Canon EOS 7D ou Canon EOS 5D Mark II?

hfcrebolo

Suspenso
Boas,

Quero comprar uma máquina fotografica e tenho duas em vista canon 7D e Canon 5D Mark II.
Já tive a 7D mas infelizmente fui assaltado e levaram todo equipamento. Agora que quero adquirir outra máquina entre a 7D e a 5D Mark II não sei qual escolher.

Tenho visto vídeos no youtube e já reparei que a 7D tem melhor rapidez no disparo 8fps contra 3.9fps da 5D, tem melhor processador, tem melhor corpo e tem 19 pontos de focagem contra 9 da 5D.

Mas a 5D tem mais megapixels sendo cada um melhor que os da 7D, oferece velocidades de ISO de até 6400. Para cenas escuras onde não é aconselhável o uso do flash e pode ser expandido até 25 600, também tem melhor reconhecimento de tons.

Sou grande adepto de uma boa fotografia e com boa qualidade. Quero fotografar desportos Automobilismo, motocross, ciclismo etc etc... também quero dar uso para fazer fotografia de paisagem, moda etc etc.

Ambas fazem video e penso que a 7D leva a melhor nessa questão. A minha pergunta é saber se a diferença entre as duas é assim tão grande.

Gostaria de saber em que modelo devo apostar.

Obrigado
 
Última edição:
Também estive um pouco nessa duvida e para mim a 7D é sem duvida a melhor escolha.
A 7D tem vantagem em motivos em movimento e desporto, o sistema de autofocus é sem duvida melhor, menor shutter lag, mais fps e pontos de focagem e o sensor mais pequeno costuma dar vantagem.
Para fotografia em estúdio e paisagens a 5DII é a melhor escolha, com o viewfinder grande consegues focar manualmente facilmente, tens mais definição e sensor FF.
Para mim a 7D tem um ISO "usável" até 1600, a 5DII 3200.
Quanto ao vídeo acho que a 5DII leva vantagem, os pixels sempre são maiores, mas nunca me interessou a parte de vídeo nas dSLR.

Parece que a 5D Mark III está ai a chegar mas não faço ideia quando e acho que ainda não foi anunciada, são só rumores.
 
Para desporto a 7D sem dúvida. Todos os desportos que citas dá jeito a velocidade de disparo.

Se já tiveste a 7D é fácil veres o que te limitava ou se estavas satisfeito. A 5D vais ganhar um sensor maior mas as lentes vão ficar mais curtas. Ganhas em ISO mas tens que optar por lentes mais caras.
 
Creio que fizeste um bom resumo entre as duas, no entanto a diferença principal (no meu entender) entre elas, é uma ser full frame e a outra não e talvez este seja o aspecto principal a ter em conta na tua decisão.

Eu optaria pela 5DmkII pela razão que referi em cima, no entanto e devido ao uso principal que lhe vais dar (fotografar acção) talvez a capacidade de disparo continuo da 7D seja um factor fundamental para ti.

Não concordo que a 7d seja superior em vídeo (não sei o que te levou a essa conclusão) e há ainda outras pequenas diferenças que poderão ou não ser importantes (a 7d tem built in flash a 5dmkII não, resolução do output da porta hdmi, etc...)

Outra diferença importante e significativa é o preço, e aqui se optares pela 7d ficas com mais uns euros para investir em vidro (lentes :P) de qualidade o que sinceramente fará mais diferença do que o corpo que escolheres.

Eu já usei esses dois modelos diversas vezes, um é melhor que o outro em algumas coisas e vice-versa mas ficarás bem servido com qualquer um deles.

Como imaginas há milhões de reviews e comparativos entre elas espalhados pela internet, cabe-te a ti pesquisar e analisar a fundo para depois decidires (como já tiveste e conheces bem a 7d talvez seja mais producente focares mais a tua pesquisa na 5dmkII)

Se fosse eu escolheria a 5dmkII mas os meus objectivos e necessidades poderão ser diferentes dos teus, e os teus diferentes de toda a gente.

Um abraço.
 
