Equipamento Canon EOS R6

m4ndr4ke

Power Member
Ora, em conjunto com a EOS R5, a Canon anunciou também a EOS R6, uma mirrorless profissional mais acessível.


CANON EOS R6

R6-4.jpg


EcRLLg0UYAA-QeN.jpg


EcRLKVEU8AEOg3Y.jpg


R6-6.jpg




  • Sensor de 20,1MP, o mesmo da EOS 1DX Mark III​
  • IBIS até 5 stops, a trabalhar em conjunto com IS das lentes RF, podendo o conjunto chegar até 8 stops de estabilização​
  • 12fps mecânico, 20fps electrónico​
  • Dupla slot de cartões de memória, SD UHS-II​
  • Joystick para controlo de AF (não parece ser como o da 1DX Mark III, deve ser o tradicional)​
  • Sem touch-bar​
  • Ecrã articulado​
  • 4K até 60fps​
  • Dual Pixel AF em todos os modos, com cobertura de 100% do sensor​
  • Processador Digic X​
  • Eye AF, Face AF, Body AF, e detecção de animais com tracking​
  • Autofocus sensível até EV-6,5​

Todas as especificações já disponíveis no site da Canon.

https://www.canon.pt/cameras/eos-r6/

Preço:
2.849€ body only em Portugal, IVA incluído


Onde experimentar (link do site Canon Portugal), tirado daqui:

https://canon.a.bigcontent.io/v1/static/where-to-try-pt


 
Última edição:
Bom, a R5 é o monstro, sem dúvida, mas esta é a que me põe a fazer contas à vida..

Se tudo corresse bem, imaginava-me perfeitamente a arranjar uma destas no futuro. Não tenho absolutamente nada a apontar-lhe, nem mesmo os 20MP me incomodam. Troco de barato os 6MP extra que tenho na 6D Mark II pelo desempenho acrescido em ISO elevado. Aquando do lançamento da 1DX Mark III, a Canon indicou que o novo sensor permitia mais 1 stop no ISO elevado mantendo a qualidade.

Mas nunca para já. Eu evito sempre os preços de lançamento. Talvez lá para o início de 2022...novamente, se tudo correr bem até lá :)
 
@TheMadyor porque tem especificações ao nível de qualquer outra considerada "profissional", mas sem LCD...
Penso que seja a primeira canon "profissional" sem o LCD (pelo menos nos últimos anos), mas talvez seja o início de uma mudança no paradigma. Não vejo mal nisso.
As grandes diferenças entre as duas estão no vídeo e sensor (que o da R6 poderá nem ser inferior ao da R5, dependendo do uso que é dado à máquina).
Olhando às especificações e preço da 1Dx, achava que a R5 viria na casa dos €5000 e a R6 nos €3000. Assim, do que vi, considero um preço justo para o que oferecem (R5 e R6) e uma diferença nos preços entre as duas condizentes com as reais diferenças entre elas...
 
Última edição:
Melhor qualidade de construção, maior esperança de vida do obturador (salvo erro, nesta é 200.000 disparos), dupla slot de cartões de memória, ocular de boa qualidade (oled a 120fps com ~3,7M de píxeis), velocidade de obturador mecânico até 1/8000s, joystick e todos os dials que a Canon mete nas câmaras de gama elevada...Onde está a dúvida de que é esta uma câmara profissional? :)

A propósito, não sei se repararam mas a R6 consegue focar com menos meio stop de luz do que a R5 (EV-6,5 vs EV-6).
Estas câmaras vêem melhor do que os nossos olhos no escuro (e já a R via).
Mas para atingir tal desempenho de focagem, só com lentes f/1.2

A ausência do LCD em cima é algo que não compreendo, confesso. Eu utilizo bastante aquilo, mas também penso que conseguiria passar sem ele, até porque muitas vezes ele se revela inútil, pelo facto de se apagar quando a câmara entra em standby.
De qualquer forma, estas câmaras têm sensor de proximidade por baixo do ocular, de maneira que dá perfeitamente para andar com o ecrã traseiro ligado enquanto se opera a câmara.
 
