Canon EOS 400D / Digital Rebel XTi

Eu tinha uma 350D e estava bastante contente com ela. Tinha a lente do kit, a Sigma 70-300mm APO e a Canon 50mm f1.8. Foi comprada em Junho de 2006 e, no dia 30 de Setembro, antes de um concerto, tive a infeliz ideia de pegar na mochila da máquina sem me aperceber que ela estava aberta. "Crash", fez a minha querida máquina ao embater no chão, com a lente para baixo.

A objectiva (a 50mm) soube logo que tinha morrido, partiu por dentro e separou-se em 2. Quanto à máquina, já que a objectiva tinha enganchado lá dentro e não saía por métodos convencionais, fiquei sem saber se sobrevivia ou não. Foi chorar baba e ranho (ainda por cima estava grávida de praticamente 9 meses, o meu filho nasceu a dia 6 de Outubro, estão a ver o meu estado emocional) o fim de semana inteiro, e ir para o concerto a lançar olhares venenosos a um sujeito que lá estava com uma dSLR da Canon.

Na 2ª Feira seguinte, logo de manhãzinha, lá estava eu à porta da Seque, para saber o estrago. O meu filho nasceu nessa 6ª, e o orçamento ainda não estava pronto. Lá andei eu a fotografar com a Nikon D50 do meu marido mas, apesar de ser uma máquina igualmente boa, não era a minha máquina. Passou-se mais uma semana até que me disseram que o arranjo me ia custar 360€. Se o sensor estivesse danificado eu conseguia compreender, mas isto era tudo apenas mão-de-obra, já que o sensor estava intacto e o único problema da máquina era um dos contactos da máquina ter encravado. Além de tudo, não estava em situação de ter 360€ à mão de semear, com um recém-nascido em casa. Recusei o arranjo, paguei só o orçamento, e mesmo assim demorou mais de uma semana até poder levantar a máquina.

No dia em que a fui buscar, lavada em lágrimas (o pós-parto tem destas coisas), o meu marido levou-me à Worten e comprámos uma 400D numa promoção de 12x sem juros. (É aqui que vocês dizem "Mas esta está maluca, não tem 360€ para o arranjo mas tem 888€ para uma máquina nova???" Os créditos têm destas coisas, 74€/mês é muito diferente de 360€ de uma só vez, sem anestesia nem nada).

Cheguei a casa toda contente, liguei-a, rapidamente cheguei à conclusão que, fotografando em RAW ela não permite fotografar a menos de 10mp, optei por deixar de tirar RAW+JPEG e passar a tirar só RAW, para que os cartões de memória dessem um rendimento semelhante ao que tinham com os 8mp da 350D.

Recomecei a fotografar, o feel da máquina era igual ao da 350D, os botões e os controlos todos onde eu gostava deles, mas... havia qualquer coisa no resultado final das fotos que não parecia ser a mesma coisa. Andei triste durante uns tempos, na dúvida se era da minha cabeça ou se os 2mp a mais encaixados no mesmo sensor tinham realmente retirado qualidade à máquina.

Em Novembro devolvi à ***** um router wireless e um adaptador. Peguei no vale e voltei a comprar uma Canon 50mm f1.8.

Foi só encaixá-la na máquina e disparar a primeira vez para perceber que não, não eram os 2mp a mais que faziam diferença, era mesmo a lente do kit. Com a 50mm tudo me parecia melhor, mais nítido, mais perfeito. A máquina voltou a ser motivo de sorrisos de orelha a orelha.

Todo este testamento para te dizer, Batmax, que concordo em absoluto com o que já foi dito pelo jamiro, pelo Edgar e pelo grandenaboverde. Se não estás a planear comprar lentes no futuro, estás a desperdiçar o teu dinheiro numa dSLR.