Última edição:
Também estive um pouco nessa duvida e para mim a 7D é sem duvida a melhor escolha.
A 7D tem vantagem em motivos em movimento e desporto, o sistema de autofocus é sem duvida melhor, menor shutter lag, mais fps e pontos de focagem e o sensor mais pequeno costuma dar vantagem.
Para fotografia em estúdio e paisagens a 5DII é a melhor escolha, com o viewfinder grande consegues focar manualmente facilmente, tens mais definição e sensor FF.
Para mim a 7D tem um ISO "usável" até 1600, a 5DII 3200.
Quanto ao vídeo acho que a 5DII leva vantagem, os pixels sempre são maiores, mas nunca me interessou a parte de vídeo nas dSLR.

Parece que a 5D Mark III está ai a chegar mas não faço ideia quando e acho que ainda não foi anunciada, são só rumores.

MAIA

Tens razão naquilo que dizes e obrigado pela tua resposta.
Não sou nenhum profissional mas quando compro algo gosto de comprar bom e que ofereça bons resultados.
A 7D é de facto mais rápida mas a minha questão neste aspecto é saber se os 3.9 fps da 5D serão suficientes para a minha utilização.
Não sendo eu nenhum profissional os 3.9 fps da 5d serão suficientes?

Para desporto a 7D sem dúvida. Todos os desportos que citas dá jeito a velocidade de disparo.

Se já tiveste a 7D é fácil veres o que te limitava ou se estavas satisfeito. A 5D vais ganhar um sensor maior mas as lentes vão ficar mais curtas. Ganhas em ISO mas tens que optar por lentes mais caras.

Metro

Quando tinha a 7D estava contente com ela mas uma vez que vou investir noutra maquina quero comprar algo igual ou melhor.

Ambas são excelentes máquinas e independentemente de escolher uma ou outra quero lentes com qualidade.

Creio que fizeste um bom resumo entre as duas, no entanto a diferença principal (no meu entender) entre elas, é uma ser full frame e a outra não e talvez este seja o aspecto principal a ter em conta na tua decisão.

Eu optaria pela 5DmkII pela razão que referi em cima, no entanto e devido ao uso principal que lhe vais dar (fotografar acção) talvez a capacidade de disparo continuo da 7D seja um factor fundamental para ti.

Não concordo que a 7d seja superior em vídeo (não sei o que te levou a essa conclusão) e há ainda outras pequenas diferenças que poderão ou não ser importantes (a 7d tem built in flash a 5dmkII não, resolução do output da porta hdmi, etc...)

Outra diferença importante e significativa é o preço, e aqui se optares pela 7d ficas com mais uns euros para investir em vidro (lentes :P) de qualidade o que sinceramente fará mais diferença do que o corpo que escolheres.

Eu já usei esses dois modelos diversas vezes, um é melhor que o outro em algumas coisas e vice-versa mas ficarás bem servido com qualquer um deles.

Como imaginas há milhões de reviews e comparativos entre elas espalhados pela internet, cabe-te a ti pesquisar e analisar a fundo para depois decidires (como já tiveste e conheces bem a 7d talvez seja mais producente focares mais a tua pesquisa na 5dmkII)

Se fosse eu escolheria a 5dmkII mas os meus objectivos e necessidades poderão ser diferentes dos teus, e os teus diferentes de toda a gente.

Um abraço.

Em primeiro lugar numa máquina destas está a fotografia mas como gosto de video tambem olho para esta caracteristica.
Tinha a ideia que a 7D erá melhor em video mas se não é mais razão me leva a comprar a 5D.

Em relação ao preço prefiro gostar mais um pouco de euros e ter coisa com qualidade.
Como ja disse em resposta ao Metro tambem quero comprar lentes de boa qualidade.

Desculpem a minha presistencia mas ainda tenho algumas questões a colocar...

A 7D tem mais pontos de focagem (19), que os (9) da 5D MII. Quais são as vantagens para uma fotografia com tantos pontos de focagem?
Os 9 da 5D MII não serão suficientes para um fotografo não profissional e até mesmo profissional?
Expliquem-me o que são aqueles + 6 pontos AF auxiliares?

A 7D tem um processador "DIGIC 4 Duplo" e a 5D MII tem apenas um " DIGIC 4".
Quer dizer isso que a 7D é mais rápida a pensar. Com "DIGIC 4" da 5D MII será mais lenta isso traz algum ponto negativo para a fotografia e video?

