1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Canon; Nikon; Olympus ou Panasonic

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por zurk666, 27 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 2329)

  1. Estou a pensar comprar uma máquina digital, mas a indecisão é grande.
    Requisitos:

    Compacta
    Ter flash
    Possibilidade de fotografar em movimento, sem ficar tremida.
    Fotografar em locais escuros, sem ficar imperceptível (mesmo com fraca iluminação).
    Uma boa objectiva, para fotografias macro (tenho um aquário de recife, que tb é alvo de fotografia) e para fotos panorâmicas
    Rápida a fotografar ('click' e já está)
    Não gastar + de 400€

    Estou inclinado para a Canon Powershot SX10 IS.

    Tenho uma Olympus C-770, mas, tenho alguma dificuldade em 'acertar' com as fotos.
    Fotos dentro de casa, ficam mto escuras.
    As fotos ficam-me, uma grande parte das vezes, tremidas.
    E o tempo (velocidade / obturação !?) que leva, desde que carrego no botão, até que a foto saia, é considerável. Aponto para os peixes, e quando olho para o resultado final, já o cardume desapareceu, só ficam os corais.

    Ultima informação: necessito de uma máquina à prova de 'nabos', já que os conhecimentos da coisa, são mto reduzidos (os problemas referidos, até podem ser por culpa do utilizador, e não da máquina).

    Pelo que tenho lido aqui, a Nikon; a Olympus e a Panasonic tb têm máquinas mto boas.
    Tenho medo de voltar a comprar uma máquina desajustada para o objectivo.

    Obrigado


    PC
     
  2. cardosoaac

    cardosoaac Power Member

    A Canon SX10 talvez seja a melhor opção para o que pretendes! No entanto, existem outras opções que te podem ficar mais em conta e que também vão de encontro ao que pretendes: Fuji F100fs (embora não tenha uma angular verdadeira!), a Panasonic TZ4 ou TZ5 (embora perca detalhe em ambientes pouco iluminados), a Canon SX100 ou a SX110 (mas a lente só começa nos 35mm) são tudo boas opções com os seus pós e contras...
     
  3. Olá Cardosoaac,

    Já experimentaste a Canon ? Gostaria de trocar algumas experiências.
     
  4. cardosoaac

    cardosoaac Power Member

    Actualmente a máquina que tenho é uma Canon! Claro que podemos trocar uma ideias, aliás, a grande vantagem deste tipo de fóruns é mesmo essa...;)
     
    Última edição: 27 de Fevereiro de 2009
  5. Olá cardosoaac,

    Uma das grandes prioridades é a capacidade de resposta imediata das máquinas.
    Mas, coloca-se uma questão. Será que a funcionalidade de foto imediata (tipo: click'n'go) não é característica das máquinas analógicas, e as digitais não se lhes conseguem equiparar ?
    Tenho uma ideia mto positiva das Canon, mas, será que, como todas as grandes marcas, não corro o risco de estar a pagar a marca, podendo haver máquinas equiparadas a melhor preço ?
     
  6. Arrakis_Dune

    Arrakis_Dune Power Member

  7. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Ele deve estar a referir-se ao lag do obturador. Nas compactas vai existir sempre, umas mais outras menos. As únicas máquinas que praticamente se podem equiparar às analógicas são as SLRs.
     
  8. Arrakis_Dune

    Arrakis_Dune Power Member

    Sim no entanto, com a minha analogica, com o iso no máximo, e a maior abertura, o shutter lag era minimo, logo talvez nao seja isso..

    NO entanto, lag existe sempre, mas acho que percebes onde quis chegar

    Abraços
     
  9. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Analógica com ISO no máximo?!
     
  10. Olá, novamente

    Arrakis, a minha ideia não é errada, o desconhecimento é que é grande. :lol:
    Provavelmente essas são as causas, mas, ainda assim, algumas máquinas conseguem dar uma melhor resposta que outras.