Se, por outro lado, achas que és daqueles que vai ficar com o bichinho da fotografia e que, mais tarde, vais mesmo querer explorar outras objectivas, então força. Nunca fotografei com a A100, por isso estou a falar de cor, mas ao que tudo indica o estabilizador no corpo não serve de muito. A 400D não tem estabilizador, mas as lentes mesmo boas (e caras!) da Canon têm estabilizador integrado.

Para terminar digo-te que estive na Holanda, na convenção da minha banda favorita (os Marillion) no início deste mês e, claro, levei a máquina. Durante os 3 concertos não larguei a 70-300m APO (uma lente excelente para o preço que custa), e fiquei bastante contente com o resultado. No final do 2º concerto fui até à barreira e um dos fotógrafos da banda reparou no olhar que deitei à Canon L 70-200mm que ele tinha na máquina. Aproximou-se de mim, sorriu, trocou a minha lente pela dele e deixou-me tirar 2 fotos com ela. Ainda estou extasiada. Acredita no que todos te dizemos, não é o corpo, é o vidro.
 
Durante os 3 concertos não larguei a 70-300m APO (uma lente excelente para o preço que custa), e fiquei bastante contente com o resultado. No final do 2º concerto fui até à barreira e um dos fotógrafos da banda reparou no olhar que deitei à Canon L 70-200mm que ele tinha na máquina. Aproximou-se de mim, sorriu, trocou a minha lente pela dele e deixou-me tirar 2 fotos com ela. Ainda estou extasiada. Acredita no que todos te dizemos, não é o corpo, é o vidro.


eheh

claro que está no vidro.. tás a comparar uma lente de 160€ (a 70-300) com uma de 1600€ (70-200)

eu tenho uma 70-200 2.8 mas sigma e sei bem qual a diferença!

no meu trabalho tenho a sorte de poder usar o melhor material a nivel de fotografia ... nisto refiro

canon's 5d e mark II n como nikons d2x e d2hs e de lentes nem vale a pena referir.. 300mm e 400 f2.8 e 70-200's e afins..

o material vale todo o €€ que se gasta.. mas é como tudo.. para fotos de familia.. comprar reflex é no minimo absurdo!
 
eheh

claro que está no vidro.. tás a comparar uma lente de 160€ (a 70-300) com uma de 1600€ (70-200)



250€, porque é a versão APO. Inicialmente achei que não valia a pena gastar mais dinheiro e comprei essa de 160€, mas acabei por a devolver à loja e comprar a APO, e não me arrependo nada. Já funciona como zoom normal até aos 300mm (a de 160€ pára nos 200, e entre os 200 e os 300 só funciona em modo macro) e notei diferenças para melhor em algumas cores. Acho sinceramente que esta Sigma 70-300 APO é a melhor lente zoom que um bolso apertado pode pedir.

Ah, e a dele era a versão IS, estás a ver quão babada fiquei. :-D

eu tenho uma 70-200 2.8 mas sigma e sei bem qual a diferença!

no meu trabalho tenho a sorte de poder usar o melhor material a nivel de fotografia ... nisto refiro

canon's 5d e mark II n como nikons d2x e d2hs e de lentes nem vale a pena referir.. 300mm e 400 f2.8 e 70-200's e afins..

Inveja... /me is verde de inveja...

o material vale todo o €€ que se gasta.. mas é como tudo.. para fotos de familia.. comprar reflex é no minimo absurdo!

Talvez dê bom resultado, pode ser que entretanto lhe desperte o bichinho da fotografia e queira ir para além das fotos de família.
 
pois .. se ele vai ter o gosto nao sei :)

mas para o €€ que quer gastar inicialmente e uso uma 9600 da fuji dá mais que bixinho.. quem dera a muitos entusiastas ter uma prosumer daquelas :)

eheh
inveja é muita acredita ;)

eu canon curtia bué era ter uma canon 5d com uma 16-35 f2.8
depois nikon .. ver se ainda este ano tenho.. a d2xs e uma 300 2.8 :D
 