Em termos de corpo da máquina...
A 7D tem um corpo em liga de magnésio com protecção ambiental isso quer dizer que é mais resistente do que o corpo da 5D MII ou é apenas amiga do ambiente?
Será pela funcionalidade e colocação dos botões que dizem que o corpo da 7D é melhor que a 5D MII?


Já agora as lentes que tenho em vista são as seguintes.

Inicialmente e a primeira estou na duvida entre estas quatro...

EF 16-35mm f/2.8L II USM


EF 17-40mm f/4L USM


EF 24-105mm f/4L IS USM


EF 24-70mm f/2.8L USM

Futuramente quero comprar uma teleobejectiva e estou a pensar nesta...


EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM

Acrescentando-lhe um extender...


Extender EF 2x III

Tambem quero investir numa objectiva Macro e tenho estas em vista...


EF 100mm f/2.8L Macro IS USM


EF 180mm f/3.5L Macro USM


Qual é a vantagem das objectivas de grande angular com distância focal fixa?



Obrigado pela vossa atenção

















 
Última edição pelo moderador:
Tens a noção da diferença entre APS e Full frame? Parece-me que não. Lembra-te que uma objectiva de 24 mm em full frame é muito diferente da mesma em APS (em que fica 38 mm).
A 5D não é melhor que a 7D. São diferentes. Se o que tu queres é igual ou melhor, compra outra 7D. Porque criativamente full frame é muito diferente de APS.
 
Ambas as máquinas são muito boas, melhor só mesmo indo para a topo de gama. Feliz ou infelizmente não sou eu que te poderei dizer se os 3.9fps da 5D são suficientes para ti. Para mim os 3.9fps até chegavam, já o sistema de autofocus e shutter lag da 5D não me chega. Ter um sensor maior não me vai compensar a perda de uma foto.

Quanto ao numero de pontos de foco para objectos em movimento quantos mais melhor, ajudam bastante na opção de foco continuo. Os 6 pontos extras da 5D são para isso mesmo, mas são inferiores aos da 7D. Com mais pontos também te fica mais fácil compor uma foto escolhendo exactamente o que queres.

Neste caso o poder de processamento não está ligado à qualidade, mas na capacidade de processar informação o mais rapidamente possível. Se a 5DII tivesse 2 "DIGIC 4" muito provavelmente os fps aumentavam para o dobro.

Se não me engano ambas têm protecção contra elementos. Isto quer dizer que com uma objectiva também com a mesma característica, pode suportar ambientes com poeira, chuva e neve. É uma protecção relativa e nunca bem especificada e pode haver acidentes. Conheço um caso que a chover uma máquina deixou de funcionar, isto porque a capa de protecção do MIC/USB/HDMI estava mal fechada enquanto que todas as outras nunca perderam o pio.

Quanto a objectivas, já devias de ter uma menos duvidas :p
São todas diferentes e tentando restringir ainda mais o grupo
16-35mm e 17-40mm - Eu iria para a 16-35mm, um stop extra conta mais que ter um pouco menos de ângulo.
24-70mm e 24-105mm - Vou comprar uma destas 2 brevemente e estou muito inclinado para a 24-70mm, acho que o stop extra compensa-me não ter tanta flexibilidade em distancias focais. Muito provavelmente num futuro terei as duas, isto porque uma não substitui a outra.

A 100-400mm é uma objectiva boa, infelizmente um pouco lenta a 100mm, mas a 400mm não é nada má. Se lhe colocares um extensor 2x o AF da máquina não vai funcionar e vais escurecer bastante o viewfinder.

Macro não é uma área que me interesse muito nem estou muito por dentro do assunto, mas sem duvida que o IS será uma mais valia.

A vantagem das grande angular focal fixa é que terás menos distorção, melhor controlo de luz e por consequência melhor qualidade de imagem, como todas as objectivas de focal fixa em relação às zoom. Mas as zoom neste momento já são muito boas e até chegam para os profissionais.

EDIT: A minha intenção não foi dizer para comprares este ou aquele, apenas dar uma ajuda para escolheres o que queres e muito certamente fui tendencioso para um ou outro lado, ninguém a não ser tu sabe o que realmente quer fazer e o que para mim é perfeito, para ti não serve para nada.
 
