Canon lança o Irista, um novo serviço cloud

jota x300

Power Member
Homepage

Tal como conhece o Dropbox, a iCloud, a Meo Cloud ou o Drive da Google também irá gostar de saber que a Canon, um dos nomes sonantes do mundo da fotografia, lançou o Irista, um serviço que lhe oferece 10GB de espaço na cloud!

Este é um serviço que foi pensado e desenhado para fotógrafos, isso quer dizer que certas limitações existentes noutros serviços cloud, aqui não existe. Um dessas limitações é o tamanho do ficheiro de imagem carregado, no Irista não existe uma limitação.

A Canon promete para breve uma actualização ao serviço que permita carregar vídeo, o que tornará o serviço ainda mais vantajoso para os profissionais da imagem e também para qualquer um dos mortais que queira usar este serviço, afinal são 10GB de alojamento gratuito e desenhado para ser ocupado por fotografias… mas atenção, se estamos a falar de um serviço dedicado a fotografias é bom perceber que apenas são suportadas fotografias nos formato .JPEG e .RAW. Mesmo estas têm devem ter informação EXIF, caso contrario teremos de o carregar manualmente ou enviar as imagens com informação EXIF genérica.

imagem_canon02_small.jpg


Outro aspecto que é essencial para quem trabalha com fotografia é o suporte para receber e organizar grandes quantidades de fotografias, isso também está garantido no Irista. O serviço permite, para já, usar duas formas para carregar os ficheiros. Podemos usar o browser, carregar via web ou descarregar o cliente para Mac OS X.

imagem_canon03_small.jpg


Depois há particularidades que vai gostar, por exemplo as funcionalidades de partilha, onde o utilizador pode partilhar uma imagem no Facebook e Flikr e fazer o track dos comentários e “Likes”. Claro que este serviço oferece somente 10GB, o que não é grande espaço para quem usa a fotografia em modo profissional, mas a Canon definiu o seu modelo de negócio, para quem precisar de mais espaço. Por exemplo, a Canon disponibiliza 50GB por cinco euros mês ou 100GB pelo preço de 11 euros mês.


A Canon certamente estará já a pensar na valorização deste serviço juntamente com os seus produtos e não será de estranhar que em breve teremos novidades, mas para já este é o serviço que pode usar para organizar a sua biblioteca de fotografias onde poderá mesmo criar álbuns dos seus clientes, funcionalidade que vai encontrar dentro do serviço.

Fonte Notícia
 
Back
Topo