1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Canon EOS 500D - 2 situações frio e bateria

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Mirus, 5 de Abril de 2013. (Respostas: 19; Visualizações: 1439)

1. Boa tarde

Vou fazer uma expedição no Nepal e está previsto durante 5 dias estar com temperaturas negativas que podem ir de -5º a -15º.

Tenho dois problemas:
    1) O Frio Extremo!
    Como se vai comportar a máquina?
    O que posso fazer para diminuir os impactos?

2) Bateria!
    Penso que em temperaturas muito frias a bateria descarrega rapidamente.
    Tenho 3 baterias para a máquina, mas vou ficar muitos dias nas montanhas, sem ter qualquer hipótese de carregar a bateria.
    Será que existe algum carregador solar para esta máquina de forma a carregar as baterias?

Ou aconselham outro tipo de máquina para este tipo de ambiente?

Não quero é perder a oportunidade de tirar umas fotos magnificas

Obrigado pela vossa atenção

2. terrorist

terrorist Power Member

Que tal um grip? Normalmente vem com um adaptador para usares pilhas.

3. jm1.jonas

jm1.jonas Power Member

Se vais só fotografar, normalmente em férias uma bateria dura-me 3-4 dias (canon 550D), em que tiro cerca de 150-200 fotos, mas mantenho a maquina sempre ligada sempre pronta a disparar, claro que ela desliga o lcd por vezes.

A não ser que vás tirar mesmo MUITA fotografia as 3 baterias devem chegar.

Não sei como é que a maquina se comporta no frio, estou na suiça, vim cá de férias e vou para PT amanha, não estiveram temperaturas assim tão baixas por cá, -2 ou -3 em alguns dias e a maquina não se queixou, tens é de ter cuidado com a neve, tenta manter a maquina seca, estas gamas não têm weather sealing não convém ficarem molhadas, e não passes a maquina de um sitio quente (bolsa, tenda, casa) para um frio muito depressa senão a lente vai embaciar.

4. MEIA

MEIA Power Member

Não precisas de ter preocupações com a máquina em condições de muito frio, tens é que ter muita atenção quando passas a máquina e o resto de material do exterior frio para um interior ameno/quente por causa da condensação. Um modo barato para evitar isso é colocar tudo dentro de um saco de plástico e fechar muito bem antes de entrar num edifício.
    As baterias de litium não se portam muito bem em locais muito frios. Aconselho a guardar as baterias suplentes junto ao corpo, a bateria na máquina não está assim muito desprotegida porque nessa máquina está situada no local onde seguras a máquina.

5. a performance das baterias diminui bastante com o frio, o truque é manter as baterias nos bolsos junto ao teu corpo.

5 dias com 3 sets de baterias é mais que suficiente, convem é evitar ao maximo ter o lcd ligado (nao usar liveview).

de resto é ter cuidado para nao deixar o equipamento condensar quando se entra/sai de zonas quentes/frias, deixar o saco um pouco aberto para a temperatura normalizar mais rapidamente.

6. Quando estiver na zona de muito frio não há edifícios, só existe mesmo montanha e o único local para dormir é uma tenda. Aqui sim poderá fazer alguma condensação.

7. Na realidade são mais do que 5 dias, 5 dias é com as temperaturas que disse, mas vou estar em zonas som electricidade penso que 15 dias - ainda vou confirmar

Última edição: 5 de Abril de 2013
  8. terrorist

terrorist Power Member

Há pessoal a vender grips de marca branca em alguns grupos do facebook, se quiseres posso indicar-te quais. Normalmente têm em stock. Penso que andam à volta dos 50€, só não sei se trazem aquele adaptador para as pilhas. De qualquer forma se não for muito urgente também podes encomendar do Ebay, ou da Digiwowo, Cameranu ou Amazon.

9. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

O maior problema é a condensação, e especialmente no vidro que vais usar (em time-lapse nota-se bem, e é no vidro da frente e de trás). Aconselho (As pilhas / baterias juntas ao corpo e o grip são excelentes recomendações, mas o grip no frio só uso em time-lapse, de resto é sem grip) mais duas coisas para se és preocupado (um bom saco de silica e ainda um spray especifico para combater a condensação). Existe um bastante bom que vi num oculista

http://www.optifog.com/EN/Pages/default.aspx

Será para já a minha próxima compra, no porto onde vi a venda,era 12 euros (terei de testar e perguntar se numa lente fotográfica, que tem coatings mas não possui a tecnologia se o spray será ainda assim eficaz). Gastei mais de 12 euros numa viagem para time-lapse quando só a humidade e condensação me lixou o time-lapse todo, é que nunca mais.. E já me aconteceu adicionalmente à poucos dias, numa situação banal de ir para a neve (estava a nevar, lá sai eu com os cuidados todos, mas só a minha respiração.. puff.. )

Última edição: 6 de Abril de 2013
  10. MEIA

MEIA Power Member

Para mim 3 baterias para 15 dias não chegam, facilmente faço 400 fotos num fim de semana num local que vou visitar o que dá sensivelmente 1/3 de uma bateria. Quanto ao grip, não sei qual é potencia das baterias da 500D, as máquinas que conheço uma bateria dá para mais fotos que um conjunto de pilhas e ainda tens a vantagem de a bateria ocupar menos espaço.

11. Malakyth

Malakyth Power Member

Concordo que 3 baterais não chegam... se fosse eu levava no mínimo o dobro...

E depois:
    a) vais para um sitío que provavelmente não voltarás! (digo eu...)
    b) deve ser uma viagem que te custa vários milhares de euros!
    c) investe mais 100 ou 200€ e compra umas baterias (compra das da concorrência e fica mais barato)... e tira fotos até te doer o dedo de tanto disparar!

12. duvido que ele va estar 15 dias sem acesso a luz electrica.

13. Malakyth

Malakyth Power Member

Foi ele que o disse aqui:

Daí dizer que 3 baterias para 15 dias não chegam...

14. :) sim não sei se volto lá mas espero voltar e quero tirar muitas fotos. O problema é que quando estás a subir grandes altitudes não tens vontade de fazer nada e tudo o que trazes tens vontade de largar.
    Vamos ver como corre mas espero tirar muitas fotos, para isso comprei mias um cartão de memória

15. Warlord não sei se serão 15 dias, penso que sim, porque as cabanas que vamos parar para dormir nas montanhas não devem ter luz electrica, mas 10 dias sei que não haverá qualquer electicidade é de mochila as costas :)

16. Já agora mais uma ajuda, será que devo utilizar algum filtro na máquina, tendo em conta que vou estar em grande altitude e vários dias com as montanha com neve

17. podes usar um polarizador para colocar o ceu mais escuro e cortar os reflexos. com neve convem tb usar alguma compensação de exposicao para deixar a neve branca

18. usar alguma compensação de exposição de que forma?

Partilhar esta Página