Última edição:
Tens a noção da diferença entre APS e Full frame? Parece-me que não. Lembra-te que uma objectiva de 24 mm em full frame é muito diferente da mesma em APS (em que fica 38 mm).
A 5D não é melhor que a 7D. São diferentes. Se o que tu queres é igual ou melhor, compra outra 7D. Porque criativamente full frame é muito diferente de APS.

Não. Explica-me qual a sua diferença?
 
MAIA

Tens razão naquilo que dizes e obrigado pela tua resposta.
Não sou nenhum profissional mas quando compro algo gosto de comprar bom e que ofereça bons resultados.
A 7D é de facto mais rápida mas a minha questão neste aspecto é saber se os 3.9 fps da 5D serão suficientes para a minha utilização.
Não sendo eu nenhum profissional os 3.9 fps da 5d serão suficientes?



Metro

Quando tinha a 7D estava contente com ela mas uma vez que vou investir noutra maquina quero comprar algo igual ou melhor.

Ambas são excelentes máquinas e independentemente de escolher uma ou outra quero lentes com qualidade.



Em primeiro lugar numa máquina destas está a fotografia mas como gosto de video tambem olho para esta caracteristica.
Tinha a ideia que a 7D erá melhor em video mas se não é mais razão me leva a comprar a 5D.

Em relação ao preço prefiro gostar mais um pouco de euros e ter coisa com qualidade.
Como ja disse em resposta ao Metro tambem quero comprar lentes de boa qualidade.

Desculpem a minha presistencia mas ainda tenho algumas questões a colocar...

A 7D tem mais pontos de focagem (19), que os (9) da 5D MII. Quais são as vantagens para uma fotografia com tantos pontos de focagem?
Os 9 da 5D MII não serão suficientes para um fotografo não profissional e até mesmo profissional?
Expliquem-me o que são aqueles + 6 pontos AF auxiliares?

A 7D tem um processador "DIGIC 4 Duplo" e a 5D MII tem apenas um " DIGIC 4".
Quer dizer isso que a 7D é mais rápida a pensar. Com "DIGIC 4" da 5D MII será mais lenta isso traz algum ponto negativo para a fotografia e video?

Em termos de corpo da máquina...
A 7D tem um corpo em liga de magnésio com protecção ambiental isso quer dizer que é mais resistente do que o corpo da 5D MII ou é apenas amiga do ambiente?
Será pela funcionalidade e colocação dos botões que dizem que o corpo da 7D é melhor que a 5D MII?

Tendo em conta o que disseste duvido muito que notes alguma diferença no uso que lhe vais dar no que acabaste de dizer....

Já agora as lentes que tenho em vista são as seguintes.

Inicialmente e a primeira estou na duvida entre estas quatro...

EF 16-35mm f/2.8L II USM


EF 17-40mm f/4L USM


EF 24-105mm f/4L IS USM


EF 24-70mm f/2.8L USM

Futuramente quero comprar uma teleobejectiva e estou a pensar nesta...


EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM

Acrescentando-lhe um extender...


Extender EF 2x III

Tambem quero investir numa objectiva Macro e tenho estas em vista...


EF 100mm f/2.8L Macro IS USM


EF 180mm f/3.5L Macro USM


Qual é a vantagem das objectivas de grande angular com distância focal fixa?



Obrigado pela vossa atenção



Um pequeno reparo. Uma grande angular é uma distância focal abaixo dos 24mm em Full-frame, ou +/-16mm em APS-C.
Aproveito para dar uma explicação muito muito pequena sobre o full-frame/aps-c. Um sensor full-frame tem o mesmo tamanho que a superficie sensível à luz de um rolo fotográfico enquanto um sensor APS-C é mais pequeno.

A diferença directa é que uma lente num sensor APS-C devido ao crop factor vê a sua distância focal a ser multiplicada por 1.6. Ou seja uma lente 16mm tem um campo de visão de uma lente 25,6mm numa full-frame.
Isto leva que com a mesma distância efectiva focal os sensores APS-C têm uma profundidade de campo maior em comparação com full-frame. Outra coisa é o facto de o sensor ser maior, os pixeis por sua vez são também maiores e a consequência directa disto é as fotos terem menos ruído a ISO's altos.

