Equipamento Canon EOS 550D

A minha 550D hoje deixou de funcionar, sabado enquanto gravava uma curta metragem começou-me a dar erros com o cartão (um samsung de 16gb class6 que tenho desde o dia em que a comprei). Hoje liguei-a para sacar umas fotos não me reconhecia o cartão, passado um bocado (formatei o cartão no pc porque pensei que fosse problema do cartão) nada o lcd não liga mas ela foca e dá-me as infos todas no viewfinder mas não dispara nem mexe o espelho quando a ligo nem quando passo para modo de video. Já experimentei com outro cartão e já troquei a bateria e continua na mesma (ambos funcionam numa 600D).

Não sei o que fazer já a tentei ligar ao pc não é reconhecida, assim nem sequer posso fazer update ou restore... A camara é de Outubro até hoje nunca me tinha dado problemas, queria ver se não a tinha de enviar para a garantia porque tenho de acabar o video esta semana, andamos a filmar com a minha e a 600D de um amigo, estou a ver que vou ter de acabar o video só com a outra camara, o que não me dá jeito porque não sei porquê mas não consigo instalar o Magic Lantern e precisava de controlar os volume do videomic e não consigo cropmarks a 2:35. (já agora se alguem me der dicas para instalar o ML na 600 agradecia, já segui tutoriais mas quando vou ao firmware update em vez de aparecer as letras verdes não acontece nada, na minha foi um instante).

Jonas, vai-nos mantendo a par da situação pf. Nunca se sabe quando nos pode acontecer algo do género. Um abraço.
 
Ainda não tive oportunidade de ir levar a camara para a garantia (quer dizer tive cheguei lá reparei que me tinha esquecido de levar a bateria, não me aceitaram a camara), depois de escrever o post anterior tirei a bateria da camara e ainda não a tinha posto, desmontei a camara (leia-se tirei lente, bateria e cartão) para meter na caixa original e levar para a garantia, e tambem para ver se passava se estivesse algum tempo sem bateria.

Cheguei a casa agora meti a bateria na camara (sem lente nem cartão) ligou, normalmente disparou, os menus funcionavam na perfeição, desliguei para meter a lente e o cartão, voltou á mesma mrd, continua a não ligar o LCD nem a disparar...

Alguem sabe se terei algum problema por ter o Magic Lantern instalado? Voltei a desliga-la para ver se consigo liga-la outra vez normalmente para fazer actualização do firmware para voltar a meter o de origem, sem o ML. O meu problema é que PRECISO do ML, sem controlador de volume do micro e sem cropmarks dificulta-me a vida 1000X.
 
Se o problema for do ML, não tens grande argumento perante a garantia. Vê lá se não acabas por pagar só por te verem a máquina. Devias mesmo despistar essa situação.

Já agora, fizeste reset retirando a "pilha secreta" (que quase ninguém sabe que a máquina tem)?
 
O ML só fica instalado enquanto for carregado do cartão... tenta usar um cartão limpo e vê se o problema se mantém. Senão tenta instalar uma imagem nova do ML.
 
Sim o problema continua independentemente de ter cartão ou um cartão limpo, eu usei tanto os meus cartões como as baterias numa 600D e funcionaram todos.

Strobe, que pilha?
 
eu comprei recentemente uma 600D, e costumo fazer algum video amador. já li maravilhas do ML, mas tem os seus contras e fico sem saber o que fazer.
Qual a vossa opinião?
 
Para filmar acho o ML indispensavel, a quantidade de opções que tem a mais é brutal, as que uso mais regularmente são, como já disse, o controlo de volume e cropmarks, para filmar no meu caso a 2:35 (acaba por filmar a 16:9 mas depois é só cortar porque quando filmei já estava a fazer conta com os 2:35).

Até hoje nunca tinha tido problemas com a camara dai duvidar que seja do ML, já tenho ML na camara há mais de 6 meses (comprei a camara em Outubro), inicialmente estava de pé atras, depois nao resisti. A instalação em si são 2 minutos.


