Equipamento Canon EOS 77D

Esta câmara tem vindo progressivamente a despertar-me cada vez mais atenção...

Eu queixava-me das teclas nas 700D e 750D, mas mais tarde tive a oportunidade de pegar na 760D e com essa já não tive queixas, senti-me relativamente confortável. Esta é esteticamente gémea.
O dial traseiro é muito melhor do que as teclas minúsculas que as outras (650D, 700D, 750D, 800D) têm nessa zona, torna a câmara utilizável sem ter que afastar da cara.

Tem peso, tamanho e forma muito agradáveis, performance decente...e oferece uma melhoria considerável no sistema de AF.

Já esteve a cerca de 800€ só o corpo, há uns dias, numa promoção da *****, poucos dias depois do lançamento.


Por agora a minha ideia de upgrade esfriou um bocado (e ainda bem), mas estou a ver esta com bons olhos.

Confesso que é um bocado desagradável pagar mais só por causa de ergonomia (comparando com a 800D), mas conhecendo-me...sei que, ou atino com as coisas, ou embirro com elas para sempre.

Pus a ideia +/- entre esta e a 80D...sendo que o tamanho, preço e peso da 80D me deixam de pé atrás. O pentaprisma atrai, os MFA também, o ISO de 1/3 em 1/3 de stop também...mas saem caros.

Entretanto o ML para a 1200D tem feito bastantes progressos, e pode vir a adicionar algumas das coisas que eu queria ter aqui, pelo que me parece uma boa altura para ficar quieto quanto a compras :)
 
Última edição:
A favor da 80D:
viewfinder
weather sealing
qualidade do corpo
poderes definir quantos stops de compensação queres relativamente à distancia focal da lente
as opções de configuração avançada de AF
a bateria com o dobro da capacidade
personalização de botões
8 way pad (util para escolher o ponto de AF)
m-raw e s-raw
headphone jack



A favor da 77D:
digic 7
o sensor de proximidade que desliga o lcd
bluetooth
5-way image stabilization (para video)
peso
preço
ISO mais alto (embora seja um ISO que não se use na pratica)
 
A favor da 77D:
(...)
peso
preço
Estes dois, e também o tamanho do corpo são importantes para mim. Especialmente quando se trata de comprar aquilo que já acho que é câmara a mais para mim :P
Quanto ao tamanho, a 77D tem o tamanho desta aqui, e tem até a mesma ergonomia.

O corpo da 80D não é mais resistente. Eles já cortaram com isso. Ela é só feita de plástico e fibra de vidro, tal como as outras abaixo.
Note-se também que o Weather Sealing que ela tem é o mais básico da gama Canon. Requer as lentes (claro — mas eu não tenho) e mesmo assim não é feito para se confiar muito. É por essa razão que prefiro olhar para a câmara como se ele nem lá estivesse.

Mas pronto, é como digo, a minha ideia de upgrade esfriou um bocado com o passar do tempo. E ainda bem, porque é sinal que não estou a sentir mesmo, mesmo falta das coisas que desejava ter melhores aqui.

Pode ser que entretanto a 77D baixe o preço, ou que até seja lançado ML para a 1200D.
 
Esta 77d e mais concorrente para a gama 7000 das nikon do que para as actuais d5500/d5600 certo?
Esta 77d da muita tareia na nikon d5600?

Apesar do digic 7, acham que a 80d e a melhor camara do que a 77d?
 
A 77D esta algures no meio entre a gama 7000 e 5000 da nikon (da mesma forma que ficou algures entre a gama x0D e x00D da canon).

A nivel de imagem provavelmente o sensor da nikon sera ligeiramente melhor, de resto a nivel de funcionalidades e video a 77D devera levar vantagem.

Entre a 77D e a 80D é leres 2 post acima, a 80D é mais maquina mas maior e mais pesada (e mais cara)...
 