De qualquer forma dado que estás a pensar em gastar esta quantidade de dinheiro, perde alguns dias a ler sobre o assunto. Há muita opinião na internet sobre ambas as máquinas.
 
A 7D tem mais pontos de focagem (19), que os (9) da 5D MII. Quais são as vantagens para uma fotografia com tantos pontos de focagem?
Os 9 da 5D MII não serão suficientes para um fotografo não profissional e até mesmo profissional?
Expliquem-me o que são aqueles + 6 pontos AF auxiliares?
em modo de foco continuo permite que depois de obteres foco num objecto o possas seguir enquanto ele oscila entre os 19 pontos. se apenas tiveres 9, o objecto tem de se manter sobre um dos 9, caso contrario a maquina perde a capacidade de acompanhar o objecto e vai procurar um novo objecto onde focar.

A 7D tem um processador "DIGIC 4 Duplo" e a 5D MII tem apenas um " DIGIC 4".
Quer dizer isso que a 7D é mais rápida a pensar. Com "DIGIC 4" da 5D MII será mais lenta isso traz algum ponto negativo para a fotografia e video?
de uma forma grosseira quer dizer que a maquina tem mais capacidade para processar imagens. no caso da 7D nao seria possivel com apenas um DIGIC4 processar 8 fotos de 18mp por segundo. para a specs da 5D basta um processador.

Em termos de corpo da máquina...
A 7D tem um corpo em liga de magnésio com protecção ambiental isso quer dizer que é mais resistente do que o corpo da 5D MII ou é apenas amiga do ambiente?
Será pela funcionalidade e colocação dos botões que dizem que o corpo da 7D é melhor que a 5D MII?
a selagem deve ser muito semelhante, lembro-me da 5D MKII ter tido umas queixas no inicio, mas creio que se chegou a conclusao que era devido ao grip e que foi corrigido.

PS: atencao que a 100-400 com o TC (seja 1.4 ou 2x) o AF nao vai funcionar correctamente...

para o AF funcionar em condicoes ideias, a lente tem de ter uma abertura constante de f/4 para o TC 1.4x ou f/2.8 para TC 2x

Em relacao a lente macro, depende essencialmente do que queres fotografar (insectos, plantas, objectos em estudio, etc)...
 
Ambas as máquinas são muito boas, melhor só mesmo indo para a topo de gama. Feliz ou infelizmente não sou eu que te poderei dizer se os 3.9fps da 5D são suficientes para ti. Para mim os 3.9fps até chegavam, já o sistema de autofocus e shutter lag da 5D não me chega. Ter um sensor maior não me vai compensar a perda de uma foto.

Lá está não intendo porque não fazeram uma máquina com todas essas modernices de top.
Gostava de ter tudo num só corpo e por isso mesmo não consigo tomar uma decisão.


Quanto ao numero de pontos de foco para objectos em movimento quantos mais melhor, ajudam bastante na opção de foco continuo. Os 6 pontos extras da 5D são para isso mesmo, mas são inferiores aos da 7D. Com mais pontos também te fica mais fácil compor uma foto escolhendo exactamente o que queres.

Se a 5D MII tem 9 + 6 faz um total 15 contra 19 da 7D. São menos 4 pontos que a 5D MII tem.
A diferença já não é assim muita ou talvez é!


Neste caso o poder de processamento não está ligado à qualidade, mas na capacidade de processar informação o mais rapidamente possível. Se a 5DII tivesse 2 "DIGIC 4" muito provavelmente os fps aumentavam para o dobro.

Quer dizer então que a 5D MII é mais lenta no aspecto processar a informação.
Para um profissional talvez tenha em conta isso agora uma pessoa normal isso e relativo.


Se não me engano ambas têm protecção contra elementos. Isto quer dizer que com uma objectiva também com a mesma característica, pode suportar ambientes com poeira, chuva e neve. É uma protecção relativa e nunca bem especificada e pode haver acidentes. Conheço um caso que a chover uma máquina deixou de funcionar, isto porque a capa de protecção do MIC/USB/HDMI estava mal fechada enquanto que todas as outras nunca perderam o pio.

Então a questão da resistencia dos corpos é muito relativa.

