Canon M50, 800D ou outra?

APedro SSD's, embora extremamente rapidos, talvez nao sejam a solucao ideal para armazenamento... Aqui tenho 4Tb (Raid 2x4Tb) e tranquilo.

Actualmente devo ir a 50% de utilizacao e vao fotos (raw+jpeg), documentos, filmes, musicas, etc.
 
Nem mais...em SSD o preço por GB aumenta imenso.
E, pessoalmente, não noto diferenças na performance entre ter RAW’s no SSD do portátil ou no disco de pratos ligado por USB. Os problemas de desempenho são do Lightroom, não do computador, por isso não acho que valha a pena optar por SSD para isso.

Actualmente vou gerindo os RAW’s entre o disco interno de 250GB e o externo de 750GB, mas tenho um disco de 3TB prontinho para começar a ser usado quando precisar. Ainda não tenho assim tanto conteúdo (não guardo em RAW literalmente tudo o que disparo, só o que considero importante). O meu catálogo tem perto de 9.000 RAW’s.

Para documentos, filmes, músicas, e tudo o resto que não sejam RAW’s, tenho outro disco de 2TB que ligo quando preciso.
 
Mas eu tenho uma time capsule de 2TB que só serve mesmo para armazenamento.

Eu tenho andado a pensar em adquirir dois tipos de armazenamento: 1. HDD para duplicar tudo o que tenho guardado 2. Vários SSD's / 1 SSD de maior capacidade para a biblioteca.

Vi no outro dia um ssd de 1TB a 190€.

Cada vez estão mais acessíveis.
 
APedro, um disco de pratos externo de 2.5” de 1TB custa 50€ :P
Por cento e tal euros compras um de 4TB.

Eu ainda continuo a achar muita diferença
 
tem de se ver o sistema como um todo...

O Sistema EOS-M tem muito poucas objectivas e com o lançamento das EOS-R duvido que a Canon se foque neste sistema nos próximos tempos, se não acabar com ele já não é mau...

E se quiseres adaptar objectivas, o factores compacto e ergonomia vão pela janela fora, e mais, acresce o valor que tens de gastar no adaptador (uns €120)...

Para mim a melhor opção é ir full mirrorless, e aí há melhores opções do que a Canon
ou uma SLR bastante pequena, tipo 1200D para aproveitares o que tens
 
Neste momento estou muito mais 800D que outra qualquer, pelos reviews, pelas opiniões que o pessoal também deu aqui no fórum e também porque uma câmera é muito mais que um sensor, e nunca a poria ao lado de uma 1200D. Mas vou esperar pela black friday, já não falta muito.

Aproveito para vos perguntar, conhecem a loja do rinoceronte? Algum feedback? Ou mais vale gastar um pouco mais e ir pela Amazon?
 
Mas para colocares a biblioteca do lightroom? Em termos de performance fica muito atrás...
É exactamente disso que falei lá atrás...eu não noto diferença entre ter os RAW's no SSD ou no disco externo (de pratos).
E o SSD deste macbook é realmente muito bom, já o testei e lê a ~2.8GB/s e escreve a ~2.1GB/s.

Neste momento estou muito mais 800D que outra qualquer, pelos reviews, pelas opiniões que o pessoal também deu aqui no fórum e também porque uma câmera é muito mais que um sensor, e nunca a poria ao lado de uma 1200D. Mas vou esperar pela black friday, já não falta muito.
Sim, tenho que concordar. Aliás, eu passei duma 1200D para uma 80D. Se fosse para uma reflex pequena, havendo orçamento, era a 200D.

Mas a 800D é mais completa, sem dúvida. Vais é sacrificar um bocado a portabilidade, a partir do momento em que escolhas DSLR. Mas é o sistema em que já estás.
 
'full mirrorless' não era para ir para 'full frame' :D

era para ir para um sistema mirrorless com lentes mirrorless -> 'full mirrorless' e não 'full frame mirrorless'
 
Encontrei agora este tópico e espero que o user que o iniciou não se importe que também adicione contributo.

Vendi recentemente a minha Ricoh GR II que utilizava apenas para viagens e street photography.

E estava no mercado á procura de uma DSLR básica estilo 200D x Nikon D5600.

Aqui a questão dos pontos de focagem era um pro-nikon.

Apesar de ainda não ter excluído a Nikon (estou atento aos usados) a minha indecisão neste momento é entre a 200D e a M50. 440€ vs 500€..

Dos mil reviews que vi, acabo sempre por ir parar aos mesmos pontos.

É verdade que a M50 é mais moderna em termos de SW, mas por exemplo em vídeo os 4k não são propriamente uma boa opção, muito ruído e má focagem.

Os quase 143 pontos de focagem de algumas lentes na M50 são bons para ambientes de desporto ou eventos.
Na aquisição da M50 é quase obrigatória a inclusão do adaptador que permita outras lentes.

Mirroless tendem a desvalorizar mais que as DSLR.

Ainda assim, estou muito 50/50 entre as duas...
 
Encontrei agora este tópico e espero que o user que o iniciou não se importe que também adicione contributo.
Mirroless tendem a desvalorizar mais que as DSLR.

Por acaso não tinha nada essa ideia. Isto é verdade?
E mesmo que seja provavelmente não será o futuro. As DSLR irão eventualmente "acabar" em favor das Mirrorless.
 
Acho que é óbvio que as dSLR são uma tecnologia mais "estagnada", que vai levar o seu tempo a desaparecer, mas vai desaparecer. Ter ali o trambolho do espelho não faz sentido actualmente.

Se as lentes fossem totalmente compatíveis, as dSLR já estavam a caminho do desaparecimento. Com a Sony a trabalhar assim, os milhares de euros que os profissionais têm investidos em lentes, são o principal motivo pelo qual hoje em dia eles vão comprar outro corpo Canon ou Nikon.

O problema é que muitos sistemas mirrorless ainda estão verdes e ainda não se sabe se vieram para ficar e podem desaparecer e o sistema deixar de ter suporte, como a Nikon 1 por exemplo.

Eu continuo e vou continuar a investir em dSLR porque é um sistema mais barato que me permite ter muitas lentes diferentes, com qualidade a um baixo preço. Vou fazer investimento mais moderado em mirrorless, porque só a tenho por causa do tamanho (a tecnologia extra é bem vinda, mas não é o motivo).

Acho que só podemos considerar que as Mirrorless desvalorizam mais, por ser uma tecnologia mais dinânica, com modelos novos a aparecer em todas as marcas e por isso, os antigos têm de baixar de preço. Também é uma tecnologia "mal limada" por isso, por vezes, modelos novos querem dizer evolução, enquanto por exemplo uma D5300, uma D5500 ou uma D5600 é quase a mesma coisa, motivo pelo qual a D5300 não pode baixar muito de preço, porque canibaliza as vendas das mais recentes.
 
A minha indecisão resume-se a isto.

M50 x 200d x 800d x D5600

zpawy.png
 
O problema é se a diferença de tamanho para ti é realmente importante ou não. O facto de teres pessoas próximas com Canon e com lentes que não são apenas a de kit, levar-me-ia sempre para uma dSLR Canon (e eu sou utilizador Nikon), porque em termos de desempenho, vais ficar bem servido com qualquer uma.
 
Back
Topo