Equipamento Canon EOS 77D

Achei a 18-55 IS STM uma diferença BRUTAL em relação à 18-55 IS, a velocidade de foco é impressionante (ao nivel de uma USM) e é inaudível.
Já tinha lido outros relatos disso mesmo. Penso que seja igual à 55-250mm IS STM, pois descrevo-a com as mesmas palavras. Foca em milissegundos e só a ouço se a aproximar do ouvido, ou se estiver no silêncio.
Não têm nada a ver em comportamento com a 24, 40 ou 50 STM, que são bastante mais lentas e ouvem-se (aquele zuuuum delas).
 
Última edição:
@m4ndr4ke

Na d5500 a parte de cima do grip afunila bastante e no meu caso acaba por se tornar desconfortavel. Não tenho dedos gordos mas e o suficiente...

Uma das coisas mais gabadas no dpreview na 77d ea velocidade de focagem e performance via live view. Supostamente e quase tao eficaz como via ovf....
A 80d neste aspecto perde muito?
 
Ambas teem o mesmos sistemas de AF (45 pontos e dual pixel AF), a 77D poderá focar um nico mais rápido devido ao processador mais rápido mas por outro lado tem menos opções avançadas de tracking.
 
Na d5500 a parte de cima do grip afunila bastante e no meu caso acaba por se tornar desconfortavel. Não tenho dedos gordos mas e o suficiente...
Certo, mas a zona apertada serve precisamente para travar os teus dedos de irem para lá xD
Mas claro que cada um tem mãos diferentes...eu cá acho que é sobretudo uma questão de hábito. Ao fim dum ano com esta, não sinto nenhuma outra câmara me seja tão confortável nas mãos como esta é, incluindo até a 800D/77D da qual falo bem, mas apenas penso "se comprar, hei-de me habituar, que remédio".

Quanto à focagem em live view, acredito que sejam as três iguais (800D, 77D, 80D). Há que não esquecer a 800D, que é a mesma coisa do que esta, apenas com uns retoques físicos a menos. Há também que frisar que o dual píxel não cobre 100% da imagem, embora cubra a maior parte.

Eu gosto da 77D no papel, mas ainda ninguém me tirou definitivamente da cabeça a 760D, sua antecessora. Não sei até que ponto as diferenças serão evidentes ao utilizá-las só para fotografia. Vejo os 45 pontos de foco cruzados da 77D com bons olhos, mas depois penso "tanta conversa, mas só usas o ponto central, que diferença faz?".
O que mais me atrai no novo sistema de autofocus é a melhoria em condições de pouca iluminação.
 
Última edição:
Nunca fecho as portas a nada. Não que esteja mal servido mas hei de experimentar ou mesmo ter algo de outra marca ou de outro estilo (mirrorless) pois também gosto de experimentar coisas diferentes e descobrir o que me agrada mais.

Já experimentaste uma UGA?

E uma tele?

E uma macro 1:1?

E uma prime luminosa?

E um modificador de luz?

E um filtro polarizador?

E um filtro de densidade neutra?

E um flash fora da máquina? E mais do que um?

E múltiplas combinações dos anteriores?

E... tantas outras coisas...

Na fotografia há N coisas muito mais interessantes de experimentar do que um corpo de uma gama similar e com uma objetiva equivalente. Para mim isso é uma perda de tempo.
 
Certo, mas a zona apertada serve precisamente para travar os teus dedos de irem para lá xD
Mas claro que cada um tem mãos diferentes...eu cá acho que é sobretudo uma questão de hábito. Ao fim dum ano com esta, não sinto nenhuma outra câmara me seja tão confortável nas mãos como esta é, incluindo até a 800D/77D da qual falo bem, mas apenas penso "se comprar, hei-de me habituar, que remédio".

Quanto à focagem em live view, acredito que sejam as três iguais (800D, 77D, 80D). Há que não esquecer a 800D, que é a mesma coisa do que esta, apenas com uns retoques físicos a menos. Há também que frisar que o dual píxel não cobre 100% da imagem, embora cubra a maior parte.

Eu gosto da 77D no papel, mas ainda ninguém me tirou definitivamente da cabeça a 760D, sua antecessora. Não sei até que ponto as diferenças serão evidentes ao utilizá-las só para fotografia. Vejo os 45 pontos de foco cruzados da 77D com bons olhos, mas depois penso "tanta conversa, mas só usas o ponto central, que diferença faz?".
O que mais me atrai no novo sistema de autofocus é a melhoria em condições de pouca iluminação.
A vantagem de mais pontos é poderes usar o que esteja sobre o que queres focar, sem ter de recompor, isso é mais útil quando o DoF é curto (primes luminosas em retrato por exemplo).

