Canon ou Nikon?

PhantomNorth

Power Member
Boas, gostaria de saber quais são os cuidados que devemos ter com uma SLR (partindo do principio que sou novato por estas andanças) ? E o que significa SLR? Eu estou interessado em comprar uma máquina.. gosto de boas fotografias e queria comrpar uma coisa que durasse, porem é a primeira máquina a sério que vou ter. E o que tenho visto são compactas, nomeadamente a SX100IS. Não me importava de dispensar mais uns euros e comprar uma EOS1000D da canon. Quais são os cuidados que vocês referem? Esta máquina ja vem com tudo o que é preciso para tirar fotos?

Vi tambem a Nikon D60 á volta dos 480€ D60 + AF-S DX 18-55 mmNIKON e com objectiva D60 + AF-S DX 18-55 mm + AF-S DX 55-200 mmNIKON

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04072815&oid=&c=
 
Tem atenção que se és novato, comprando uma SLR vais ter muito que aprender.
A primeira coisa é que as SLR não dá para ver a foto no ecran enquanto a tiras como nas compactas. Tens as bridge que fazem tudo o que uma compacta faz mas também teem coisas das SLR.
 
Hum.. TInha mesmo ideia que a canon1000D dava para ver atraves do ecra. Adolfo dias, tens razão mas estamos aqui para aprender não ou tambem és daqueles que ja nasceu ensinado?

Desconhecia essas máquinas Bridge.. acho que no site da canon nao faz nenhuma alusão.. Tou a ver que o melhor é mesmo seguir com a compra da SX100IS :P

Já agora.. por quanto se arranja uma boa maquina bridge? O que é, e podes-me indicar alguns modelos para pesquisar e ver?
 
Última edição:
Hum.. TInha mesmo ideia que a canon1000D dava para ver atraves do ecra. Adolfo dias, tens razão mas estamos aqui para aprender não ou tambem és daqueles que ja nasceu ensinado?

Desconhecia essas máquinas Bridge.. acho que no site da canon nao faz nenhuma alusão.. Tou a ver que o melhor é mesmo seguir com a compra da SX100IS :P

a 1000d dá para ver pelo lcd
a minha questão ofendeu-te? apenas te perguntei o pq de pensares numa máquina dessas, se nem sequer sabes o que significam as siglas.
 
Desconhecia essas máquinas Bridge.. acho que no site da canon nao faz nenhuma alusão.. Tou a ver que o melhor é mesmo seguir com a compra da SX100IS :P

Já agora.. por quanto se arranja uma boa maquina bridge? O que é, e podes-me indicar alguns modelos para pesquisar e ver?


Bridges novas ou usadas ? Arranjas bridges em bom estado usadas, para começares talvez seja o ideal em vez de ires directo para uma SLR.

Tens a Fuji S6500, a Panasonic Lumix Fz50 a Canon G9 e tens o search.

Cptos
 
Tem atenção que se és novato, comprando uma SLR vais ter muito que aprender.
A primeira coisa é que as SLR não dá para ver a foto no ecran enquanto a tiras como nas compactas. Tens as bridge que fazem tudo o que uma compacta faz mas também teem coisas das SLR.

Então não dá? :p Vês é depois de tirares a foto. E também tens compactas com "coisas das SLR".

Boas, gostaria de saber quais são os cuidados que devemos ter com uma SLR (partindo do principio que sou novato por estas andanças) ? E o que significa SLR? Eu estou interessado em comprar uma máquina.. gosto de boas fotografias e queria comrpar uma coisa que durasse, porem é a primeira máquina a sério que vou ter. E o que tenho visto são compactas, nomeadamente a SX100IS. Não me importava de dispensar mais uns euros e comprar uma EOS1000D da canon. Quais são os cuidados que vocês referem? Esta máquina ja vem com tudo o que é preciso para tirar fotos?

Vi tambem a Nikon D60 á volta dos 480€ D60 + AF-S DX 18-55 mmNIKON e com objectiva D60 + AF-S DX 18-55 mm + AF-S DX 55-200 mmNIKON

SLR =» Single Lens Reflex =» Ganhou este nome porque, a imagem que vês, é o reflexo da imagem que está a ser captada pela objectiva. Este reflexo chega até ti pelo visor óptico, através de um sistema de espelho e prisma.

Após isto, percebe-se logo que tudo na SLR gira em torno do visor óptico. Por isso, sim, em várias SLRs consegues ver a imagem no LCD, mas isso é só último recurso. Numa utilização normal, interessa é um bom visor óptico.

As SLR têm também a particularidade de trocar de objectiva, por isso a resposta à tua última pergunta é não. Uma SLR precisa quase de uma lente para cada coisa, sendo o pico da qualidade atingido com lentes dedicadas que nem zoom fazem. Podes sempre comprar uma All-In-One, que é uma lente que faz tudo, mas a meu ver são caras e perdem em qualidade (só têm a vantagem de serem práticas).

Ainda tens que contar com manutenção e com o andar com material às costas, que ainda pesa. Comprar bolsa ou mochila, para a máquina e lentes. Comprar kits de limpeza, para tirar o pó e sujidade das lentes e sensor.