Quanto a objectivas, já devias de ter uma menos duvidas :p
São todas diferentes e tentando restringir ainda mais o grupo
16-35mm e 17-40mm - Eu iria para a 16-35mm, um stop extra conta mais que ter um pouco menos de ângulo.
24-70mm e 24-105mm - Vou comprar uma destas 2 brevemente e estou muito inclinado para a 24-70mm, acho que o stop extra compensa-me não ter tanta flexibilidade em distancias focais. Muito provavelmente num futuro terei as duas, isto porque uma não substitui a outra.

Independentemente de escolher um corpo ou outro estava mais virado para a 24-105mm mas também de olhos postos na 16-35mm por ter mais ângulo.
Ou seja comprar as duas não ficaria mal servido?


A 100-400mm é uma objectiva boa, infelizmente um pouco lenta a 100mm, mas a 400mm não é nada má. Se lhe colocares um extensor 2x o AF da máquina não vai funcionar e vais escurecer bastante o viewfinder.

O facto de em 100mm ser lento se comprar a 24-105mm ja me irá compensar nelhor nesse aspescto?
O facto do extensor 2x escurecer o viewfinder isso fui vai influenciar na fotografia?


Macro não é uma área que me interesse muito nem estou muito por dentro do assunto, mas sem duvida que o IS será uma mais valia.

A vantagem das grande angular focal fixa é que terás menos distorção, melhor controlo de luz e por consequência melhor qualidade de imagem, como todas as objectivas de focal fixa em relação às zoom. Mas as zoom neste momento já são muito boas e até chegam para os profissionais.

EDIT: A minha intenção não foi dizer para comprares este ou aquele, apenas dar uma ajuda para escolheres o que queres e muito certamente fui tendencioso para um ou outro lado, ninguém a não ser tu sabe o que realmente quer fazer e o que para mim é perfeito, para ti não serve para nada.

Obrigado desde ja por toda ateção prestada
 
Última edição:
Edit: escrevi isto antes de ver os replies, mas agora também não vou alterar :p

Assusta-me que ali o MEIA também fale de objectivas sem tem em linha de conta o tamanho do sensor, que é a coisa mais importante quando se escolhe a objectiva!

O strobe ou outro user com mais experiencia com certeza explicará melhor, mas uma máquina full-frame usa um rectangulo maior para capturar a imagem. As APS só usam uma fracção deste rectângulo. Isto tem duas implicações:
1. APS só usa a parte central do vidro das objectivas EF. O resto é desperdiçado.
2. O comprimento equivalente das objectivas é multiplicado por 1,6 (exactamente por ser equivalente a fazer um crop à parte central da imagem). Logo uma objectiva de 24mm em full frame é equivalente a 38mm em APS. Isto muda completamente a utilização das objectivas: uma grande angular em FF é normal em APS (28mm->45mm), e uma normal em FF é tele curto em APS (50mm->80mm).



Devido a isto, os fabricantes fazem objectivas mais pequenas, leves e baratas, que só usam a parte central para máquina APS. Neste caso são a gama EF-S.

Por exemplo, ultra grande angular para a 5D é a 16-35 EF. Ultra grande angular para a 7D é a 10-22 EF-S.
 
em modo de foco continuo permite que depois de obteres foco num objecto o possas seguir enquanto ele oscila entre os 19 pontos. se apenas tiveres 9, o objecto tem de se manter sobre um dos 9, caso contrario a maquina perde a capacidade de acompanhar o objecto e vai procurar um novo objecto onde focar.

de uma forma grosseira quer dizer que a maquina tem mais capacidade para processar imagens. no caso da 7D nao seria possivel com apenas um DIGIC4 processar 8 fotos de 18mp por segundo. para a specs da 5D basta um processador.

Quer isso dizer o o Digic 4 para a 5D MII chega e sobra?

a selagem deve ser muito semelhante, lembro-me da 5D MKII ter tido umas queixas no inicio, mas creio que se chegou a conclusao que era devido ao grip e que foi corrigido.

PS: atencao que a 100-400 com o TC (seja 1.4 ou 2x) o AF nao vai funcionar correctamente...

para o AF funcionar em condicoes ideias, a lente tem de ter uma abertura constante de f/4 para o TC 1.4x ou f/2.8 para TC 2x

A 100-400mm funcionará melhor na 7D ou 5D MII? Visto ter esses problemas é aconselhavel não usar extender 2X?