Outra vantagem é o tracking de objectos na frame, por exemplo é mais fácil a máquina seguir um pássaro a voar tendo mais pontos de AF disponíveis.

Claro que a facilidade com que consegues escolher o ponto de foco tb acaba por ser relevante, e no caso da 80D podes usar o 8way navigation pad diretamente para colocar o ponto no local certo sem ter de tocar em mais nada.
 
@Warlord Sim, eu tenho conhecimento disso, mas a questão é que o ponto central é o único que tem precisão extra a f/2.8.
Por um lado tens pontos de foco mais pequenos, que te permitem filtrar melhor a zona da frame onde queres focar (boa); mas por outro, esses são os pontos menos precisos de que a câmara dispõe.

Claro que a facilidade com que consegues escolher o ponto de foco tb acaba por ser relevante, e no caso da 80D podes usar o 8way navigation pad diretamente para colocar o ponto no local certo sem ter de tocar em mais nada.
Por falar nisso...também é possível selecionar pelo touchscreen, certo? Ligando o ecrã e mostrando lá os pontos de foco, não é?
 
Certo, mas qq um dos outros pontos são perfeitamente capaz de obter foco na grande maioria das situações...

Repara que com lentes que não sejam f/2.8 não tiras partido dessa sensibilidade extra e a máquina é perfeitamente capaz de focar a lente na mesma... tens sentido assim tanta dificuldade em focar com a 18-55 ou a 55-250?


Nem sabia se era possivel mas já fui testar e dá. Eu tenho sempre o ecra desligado e até me esqueço que ele tem touch :) O viewfinder e o top lcd dão praticamente toda a informação que necessitas e gastando uma fracção da bateria.
 
Sim, eu também nunca ando com o ecrã ligado (nem sequer tenho revisão de fotos após disparar), mas aqui as vantagens disso são reduzidas. Nessas já é um pouco diferente. Usar o touch já começa a ser uma opção prática, presumo eu.

Aqui só tenho um ponto cruzado a f/5.6. Não tem sensibilidade extra aos f/2.8.
Na 55-250mm aproveito-me do facto de ela ser varifocal, e quando quero assegurar foco perfeito, faço zoom in, foco, e depois zoom-out para compôr. Ok, aí não há como falhar, sai direito.

Depois tenho duas lentes com abertura 2.8 ou superior...e a 18-55 agora pouco uso, mas sim, nessas 3 costuma falhar. Se eu quiser fazer um retrato com alguma delas, só pela live view é que posso confiar, senão já sei que dificilmente acerta no olho. Fica perto, mas não costuma acertar. Fica ali um bocadinho soft. A seguir tento na live view e já noto diferença.

Posso ser eu que estou mal habituado por ter um sistema de AF muito rudimentar (o da tua 450D já era melhor), e talvez a minha câmara esteja mais atrás das outras do que eu pensava, mas acabei sempre por ficar com a sensação que um ponto com precisão de f/5.6 não é muito de fiar. Pelo menos não o suficiente para fazer retrato, por exemplo.

Ainda há uma semana tirei meia dúzia de fotos à minha sobrinha com a 50mm...e o facto é que pelo OVF o foco não acertou no olho nenhuma vez, tive mesmo que ir para a live view, e usei foco manual para ser mais rápido do que o autofocus (uma vez que na live view é lento).
Como digo, pelo OVF fica lá perto, mas não sai mesmo no ponto. Só acerta ocasionalmente.

E é daí que nasce a minha linha de pensamento de que se tivesse uma destas câmaras só ia usar o ponto central na mesma. Pelo menos para as situações em que quisesse assegurar o foco perfeito, claro.
 
Última edição:
Se "fica lá perto" ou tens aí um problema de front focus ou back focus, ou o ponto de AF não está exatamente onde pensas que está (existe sempre um desfasamento entre o seu local no viewfinder e onde realmente está).

A sensibilidade extra do ponto central não te vai fazer focar melhor, apenas te vai possibilitar focar em zonas onde os outros pontos se recusam a focar.
 