Resumindo, uma SLR é para quem gosta. São máquinas muito boas, com muitas potencialidades, mas também são caras, dão despesa e tem vários outros inconvenientes.
 
Então não dá? :p Vês é depois de tirares a foto. E também tens compactas com "coisas das SLR".



SLR =» Single Lens Reflex =» Ganhou este nome porque, a imagem que vês, é o reflexo da imagem que está a ser captada pela objectiva. Este reflexo chega até ti pelo visor óptico, através de um sistema de espelho e prisma.

Após isto, percebe-se logo que tudo na SLR gira em torno do visor óptico. Por isso, sim, em várias SLRs consegues ver a imagem no LCD, mas isso é só último recurso. Numa utilização normal, interessa é um bom visor óptico.

As SLR têm também a particularidade de trocar de objectiva, por isso a resposta à tua última pergunta é não. Uma SLR precisa quase de uma lente para cada coisa, sendo o pico da qualidade atingido com lentes dedicadas que nem zoom fazem. Podes sempre comprar uma All-In-One, que é uma lente que faz tudo, mas a meu ver são caras e perdem em qualidade (só têm a vantagem de serem práticas).

Ainda tens que contar com manutenção e com o andar com material às costas, que ainda pesa. Comprar bolsa ou mochila, para a máquina e lentes. Comprar kits de limpeza, para tirar o pó e sujidade das lentes e sensor.

Resumindo, uma SLR é para quem gosta. São máquinas muito boas, com muitas potencialidades, mas também são caras, dão despesa e tem vários outros inconvenientes.
Acrescento tambem filtros,parasois,cartoes de memória bons , grips ( para quem quiser ) ...

Se tu não sabes o que SLR não é muito aconsalhavel... Mas podes começar a aprender as coisas mais basicas e que necessitas de saber e só depois compras a máquina :)
 
Obrigado pelas opiniões bastante esclarecedoras. Como disse sou um autentico 0 em máquinas. Quando falei nas SLR falei por ser máquinas, que em meu entender.. melhores, que reproduzissem melhor a realidade. Ou seja.. tivessem qualidade superior.

Hoje voltei a ver novas máquinas.

A g9 da Canon parece-me ser uma maquina poderossissima para o corpo que tem.
Vi a olympus SP570 e a H50 da sony.
Desde do inicio que estou virado para uma maquina ou da canon e nikon. Quais serão as vantagens de adquirir uma G9 em vez da SX100IS?
Voltando á sony.. tenho lido que são máquinas mediocres e que ha sempre melhor escolha dentro daqueles preços. Porem gosto mesmo deste tipo de corpo da H50. Onde depois tambem existem a h7S e H9. Onde os preços são inferiores a 450€. Resumindo, o design das maquinas sony é bastante agradavel para mim, porque sou um fã deste tipo de corpos. Resta saber se os modelos que referi gozam da qualidade das outras.
 
Última edição:
Podem arrasar comigo.. estou bastante baralhado.. e estou-me a deixar levar pelo design/corpo. Mas adoro aquelas máquinas da Sony.. tirando essa só a G9 me cativa
 
Vais ser arrasado se usas "qualidade superior" e "sony" na mesma frase. ;)

A g9 como tu disseste, é muito boa, e creio que podes sempre comprar objectivas de modo a que já se aproxima bastante a uma SLR ( dado o dinamismo ).

De todas as Bridges, é a mais cara ( salvo erro ) a G9, a partir daí só slr's.

A diferença entre a Sx100 e a G9 ? O corpo e a qualidade, lol G9 > Sx100.
 
Mas serão assim tão más as maquinas da sony? Por exemplo a H50 perde em q em relação á G9?

Eu não quero aborrecer-vos nem ser fan boy nem nada que se pareça. A diferença pode estar por detalhes que secalhar eu nem vejo (leigo). Valera a pena a diferença de perto de 80€ para o G9?

Já agora.. o que significa o ISO? Tenho visto ISO 100, 200, 400 ,... , 1600
 
Última edição:
Mas serão assim tão más as maquinas da sony? Por exemplo a H50 perde em q em relação á G9?

Pah... Acima de tudo, em qualidade. A H50 se visse uma foto da G9, desmontava-se toda e voltava para a fábrica, tal não é a vergonha.

Se queres um corpo como o da H50, epah, quase que arrisco a dizer para considerares qualquer outra máquina que seja parecida.

Já agora.. o que significa o ISO? Tenho visto ISO 100, 200, 400 ,... , 1600

ISO - International Standards Organization

O valor do ISO é a sensibilidade do sensor à luz.
 
Já percebi a questão do ISO, obrigado. O que me estava a dificultar a compreensão era o facto de ler 'noise.. noise'. Agora percebo que o noise é a chuva que aparece na foto.

Rui Marto, não tens nenhuma em mente dentro destes valores. Vejo tanta coisa que me perco.. e deixo-me levar pelas marcas mais conhecidas.. Neste momento estou a ver a Olympus SP-570.
 
Back
Topo