Em relacao a lente macro, depende essencialmente do que queres fotografar (insectos, plantas, objectos em estudio, etc)...

Quero fotograr mais insectos mas tambem plantas. mas o principal são os insectos.



Desculpa as minha perguntas mas à coisas que ainda me faz um bocado de confusão.
 
O facto do extensor 2x escurecer o viewfinder isso fui vai influenciar na fotografia?
nao, mas como o AF nao vai funcionar, vais ter de focar a lente manualmente, e com o viewfinder escuro (é como teres a lente a f/11 com o DOF preview carregado), vai ser dificil veres o que estas a fazer. escusado sera dizer que focar em objectos em movimento sera deveras complicado. eu nao aconselho usar essa lente com conversores (seja 1.4 ou 2x). sei que as 1D conseguem fazer AF a f/8 (100-400 + TC 1.4x), mas não sei qual a capacidade da 5D nem da 7D.

se queres uma ultra grande angular na 7D tens de ir para a 10-22 (que equivale a 16-35 na 5D), a 16-35 na 7D acaba por ser equivalente a uma 26-56 na 5D

a 24-105 na 7D fica uma 38-168, que pode não ser suficientemente wide (dai eu a usar em conjunto c/ 10-22), a vantagem de usar essa lente na 7D e que devido ao crop aproveita principalmente a parte central da lente, onde ela é boa, a mesma lente na 5D ja não é tão boa, faz bastante vinhetagem nos cantos.

EDIT: sim, eles lancam as maquinas com o CPU que for necessário, 1 digic4 na 5D é o suficiente. ou por outras palavras, os FPS da maquina ficam limitados a capacidade de processamento disponivel, se tivesse mais capacidade de processamento na 5D poderias ter mais FPS.
 
Última edição:
Eu estava a falar das objectivas mais despreocupadamente ( e de tudo o resto ) porque pensava que o hfcrebolo sabia a diferença entre sensor full frame e sensor APC-S (e não só). Pela conversa agora vejo que não sabe algumas coisas, supus que soubesse porque está a pensar comprar máquina de gama alta. Assim fica mais complicado e como disse estou a falar do meu caso.

Edit:
Tens quase tudo o que é bom da 7D e da 5D na gama de topo, mas custa muito muito mais.
Os pontos de focagem da 5DII extra são completamente diferentes e têm uma tecnologia diferente, tecnologicamente menos avançada e menos precisa. Também não os podes seleccionar, apenas estão lá escondidos e só são activados em certas circunstancias.
Acho que está explicado porque é que tem 1 ou 2 processadores.
Quanto à resistência aos elementos, sim é relativo, mas aguentam situações em que as que não têm esta protecção falham.
No aspecto das objectivas, tens que ter em atenção à máquina que vais comprar e ou que queres fazer e já te explicaram isso, pensei que soubesses a diferença entre um e outro sensor.
A 100m-400mm ser lenta ( estava a supor que conhecias alguns termos da fotografia ) tem a ver com a abertura da objectiva. Não sei que tipo de conhecimentos tens em relação a isto, se não souberes, procura no google é essencial. O extensor vai influenciar no aspecto que te vai tirar luz, não só no viewfinder, mas também na própria fotografia isto porque para além de aumentar a distância focal por 2x, também perdes dois stops de abertura e o AF da 5DII e 7D não vai funcionar.
 
Última edição:
Eu estava a falar das objectivas mais despreocupadamente ( e de tudo o resto ) porque pensava que o hfcrebolo sabia a diferença entre sensor full frame e sensor APC-S (e não só). Pela conversa agora vejo que não sabe algumas coisas, supus que soubesse porque está a pensar comprar máquina de gama alta. Assim fica mais complicado e como disse estou a falar do meu caso.

Não sei mas ja estou a começar a intender alguma coisa. ;-)
E ja vi que ia cometer um grande erro nas objectivas que ia comprar.
 