    Ao que me refiro exactamente é ao tempo que leva, desde que carrego no botão, até que a foto fique 'gravada'; por isso referi que tenho dificuldade em fotografar peixes. Não param quietos.

    Mas acho que o Rui tem razão, deve ser o diferencial do obturador (já vou conhecendo os nomes).

    Na minha Olympus (C-770), a velocidade do obturador é 16 – 1/1000 seg.
    Na Canon Powershot SX10 IS, a velocidade do obturador é 1/8 - 1/3200 seg. (predefinição) e de 15 - 1/3200 seg. (alcance total - varia consoante o modo de disparo).

    Para além disso, umas das grande diferenças assenta na estabilização de imagem, que a Canon dispõe (tipo intermutável), e a Olympus não tem.
    Isso deve explicar as fotos ficarem tremidas, certo ?

    Obrigado


    PC
     
  11. cardosoaac

    cardosoaac Power Member

    O tempo que leva desde que carregas no botão até que a foto fique gravada depende, essencialmente, do processamento da máquina e da velocidade de escrita do cartão!
    A velocidade de obturação é diferente, com a prioridade ao obturador tu é que escolhes a velocidade que queres para "congelar" o movimento e se a combinação velocidade de obturação, abertura da lente e ISO for equilibrada, em princípio, a foto sai bem!
    A gama Powershot da canon é uma excelente opção para quem quer, numa compacta, agrupar p&s e modos manuais e em função da qualidade que oferece, fica muito em conta em termos de preço!
     
  12. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Mais uma vez: "velocidade do obturador" e "atraso do obturador" são duas coisas diferentes. O primeiro indica o tempo que o sensor/filme fica exposto à luz, o segundo indica quanto tempo decorre entre o momento em que o fotógrafo presiona o botão até ao momento em que o obturador começa a ficar exposto à luz.

    As gamas que referes são "velocidades" e não o "atraso", que é praticamente constante para uma determinada máquina. Pelo que pesquisei, no caso da Oly C-770 o lag é de 0.2 segundos sem contar com o autofocus, enquanto que a Canon SX10 é menos de 0.2 segundos incluindo o autofocus.

    As fotos ficarem tremidas devem-se fundamentalmente ao fotógrafo ou o objecto fotografado terem-se mexido "visivelmente" durante o tempo de exposição. O movimento do fotógrafo pode eliminar-se ou reduzir-se com estabilização de imagem, um tripé, uma boa técnica/postura ou um obturador mais rápido. O movimento do objecto só pode eliminar-se com um obturador mais rápido.
     
  13. Olá a todos,

    Antes de mais, obrigado pela ajuda, os vossos posts têm sido da máxima importância, e tem-me ajudado a perceber melhor isto das máquinas.

    Tenho estado a pesquisar mais coisas e a testar a máquina que tenho, noutra perspectiva.
    Mas, julgo que a Canon encerra a melhor escolha.
    Que filtros / lentes posso colocar nesta máquina ?

    Já vi umas imagens de uma com uma espécie de 'pala' para o sol, mas na página da marca, não identifico nada que seja 'compatível' com esta máquina.

    Aproveito para colocar outra questão; como estou prestes a ir fazer mergulho nas Maldivas, gostaria de tirar algumas fotos debaixo de água. A única possibilidade que encontro, são umas bolsas estanque, que podem ser usadas até 5mt de profundidade.
    Alguém conhece isto: http://www.*****.com/pt/pt/56859/art/aquapac/bolsa-estanque-441.html
    Abraço


    Pedro Cruz
     
  14. cardosoaac

    cardosoaac Power Member

  15. Olá,

    Refiro-me à Canon Powershot SX10 IS
     
  16. cardosoaac

    cardosoaac Power Member

    Dá para adaptares o para-sol e filtros...aliás, adaptar outras lentes nem faria grande sentido, estamos a falar de uma 28-560mm, já dá para tudo e mais alguma coisa!
     

Partilhar esta Página