Equipamento Canon EOS 60D

A D7000 tem sensor novo, sistema de AF novo e metering novo. Achas pouco?
Não, mas por ex isto...

AF can be hesitant in poor light
http://www.dpreview.com/reviews/nikond7000/page22.asp

Ou esta
Metering frequently over-exposed in bright conditions.
...
Back-focusing error on our sample kit.
http://www.cameralabs.com/reviews/Nikon_D7000/verdict.shtml

Que vêm ao encontro de muitas queixas de users "reais" da maquina...
 
Independentemente desses problemas serem reais ou imaginados, o certo é que a D7000 tem uma série de componentes críticos que "desculpam" alguma "falta de maturidade", enquanto que a 60D aproveita componentes que a Canon já teve muito tempo para "afinar".


Mas já agora...

Haverá alguma máquina cujo AF não seja hesitante em condições de "pouca luz" (o que de resto é muito vago)? Pela minha experiência, a D7000 não é mais hesitante que a 7D, que supostamente tem um AF superior ao da 60D. E a D7000 tem a vantagem de ter um lâmpada dedicada para AF-assist, o que lhe permite hesitar bastante menos mas sem fazer disparar flashes por simpatia.

Na D7000, 7D e 50D, o back-focusing pode corrigir-se com o micro-ajuste do foco. Na 60D se isso acontecer é mandar para assistência, porque a função de micro-ajuste de AF foi removida (?).

Quanto à sobre-exposição, ainda não consegui reproduzir as condições em que supostamente acontece.
 
talvez seja pelo tempo de utilizacao que tens com cada uma das maquinas e com as lentes que utilizaste em cada uma (eram equivalentes?).
 
talvez seja pelo tempo de utilizacao que tens com cada uma das maquinas

Tanto a 7D como a D7000 tenho usado pouquíssimo, por isso não é por ai.

e com as lentes que utilizaste em cada uma (eram equivalentes?).

Essa é uma questão muito pertinente.

Por acaso usamos tanto 7D como D7000 com a Tamron 17-50/2.8 (que é certo que não é das melhores objectivas a focar em pouca luz).


A minha questão é que qualquer sistema de AF vai hesitar quando o forçamos a trabalhar em condições difíceis. Enquanto não houver uma benchmark minimamente credível, será impossível quantificar o rendimento do AF (e mesmo se existisse dita benchmark, é certo que os seus resultados seriam discutíveis).

Em pouca luz faz muito mais diferença ter uma lanterna à mão para iluminar o objecto a focar do que os avanços tecnológicos do sistema de AF. É por isso que uma D70S com o AF-assist ligado bate facilmente uma 7D sem AF-assist.
 
Neste momento encontro-me dividido entre a possível compra da canon 60d ou da nikon d7000, inclinando-me mais para a canon, mas isso é um gosto pessoal.

Independentemente dos pontos fortes e fracos de cada uma, e das suas possíveis utilizações, gostaria de ter alguns feedbacks de users que já tenham experimentado uma ou outra. Isto porque tem sido difícil encontrar a nikon d7000 disponível, e a canon apesar de já ter experimentado, não foi nas condições ideais.

Tenho lido tudo o que são reviews, mas gostaria da opinião de user's que realmente as tenham adquirido.

Se puderem ajudar agradecia...já agora clubismos à parte, Boas Fotos!
 
Boas, alguem sabe onde posso arranjar um protector de ecran (do estilo dos q se usam para ecrans de pdas/tlmvs/smartphones) e q seja realmente para a 60D, pois n me apetece tar a cortar um daqueles genericos... depois ha sempre pontas/cantos a descolarem-se...
 
Boas, alguem sabe onde posso arranjar um protector de ecran (do estilo dos q se usam para ecrans de pdas/tlmvs/smartphones) e q seja realmente para a 60D, pois n me apetece tar a cortar um daqueles genericos... depois ha sempre pontas/cantos a descolarem-se...

Tem de ser mesmo uma para a 60, se for um genérico de 3" para cameras o provável é que não fiques satisfeito, porque depois o ecrã não encaixará perfeitamente quando virado para dentro.
 
Hoje, num evento organizado pela Canon no Skate Parque da Amadora, tive o privilégio de experimentar a EOS 60D em situações "reais". O comportamento foi excepcional, tendo o modo de disparo contínuo de alta velocidade conseguido colmatar o facto de ter escolhido uma objectiva sem sistema de estabilização de imagem.