Última edição:
Desculpa estar a "roubar" este tópico, mas já que ia criar um com uma pergunta parecida, aproveito e coloco-a aqui. Eu costumo fotografar pessoas, fazer retratos, e tenho uma 550D. Para além disso tenho uma samyang 35mm 1.4, as duas objectivas do pack e a 50mm 1.8. O que acham melhor? Comprar uma 7D e gastar o resto numa 100-400 f 4.5 L e dar mais um pouco para a 24-70 f 2.8 L, ou comprar a 5D e ficar com as objectivas que tenho? Obrigado e mais uma vez desculpa por estar a fazer aqui a pergunta
 
Se as duas objectivas do pack são a EF-S 18-55 e a 55-250, elas não funcionam em maquinas FF (na 5D)

talvez seja melhor criares um topico para ti
 
Quanto a mim, escolher equipamento começando pela máquina é sempre mais difícil que começar pelo lado das objetivas (e escolher pelo tamanho do sensor é um exercício fútil):

- Macros para Canon é fácil: a minha recomendação "padrão" vai sempre para a Canon 100 IS (seja para APS-C ou para full-frame). Qualquer outra macro só mesmo para quem não tenha dúvidas que não quer esta macro em particular (seja por causa do preço ou por causa de alguma necessidade especial que esta macro não satisfaça).

- Como já foi dito, 100-400 com TC é para esquecer, mesmo que seja um TC 1.5x. Se achas que a 100-400 com TC seriam muito importantes no teu set de objetivas, então provavelmente deverás optar pela 7D que, por via da maior densidade de pixeis, equivale a ter qualquer coisa como um TC 1.5x. Ou então pensar numa objetiva ainda mais longa que a 100-400...

- Como já foi dito, em termos de UGA tens a 10-22 EF-S para a APS-C (7D) e a 16-35/2.8 e 17-40/4 para full-frame/5D mk II. Ou seja, há mais (e melhores) opções no campo full-frame. Esta é uma das razões para preferir modelos full-frame na fotografia de paisagens (que usa muito as UGAs). Nas UGAs o AF também é pouco crítico, pelo que a 5D mk II não perde nada em relação à 7D (que tem um AF mais moderno e, segundo dizem, superior).

- No campo dos zooms médios tens sempre as inevitáveis 17-55/2.8 IS EF-S para a 7D e a 24-70/2.8 para 5D mk II. A 24-70 é superior em termos óticos, mas não tem IS (não é grave nesta objetiva, mas pode fazer a diferença). Em tudo o resto estão equiparadas. Depois há outras opções de "elevada qualidade" como a 15-85 e a 24-105.


Por tanto, escolher qual a máquina pode resumir-se a decidir qual das seguintes objetivas pensas usar mais:

100-400 => 7D
UGA => 5D


Depois ainda há outros fatores que interessa ter em conta:

- AF e fps: se já chegaste aos limites da 7D podes ter a certeza com a 5D mk II será pior. Resta-te decidir se é um sacrifício que se justifica ou não. Se não chegaste aos limites da 7D, pode ser que também não chegues aos da 5D mk II, mas será sempre um risco.

- Sensibilidade: a 5D mk II tem cerca de 1 stop e mais qualquer coisinha de vantagem em relação à 7D. Isto para desporto até é bom, mas tendo em conta as outras vantagens da 7D (AF, fps, crop) acaba por se perder. Em paisagens, à partida vais usar tripé e ISOs baixos, pelo que é uma vantagem que acaba por ser irrelevante para ti.

- Vídeo: Vídeo com DSLRs é essencialmente para profissionais que querem conseguir um determinado "look". Se não é o teu caso, então esquece as diferenças entre estas duas máquinas em termos de vídeo. A 7D, por ser mais recente, tem mais "features" em termos de vídeo do que a 5D, mas ambas têm o seu lugar no arsenal dos profissionais pelo que não há nenhuma "clara vencedora" entre as duas.

- Robustez e ergonomia: a 7D é (algo) superior à 5D mk II.


Em qualquer dos casos, é algo ingrato comprar uma destas máquinas agora porque daqui a uns meses devem sair as sucessoras. Segundo os rumores, algumas das desvantagens que a 5D mk II tem em relação à 7D desaparecerão na 5D mk III.


Finalmente, se não tens nada que te prenda à Canon, podes sempre optar por uma Nikon ;)


Qual é a vantagem das objectivas de grande angular com distância focal fixa?

Em Canon são as que têm melhor qualidade ótica. Em Nikon, não há nenhuma vantagem, pois existe a 14-24/2.8 :)
 
Back
Topo