Canon E250D ou Canon G7 X Mark II

jmikas

Membro
Gostava de me iniciar na aquisição de uma máquina fotográfica até agora tenho vindo só a utilizar a máquina do telemóvel.

Sei que estou a comparar uma máquina compacta com uma DSLR.
A questão é que não sei bem o que me é mais apropriado.

O objectivo é ter uma máquina para os fins-de-semana e viagens o que me leva a ir para a G7 só que fico com a impressão que a câmara de um bom telemóvel não lhe fica assim tão longe e já que estou a investir uma quantia considerável de dinheiro mais valia ir para a 250D.

Alguém pode dar uma ajuda neste dilema?

Muito obrigado
 
Depende sobretudo do teu compromisso para com a câmara.

A G7X quase cabe no bolso das calças, e cabe num bolso de casaco.
A 250D obriga-te a andar com uma bolsa só para a câmara, ou com um saco ou mochila para levares as tuas coisas todas. Nunca deixas de carregar o tijolo.

TS560x560

Este esquema representa alguns tamanhos de sensores existentes no mercado.

Diferenças do telemóvel para a G7X, há, e são consideráveis. O sensor do telemóvel provavelmente é de 1/2.3", enquanto que a G7X Mark II tem um sensor de 1".

Os ficheiros RAW duma câmara com sensor maior terão maior margem de edição (mais dynamic range), terão menos ruído em cenários de pouca luz (isto é, em ISOs elevados). Enfim, contêm mais informação e têm mais qualidade. Isto aplica-se desde o mais pequeno aí representado até ao maior. Portanto sim, os ficheiros da G7X têm mais qualidade do que os do telemóvel, e os da 250D terão ainda mais qualidade, claro.

Para usar no PC ou no telemóvel, nas redes sociais e coisas assim, ou imprimir talvez até uns 15x20cm, acredito que os ficheiros da compacta sirvam perfeitamente.
Se quiseres fazer posters ou quadros, então já não. Aí a 250D leva vantagem.


Na G7X tens uma lente que te cobre (em equivalência) desde os 24mm até aos 100mm. Isto provavelmente é equivalente a teres desde a vista standard da câmara do teu telemóvel, até fazeres zoom de 4x.
Na 250D, de origem, terás um bocadinho menos de cobertura (em princípio, 28-88mm, não é muito diferente). Para teres mais cobertura, terás que carregar objectivas à parte, ou trocar por objectivas mais volumosas. Quanto maior o sensor, maiores as objectivas.

À noite a 250D terá vantagem também, mas isto torna-se evidente sobretudo com outras objectivas sem ser a 18-55mm de kit. Objectivas essas que também são maiores, para permitirem uma maior passagem de luz até ao sensor.


É um compromisso diferente, como podes perceber por aqui. A g7X pesa umas 300 gramas e cabe no bolso. Na 250D não é estranho se tiveres que carregar 1kg de câmara ou mais, ela deve pesar umas 750g só com a 18-55, que por si só é considerada uma lente leve e pequena.
 
Obrigado pela resposta e explicação.

Percebi que estou a subestimar o poder da câmara compacta e da versatilidade da mesma.

Realmente andar com uma maquina de 1kg atrás é menos cómodo apesar de para viagens poder ser mais fácil de transportar.

Agora a diferença de preços entre elas é 80€ +/- o que também me faz optar por uma máquina melhor com mais possibilidades de futuro.

Acho que vou optar pela 250D.

Muito obriagdo!
Jorge
 
Vê a 200D, visto que pouco muda face à 250D, é praticamente só a ausência de 4k no vídeo.

E se vídeo não interessar, vê também a Nikon D3500, que tem andado a 375€. Para fotografia não fica nada atrás, bem pelo contrário, a única coisa que não tem é o ecrã articulado.
 
Back
Topo