser mais populares (e talvez conseguisse de vez em quando que alguém me empresta-se alguma lente que não tivesse), e sei mais do que estou à espera (ou talvez seja uma ilusão, como o MylleZ falou naquilo da qualidade garantida). É um pouco parvo, pareço daquelas pessoas que escolhem o iphone só pela marca (o que eu acho que nalguns casos não faz muito sentido), e agora cá estou eu numa situação parecida.

E numa dslr, será que há alguma maneira de me habituar a usar o coisinho ótico mesmo com falta de vista? Será que dá para ajustar alguma coisa?

EDIT: Além disso, creio que uma dslr seja mais fácil de manusear... O corpo da sony hx400v do meu pai faz lembrar o de uma dslr, e apesar de ser um pouco pesadinha parece que se adapta perfeitamente às mãos
 
Ninguém te vai tirar isso da cabeça estou a ver.
Só existe uma solução - compra uma.

Não esqueças a 760D também.

Não acho, de todo, uma máquina adequada para quem tem problemas de visão.
Mas depois logo vês.

Cumps
 
Ninguém te vai tirar isso da cabeça estou a ver.
Só existe uma solução - compra uma.

Não esqueças a 760D também.

Não acho, de todo, uma máquina adequada para quem tem problemas de visão.
Mas depois logo vês.

Cumps
Já andei a ver a 760D, mas penso que as poucas diferenças não compensem.
Ok, muito obrigado pelo alerta, hoje à conversa com uma amiga minha descobri que ela tem uma 750D!! (com lentes 18-55), por isso se decidir avançar para alguma compra primeiro experimento a máquina dela
 
Parece ser mais populares (e talvez conseguisse de vez em quando que alguém me empresta-se alguma lente que não tivesse)
Nesse caso podes incluir na tua análise as Canon EOS da série M, e creio que também as Sony, pois existem adaptadores para as lentes da Canon.

E numa dslr, será que há alguma maneira de me habituar a usar o coisinho ótico mesmo com falta de vista? Será que dá para ajustar alguma coisa?
Dá para ajustar dioptrias. O quanto depende dos modelos, mas o mais habitual é ser 2 a 3 dioptrias positivas e negativas (consegues ver isso nas especificações da câmara no site).
Vai depender muito de a que problemas de visão te referes, mas pessoalmente...com -2.5 dioptrias em cada olho não tenho absolutamente problema nenhum em usar o ocular da DSLR com óculos. Zero, visão perfeita.

Agora, comprar DSLR para fotografar em live view...levando a analogia para os mesmos termos, é como comprar iPhone para usar as aplicações da Google. Estás a abdicar da sua principal característica, que neste caso é o visor ou mira óptica. Não deve fazer muito sentido quando há opções que devem ser muito mais adequadas.

Dado que tens pessoas conhecidas com DSLR's Canon da série 7xxD, simplesmente pega nas câmaras delas, regula o que tiveres a regular, e vê o que achas. Os oculares delas são todos do mesmo tamanho (no máximo, com diferenças de 2 a 3%, o que deverá ser imperceptível). Ou então pega nelas em loja. Mesmo uma 1300D ou uma 100D tem um ocular praticamente igual.
 
Nesse caso podes incluir na tua análise as Canon EOS da série M, e creio que também as Sony, pois existem adaptadores para as lentes da Canon.


Dá para ajustar dioptrias. O quanto depende dos modelos, mas o mais habitual é ser 2 a 3 dioptrias positivas e negativas (consegues ver isso nas especificações da câmara no site).
Vai depender muito de a que problemas de visão te referes, mas pessoalmente...com -2.5 dioptrias em cada olho não tenho absolutamente problema nenhum em usar o ocular da DSLR com óculos. Zero, visão perfeita.

Agora, comprar DSLR para fotografar em live view...levando a analogia para os mesmos termos, é como comprar iPhone para usar as aplicações da Google. Estás a abdicar da sua principal característica, que neste caso é o visor ou mira óptica. Não deve fazer muito sentido quando há opções que devem ser muito mais adequadas.

Dado que tens pessoas conhecidas com DSLR's Canon da série 7xxD, simplesmente pega nas câmaras delas, regula o que tiveres a regular, e vê o que achas. Os oculares delas são todos do mesmo tamanho (no máximo, com diferenças de 2 a 3%, o que deverá ser imperceptível). Ou então pega nelas em loja. Mesmo uma 1300D ou uma 100D tem um ocular praticamente igual.
Pelo que estive a ver, a série M acaba por ser o mesmo que uma dslr da canon mas sem a ocular, ou existem mais diferenças?
Se é o que estou a pensar acho que tenho à volta de 3 dioptrias, tenho que testar com a câmara de algum amigo então.

Pois, não estaria a usar a capacidade toda da máquina... Talvez até me habitue ao ocular quem sabe! E é mesmo verdade que o que o ocular mostra não é exatamente igual ao que a câmara capta? Ou foi alguma informação errada que vi?
 
E é mesmo verdade que o que o ocular mostra não é exatamente igual ao que a câmara capta? Ou foi alguma informação errada que vi?
O duma DSLR costuma ter 95 a 98% da cobertura da lente. Nestes modelos, 95%.

