( Canon AEB, Nikon Bracketing ) vs. Nikon d40/x

fbatista72

Power Member
Bom dia.
Este é o meu primeiro tópico. Parabéns por este forum.
Vou passar a descrever a minha situação / dúvida.

Tenho uma fujifilm S5000 desde de Julho de 2004. No inicio deste mês ela avariou (ecran todo preto) não vale a pena arranja-la. Assim resolvi que é desta que vou comprar uma reflex.

Depois de fazer algumas análises decidi entre ser canon ou nikon. Depois de fazer outra análise máquina vs. lentes disponiveis (gama/preços), optei por escolher nikon. Tenho agora a possibilidade de comprar a bom preço uma lente nikon DX 18-135. Das máquinas disponiveis e "acessiveis" da nikon temos a d40, d40x e d80 para além das discontinuadas d50, d70 e d70s.
O ecran das primeiras é de 2" e tem tecnologias mais recentes. Perante isto iria escolher a d40x, no entanto nas reflexs da nikon só a d40 e d40x é que não tem "Bracketing", como nunca tive a oportunidade de utilizar esta função não sei qual é a sua importancia em determinadas situações. É certo que a d80 tem mais pontos de focagem entre outras caracteristicas no entanto é bem mais volumosa e pesada sem crer falar da diferencia de preço (+20% a +30%). As reflex da canon tem um sistema parecido ao Bracketing é o AEB.

Conclusão: A minha dúvida é qual é a importancia / frequencia de utilização do "Bracketing" e se os resultados teoricos apontados se verificam realmente ?

Obrigado
Fernando Batista
 
Eu sou da opinião que nas câmaras digitais o bracketing perdeu um bocado, senão praticamente todo, o interesse que tinha no mundo do filme. Mesmo em filme penso que a maioria dos amadores só o utilizaria para fotos que considerasse críticas.

Pessoalmente não ter essa função apr amim é uma non issue
 
a minha tem bracketing de exposição... e, eh pa, aquilo talvez tenha o seu interesse quando sobre-expomos um bocado mais as foografias... no entanto, se um gajo tirar as fotografias um bocado mais subexpostas, então consegue-se acertar quase tudo num programa de pós processamento de imagem.
certamente que não comprei a maquina por causa daquilo... mas, se um dia for preciso (não estou a ver em que situação), pronto, está la.

o bracketing de exposição é de facto uma coisa com pouco interesse. Mas se ela fizer bracketing de focagem e/ou White Balance Bracketing, talvez possa ser mais interessante.
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas "super" breves.

Existe então 3 Bracketing :
- Bracketing de exposição
- Bracketing White Balance
- Bracketing de focagem (desconheço qual máquina é que faz isto)

Posso assim fazer a seguinte conclusão:
Se eu quiser ser mais "rigoroso" tiro a foto em modo RAW e faço o tratamento num programa de imagem e assim resolvo a ausencia de Bracketing de exposição e de Bracketing White Balance ?

Ja agora outra pergunta.
O facto da d40 começar em ISO200 e a d40x começar em ISO100 leva a uma qualidade de imagem consideravelmente melhor para a d40 ?

Fernando Batista
 
Se queres ser rigoroso tiras a foto como deve ser, o mais encostada à direita do histograma que seja possível mas sem queimar nada e depois fazes a tua cena no Photoshop. Se não sair bem à primeira, tiras outra (afinal a câmara é digital). O bracketing é útil se quiseres combinar a mesma imagem com duas exposições diferentes para teres mais dynamic range.

Quanto à outra questão, A D40 ter como ISO base 200 e a D40x ter 100 por si só não quer dizer nada.
 
vou só falar de uma coisa que n falaste no post inicial
n sei se sabes ou n, mas tt a d40 como a d40x n têm motor de focagem proprio. isso vai implicar que só lentes que possuam o dito motor funcionem bem nessas máquinas (se a lente n tiver motor a focagem terá que ser manual)
essas lentes como será obvio irão ser ligeiramente mais caras

dito isto posso apenas acrescentar que há 2 novos modelos da nikon a chegar às prateleiras, o que poderá indicar (ou n) uma baixa de preços tt da D200 como da D80
 
vou só falar de uma coisa que n falaste no post inicial
n sei se sabes ou n, mas tt a d40 como a d40x n têm motor de focagem proprio. isso vai implicar que só lentes que possuam o dito motor funcionem bem nessas máquinas (se a lente n tiver motor a focagem terá que ser manual)
essas lentes como será obvio irão ser ligeiramente mais caras

quais são as lentes sem motor de focagem interno que ha à venda para nikon?

faria sentido falar em lentes mais caras ou mais baratas, se houvessem lentes novas com e sem motor de focagem... assim so se formos falar de usados, e aí as flutuações dos preços, são as que se sabem (e mesmo nos usados, é preciso procurar um bocado para encontrar lentes sem motor interno de focagem, para nikon).
além do mais, comprar uma lente sem motor interno de focagem, em principio não é muito boa ideia, porque a velocidade de focagem é muito pior.

a questão do motor de focagem, vale para quem ja usa nikon ha alguns anos, e tem um stock interessante de lentes, onde se podem encontrar lentes sem motor de focagem... aí é uma questão de interesse.

para quem vai comprar um sistem novo da nikon (como neste caso), é comprar o que for mais adequado, entre toda a gama.
 
quais são as lentes sem motor de focagem interno que ha à venda para nikon?
(...)