Sem dúvida que a 80D está num escalão acima da 77D. Mas o sensor da 77D é mais recente. Pode ser que isso lhe traga vantagem mas ainda não há DxOmark para ela.

Com o lançamento da D7500, a gama D7xxx deixou de ser o que era. A 77D parece-me bastante próxima da D7500, mas "inferior" (em termos de posicionamento no mercado) à D7200.

Uma 77D é máquina para mais de 1000€ 900€, enquanto que a D5600 é máquina para menos de 700€. É preciso ter isso em perspetiva.
 
Última edição:
A 80d esta acima a nivel de features, botões extra e mais algumas funcoes como a selagem, pentmirror,bateria, etc....

Mas em termos práticos (qualidade de foto e video), a 77d não podera ser tao boa ou mesmo melhor? Ou o novo digic não fara assim tanta diferença? Poderá a 80d eatar mais espremida e refinada ao ponto de produzir melhores resultados finais....?

Sim e verdade que são mais 300 euros e mais algumas features.... Portanto a t7i será a concorrente da 5600....?
A nikon e melhor em fotos mas começa a ter que jogar mais alto com a sua gama 5000 também. A canon começa a apresentar um pacote de video/foto super consistente.
Eu só não gosto das cânon mesmo pelos corpos, gosto mais do toque e materiais usados nas nikon e principalmente destas últimas d5500/5600 pelo tamanho e grip mas tirando isso já começou a ficar para trás....
 
Última edição:
Em termos práticos? Em termos práticos a 80D é superior porque as coisas que ela tem melhor são as que fazem a separação entre a gama de entrada e a gama semi-profissional. Metes-lhe uma lente Canon L, um filtro UV, e vais para o meio duma tempestade de areia lol. Usas o shutter a 1/8000 e fazes retratos de dia, sem filtros, com a lente na abertura máxima. Apontas pelo OVF e não tens surpresas nos cantos porque vês toda a imagem lá, e a depth of field preview funciona em condições porque o OVF é maior e não é tão escuro.

O facto de a 77D ser mais recente não a torna melhor. São câmaras que satisfazem necessidades diferentes. Estão em gamas diferentes.

Isto seria mais fácil de compreender com os nomes americanos à moda antiga.
750D = Rebel T6i
760D = Rebel T6s (associas logo o nome à 750D)
80D = 80D ---> não é uma Rebel
800D = Rebel T7i
77D ----> devia chamar-se Rebel T7s, porque é esse o sítio onde se encaixa

Ainda não temos dxomark para a 77D, mas já temos testes de ISO no the digital picture e as diferenças são entre o nulas e mínimas. Normalmente dum processador de imagem para a versão que o substitui as diferenças não são muito pronunciadas.

Conforme eu dei a entender acima, eu gosto desta câmara, e já fui vê-la e pegar-lhe em loja. É exactamente o mesmo feel do que a 760D, dir-se-ia que o chassis é o mesmo.

Uma 77D é máquina para mais de 1000€
Estás a dizer com lente, certo?
Só o corpo tem estado abaixo disso...aliás já houve uma promo no início deste mês do corpo por 805 ou 810€.
Não querendo estar a desvalorizá-la nem debater o assunto...apenas estou a dizer.
 
Última edição:
Mas em termos práticos (qualidade de foto e video), a 77d não podera ser tao boa ou mesmo melhor?

A este nível, as diferenças de features são, em termos práticos, muito mais importantes que as diferenças de "qualidade".

É exactamente o mesmo feel do que a 760D, dir-se-ia que o chassis é o mesmo.

Isso não é de supreendente, pois a 77D é a substituta direta da 760D.

Estás a dizer com lente, certo?

Estava a dizer sem objetiva. Normalmente uso os preços da Amazon ES como referência e juraria que vi 1000€ e poucos pela versão sem objetiva, mas já confirmei e tem estado sempre a 919€. Corrigido.

O corpo da 80D não é mais resistente. Eles já cortaram com isso. Ela é só feita de plástico e fibra de vidro, tal como as outras abaixo.

