Canon EOS 5D Mark III

O que me parece é que a Canon é mais "careira" que a Nikon nas gamas superiores (ao contrário do que acontece nas gamas inferiores):

Canon 1DX: 6400€, Nikon D4: 6000€

Canon 5DmkIII: 3400€, Nikon D800: 2900€

Canon 24-70/2.8 II: 2200€, Nikon 24-70/2.8: 1500€

Canon 70-200/2.8 II: 2100€, Nikon 70-200/2.8 II: 2000€

Canon 300/2.8 IS II: 6200€, Nikon 300/2.8 VR II: 5200€


No papel, não vejo qualquer razão para que a 5DmkIII custe mais 500€ do que a D800. Pelo contrário, seria pacífico justificar uma D800 mais cara com o argumento "36 MP".

Por outro lado, os preços da Canon costumam "evoluir bastante" com o tempo, enquanto que acho que na Nikon não se passa tanto assim (só depois de passar a novidade é que há alguma evolução significativa).


Em última análise, a Canon colocou este preço "porque pode". Tendo em conta que muitos dos atuais utilizadores da 5D (que são imensos) terão vidro suficiente para os prender ao sistema Canon, mais facilmente comprarão uma Canon, mesmo que 500€ mais cara, do que mudam para Nikon.
 
Mas olha que nem sempre foi assim. Quando comprei a minha 300 f/2.8 na altura custou-me 4000€ nova (comprada fora de Portugal, cá a objectiva cá custava 5000€.) e a da Nikon custava quase 6000€...

Em 2003 quando ainda era vendedor de material fotográfico tudo o que fosse Nikon era consideravelmente mais caro que a Canon, mas como disseste e bem era para as gamas mais baixas.

Quanto ao custo da máquina em si, realmente é puxado para aquilo que oferece. Já trabalhei com a 5DMarkII e adorei aquele sensor, mas o AF é um "cão" autentico, ainda por cima estou mal habituado devido a trabalhar só com a série 1D. Vamos lá ver o preço dela ao final de uns meses, pois não acredito que a Canon o mantenha devido à concorrencia.

Cumps.
 
O que me parece é que a Canon é mais "careira" que a Nikon nas gamas superiores (ao contrário do que acontece nas gamas inferiores):

Canon 1DX: 6400€, Nikon D4: 6000€

Canon 5DmkIII: 3400€, Nikon D800: 2900€

Canon 24-70/2.8 II: 2200€, Nikon 24-70/2.8: 1500€

Canon 70-200/2.8 II: 2100€, Nikon 70-200/2.8 II: 2000€

Canon 300/2.8 IS II: 6200€, Nikon 300/2.8 VR II: 5200€


No papel, não vejo qualquer razão para que a 5DmkIII custe mais 500€ do que a D800. Pelo contrário, seria pacífico justificar uma D800 mais cara com o argumento "36 MP".

Por outro lado, os preços da Canon costumam "evoluir bastante" com o tempo, enquanto que acho que na Nikon não se passa tanto assim (só depois de passar a novidade é que há alguma evolução significativa).


Em última análise, a Canon colocou este preço "porque pode". Tendo em conta que muitos dos atuais utilizadores da 5D (que são imensos) terão vidro suficiente para os prender ao sistema Canon, mais facilmente comprarão uma Canon, mesmo que 500€ mais cara, do que mudam para Nikon.

Nikon D800: 2699€ na *****
 
eu até acho que a nikon avançou para um sensor com tantos Mp porque assumiu que a canon iria para a guerra dos megapixeis...

o sensor da 7d/550d tem uma densidade de pixeis muito mais alto (se eu tiver feito bem as contas)

sensor aps-c da canon tem 22.3x14.9mm e 18Mp - o que dá aproximadamente um Mp por cada 18mm quadrados

sensor Full frame da Canon tem 36x24mm e 22.3 Mp - o que dá aproximadamente um Mp por cada 38mm quadrados

era de assumir melhorar a tecnologia e retirar melhor qualidade de imagem dessa densidade de pixeis...

(acho eu!)
 
Ken Rockwell disse:
Seeing how awesome are the results I got from my 5D Mark III this past week, I have a sneaking suspicion I might have to move the World's Best DSLR crown [from the D800] to the 5D Mark III.
Eh lá, temos máquina, o mundo ficou ao contrário :-D
 
é preciso é saber interpretar os dados correctamente, nomeadamente:

1) a informação "default" é a normalizada para prints de 8mp, se virem os valores não normalizados de todas as caracteristicas a 5D apenas perde em DR abaixo de ISO1600 (sendo DR um factor com muito peso nos resultados do DXO)
2) é apenas um teste ao sensor (e uma maquina não se resume à performance do sensor)


pelo que tenho visto em todo lado a 5DMKIII esta a ser MUITO bem recebida, e aposto que as vendas vão mostrar isso mesmo.
 
No que toca a video 5dmark 3 tem avanço em relaçao a d800m ,isso para vendas vai contar e muito. O que peca na 5dmark 3 é mesmo falta de nitidez em video, o que da para corrigir em post production apenas.
 
Ainda pensei que a 5D mk III desse um golpe de teatro, mas afinal não: a D800 continua rainha do DxOmark.


1) a informação "default" é a normalizada para prints de 8mp, se virem os valores não normalizados de todas as caracteristicas a 5D apenas perde em DR abaixo de ISO1600 (sendo DR um factor com muito peso nos resultados do DXO)

Pois, mas resta-me a dúvida: como se compararia com uma D800 normalizada a 24 MP?


2) é apenas um teste ao sensor (e uma maquina não se resume à performance do sensor)

Nisso estamos perfeitamente da acordo. A propósito disso gostei bastante deste comparativo: [video=youtube;4W9EeDCaVFM]http://www.youtube.com/watch?v=4W9EeDCaVFM[/video]

Curioso como os papeis se inverteram. Antes (D700 e 5DmkII) era "Nikon para reportagem e Canon para estúdio/landscape." Agora é exatamente ao contrário.
 
Back
Topo