Pelo que estive a ver, a série M acaba por ser o mesmo que uma dslr da canon mas sem a ocular, ou existem mais diferenças?
Bom, as mirrorless...dependendo dos modelos, podem oferecer obturadores electrónicos com velocidades de disparo muito superiores (4x, 8x acima), oculares digitais com montes de informação exibida no próprio ocular, 100% de cobertura no ocular, menos tamanho e peso no corpo (e possivelmente também nas lentes). No caso das Canon da série EOS M até podem levar com as mesmas lentes, se for comprado o adaptador para o efeito. Enfim, @MylleZ e @Fatalit1-4, estão convidados a babar as vantagens de mirrorless, porque vocês sabem-nas melhor do que eu :biglaugh:
Há sistemas mirrorless bem melhores do que o da Canon, eu apenas estou a falar neste por causa da questão de empréstimo de lentes que mencionaste.


Então...mas com 3 dioptrias certamente tens correcção a 100% ou lá perto, não? Afinal eu estou nas 2,5 negativas e tenho, e não considero que tenha algum problema de visão para usar uma DSLR, bem pelo contrário...eu de facto tenho a garantia de ter visão a 100%, o que muita gente julga ter e na verdade não tem.

O corpo da sony hx400v do meu pai faz lembrar o de uma dslr, e apesar de ser um pouco pesadinha
A propósito, uma DSLR com a 18-135mm pesa mais do que essa Sony (660g). A 750D com essa lente passa de 1kg.
Portanto se o peso te preocupa...recomendo que fujas de DSLR, pois isto é só o começo.
A Canon 70-200mm mais leve (que é a mais barata) pesa 700g só a lente.
 
Última edição:
Ahhh então é esse o significado dessa percentagem!!
Hmm já estou a perceber melhor as vantagens das mirrorless... Pena que eu nestes dias não tenha muito tempo para fazer pesquisas dos testes, mas como se comprar câmara é lá para o verão, até lá tenho tempo para ver tudo com pormenor.

Referes-te com os óculos? Com os óculos vejo perfeitamente bem, mas tu estás a referir que usas a câmara com ou sem óculos. É sem óculos correto? Ajustando depois no ocular.
O peso não me preocupa muito, creio que seja melhor uma boa distribuição do peso, ou seja, tanto a câmara como a lente não terem uma diferença de pesos muito grande, senão, penso eu, a lente estaria sempre a puxar para baixo em relação ao corpo.

Mais uma vez tenho que agradecer a tua paciência ao esclareceres as minhas duvidas, muito obrigado! :)
 
Hmm, tens tempo então. Vai acompanhando alguns dos tópicos que estão aqui ao lado do teu, pois terás lá muita informação útil. Já apareceram utilizadores à procura de mirrorless com o mesmo orçamento.


No way, uso sempre com óculos ou lentes de contacto, mas preferencialmente com óculos. Regular na câmara acho uma treta, porque aí tinha que estar a tirá-los e pô-los constantemente. Tenho o ocular regulado para o zero. Quero conseguir ver a mesma coisa pela câmara e por fora dela. Ocasionalmente até fotografo com os dois olhos abertos, e aí torna-se ainda mais importante conseguir ver o mesmo com os dois.
 
Pormenor de considerar é também o facto de, como nas mirrorless o ocular é eletrónico, mostra-te como a foto irá ficar à medida que fores alterando a velocidade, ISO etc... é como se estivesses a fotografar com live view, mas dentro do ocular. Numa DSLR ao usar o ocular tens de te basear apenas nas informações que aparecem no mesmo, mas não vês como a foto vai ficar.

Usar Live view para foto em DSLR é má ideia. Em algumas situações até pode dar jeito, mas o tempo de reposição do shutter é muito maior, logo em situações em que precisas tirar fotos mais rapidamente é para esquecer.
 
Hmm, tens tempo então. Vai acompanhando alguns dos tópicos que estão aqui ao lado do teu, pois terás lá muita informação útil. Já apareceram utilizadores à procura de mirrorless com o mesmo orçamento.


No way, uso sempre com óculos ou lentes de contacto, mas preferencialmente com óculos. Regular na câmara acho uma treta, porque aí tinha que estar a tirá-los e pô-los constantemente. Tenho o ocular regulado para o zero. Quero conseguir ver a mesma coisa pela câmara e por fora dela. Ocasionalmente até fotografo com os dois olhos abertos, e aí torna-se ainda mais importante conseguir ver o mesmo com os dois.
Ah ok, então tenho que experimentar, pois com os meus óculos vejo perfeitamente bem, talvez só me tenha que habituar a usar o ocular.

Pormenor de considerar é também o facto de, como nas mirrorless o ocular é eletrónico, mostra-te como a foto irá ficar à medida que fores alterando a velocidade, ISO etc... é como se estivesses a fotografar com live view, mas dentro do ocular. Numa DSLR ao usar o ocular tens de te basear apenas nas informações que aparecem no mesmo, mas não vês como a foto vai ficar.

Usar Live view para foto em DSLR é má ideia. Em algumas situações até pode dar jeito, mas o tempo de reposição do shutter é muito maior, logo em situações em que precisas tirar fotos mais rapidamente é para esquecer.
Já estou a perceber... A sony hx400v também tem isso do ocular eletrónico, se bem que parece não ter muita resolução e acabo por utilziar o live view.

Sendo assim nos próximos tempos vou comparar as câmaras que existem por aí e as vantagens de cada tipo, e talvez um dia que apareça alguma promoção, compre o que estiver mais inclinado no dia, pois já deve ser um salto grande dos aparelhos que estou habituado
 
Back
Topo