Foi só encaixá-la na máquina e disparar a primeira vez para perceber que não, não eram os 2mp a mais que faziam diferença, era mesmo a lente do kit. Com a 50mm tudo me parecia melhor, mais nítido, mais perfeito. A máquina voltou a ser motivo de sorrisos de orelha a orelha.
a lente do kit na 400d tem um problema extra, normalmente os resultados saem sempre subexpostos.
vê aqui o que quero dizer: http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1031&thread=21921546

a 50mm é uma objectiva excelente pelo preço, as minhas fotos favoritas foram tiradas com ela.

em relação à 70-200, já ficava feliz com a 70-200 f/4L. :D
 
Eu além de concordar com o Ed, o jamiro e o Nabo, acrescento à lista de prosumers a Kodak P880... Uma lente 24-140 é uma walkaround espectacular... 8mp, raw, flash hot-shoe, spot-meter, etc, etc... E é a bateria!:D
 
Boas

Antes de mais queria aqui agradecer toda a vossa ajuda prestada pois é de valor obrigado companheiros, depois de atenta analise e leitura penso que vou optar por uma Canon G7 ainda ponderei a Fuji 9600, mas devido ao facto de ser maior e não ter bateria ditaram o resultado final, ja agora aproveito para vos procurar se acham bem esta escolha ou se me aconselham outra, a panasonic tb a analisei mas o facto de canon estar mais madura no mercado tb foi um factor para sua escolha.
Reparei que a Canon não tem Raw e a Panasonic tem isso é importante ?
Entre a compact e a tipo Slr no caso da Panasonic a sua diferença reside no zoom ou seja se for para a compact é um boa opção ?
Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda são uns tipos porreiros, e realmente seria uma ma compra a dslr, para o fim que eu lhe ia dar.

tanto o Ed, como o jamiro e eu temos dSLRs..
e temos os 3 a mesma opinião, se não estás a pensar investir em objectivas, não compres uma dSLR!

o corpo é o menos importante, se é uma 400d, uma 350d ou uma 300d.. tanto faz se tiveres a fotografar com as lentes do kit. é preferível uma 300d com uma tamron 17-50 f/2.8 do que uma 400d com a 18-55 da canon.. só a 17-50 custa-te mais de 300€.

investe numa prosumer que é preferível, tens muito por onde escolher e com bastante boa qualidade.

bridge:

» Panasonic FZ50 (522€)
» Olympus SP-550 UZ (505€)
» Fujifilm S9600 (456€)
» Canon S3 IS (415€)

compactas:
» Canon G7 (457€)
» Panasonic LX2 (417€)

mas pronto, é só uma opinião..
 
Última edição:
eheh

claro que está no vidro.. tás a comparar uma lente de 160€ (a 70-300) com uma de 1600€ (70-200)

eu tenho uma 70-200 2.8 mas sigma e sei bem qual a diferença!

no meu trabalho tenho a sorte de poder usar o melhor material a nivel de fotografia ... nisto refiro

canon's 5d e mark II n como nikons d2x e d2hs e de lentes nem vale a pena referir.. 300mm e 400 f2.8 e 70-200's e afins..

o material vale todo o €€ que se gasta.. mas é como tudo.. para fotos de familia.. comprar reflex é no minimo absurdo!
Mas a 70-200 não está a 570€? Pelo menos a f4. Penso que a 2.8 anda à volta dos 1000 e pouco. Sem IS, claro
 
Concordo com aquilo que disseram, senao vais investir em lentes para a dSLR mais vale comprares uma compacta jeitosa, a lente 18-55 do kit da minha 350D nunca mais la entrou mal comprei a primeira objectiva.
 
Voltei a estaca 0, leiam :

http://www.pcworld.com/article/id,128173-page,1-c,cameras/article.html
"The G7's shortcomings aside, its generous controls and easy navigation may prove an ideal combination for photographers who frequently adjust manual settings in pursuit of the perfect shot. But photo enthusiasts looking for a backup camera to supplement their digital SLR may be turned off by the G7's high price, lack of RAW support, and mediocre battery life."
 