EDIT: Strobe, segundo o que já estive a ler, a 550D\T2i não tem pilha ao contrario dos outros modelos, eu bem já tinha andado á procura de algo do genero, tem é uma patilha no compartimento da bateria que ainda não percebi o que faz, é muito pequena tem de se usar algo fininho.
 
tem de ter alguma pilha caso contrario tinhas de acertar a hora cada vez que retiravas a bateria... a nao ser que guardem a carga em condensadores, mas nao é pratica habitual...
 
Pelos vistos na 550D a bateria de backup não está acessível aos utilizadores. Por isso só mandando à assistência.
 
Update, infelizmente creio que era do ML.

Voltei a ligar a câmara agora, antes de a ligar carreguei numa patilha minuscula que há no compartimento da bateria, na zona onde está a pilha em algumas camaras, liguei não reconheceu o cartão (samsung class6 de 16gb), mas o lcd ligou e estava a tirar fotos, tentei fazer firmware update pelo pc mas dizia que não dava porque não tinha cartão, experimentei outro cartão (transcend class10 32gb) não aparecia nada, voltou ao mesmo erro, fui buscar outro cartão de 2gb (um microSD que tinha no fundo da gaveta), liguei deu, com uns "busy" pelo meio e o ecra a ligar\desligar mas deu, liguei ao pc, firmware update para firmware canon oficial fiz o update, voltei a por o Transcend de 32gb tive a filmar 2-3 minutos, saquei uns jpeg em auto e uns raw em manual e até agora não vejo sinais de estar algo mal.

Infelizmente chego á conclusão (isto são teorias minhas, não levem a sério) que seria algum erro do ML que devia estar a tentar ir buscar info ao cartão e estava a dar algum erro, agora voltei a meter firmware de origem está tudo ok novamente.

O meu problema é querer instalar novamente o ML, amanha vou acabar o videoclip que tenho andado a gravar vou ver como ela se porta, depois vejo se re-instalo o ML ou não, é que ML é OBRIGATÓRIO para quem grava com DSLRs, controlo de som (ya a 60 e a 7D têm, mas eu não tenho € para elas), cropmarks (que como já disse 100X uso com frequência para fazer crop a 2:35, entre muitas outras coisas, agora não sei, é que o Rode Videomic sem os controlos do ML fica com metade da qualidade, o ML permite tirar o pre-amp digital da camara fica um som muito mais limpo sem buzzes nojentos.
Entretanto, para remediar, como tambem não vou usar o som da camara para o videoclip não interessa e cropmarks meto fita cola preta com o tamanho certo no ecra e pronto :P

(não sei se dá para notar, mas tou contente "pa crl", tava com medo de ficar sem camara por me recusarem o arranjo ou de não ma arranjarem a tempo da viagem que vou fazer no inicio de julho)
 
Will it break my camera?

As of September 2009 the software has been downloaded over two thousand times and there have been no reports of damage to the cameras. While this is no guarantee of absolute safety, the stable releases have been tested by beta testers. Most of the risk is to the developers' cameras while testing new features and probing new portions of Canon's firmware. By the time the software moves from development to beta testing it has been installed hundreds or thousands of times.
poder pode, mas acho que deverias ser dos primeiros :p
 
Vão lançar hoje a versão 2.3 que segundo eles é completamente estável, até fizeram um video de apresentação.

Ainda não instalei desde o problema que tive, mas sou gajo para experimentar esta versão nova, só ainda não instalei porque tambem não tenho gravado nada de especial, nenhum projecto mais a sério, mas continuo a dizer que o ML transforma a camara, a quantidade de opções e funções que lhe acrescenta é incrivel, é mesmo OBRIGATÓRIO para quem usa a camara para filmar, e mesmo para fotografia dá muitas opções mesmo.
 
a 550d muda de pasta a cada 10k fotos correcto?

ora isto mudou ha dias para a pasta 101.
ia td mt bem no ficheiro 0083 ou algo do genero e depois salta para o numero 0434...

é certo que meti outro cartão e tirei 2 ou 3 fotos, mas isto n deveria ser continuo?
 
se metes outro cartao ele passa a contar a partir do numero da foto nessa cartao (caso contrario começava a escrever por cima)
 
faz uma longa exposicao para ver se tens pixels mortos, e tira uma foto com a abertura minima para ver se esta muito sujo.
 
Back
Topo