Fibra de vidro? Onde viste isso?
 
Acrescento ainda, face àquilo que disse no meu post anterior...regulação de ISO de 1/3 em 1/3 de stop, ajustes de autofocus para as lentes, viewfinder inteligente (pelo que percebi a 77D não tem), entrada para auscultadores para os videógrafos, e acho que li algures que a 77D não tem todas as funções no sistema de autofocus que a 80D tem (não sei se era o tracking usando os 45 pontos em servo, não me lembro bem).

Este já é o patamar de equipamentos em que paga-se mais mas não é necessariamente por mais qualidade de imagem, é pelas features. E lá está, de Digic 6 para 7 a diferença deve ser mínima.

Estava a dizer sem objetiva. Normalmente uso os preços da Amazon ES como referência e juraria que vi 1000€ e poucos pela versão sem objetiva, mas já confirmei e tem estado sempre a 919€. Corrigido.
Não estás enganado, não. Viste bem, havia um anúncio que aparecia no Tropical Price a dizer que era apenas corpo, mas ao clicar abria-te o link de corpo + 18-135 USM ;)

Fibra de vidro? Onde viste isso?
Está mesmo no site da Canon, nas especificações dela ;)

Isso não é de supreendente, pois a 77D é a substituta direta da 760D.
Sim, exactamente. Eu também estava a escrever meio à pressa e acabei por não dizer tudo o que queria. Eu gosto da 77D, é uma câmara que, sinceramente, me enche as medidas. Fisicamente, já gostava do feel da 760D, e tinha esperanças que a 77D fosse esteticamente gémea. É-o, e isso é ainda mais um ponto positivo, aos meus olhos.
A 80D já acho câmara a mais para mim. Vejo-me perfeitamente a ter uma câmara como a 77D, mais tarde.
 
Última edição:
Mas em relaçãoa 70d, esta 77 ja é um upgrade porreiro certo?
o corpo da 80d ja e maiorzinho em relação a 77d não é?

Por acaso gostava de experimentar uma canon.... até agora so testei mesmo a minha nikon. Nem sequer alguma vez testei um ovf a 100% e um dia gostava de ver a diferença...

Hoje de manha estive com a 77d na mão numa MM.... confesso que gostei muito. É claro um pouquinho mais pesada e maior do que a d5500 mas confesso que achei o peso super bem balançado, o grip esta altamente (o grip da d5500 é nice mas eu acabo por tocar com os nós dos dedos na objectiva) pois é profundo e esguio e super confortavel.... Gostei mesmo muito. A unica cena que me chateia em todas as canon são os lcds's.... acho que podiam ser maiorzinhos e as bezels são gigantes o que lhes dá um aspecto um pouco outdated na minha opinião.

O prob é que actualmente deve ser um pouco cedo de mais para comprar não? Esta a 969 com a 18-55 na amazonia alemã mas daqi a uns tempos deve baixar um pouco certo? ou por normas as XXD costumam descer pouco de preço?
 
Última edição:
A 80D é a sucessora da 70D. A 77D é como que a sucessora da 760D (que por sua vez estava entre a 750D e a 70D), ficando a 77D acima da 800D e abaixo da 80D.

Sim, o corpo da 70D ou 80D é maior que a 77D. O preço costuma baixar durante os primeiros 6 meses e depois tente a estabilizar. Mas se comprares cá, é questão de estar atento aos dias sem IVA ou promos de maquina fotograficas (são frequentes)
 
Lá está, é outra vez o problema dos nomes

A 77D não é um upgrade à 70D. Boa parte do discurso que fiz para a 80D, aplica-se também à 70D:
as coisas que ela tem melhor são as que fazem a separação entre a gama de entrada e a gama semi-profissional. Metes-lhe uma lente Canon L, um filtro UV, e vais para o meio duma tempestade de areia lol. Usas o shutter a 1/8000 e fazes retratos de dia, sem filtros, com a lente na abertura máxima. Apontas pelo OVF e não tens surpresas nos cantos porque vês toda a imagem lá, e a depth of field preview funciona em condições porque o OVF é maior e não é tão escuro.
E também...
regulação de ISO de 1/3 em 1/3 de stop, ajustes de autofocus para as lentes
E a 70D ainda é das que tem chassis com alumínio à mistura.
Portanto não é propriamente o mesmo patamar de equipamento...


