Canon M6 vs Nikon D5600

luckystriked

Power Member
Bom dia

Ando à procura de uma máquina nova e confesso que ando surpreendido com as Mirrorless apesar de ser utilizador de dslr desde miúdo por influência dos mais velhos da casa. Percebo o que mudou de umas para as outras mas ainda estou um pouco perdido em termos de output. Em termos de usabilidade , qualidade de fotografia quais as diferenças? O que se perde numa e noutra ? neste momento estou entre q Canon M6 e a Nikon D5600. Alguém quer dar opinião? Obrigado
 
nunca olhei muito para a M6 portanto nao posso falar dela, contudo fiz uma boa pesquisa entre as mirrorless e fiquei com ideia que ainda não seria desta que comprava uma, provavelmente na próxima geração já devo comprar.

Mas acabei por comprar uma D5600 e estou muito satisfeito com ela, zero problemas excepto um bug (ou não, tenho de pesquisar isso) irritante com o intervalometro interno que por vezes diz que não esta disponivel, o que tenho que desligar e ligar a camera e já fica OK.
Não é algo que incomode muita gente, mas eu que faço secções de varias horas em astrofotografia, é irritante as vezes.

Numa comparação geral rapida entre as duas por valores fixos

++ Canon EOS M6
peso (-75g)
formato

++ Nikon D5600
viewvinder
bateria (820 vs 300 fotos)
flash (12m vs 5m)
sensor maior (só 10%)


na minha opinião a M6 só se justificava pelo formato tudo o resto a d5600 é melhor IMO, especialmente a bateria, que dura mais do dobro.


Canon-EOS-M6-vs-Nikon-D5600-size-comparison.jpg

Canon-EOS-M6-vs-Nikon-D5600-top-view-size-comparison.jpg



edit, esqueci de referir, um dos motivos que ainda penso que as mirrorless estão "verdes", é teres muito menos escolhas de lentes, para a D5600 tens umas 300 e para a M6, umas 15.
 
Devias considerar a Canon M5 vs a D5600.
Tem mais lógica.

Falando de forma muito crua, uma mirrorless é, no geral, uma máquina mais rápida em condições ideais.
Geralmente com mais pontos de foco, focus peaking (que é uma coisa muito boa), algumas com sensores estabilizados (penso que as Canon não têm, ou só têm para vídeo), quase todas com ecrãs articulados e touch.
São também mais pequenas, leves e, geralmente, com um sistema de lentes a acompanhar o formato compacto (o que ainda não é o caso da Canon).

Virava-me mais para uma Fujifilm X-T2/20 do que para uma Canon M5 ou M6 - no caso de querer um sensor APS-C.
No entanto, e na minha opinião, o sistema que mais oferece é MFT (Olympus e Panasonic).

Entre as duas, acho que ia para a D5600...
Mas, mais uma vez, não faz grande sentido a comparação.

Cumps
 
como nao seguieste o procedimento das regras, não chegaste a por outras informações, qual a ideia de uso da maquina?

como disse entre essas duas praticamente a única vantagem é o corpo mais pequeno da M6, nem o peso é assim tão diferente, tudo o resto a d5600 é igual ou melhor.
 
como nao seguieste o procedimento das regras, não chegaste a por outras informações, qual a ideia de uso da maquina?

como disse entre essas duas praticamente a única vantagem é o corpo mais pequeno da M6, nem o peso é assim tão diferente, tudo o resto a d5600 é igual ou melhor.
Em termos práticos, o que acontece com a tua d5600? O tal problema....
 
Há ok, é como escrevi, se a maquina estiver ligada a algum tempo, se for ao menu para abrir o submenu de intervalometro, aparece uma mensagem a dizer que essa opção nao esta disponivel na situação actual (normalmente estou em manual, e bateria >30%, que era o que pensei ser o problema, mas tambem por talvez estar muito frio).

Desligando e ligando a camera, já posso entrar no menu e activar o intervalometro.


edit, perdi uns instantes e penso que sei o porque, nao podes iniciar o processo tendo o liveview activado, o que é possivel que esteja activado quando andava a fazer esses testes, e desligar/ligar a camera reverte para o liveview off.

Proxima vez que aconteça vou tentar lembrar-me disso.

