1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Canon SX10 IS vs Canon G10 vs Canon A1000 D

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Ofenza, 8 de Janeiro de 2009. (Respostas: 30; Visualizações: 3880)

1. Ofenza

Ofenza Power Member

Canon SX10 IS
    http://www.*****.com/pt/pt/1637124/art/canon/powershot-sx10-is.html

Canon G10
    http://www.*****.com/pt/pt/1631766/art/canon/powershot-g10.html

Canon A1000 D
    http://www.*****.com/pt/pt/1281418/art/canon/eos-1000d-objectiva-ef-s.html

Canon SX10 IS vs Canon G10 vs Canon A1000 D
    http://www.dpreview.com/reviews/com...anon_eos1000d,canon_g10,canon_sx10is&show=all

--------------

O que acham?

A pessoa interessada gostaria de ter uma reflex, obviamente, mas dificilmente poderá comprar uma lente num futuro próximo, por isso comprando a 1000 D ficaria limitada à lente do kit por bastante tempo. Tendo isso em conta, entre estas 3, qual sugerem? A 1000 D tem vantagens sobre as outras duas que justifiquem a compra, mesmo só com a lente do kit?

Caso não tenha, entre as outras duas, qual sugerem?

Obrigado pela ajuda

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Tens maquinas de 3 segmentos distintos. Uma superzoom, uma compacta de topo e uma SLR de entrada.

Uma oferece "muito zoom", mas muito zoom = pior qualidade optica
    A outra oferece qualidade máxima numa camera facilmente transportável
    A outra é uma SLR e com vantagens destas (sensor grande e melhor, viewfinder optico, focagem e mudança de lentes)

A questão alem de orçamento é se quer algo grande ou pequeno e tipo de uso. Uma SLR não tens que andar com lentes de topo. Com 300 € compra-se uma excelente tamron 17-50 F2.8, com 100-150 € tens a prime 50 mm F/1.8 e uns 300 € arranja-se teleobjectivas do tipo 55-200 ou 70-300 que oferecem qualidade para uso amador.

Última edição: 10 de Janeiro de 2009
  3. Batmuman

Batmuman Banido

Sem dúvida nenhuma a Canon 1000D pela diferença em qualidade de imagem.

Acho que a pessoa pode mais tarde vir a comprar outra lente melhor e mais versátil, mesmo porque se comprar o kit com a lente IS, esta é considerávelmente superior à lente sem IS.

Última edição: 8 de Janeiro de 2009
  4. ruimoura

ruimoura Power Member

É pá, isto é quase como dizer que se está em dúvida entre um saxo, um golf e um mercedes ...

Se o problema com a reflex for a falta de dinheiro para investir mais tarde, eu ia sem qualquer sombra de dúvida para a G10, apesar de ter um zoom muito limitado. Se queres zoom, vai pela SX10.

5. Batmuman

Batmuman Banido

A sensação que me dá é a pessoa achar que se vai sentir limitada com 55mm. Cá para mim (para o tipo de fotografia que faço) dá perfeitamente. Não me vejo tão cedo a investir numa 55-200, mas em Primes. Acho as Primes lentes extraordinárias. Se pudesse andava com 10 Primes no saco :P

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Além da limitação da lente, muita gente também não se apercebe tanto do "encargo" de andar de SLR e lentes às costas. Uma SLR não é uma superzoom e mesmo que a pessoa esteja disposta a comprar outra lente, depois tem que estar disposta a carregar tudo.

7. arkannis

arkannis Power Member

Alguém que me compreende. Tava a ver que era o unico a não achar graça a distancias focais longas :D
    A próxima lente que comprar acho que tambem vai ser a canon 50 1.8, ando a imitar-te no material eheh

8. Batmuman

Batmuman Banido

Lá isso é verdade. Tenho alguns amigos que simplesmente encostam as suas SLRs + lentes e saem à rua com as superzooms.

Acho que tudo se resume a isto: amadores sem grande ambição fotográfica ou que não sejam grandes entusiastas por fotografia, não devem investir em SLRs. O compromisso da compra de duas lentes decentes não só é elevado, como ainda têm de andar com a artilharia às costas. É preciso gostar-se muito disto e estar-se disposto a fazer disto um hobby para se levar a sério ou não vale a pena.

lol :D

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Acredita que é a minha opinião, embora nem toda a gente concorde. Há mesmo muita gente que acha que é "Tens dinheiro para o kit básico? Então SLR sem pensar duas vezes...".