É claro um pouquinho mais pesada e maior do que a d5500 mas confesso que achei o peso super bem balançado
Isto acho irrelevante, pois depende da lente. Eu ainda só vi a 77D com a 18-135mm montada. Muda tudo, essa é uma lente que pesa +/- o mesmo do que o corpo.

E estando no lado Nikon... quase é pecado ignorar a D7200 :P

Dizendo meio à bruta...dá mais uso ao que tens, que os defeitos desaparecem quase todos :P
À ergonomia habituas-te. Nem sequer todas as lentes têm o mesmo comprimento e largura. Se meteres uma mais gordinha na Canon lá se vai a teoria do espaço entre a lente e o punho, por exemplo.
 
Última edição:
@strobe curiosidade.... :)
Nunca fecho as portas a nada. Não que esteja mal servido mas hei de experimentar ou mesmo ter algo de outra marca ou de outro estilo (mirrorless) pois também gosto de experimentar coisas diferentes e descobrir o que me agrada mais.

@m4ndr4ke

E com uma 18-55.... Ainda mais grosso estou FDD então.... :D

PS: a 80d esta a 1035 com 18-55 na amazónia da firenze. 70d a 860 na alema... Se ambas são um patamar acima, de facto com o preço actual a 77d torna se menos apelativa...
 
Última edição:
Epá eu cá não penso em comprar equipamentos de 1000 euros só por curiosidade...no máximo, vejo-os em lojas e em vídeos, já fico satisfeito com isso.

Uma 18-55 é uma lente compacta e leve. Acho que só serve como referência para quem queira comprar câmara e ficar de vez com essa lente.

Mas uma 18-55 não aproveita a sério nenhuma destas câmaras, incluindo a tua e até a minha. Estes sensores têm muito mais para dar.

Quanto à ergonomia...
Canon-EOS-77D-vs-Nikon-D5500-top-view-size-comparison.jpg

Vistas de cima, a Canon parece ter muito mais espaço

Canon-EOS-77D-vs-Nikon-D5500-size-comparison.jpg

Mas vistas de frente, percebemos que não é bem assim.
Parecem-me quase iguais, ou com vantagem para a Nikon. Só em cima é que estreita, mas ali já não é suposto pormos os dedos.
E definitivamente a Nikon tem mais no que agarrar, pois o seu punho é mais largo.

EDIT: a propósito, só para prevenir confusão: a 77D não tem OVF com cobertura a 100%, a 70D e 80D é que têm.
 
Última edição:
essas coisas só pegando nelas lado a lado e experimentando, o que para ti agarra bem, para outra pessoa pode não agarrar bem, por exemplo o comprimento dos dedos pode favorecer um grip, e uma mão mais "gordinha" o outro.

Eu na 450D, se a segurasse apenas com uma mão ficava com as pontas dos dedos dobradas a raspar no corpo, o que não inspirava muita segurança (embora tb não ande por ai a fotografar com apenas uma mão). Na 80D já consigo pegar com força na maquina com uma mão e os dedos ficam bem distribuídos pelo grip, se for para ter de esticar o braço e usar o liveview, sinto-me mais confiante.


Achei a 18-55 IS STM uma diferença BRUTAL em relação à 18-55 IS, a velocidade de foco é impressionante (ao nivel de uma USM) e é inaudível. Ao ponto da primeira vez que testei a lente pensei que estava avariada, não a "sentia" a focar :)
 
Back
Topo