The Time lapse feature in supported Nikon DSLR cameras is not available in the following modes:
  • Live View
  • with a shutter speed setting of bulb
  • Bracketing
  • HDR (High Dynamic Range)
  • Multiple Exposure
  • Interval Timer photography

** Also be sure to set the camera DATE / TIME or the Time Lapse will not be accessible.
 
Última edição:
Há ok, é como escrevi, se a maquina estiver ligada a algum tempo, se for ao menu para abrir o submenu de intervalometro, aparece uma mensagem a dizer que essa opção nao esta disponivel na situação actual (normalmente estou em manual, e bateria >30%, que era o que pensei ser o problema, mas tambem por talvez estar muito frio).

Desligando e ligando a camera, já posso entrar no menu e activar o intervalometro.


edit, perdi uns instantes e penso que sei o porque, nao podes iniciar o processo tendo o liveview activado, o que é possivel que esteja activado quando andava a fazer esses testes, e desligar/ligar a camera reverte para o liveview off.

Proxima vez que aconteça vou tentar lembrar-me disso.
Estava apenas a perguntar porque tive uma d5500 que é praticament identica e apos tirar algumas fotos seguidos ela por vezes começava a ficar cada vez mais lenta a fazer lock no auto focus e consequente disparo. Pensei que fosse algo desse genero.
 
nesse aspecto é impecavel zero problemas.

O que te devia estar a acontecer é ficares sem buffer e o cartão não conseguir acompanhar.
E provavel. Ja te chegou a acontecer? Eu tenho actualmente uma sony a6000 mas estou a ponderar vender e voltar a esta nikon. Gosto muito da a6000, e compacta, tenho imensa tecnologia (ver as fotos no evf e muito nice) e confortavel na mao e a luz do dia e algo super pratico e capaz de tirar excelente fotos, mas em luz baixa ela acaba por compromenter muito. Mesmo num quarto com uma luz moderada de candeeiro ja comeco a sentir que a maquina comeca a vassilar. Quanto menos luz mais tempo demora a sony a focar e a reagir e exitem alturas em que se torna demasiado penoso e se perde o momento e o prazer de fotografar.

O meu medo e voltar esta nikon e sair algo novo em breve.... e que a d5600, d5500 e d5300 sao interiormente basicamente a mesma camara pelo que deduzo que uma d5700 deve estar para breve. Eu gosto desta nikon em especifico pelo formato. E a dslr mais confortavel em que alguma vez peguei e nao e muito maior que uma a6000, mantendo ou mesmo melhorando a qualidade de imagem.
 
Última edição:
Pois Miguel, eu tinha-te avisado em relação aos “problemas” da Sony (problemas comuns a muitas mirrorless - ainda por cima das mais antigas)...

Ainda não há nenhuma mirrorless a focar tão bem, no escuro, como uma DSLR.
Se isso te incomoda, volta para DSLR, não tem mal nenhum.

Mas vai logo para uma que valha a pena.
Porque não ponderas antes uma D7200?
É uma máquina super equilibrada, boa em tudo quase, e está a descer no preço...

Eu, se tivesse que ter uma DSLR APS-C (na verdade não precisava de mais que isso, mas pronto :p) ia escolher ou a D7200 ou a 7500.
Não existe muita concorrência para essas duas.

Cumps
 
@MylleZ tinhas razão. Mas acredita que gosto mesmo muito da a6000. Pelo formato, pela qualidade de foto e video, pelos menus.... Só e pena este shortcoming. E que fotos a noite e para esquecer..... Já fotografar o pinheiro de natal em frente a câmera do porto de noite foi um desafio. Lá se safou, mas isso já e mesmo no limite daquilo que ela consegue fazer sem se começar a engasgar.
Ainda por cima agora mudei de casa e tenho mega terraco para jantaradas no veraone tenhona certeza que ai a a6000 me vai deixar mal uma ou outra vez.
Foi pena ter deixado passar a a6300 a 599 na bf.... Talvez esta já não comprometesse tanto...

Eu sei que a d7200 e uma câmera muito mais completa, mas aquilo e um canhão e eu não queria alterar muito o formato.
as ja agora, d7200 onde a 500/600 paus?
A d7500 já e bem mais cara.

Mas achas um erro investir na d5600 agora?
 
Última edição:
@MylleZ tinhas razão. Mas acredita que gosto mesmo muito da a6000.

Eu sei que a d7200 e uma câmera muito mais completa, mas aquilo e um canhão e eu não queria alterar muito o formato.
as ja agora, d7200 onde a 500/600 paus?
A d7500 já e bem mais cara.

Mas achas um erro investir na d5600 agora?

Por esses valores não encontras a n ser no grey market e só corpo. Para mim que não vai ser um uso profissional mas mais “amador”/pratico prefiro poupar uns euros e depois investir numa lente e comprar a D5600 que traz lcd articulado, melhor ligação ao telemóvel etc.
 