10. Batmuman

Batmuman Banido

Pois, eu até gosto que o ppl vá para algo melhor. Mas é um investimento do caraças porque a lente do kit... enfim. E depois ainda falta a outra lente. Uma brincadeira demasiado cara para não passar disso mesmo: uma brincadeira. Já se for para levar a sério, então tudo bem. No fundo o que as pessoas têm de ponderar quando vão comprar uma SLR é se aquilo de facto vai ter o uso devido para o investimento. As superzooms e mesmo algumas compactas trazem lentes superiores às lentes do kit. Logo, se o objectivo é qualidade de imagem há que pensar que não é com a lente do kit que se vai conseguir melhores fotos que com uma compacta/zuperzoom, porque a dura realidade é que não.

11. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Pois...isso é que é a minha eterna dúvida!!!

12. arkannis

arkannis Power Member

Não sei bem de que lentes é que estarás a falar... Porque vamos la ver, o kit da 1000D que foi referido no tópico traz a 18-55IS que é uma lente que oferece uma qualidade muito superior à qualidade da melhor compacta ou superzoom que para aí há.

13. Andre_pais

Andre_pais Power Member

To be honest, esquecia a G10.

Focalizava-me na SX10 vs 1000D

Quem se preocupa com o preço das coisas nunca compraria uma G10, na minha opinião.

14. Batmuman

Batmuman Banido

Bem, posso dizer por experiência própria que essa lente é inferior às lentes de muitas superzooms/compactas. É melhor que a lente sem IS, mas não exageremos. O que é melhor é o CCD da máquina, mais gama dinâmica, capta mais detalhe nas sombras, etc, de resto, a qualidade de imagem dessa lente é francamente baixa (aos meus padrões de exigência).

15. Miss Marple

Miss Marple Power Member

Bem, se é apenas para ficar com o kit básico por muito tempo, mais vale não optar pela SLR.

16. arkannis

arkannis Power Member

Wow, deve-te ter calhado uma lente defeituosa ou foste enganado.
    Sim, eu também tenho uma, e em relação à qualidade óptica da lente, não sei que defeitos é que lhe podes apontar. Aberrações cromáticas bem controladas, flares rarissimos, boas cores e uma resolução impecavel.
    As próprias reviews referem a excelência da qualidade optica da lente, o seu ponto fraco é de facto a construção.

Podes ver em várias reviews, por exemplo esta:
    http://www.photozone.de/canon-eos/181-canon-ef-s-18-55mm-f35-56-is-test-report--review?start=1
    que a resolução da lente nunca sai do excelente em todas as distancias focais e aberturas e ultrapassa varias vezes o maximo.

É certo que as aberturas não se comparam à tua Tamron, mas quer dizer, a lente não engana ninguem, ela faz o que anuncia e faz bem.

17. Batmuman

Batmuman Banido

Pá, aquilo que verifiquei foi excesso de aberrações cromáticas e pouca nitidez.

18. arkannis

arkannis Power Member

Aberrações cromaticas de facto aparecem algumas em situações de muito contraste.
    Agora pouca nitidez? O teu comentário supreendeu-me mesmo.

Não estou a dizer que a lente seja a melhor do genero, porque não é obviamente, mas se eu algum dia a trocasse nunca seria por falta de qualidade, mas sim por falta de features (aberturas...).

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não é inteiramente verdade. A 18-55IS é de facto uma lente muito boa, mas máquinas como as Canon G chegam a ter lentes ao nível das L. Aliás, há uns anos atrás a própria Canon qualificou a lente de uma dessas G oficialmente uma lente L.

Onde a 1000D vai buscar a vantagem é ao sensor, que sendo um APS-C é sempre superior. Mas também parte dessa vantagem vai ao ar a partir do momento em que tens aberturas máximas de 3.5-5.6 e há compactas com aberturas máximas de 2.0, ou seja, lentes dois stops mais luminosas, que permitem fotografar a 1/4 do ISO.

Depois há ainda a questão da flexibilidade dessas compactas, que uma SLR para igualar precisa de pelo menos duas lentes.

20. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n se trata de achar graça ou não
    trata-se de necessidades

obviamente que n vou fazer spotting com uma 50mm como n vou fazer estudio com uma 300-800
    "viver" com uma 18-55 era impensavel para o tipo de fotografia que faço

Partilhar esta Página