Discussão Canon [Rumores & Notícias]

E continuam a sair mais rumores de uma nova mirrorless da Canon.
Eos m5

Parece ser uma câmara mais avançada que a eos M3 e M10, mas estava à espera de um pouco mais depois de ler uns rumores no final do ano passado, pelo menos uma 6D mirrorless aka fullframe. Estragava completamente o novo sistema M, mas adorava aproveitar as objectivas EF. Também não sei se o encaixe M dá para futuramente construir objectivas que consigam cobrir um sensor de 35mm, se a Canon se esqueceu disso, shame on you.
Uma coisa que não entendo, se realmente se chamar EOS M5 e se for mais avançada, porque é que o nome fica quase a meio da tabela entre a M3 e M10 ?
Ainda não é desta que vou para uma mirrorless, infelizmente.
 
Parece que vai ser mesmo isto

http://www.canonwatch.com/canon-eos-m5-detailed-specs-new-images-leaked/

  • Sensor: Effective pixels 24.2 million pixel APS-C CMOS (total number of pixels 25.8 million pixels)
  • Dual Pixel CMOS AF
  • DIGIC 7
  • ISO Sensitivity: 100-25600
  • Shutter speed: 1 / 4,000 to 30 seconds, bulb, maximum flash synchro shutter speed 1/200 sec
  • Continuous shooting: up to about 9fps in Liveview, 7 fps (at the time of AF follow-up?)
  • Video: Full HD 60p
  • 5-axis electronic image stabilization
  • EVF: 236 Man dot
  • 3.2 inches 1.62 million dot touch panel movable LCD
  • Wi-Fi (IEEE 802.11b/g/n)
  • Bluetooth (4.1)
  • Battery: LP-E17
  • Memory card: SD / SDHC / SDXC card (UHS-I compatible)
  • Size (W x H x D): 115.6 x 89.2 x 60.6 mm
  • Weight: about 380g (body only), 427g (including battery · SD card)


Parece que a Canon ouviu os utilizadores e implementou tudo o que esperavam
 
No papel temos aqui uma boa máquina!

O problema é que não há lentes. O maior trunfo da Canon não serve. Os utilizadores terão de começar o sistema do zero.
A concorrencia é implacável e neste mercado das mirrorless dificilmente algum dia a Canon terá o estato que conseguiu nas dSLR.
 
Para dar uma perspetiva:

Canon "M5"
Dimensões: 115.6 x 89.2 x 60.6 mm
Peso: 427g (incluindo baterias e cartão SD)

Canon 100D:
Dimensões: 117 x 91 x 69 mm
Peso: 407 g (incluindo baterias)

Sony A6000:
Dimensões: 120 x 67 x 45 mm
Peso: 344 g (incluínda baterias)
 
Bom era uma FullFrame Mirrorless para usar as minhas lentes EF na sua distancia correcta :)
Mas sem duvida que com esta M5 a canon está a ir numa boa direcção!

A canon 5D IV está demasiado cara, e a Canon 6D II ainda é miragem, vou ficando com a 6D por enquanto.
 
não acho a dimensão um problema, basta ver o rol de queixas sobre ergonomia nas mirrorless... pouco sitio onde agarrar a maquina que leva a carregar acidentalmente nos botões
 
E andar com adaptadores com todas as suas consequências. Não, obrigado


Quanto às dimensões, cheira-me que vai sair uma M4 mais pequena
Que consequências?
Noutro fórum, há um fotógrafo de moda (profissional) que reformou a Canon 5D MK II e foi buscar uma Sony A7, que usa com as lentes da Canon.
Está tão contente que não recomenda mais nada a não ser Sony :P
 
é como as lentes 3rd party, são feitos através de reverse engineering do mount. nada como um adaptador oficial da marca que garante total compatibilidade entre a lente e o corpo, por exemplo aplicar lens corrections automaticamente.
 
não acho a dimensão um problema

Não sei com será o marketing à volta desta mirrorless. Mas normalmente as mirrorless são vendidas como "um sistema mais compacto que DSLR". A M5 perde esse argumento. E para quê? Para ser tão ergonómica como a menos ergonómica das DSLRs da própria Canon?

E andar com adaptadores com todas as suas consequências. Não, obrigado

Duvido muito que um eventual sistema full frame mirrorless da Canon venha com mount EF (o @maxim disse claramente que queria usar as suas lentes EF nessa máquina) pelo que os adaptadores são inevitáveis, seja para Canon seja para Sony.

nada como um adaptador oficial da marca que garante total compatibilidade entre a lente e o corpo

Lá isso é verdade. Um mount mirrorless da própria máquina pode ser simplesmente o mount SLR mas com um flange mais curto e a partilhar totalmente a eletrónica (penso que é assim que acontece no EF-M).
 
Que consequências?
Noutro fórum, há um fotógrafo de moda (profissional) que reformou a Canon 5D MK II e foi buscar uma Sony A7, que usa com as lentes da Canon.
Está tão contente que não recomenda mais nada a não ser Sony :P

Sim sim sim sim

Só existem fotógrafos de moda. E o AF? Exactidão, rapidez e capacidade em manter o foco não interessa?
 
Não sei com será o marketing à volta desta mirrorless. Mas normalmente as mirrorless são vendidas como "um sistema mais compacto que DSLR". A M5 perde esse argumento. E para quê? Para ser tão ergonómica como a menos ergonómica das DSLRs da própria Canon?.

Esse argumento não está correcto. As mirrorless da sony não são assim tão pequenas

  • Sony Alpha a6300 is 4% (4.4 mm) wider and 25% (22.3 mm) shorter than Canon EOS M5. (Sony nao tem viewfinder)
  • Sony Alpha a6300 is 19% (11.8 mm) thinner than Canon EOS M5.
  • Sony Alpha a6300 [404 g] weights 5% (23 grams) less than Canon EOS M5 [427 g] (*inc. batteries and memory card).

  • Sony Alpha a6300 dimensions: 120x66.9x48.8 mm (camera body only, excluding protrusion)
    Canon EOS M5 dimensions: 115.6x89.2x60.6 mm (camera body only, excluding protrusion)

Não vejo diferenças por aí além...



Às vezes parece que o teu objectivo é sempre criticar a Canon de alguma forma
 
Última edição:
Não tenho a certeza, mas acho que o warlord tem uma Canon 80D.
Por um lado tem lógica o que ele diz.
Esta M5 é grandita.
Mas por outro lado temos que ver que é uma "mini 80D" e que o sistema de lentes pode tornar a máquina ainda mais compacta.

Cumps
 
Andam a dizer que o sensor estabilizado só funcionará para video?!
Que lógica é que tem isso?

Assim sendo lá se vai a vantagem da máquina...
 
Back
Topo