Última edição:
E ele nesta review usou apenas a 24-240mm f/4-6.3. Na da R5 usou creio que a RF 70-200mm f/2.8 (já não me recordo bem, mas sei que era uma zoom f/2.8).

Mas e o detalhe que este sensor resolve? Supera os 26MP da minha 6D Mark II e da ***** 8|
Nota-se mesmo que é um sensor doutra gama.

O Jared Polin aqui mostra mais do mesmo, com a EF 400mm f/2.8 e a Sigma EF 70-200mm f/2.8 Sports:
 
Vale a pena em relação à A7III da Sony? Há uma diferença de aprox. 1000€.

Exactamente o que eu pensei e não vale. Se o preço fosse mais próximo, mas mais compensa ter 2 a7iii :-)

Acho que sony está bem lançada e eu não me vejo a trocar tão depressa, tendo as lentes canon a funcionar tão bem no corpo sony :-)
 
Depende do que se vai fotografar, isso questionado assim é muito vago.
Para o que exigir rapidez da câmara, a R6 é consideravelmente superior, sendo comparável a uma a9
 
Não sou profissional, aliás como a grande maioria dos users aqui, mesmo percebendo de fotografia, não o devem ser.

Doris que a A73 dá para tudo basicamente. Retrato eye tracking. Sports porque tem um fps alto. Paisagem porque tem a melhor gama dinâmica que existe para o preço e posição no mercado. 24mpx para crops engraçados. Tens muita margem até. Desempenho a ISO elevado excelente indo até 6400 sem grandes problemas.
Com os 1k paus podes comprar a tamron f2.8 que é versátil ou duas lentes prime sigma 35 1.4 e a sony 85 1.8.
 
Não sou profissional, aliás como a grande maioria dos users aqui, mesmo percebendo de fotografia, não o devem ser.
Tudo bem, mas o que quero dizer é que R6 e a7 III não são câmaras concorrentes.

A R6 compete com a a9, e em gray market elas até têm as duas exactamente o mesmo preço.

Comparando com a a9, a R6 tem menor resolução, mas tem, por exemplo, mais velocidade em obturador mecânico (12fps vs 5fps).
 
Não, a R6 não compete com a A9. A R6 tem menos 2 anos do que a A7 III, apenas isso, mas são ambas do mesmo segmento. A A9 já tem mais 3 anos, daí o preço em GM. Nem a R5 compete com a A9, compete sim com a A7 RIV. A A9 e a A9 II são a gama de topo profissional da Sony. Quando a Canon lançar a R1, aí sim estará a competir com a A9 II (ou III se entretanto sair).
 
Se a marca baixa o preço e continua a vender a mesma câmara, a meu ver, sujeita-se a que lhe apareçam concorrentes mais tarde, e já com o novo preço. Isso não faz com que lhe sejam menos concorrentes.
A primeira a9 ainda está à venda no site da Sony, a preço inferior ao de lançamento. Não a descontinuaram nem a esconderam.

Uma hipotética R1 não terá o preço da a9 II, nem no lançamento nem depois. Conta com pelo menos 150% do seu valor, à semelhança da 1DX Mark III. Não serão concorrentes.
 
Sim, a estratégia da Sony de manter os modelos antigos em comercialização é única (veja-se as RX100, que a Sony mantém os 7 modelos todos em comercialização). Mas a realidade é que a A9 é de um segmento superior, já com 3 anos, mas que agora custa menos. Dá mais possibilidade de escolha a quem quer comprar uma máquina, entre um modelo de gama superior mas mais antigo ou um modelo mais recente de gama inferior.

Mas o segmento da R6 é o segmento da A7 III - não é à toda que a DPReview faz o comparativo com a A7 III lá no meio:

d46NxV5.png


in https://www.dpreview.com/reviews/canon-eos-r6-review/2

Se calhar daqui a 1 ano sai a A7 IV, mais cara que a R6, e não será por isso que a concorrente dela passa a ser a R5
 
Back
Topo