Todas as Tamron, todas as Tokina, muitas Sigma, algumas Nikkor prime ainda fabricadas.

Não estou com isto a dizer que a falta de motor na D40 seja um problema, simplesmente seria omisso não referir as muitas opções sem motor interno de focagem.
 
Se queres ser rigoroso tiras a foto como deve ser, o mais encostada à direita do histograma que seja possível mas sem queimar nada e depois fazes a tua cena no Photoshop. Se não sair bem à primeira, tiras outra (afinal a câmara é digital). O bracketing é útil se quiseres combinar a mesma imagem com duas exposições diferentes para teres mais dynamic range.

Quanto à outra questão, A D40 ter como ISO base 200 e a D40x ter 100 por si só não quer dizer nada.

Acabo de descobrir o que é o "dynamic range" é algo de fantástico e é um trabalho de paciencia. No entanto quem utiliza o bracketing para estes trabalhos terá de "imobilizar" sempre a máquina. Utilizando o NEF também o pode fazer mas com mais "trabalho de casa" mas nunca que a mesma perfeição ?

Obrigado pelas respostas.
 
Utilizando o NEF também o pode fazer mas com mais "trabalho de casa" mas nunca que a mesma perfeição ?
sim, através da conversão de RAWs com diferentes exposições nunca se consegue uma gama dinâmica como através de 3 (ou mais) exposições diferentes.
mas mesmo para HDR não é obrigatório bracketing, podes ajustar manualmente a exposição..
 
Todas as Tamron, todas as Tokina, muitas Sigma, algumas Nikkor prime ainda fabricadas.

Não estou com isto a dizer que a falta de motor na D40 seja um problema, simplesmente seria omisso não referir as muitas opções sem motor interno de focagem.


Quase metade da Gama da Tokina, é vendida mesmo com a intenção de terem apenas focagem manual (serie SZ e SL)

A lista de lentes disponiveis para as D40 são:

Nikon:

12-24/4 DX
17-55/2.8 DX
18-55/3.5-5.6 DX I
18-55/3.5-5.6 DX II
18-70 DX
18-135 DX
18-200 DX VR
55-200 DX
55-200 DX VR

17-35/2.8 AF-S
24-85/3.5-4.5 AF-S
24-120 AF-S VR
28-70/2.8
70-200/2.8 VR
70-300 VR
105/2.8 VR
200/2 VR
200-400/4 VR
300/2.8 VR
300/4 AF-S
400/2.8 AF-S
500/4 AF-S
600/4 AF-S

AF-i
AF-I 300mm 2.8D IF-ED
AF-I 400mm 2.8 D IF-ED
AF-I 500mm 4.0D IF-ED
AF-I 600mm 4.0D IF-ED

(e mais uma serie de Teleconversores)

Sigma:

10-20mm F4-5.6 EX DC
12-24mm F4.5-5.6
17-35mm F2.8-4 DG
18-50 F3.5-5.6 DC HSM
18-200 F3.5-6.3 DC OS
50-500mm F4-6.3 DG
50-150mm F2.8 EX DC HSM
55-200 F4-5.6 DC HSM
70-200mm F2.8 DG MACRO
80-400mm F4.5-5.6 OS
100-300mm F4 DG
120-300mm F2.8 DG
300-800mm F5.6 DG

14mm F2.8 EX
30mm F1.4 EX DC HSM
150mm F2.8 EX DG
180mm F3.5 EX DG
300mm EX DG
500mm EX DG
800mm f5.6 EX DG

E a tendencia deve ser para aumentar.

COnfesso que não estava a contar com a Tamron nem com a Tokina... mas vendo bem, também não oferecem nada que não se possa encontrar (equivalente) nesta lista

PS: também acho conveniente dizer que, com isto, não pretendo levar ninguém a comprar a D40(x), dado que eu também perfiro a D80... simplesmente, não a perfiro so porque tem motor interno de focagem.
Claro que a recomendar alguma, era a D80, especialmente aos preços a que a é possivel encontrar agora.
 