Foi também um enorme prazer rever diversos colegas do mundo da imprensa, e conhecer finalmente o nosso moderador deste cantinho do forum, Rui Marto.
 
Realmente a máquina porta-se muito bem. A nível de AF é o mesmo da 50D, por isso não foi novidade nenhuma, mas a nível de corpo fiquei surpreendido. O facto de ter passado para plástico nota-se no peso, mas apesar de ser um pouco mais pequena, a ergonomia manteve-se semelhante e muito longe dos modelos de entrada. Também gostei de ter o joystick integrado da dial traseira. Dá um pouco menos jeito quando se tem a máquina na posição horizontal, mas faz com que seja possível chegar lá quando temos a máquina na vertical com grip, o que para mim é uma vantagem enorme (na 40D, 50D e 7D tenho que tirar a mão do grip cada vez que quero mudar o ponto de focagem).
A ideia do LCD articulado dá imenso jeito para vídeo. O problema é que me deixei levar pela liberdade dos ângulos e andei a filmar clips na vertical, coisa que não faz qualquer sentido. :p A parte realmente negativa, para mim, foi terem que tirar todos os controlos do lado esquerdo. A mão esquerda acaba por perder utilidade, ou seja, só serve para ligar/desligar a máquina, para mudar o modo e para carregar no apagar. Tudo o resto fica agora a cargo da mão direita.
Do ponto de vista do mercado mais amador, achei piada ao Criativo Automático, no qual em vez de regularmos aberturas e exposição, regulamos nível de bokeh, modo de cor, etc. Acaba por ser mais compreensível para leigos. No entanto recomendo vivamente a que leiam o manual, caso contrário arriscam-se a fazer a figura que eu fiz, que ao fim de 15min ainda estava a tentar perceber como tirar uma foto. Modernices... :p

De resto, uma manhã muito bem passada, numa apresentação original e com pessoas impecáveis, quer da parte da Canon, quer dos outros meios de comunicação.
 
São fechados a meios de comunicação. Não adianta muito divulgar, visto que têm que ser eles a convidar.
fechados??
Hoje, num evento organizado pela Canon no Skate Parque da Amadora,
Bom, realmente n sei como é esse skate parque, mas se for como todos os outros em portugal deverá ser ao ar livre, por isso nem q seja um pouco ao longe da sempre pra ver alguma coisa...
Tinham algo a impedir as pessoas de darem uma olhada, tipo barreiras??
 
Sim, fechados. Estou a falar de alguma coisa nova?

Bom, realmente n sei como é esse skate parque, mas se for como todos os outros em portugal deverá ser ao ar livre, por isso nem q seja um pouco ao longe da sempre pra ver alguma coisa...
Tinham algo a impedir as pessoas de darem uma olhada, tipo barreiras??
Este skate parque é completamente fechado, inclusivamente paga-se para lá entrar. Mas mesmo que não fosse, nada os impede de fazer um evento fechado. Basta não deixarem pessoas entrar na tenda onde foi feita a apresentação e não lhes permitirem o acesso à máquina. Aliás, o simples acto de não divulgar o evento, excepto aos convidados, já tem esse efeito. Mesmo que vás lá espreitar, só vês meia dúzia de pessoas a brincar com uma SLR, portanto não vejo o interesse.
 
Não sabia q em PT havia skate park fechados... mas skate park q é skate park é pra se ser ao ar livre...
Aquilo tem zonas ao ar livre e zonas fechadas (se bem que aquela tenda no verão deve sair), mas é um recinto fechado na mesma.

Bem, a Canon vai organizar novamente o evento, desta vez para o público geral, preferencialmente utilizadores experientes, utilizadores de máquinas deste segmento.
 
Aquilo tem zonas ao ar livre e zonas fechadas (se bem que aquela tenda no verão deve sair), mas é um recinto fechado na mesma.

Bem, a Canon vai organizar novamente o evento, desta vez para o público geral, preferencialmente utilizadores experientes, utilizadores de máquinas deste segmento.
Então mas pode mesmo ir qq pessoa? Tipo eu?
Tens mais detalhes sobre isso? Gostava de poder ir...
 
Mais ou menos... É limitado a 20 pessoas e eles dão preferência a utilizadores experientes e que tenham tido alguma EOS xxD.

Quanto a detalhes, é dia 19, lá no parque da Amadora, provavelmente às 10h também. É necessário fazer inscrição, eu já meto aqui o link.

http://www.canon.pt/workshopEOS60D/
 
Última edição:
Back
Topo