Não creio que seja por aí...por várias razões.
- Se eu estiver bastante perto do sítio onde estou a focar, não há problema algum. Não falha, nem demonstra front-focus nem back-focus, sai perfeito.
- Este comportamento ocorre com todas as lentes. Na 55-250 é que uso o zoom para contornar a limitação, porque ela é uma lente varifocal.
- Já tive uma 50mm com front-focus e o nessa era diferente. Nessa eu conseguia ver claramente onde é que estava o foco, e a diferença de foco do errado para o certo era consistente. Se eu estivesse a fotografar, por exemplo, um dos meus gatos, mandava focar no olho e o foco saía no nariz do bichano. Quer fosse com o nariz mais nítido ou mais soft, notava-se claramente que o foco estava mais para ali.
- Outra é que de facto eu vejo que há uma margem de foco/erro que a câmara dá. Se eu estiver a usar foco manual e recorrer à confirmação de foco, chego à zona em que ela considera em foco, continuo a rodar mais um bocadinho e ela continua a considerar que está em foco, até finalmente considerar que já não está, e apaga a led. Mas obviamente que durante este percurso do anel de foco, a imagem não está sempre focada. Mas a câmara considera que sim.

Eu diria é que o sensor de foco dela não dá mais, pronto. É assim, há que dizer a verdade, eu comprei a câmara mais barata do mercado, não posso exigir tudo :P
Na 55-250mm já não falha porque, como eu faço zoom, estou a limitar a margem de erro.

apenas te vai possibilitar focar em zonas onde os outros pontos se recusam a focar.
Mas isto é o facto de serem cruzados ou não, né? Eu já contorno essa questão porque só uso mesmo o ponto cruzado. Não uso os outros. A extra sensibilidade no ponto central, segundo aquilo que já pesquisei, é um sensor adjacente adicional que é activado com lentes que tenham abertura de f/2.8 ou mais. Pronto, eu não tenho isso nem que queira.
Repara também que na tua 450D já tinhas um sistema de foco melhor do que eu tenho aqui :P

E sim, eu sei que o ponto de foco é maior do que aquilo que está representado no OVF...ainda por cima, como esta só tem 9 pontos, eu acho que ele deve ser bem grande. Para facilitar a minha própria orientação, normalmente considero que ele é +/- assim, apesar de esta câmara não ser das que tem o círculo desenhado, como outras têm.
04T34.jpg


Isto é uma coisa que eu só irei mesmo esclarecer quando experimentar outra câmara com melhor AF, já sei :P

Para todos os efeitos, eu safo-me e ultrapasso as limitações com que me deparo, mas um upgrade ao AF era bem-vindo, admito.
 
Última edição:
A 450D tem tb 9 pontos, 7 verticais, 3 horizontais, formando cross no central. se tiver a usar lentes 2.8, tem sensibilidade extra. ou seja na pratica, e dado que a maioria das lentes que uso não são 2.8, o meu salto foi de 1 cross com sensibilidade "normal" para 49. na 450D não usava apenas o central, usava o que dava jeito, e não tinha problemas de maior, mas tb não faço retrato :)
 
Ora boas!
Sou o feliz proprietário de uma nova Canon 77D!
Comprei à pouco mais de uma semana, mas só ontem é que comecei a mexer nela devido aos malditos exames...
Aproveitei que estava em promoção e comprei por 1020€ com a lente 18-135 USM (a nova).

Contudo, já tenho uma duvidazinha que deve ser fácil de responder: a máquina tem vários modos de foco (one shot, ai servo...), e já andei a pesquisar e um serve para motivos parados e outro é tipo autofoco contínuo. Agora pergunto, para obter a qualidade máxima num retrato por exemplo, em que a pessoa está parada, os dois têm qualidade igual ou o oneshot é melhor? Ou pelo contrário, o ai servo é melhor, pois caso a pessoa a fotografar se mova ligeiramente continua tudo focado à mesma?

Ainda não tive a oportunidade de tirar fotos a sério com ela mas mal posso esperar!
 
Se está quieta, one shot, se está a mover ai servo. E tens o ai focus que é uma mistura dos dois (começa em one shot e se detectar movimento entra em ai servo)
 
Ora boas!
Sou o feliz proprietário de uma nova Canon 77D!
Comprei à pouco mais de uma semana, mas só ontem é que comecei a mexer nela devido aos malditos exames...
Aproveitei que estava em promoção e comprei por 1020€ com a lente 18-135 USM (a nova).

Contudo, já tenho uma duvidazinha que deve ser fácil de responder: a máquina tem vários modos de foco (one shot, ai servo...), e já andei a pesquisar e um serve para motivos parados e outro é tipo autofoco contínuo. Agora pergunto, para obter a qualidade máxima num retrato por exemplo, em que a pessoa está parada, os dois têm qualidade igual ou o oneshot é melhor? Ou pelo contrário, o ai servo é melhor, pois caso a pessoa a fotografar se mova ligeiramente continua tudo focado à mesma?

Ainda não tive a oportunidade de tirar fotos a sério com ela mas mal posso esperar!

Parabéns pela tua compra!

