Canonical anuncia o fim do Unity. Ubuntu Desktop passará a usar GNOME por padrão

Para mim o Unity é um exemplo daquela velha expressão que diz que primeiro se estranha e depois entranha.
Era até uma forma do Ubuntu se diferenciar das outras distros e havia sempre a possibilidade de usar outros ambientes gráficos em distros como Lubuntu, Xubuntu, Ubuntu Gnome, etc.
Apesar de não ser o meu favorito, espero que o Unity continue.
 
Por acaso depois do Ubuntu gnome2, nunca mais testei/instalei Ubuntu. Mas de milhentod tópicos de fóruns a pedirem ajuda e de youtube, de facto e para quem utilizava queixavam-se de imensos problemas e muitos do elevado consumo de ram e cpu. Mas como diz o @Gotham primava pela diferença entre as outras distribuições. Quanto á escolha do Gnome, para padrão, aqui por opinião pessoal claro, acho que se apostassem no Mate ou até no xfce, seria a melhor solução.
 
Não sei qual é a novidade. Eu até estava à espera que morresse o ano passado.

Tive um Ubuntu phone e vi logo que não ia a lado nenhum. Bugs, bugs, sem apps, lento, a UI era desajustada, etc.

Eu gostava muito do unity, mas, francamente, não traz nada de novo. Basta ver o KDE plasma que está muito avançado ou o Gnome.

Acho que a canonical fez a escolha acertada!
 
Em minha opinião somente vão fazer aquilo que mais sabem fazer, juntar partes de software para criar algo bonito aos olhos, porque corrigir bugs é para esquecer. Ainda cheguei a usar por pouco tempo as versões LTS, mas a cada actualização aparecia novos erros. Á imenso tempo que uso Debian Testing as falhas são muito poucas e acontecem mais quando há grandes mudanças nos ambientes de trabalho.
 
Demoraram anos a reconhecer o erro, perderam imensos users desde que saiu o primeiro Unity, incluindo eu!
Anunciaram quase com 2 anos de antecedência o Ubuntu phone, sem terem nada para mostrar apenas ideias e conceitos.
Tentaram ir contra a maré com o MIR, basicamente passaram-se anos sem fazerem nada de relevante, não souberam lidar com o mercado e as estratégicas apresentadas eram rebuscadas ou inexistentes, parecem um bando de inexperientes. Agora voltam a dar um passo atrás na ida para o Gnome, quando deveriam ir para o XFCE ou Mate, enfim.
 
A transição do Unity para o GNOME acontecerá na próxima versão, 17.10. Quem tem o Ubuntu 16.04 LTS com Unity poderá atualizar para o 18.04 LTS com o GNOME.
O produto Ubuntu GNOME deixará de existir e a sua equipa irá trabalhar junto da equipa atual do Ubuntu Desktop, para criar a nova versão padrão do Ubuntu baseada no GNOME.

Ubuntu GNOME 17.04 Released and What’s Next

https://ubuntugnome.org/ubuntu-gnome-17-04-released/

The Ubuntu community is important to Mark Shuttleworth and he has publicly stated on Google+: “We will invest in Ubuntu GNOME with the intent of delivering a fantastic all-GNOME desktop. We’re helping the Ubuntu GNOME team, not creating something different or competitive with that effort. While I am passionate about the design ideas in Unity, and hope GNOME may be more open to them now, I think we should respect the GNOME design leadership by delivering GNOME the way GNOME wants it delivered.”

Para mim é uma ótima notícia ver o Ubuntu finalmente a trabalhar junto da comunidade e dos projetos upstream.
 
Eu diria que é uma surpresa. A ver vamos quanto tempo é que o Mark vai "aguentar" estar a trabalhar em algo sobre o qual não tem controlo.


While I am passionate about the design ideas in Unity, and hope GNOME may be more open to them now, I think we should respect the GNOME design leadership by delivering GNOME the way GNOME wants it delivered.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Shuttleworth-More-G-Comments

Este artigo do Phoronix é um apanhado de um tópico no G+
https://plus.google.com/+MarkShuttleworthCanonical/posts/7LYubpaHUHH
 
É o que uso. de facto no início foram 2 horas a apanhar papeis mas agora acho muito prático mas como sou preguiçoso há uns 3 anos que não tenho experimentado Gnome ou Mate. O Cinnamon estava porreiro e gostava. Concordo que já tive mais crashes com o Unity em 2 anos do que nos outros 15 ou 16 com o Gnome ou KDE (que era o que usava no ínicio).
 
Uso 14.04 LTS como daily driver e não me dou mal com isso.

Não uso mais do que para media consumption e textos num velhinho LG E500.

Mas tenho saudades do gnome 2. Simples, de baixo consumo e versátil no que toca a gestão de recursos.
 
Por acaso depois do Ubuntu gnome2, nunca mais testei/instalei Ubuntu. Mas de milhentod tópicos de fóruns a pedirem ajuda e de youtube, de facto e para quem utilizava queixavam-se de imensos problemas e muitos do elevado consumo de ram e cpu. Mas como diz o @Gotham primava pela diferença entre as outras distribuições. Quanto á escolha do Gnome, para padrão, aqui por opinião pessoal claro, acho que se apostassem no Mate ou até no xfce, seria a melhor solução.

Qualquer que seja o novo frontend espero que não venha com o Zeitgeist atado ao mesmo. O zeitgeist consome imensos recursos e atrasa o unity/ubuntu e não é trivial de se remover.
 
Tou curioso para ver como vem ubuntu com o gnome, muito provavelmente vão personalizar o gnome de forma a não criar estranheza em relação ao unity.

O Snap também me parece que vai ser o próximo a morrer.
 
@TrickSF o sistema é parecido, mas creio que o Snap é mais "on the go", ou seja, para quem quer só instalar sem se preocupar muito com a coisa.
A ver vamos, mas não creio que o Snap vá se embora tão cedo.
 
Back
Topo