Última edição:
COnfesso que não estava a contar com a Tamron nem com a Tokina... mas vendo bem, também não oferecem nada que não se possa encontrar (equivalente) nesta lista
tens dois exemplos onde a qualidade/preço não tem igual: tamron 17-50mm f/2.8 e tamron 90mm f/2.8 macro.
a tamron 200-500mm f/5-6.5 também é interessante pelo preço pedido. da Tokina já não "sentia" tanta falta. :)

de qualquer forma também não penso que seja motivo para não comprar a d40x.
 
quais são as lentes sem motor de focagem interno que ha à venda para nikon?

faria sentido falar em lentes mais caras ou mais baratas, se houvessem lentes novas com e sem motor de focagem... assim so se formos falar de usados, e aí as flutuações dos preços, são as que se sabem (e mesmo nos usados, é preciso procurar um bocado para encontrar lentes sem motor interno de focagem, para nikon).
além do mais, comprar uma lente sem motor interno de focagem, em principio não é muito boa ideia, porque a velocidade de focagem é muito pior.

a questão do motor de focagem, vale para quem ja usa nikon ha alguns anos, e tem um stock interessante de lentes, onde se podem encontrar lentes sem motor de focagem... aí é uma questão de interesse.

para quem vai comprar um sistem novo da nikon (como neste caso), é comprar o que for mais adequado, entre toda a gama.

falei nisso pq ainda há mt gente que compra reflexes de entrada e n conhece este "problema"
a tamron é um bom exemplo de fabricante que n tem (mts) lentes funcionais na d40
as "tradicionais" 70-300 da sigma penso que nenhuma delas tem AF obrigando dd logo a prescindir dos 300 para os 200mm
o facto de n lidar com niko há mt tempo nd quer dizer. podia perfeitamente ter uma d40 e apanhar alguem a vender a sua analogica com a tipica 28-80 por um preço mt bom e descobrir dps que a lente afinal n focava automaticamente na minha d40

acho que n faz mal alertar as pessoas para etes "pequenos" detalhes
 
claro que não faz mal.

Mas como disse aí atrás, o sistema do motor de focagem no corpo da maquina, ja não é uma coisa muito interessante.
hoje em dia, a focagem que se quer, é com motor interno de focagem, preferencialmente USMs, HSMs e essas coisas.

a 70-300 é de facto AF... mas é uma lente com conhecidos problemas. a 70-200 é uma lente substancialmente diferente, quer em qualidade, quer (infelizmente) em preço.
por outro lado, também podes pensar na 80-400...

a gama de lentes para a D40 não perde muito, com as lentes que não estão disponiveis.
 
PS: também acho conveniente dizer que, com isto, não pretendo levar ninguém a comprar a D40(x), dado que eu também perfiro a D80... simplesmente, não a perfiro so porque tem motor interno de focagem.
Claro que a recomendar alguma, era a D80, especialmente aos preços a que a é possivel encontrar agora.

Realmente se olharmos para os preços actuais novas entre a d40x e a d80 a diferença é de cerca de 150 euros num site que consultei.

Temos é que avaliar muito bem aquilo que realmente queremos fazer com ela e dar importancia também a outros aspectos fisicos. Para isso tenho os seguintes links:

http://www.dpreview.com/reviews/com...s5000,nikon_d40x,nikon_d70,nikon_d80&show=all

http://www.sizeasy.com/page/size_co...-400D-vs-Nikon-D40X-vs-Fujifilm-FinePix-S5000

O peso da máquina D80 é 28% maior que a D40x e é mais volumosa como podem ver no segundo link. A S5000 esta na comparação para eu ter maior noção dos volumes.

Obrigado a todos pelas vossas opiniões.
Fernando Batista
 
eu acho que a nikon perde apenas por ter uma gama de focais mais curta alidada ao FLM de 1.5x, se bem que a qualidade nikkor é capaz de ser superior às L e a preços mais baixos 8penso eu)
é uma optima máquina quase ao preço de algumas superzoom isso é indiscutivel, mas pode tramar na altura de apanhar bons negocios de lentes.
por outro lado vejo uma vantagem nisso. obriga a escolher lentes de mid-range ou top o que irá ser uma mais valia na evolução para um corpo semipro ou pro, em vez de ir às low e na muda de corpo termos que optar por algo melhor
 
Realmente se olharmos para os preços actuais novas entre a d40x e a d80 a diferença é de cerca de 150 euros num site que consultei.

Temos é que avaliar muito bem aquilo que realmente queremos fazer com ela e dar importancia também a outros aspectos fisicos. Para isso tenho os seguintes links:

http://www.dpreview.com/reviews/com...s5000,nikon_d40x,nikon_d70,nikon_d80&show=all

http://www.sizeasy.com/page/size_co...-400D-vs-Nikon-D40X-vs-Fujifilm-FinePix-S5000

O peso da máquina D80 é 28% maior que a D40x e é mais volumosa como podem ver no segundo link. A S5000 esta na comparação para eu ter maior noção dos volumes.

Obrigado a todos pelas vossas opiniões.
Fernando Batista

seja que slr for vai ser sempre maior que a fuji
e dps podes contar com o peso das objectivas (algumas com quase 1kg)
basicamente a minha opinião é de que os corpos hj em dia fazem quase tds o mm, já as lentes n.
por isso o melhor é apostar em lentes boas, pq como disse alguem os corpos vão, as lentes ficam
 
Back
Topo