As fotografias só perdem qualidade, tecnicamente, se fotografares em Jpeg nos diferentes modos de compressão JPEG...
Poupas espaço mas perdes sim alguma qualidade.

Tudo o resto, todos os outros parâmetros em nada comprometem a qualidade da fotografia em termos de detalhe e definição.

Existem é muitos ajustes possíveis para tirares o melhor partido da máquina e com isso fazeres as fotos que pretendes da forma mais segura e assertiva possível (para fotografares um cão que vem na tua direcção é mais fácil utilizares o modo servo porque terás mais probabilidade de apanhar maior número de fotos bem focadas)
Abraço
 
Parabéns pela tua compra!

As fotografias só perdem qualidade, tecnicamente, se fotografares em Jpeg nos diferentes modos de compressão JPEG...
Poupas espaço mas perdes sim alguma qualidade.

Tudo o resto, todos os outros parâmetros em nada comprometem a qualidade da fotografia em termos de detalhe e definição.

Existem é muitos ajustes possíveis para tirares o melhor partido da máquina e com isso fazeres as fotos que pretendes da forma mais segura e assertiva possível (para fotografares um cão que vem na tua direcção é mais fácil utilizares o modo servo porque terás mais probabilidade de apanhar maior número de fotos bem focadas)
Abraço
Tenho fotografado sempre em raw, por isso é menos uma coisa com que tenho que me preocupar.
O que me está a comprometer um bocado os detalhes nas fotos penso que seja a própria lente, pois sendo uma zoom, detalhe não é propriamente o forte dela, mas estou muito satisfeito à mesma!

Quanto aos vários modos, acho que já me estou a adaptar bem, o @Warlord acabou por resumir bem para que é cada modo serve.
Obrigado aos dois! :)
 
Bom, para quem quiser algum feedback da câmara só tenho a dizer bem da mesma até agora!
Tenho-a usado para sessões fotográficas, ou seja retratos, e a bateria tem durado bem, nunca me deixou na mão apesar de usar normalmente o liveview.
Também há uns dias fotografei um evento à noite e por precaução carreguei a bateria enquanto jantava, mas apesar de ter usado muito o liveview, e ter usado também o flash na maior parte das fotos, a bateria portou-se muito bem!
Além disso, ontem por acaso experimentei uma 700D de uma amiga minha e a diferença é gritante... O foco da 77D quer em liveview, quer pelo viewfinder é muito muito melhor, torna o ato de fotografar muito mais prático, e sinceramente mesmo que quisesse teria dificuldades em voltar a usar máquinas com foco lento... Para juntar à velocidade do foco, cheguei a experimentar a minha 77D com uma lente USM 24-105 e notei que a 18-135 nanoUSM era mais rápida a focar, tornando-se quase a companhia perfeita para a máquina!
Agora quero é arranjar umas massas para comprar uma 50mm f/1.8 STM :)
 
Tenho uma duvida parva...
Como é que se põe a máquina a tirar, por exemplo, 10 fotos com diferença de 1 segundo? Já pesquisei na internet e vai-me dar a timelapse, mas isso é vídeo. Porém eu queria fotos, o que daria muito jeito para quando se está com amigos ou em festas. No modo de fotografia, se premir o botão Q, ainda consigo configurar para ela tirar 10 fotos de seguida, e se usar o flash o atraso entre cada foto é o que estaria à procura, contudo nem sempre quero o flash, e sem flash o burst é muito mais rápido do que pretendo.
É possivel a máquina fazer o que eu quero?
 
Tenho uma duvida parva...
Como é que se põe a máquina a tirar, por exemplo, 10 fotos com diferença de 1 segundo? Já pesquisei na internet e vai-me dar a timelapse, mas isso é vídeo. Porém eu queria fotos, o que daria muito jeito para quando se está com amigos ou em festas. No modo de fotografia, se premir o botão Q, ainda consigo configurar para ela tirar 10 fotos de seguida, e se usar o flash o atraso entre cada foto é o que estaria à procura, contudo nem sempre quero o flash, e sem flash o burst é muito mais rápido do que pretendo.
É possivel a máquina fazer o que eu quero?
O que tu queres é mesmo time lapse. Só passa a ser video quando juntas as fotos todas, caso queiras.

Se a máquina faz isso, já não sei.
 
@supercar1 O que procuras é o intervalómetro ("interval timer").

O que tu queres é mesmo time lapse. Só passa a ser video quando juntas as fotos todas, caso queiras.

É uma questão de nomenclatura da Canon. A única coisa "time-lapse" nos menus da 77D é a "time-lapse movie" que grava diretamente em vídeo sem passar as frames para JPEG ou RAW.
 
Back
Topo