Punkas, então pq compraste o kit e não só o corpo :D

Eu mesmo se fosse comprar uma dSLR viria só o corpo e usar a 28-90 da EOS300v caso ainda a tiver e depois investia numas...

Entretando as finança$ andam mal e terei que me "contentar" com uma boa compacta ou bridge
 
Última edição:
Boas
Reparei que a Canon não tem Raw e a Panasonic tem isso é importante ?

Depende do trabalho que planeares ter depois de tirares as fotos. Se queres fotografar e mandar revelar/gravar cds/mostrar na televisão sem teres grandes chatices, ou se no máximo planeias abrir a foto num qualquer software de edição de imagem e mandar fazer um auto-ajuste, então nunca vais sentir a falta do RAW e passas bem sem ele.

O RAW é um formato que te permite controlar uma quantidade de factores, como o balanço de brancos, por exemplo, como se ainda não tivesses carregado no botão de disparar da máquina. As fotos em RAW têm muito pior aspecto do que as JPEG antes de serem tratadas, porque não levam pós-processamento nenhum. Depois de tratadas, é uma diferença da noite para o dia, o resultado final é muito melhor que um simples JPEG, mas para isso tens de perder tempo com elas.

Eu tiro sempre em RAW, uso o CaptureOne para as tratar, e depois ainda as passo no Photoshop para pequenos ajustes, mas a minha área de trabalho é precisamente Design Gráfico, eu gosto mesmo de mexer nas fotos. Quem não tiver essa inclinação/paciência não precisa do RAW para nada.
 
Um site de informática não é o melhor sítio para procurares reviews de fotografia..

queres reviews da Canon G7, aqui ficam para leres:

» http://www.dpreview.com/reviews/canong7/
» http://www.dcresource.com/reviews/canon/powershot_g7-review/index.shtml
» http://www.imaging-resource.com/PRODS/G7/G7A.HTM

não é uma máquina perfeita, mas para aquilo que tu queres parece-me bastante boa..
 
Acho estranho a qualidade das fotos tirada por esta maquina a G7 e a Lx2 pois a minha Olympus C-4000 Zoom da-me a sensação que tira melhor nas fotos do site nota-se muito o granulado, as tantas compro uma maquina na ideia de ter uma foto mais real e acabo por ter a mesma coisa esse é o meu medo neste momento.
 
a canon g7 é uma optima maquina pelo padrão que já vem de familia!

Senão queres a s9600 pelo tamanho penso que também não vale a pena procurares outras identicas visto teres descartado umas das melhores!

RAW.. não penses nisso que não vais precisar! eu em trabalho profissional nao uso quanto mais :D

é muito bom.. mas só para coisas muito estudadas.. não compensa em muitas ocasiões usares o raw porque se antes já tiveres definido bem o WB entre outros não requerem uso de RAW ;)
 
Acho estranho a qualidade das fotos tirada por esta maquina a G7 e a Lx2 pois a minha Olympus C-4000 Zoom da-me a sensação que tira melhor nas fotos do site nota-se muito o granulado, as tantas compro uma maquina na ideia de ter uma foto mais real e acabo por ter a mesma coisa esse é o meu medo neste momento.

és donde?
 
a 18-70 da nikon (kit d70s) é uma excelente lente :)
sem dúvida alguma! :) é também kit da D200 (1772€) e D80 (1126€).
actualmente, a D40 é a única que tem como kit a 18-55 (583€).

já agora. tenho um amigo meu a ponderar vender uma canon g6
isso é que era uma excelente compra se fosse a um preço razoável!
embora tenha um zoom inferior (e não tenha IS), tem uma objectiva bem mais luminosa (f/2.0).
 
Back
Topo