Por esses valores não encontras a n ser no grey market e só corpo. Para mim que não vai ser um uso profissional mas mais “amador”/pratico prefiro poupar uns euros e depois investir numa lente e comprar a D5600 que traz lcd articulado, melhor ligação ao telemóvel etc.
Era o que estava a pensar também. Nem tanto pelo ecrã mas pela conectividade. Nesse aspecto a Sony e muito porreira, simples e rapido. A d5500 com a APP anterior (wmu) era uma treta mas parece que o snapbridge já veio melhorar a coisa pelo que tenho lido....
 
Mas dizem que a conectividade da D5600 até apresenta alguns problemas. Não sei se é um tema de software que possa ser corrigível no futuro. Tenho acompanhado este tópico porque eu própio queria comprar um Nikon até 700€ e andava atrás da D5600 mas ouvi dizer que ia sair a D5700 e estava a pensar aguardar por uma descida do preço da D5600.
 
Mas dizem que a conectividade da D5600 até apresenta alguns problemas. Não sei se é um tema de software que possa ser corrigível no futuro. Tenho acompanhado este tópico porque eu própio queria comprar um Nikon até 700€ e andava atrás da D5600 mas ouvi dizer que ia sair a D5700 e estava a pensar aguardar por uma descida do preço da D5600.

Que problemas?

Se sair uma d5700 nao vai custar 700 euros de certeza....aponta mais para os 800 se não 900 com lente kit.

@MylleZ
Achas um erro voltar a d5600 atualmente? Consigo despachar a minha Sony por 500. Não queria estar a gastar mais que 100 paus alem dos 500 da venda. Atualmente a d5600 esta a 600 na amazon.
Neste orçamento existe atualmente a canon 200d, provavelmente a 750 e 760d e depois existem claro as novas 800d e 77d mas ai ja estamos a ir para lá dos 700 euros.
Mas sinceramente gosto do detalhe dos sensores Sony logo gostava de me manter na nikon ou Sony.

Eu tenhon debaixo de olho o corpo de uma d7200 por 800 e com 2 anos de garantia, mas como te disse e muito calhamaço e ja começa a ser muito dinheiro.
 
A sério que notas a diferença do "detalhe dos sensores"?

Acho que podes notar a diferença do detalhe das lentes...

Tu passas a vida a tentar mudar de máquina. Tenta explorar e aproveitar o que tens que é óptimo .

Acho que sempre que arranjas uma máquina começas a procurar defeitos em vez de te preocupares em tirar boas fotos.

Parece-me tb que estás meio "viciado" nisto de analisar as máquinas ao detalhe e tentar escolher a melhor máquina de todas e isso não existe.
 
A sério que notas a diferença do "detalhe dos sensores"?

Acho que podes notar a diferença do detalhe das lentes...

Tu passas a vida a tentar mudar de máquina. Tenta explorar e aproveitar o que tens que é óptimo .

Acho que sempre que arranjas uma máquina começas a procurar defeitos em vez de te preocupares em tirar boas fotos.

Parece-me tb que estás meio "viciado" nisto de analisar as máquinas ao detalhe e tentar escolher a melhor máquina de todas e isso não existe.
Nunca testei canon atenção. Estou apenas a falar da experiencia que tenho com nikon e Sony e em termos de detalhe e resolucao das fotps gostei muito de ambas.

Já tenho a Sony ha meio ano, como disse atrás eu gosto dela. Mas ja me deixou ficar mal muitas vezes. Se a performance em luz moderarada não fosse assim estava completamente satisfeito. Já perdi fotos e momentos cruciais por a máquina começar a ficar cada vez mais lenta em situações de luz moderada.
Fotografar o batizado do meu afilhado dentro da igreja foi um suplicio.... fotos dentro de casa em luz moderada, ainda ontem em alguma situações a fotografar a minha filha com o fato de carnaval ela começava a não querer focar mediante determinada iluminação.

Ha uns tempos ate poderia estar a dar numa de viciado na analise do que era melhor ou nao mas neste momento estou ate bastante determinado a voltar a d5600 pois tanto eu como a minha namorada já chegamos a conclusão que a nikon d5500 que tivemos antes não comprometia tanto como esta a6000.

Tenho pena pois adoro o formato, adoro os menus, a conectividade, o grip, o video.... Mas se ela me deixa ficar mal naquilo que mais quero que e tirar fotos....
 
Última edição:
Back
Topo