1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Canonical anuncia o fim do Unity. Ubuntu Desktop passará a usar GNOME por padrão

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por _unknown_, 6 de Abril de 2017. (Respostas: 18; Visualizações: 1749)

1. _unknown_

_unknown_ Suspenso

2. Gotham

Gotham Power Member

Para mim o Unity é um exemplo daquela velha expressão que diz que primeiro se estranha e depois entranha.
    Era até uma forma do Ubuntu se diferenciar das outras distros e havia sempre a possibilidade de usar outros ambientes gráficos em distros como Lubuntu, Xubuntu, Ubuntu Gnome, etc.
    Apesar de não ser o meu favorito, espero que o Unity continue.

3. slblxs

slblxs Power Member

Por acaso depois do Ubuntu gnome2, nunca mais testei/instalei Ubuntu. Mas de milhentod tópicos de fóruns a pedirem ajuda e de youtube, de facto e para quem utilizava queixavam-se de imensos problemas e muitos do elevado consumo de ram e cpu. Mas como diz o @Gotham primava pela diferença entre as outras distribuições. Quanto á escolha do Gnome, para padrão, aqui por opinião pessoal claro, acho que se apostassem no Mate ou até no xfce, seria a melhor solução.

4. AnthonyWilson

AnthonyWilson Power Member

Não sei qual é a novidade. Eu até estava à espera que morresse o ano passado.

Tive um Ubuntu phone e vi logo que não ia a lado nenhum. Bugs, bugs, sem apps, lento, a UI era desajustada, etc.

Eu gostava muito do unity, mas, francamente, não traz nada de novo. Basta ver o KDE plasma que está muito avançado ou o Gnome.

Acho que a canonical fez a escolha acertada!

5. carlitos

carlitos Power Member

Em minha opinião somente vão fazer aquilo que mais sabem fazer, juntar partes de software para criar algo bonito aos olhos, porque corrigir bugs é para esquecer. Ainda cheguei a usar por pouco tempo as versões LTS, mas a cada actualização aparecia novos erros. Á imenso tempo que uso Debian Testing as falhas são muito poucas e acontecem mais quando há grandes mudanças nos ambientes de trabalho.

6. _unknown_

_unknown_ Suspenso

Embora não seja referido, isto também significa o fim do Mir. Wayland all the way!

7. Camuflage

Camuflage Power Member

Demoraram anos a reconhecer o erro, perderam imensos users desde que saiu o primeiro Unity, incluindo eu!
    Anunciaram quase com 2 anos de antecedência o Ubuntu phone, sem terem nada para mostrar apenas ideias e conceitos.
    Tentaram ir contra a maré com o MIR, basicamente passaram-se anos sem fazerem nada de relevante, não souberam lidar com o mercado e as estratégicas apresentadas eram rebuscadas ou inexistentes, parecem um bando de inexperientes. Agora voltam a dar um passo atrás na ida para o Gnome, quando deveriam ir para o XFCE ou Mate, enfim.

8. slblxs

slblxs Power Member

Pode ser que alguem da Canonical esteja por aqui e aprenda alguma coisa.

9. _unknown_

_unknown_ Suspenso

O MATE é perfeito, bolas estou viciado nesse DE :D

10. _unknown_

_unknown_ Suspenso

A transição do Unity para o GNOME acontecerá na próxima versão, 17.10. Quem tem o Ubuntu 16.04 LTS com Unity poderá atualizar para o 18.04 LTS com o GNOME.
    O produto Ubuntu GNOME deixará de existir e a sua equipa irá trabalhar junto da equipa atual do Ubuntu Desktop, para criar a nova versão padrão do Ubuntu baseada no GNOME.

Ubuntu GNOME 17.04 Released and What’s Next

https://ubuntugnome.org/ubuntu-gnome-17-04-released/

Para mim é uma ótima notícia ver o Ubuntu finalmente a trabalhar junto da comunidade e dos projetos upstream.

11. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Eu diria que é uma surpresa. A ver vamos quanto tempo é que o Mark vai "aguentar" estar a trabalhar em algo sobre o qual não tem controlo.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Shuttleworth-More-G-Comments

Este artigo do Phoronix é um apanhado de um tópico no G+
    https://plus.google.com/+MarkShuttleworthCanonical/posts/7LYubpaHUHH

12. hellaxe

hellaxe Power Member

É o que uso. de facto no início foram 2 horas a apanhar papeis mas agora acho muito prático mas como sou preguiçoso há uns 3 anos que não tenho experimentado Gnome ou Mate. O Cinnamon estava porreiro e gostava. Concordo que já tive mais crashes com o Unity em 2 anos do que nos outros 15 ou 16 com o Gnome ou KDE (que era o que usava no ínicio).

13. revolution909

revolution909 Power Member

Uso 14.04 LTS como daily driver e não me dou mal com isso.

Não uso mais do que para media consumption e textos num velhinho LG E500.

Mas tenho saudades do gnome 2. Simples, de baixo consumo e versátil no que toca a gestão de recursos.

14. blaster_00

blaster_00 Power Member

Qualquer que seja o novo frontend espero que não venha com o Zeitgeist atado ao mesmo. O zeitgeist consome imensos recursos e atrasa o unity/ubuntu e não é trivial de se remover.

15. Tou curioso para ver como vem ubuntu com o gnome, muito provavelmente vão personalizar o gnome de forma a não criar estranheza em relação ao unity.

O Snap também me parece que vai ser o próximo a morrer.

16. AnthonyWilson

@TrickSF Tenho a impressão que o snap não vai morrer tão cedo. E até nem parece um mau sistema de todo!

17. Digo isto porque tenho visto o flatpak a tomar cada vez mais distros, sendo também suportado por todas elas.

18. AnthonyWilson

@TrickSF o sistema é parecido, mas creio que o Snap é mais "on the go", ou seja, para quem quer só instalar sem se preocupar muito com a coisa.
    A ver vamos, mas não creio que o Snap vá se embora tão cedo.

19. Uma preview! :)

Até estou a gostar da implementação do gnome.

Partilhar esta Página