Mac Capacidade da bateria a 72% com 300 ciclos

skellington

Power Member
Boas,

Tenho um macbook pro 13" TB 2018 em que a bateria já só tem 72% da capacidade original mas só fiz 300 ciclos, quando supostamente só a partir dos 1000 é que começa a degradar-se.
Reparei que nos últimos 5 meses, e só com 70 ciclos, perdeu 10% da capacidade.
Ora visto que a bateria destes pcs não dá pra trocar, qual a solução? Se continuar assim, daqui a um ano a bateria já não funciona.

Obrigado
 
Ainda está na garantia? Tenta ir a um centro de assistência.

Apesar de não ser algo pra ser feito pelo utilizador, a bateria pode ser trocada.
 
Antes demais, tenta calibrar para perceber ao certo o estado da bateria.
- deixas carregar a 100%, quando atingir deixa estar pelo menos mais 2 horas a carregar.
- depois retira o carregador e descarrega totalmente a bateria até o computador suspender automáticamente
- vai tendo o cuidado de verificar, aquando a suspenção, a bateria estava no 1% ou 0% (por vezes o mac suspende preventivamente antes de atingir o 1% ou 0%)
- depois de descarregado, deixa estar inativo durante umas 5 horas
- volta a carregar o mac até aos 100% (e depois dos 100% deixa carregar duante algumas horas, tipo 2 horas pelo menos)
Se necessário faz este procedimento duas vezes. A capacidade da bateria é algo volátil, o valor que os softwares te apresentam não é deterministico (se eu consultar o histórico que fui registando ao longo do tempo, as vezes a capacidade estava acima umas semanas depois de ter estado abaixo). Se o calibrar não melhorar a situação, podes sempre tentar substituir na Apple. Fica é um pouco caro pq te substituem toda a top-case.

PS: para referência tenho ~690 ciclos e estou algures nos 81% de capacidade num MBP 15" mid 2018
PS2: esqueci me de referir que há uns meses fui mesmo "forçado" a calibrar.. o meu mac andava a suspender entre os 20-30% por falsamente acusar que estava sem bateria.. Calibrar não so resolveu me o problema, como ainda melhorou o valor da capacidade.
PS3: tens poucos ciclos para 2 anos de utilização, não é "saudável" para a bateria estar sempre em charging mode, de vez em quando deves dar uma rodagem à bateria. Mas se de facto usas pouco o mac e é por isso que tens poucos ciclos, então não há problema

Cumps:001:
 
Não aconteceu com a actualização do Big Sur ?

A minha namorada tem um macbook pro 13'' fabricado em Outubro de 2017 e completamente novo estava com a bateria perfeitamente bem mas depois da actualização ela literalmente "morreu", no dia seguinte apareceu com 70% e no outro dia com 1% e já não consegue estar ligado sem que este esteja com o cabo de alimentação ligado à corrente. Já é o 4 macbook de cá de casa e nunca tinha acontecido tal coisa na bateria ainda para mais com um dispositivo tão "novo" a nivel de ciclos de carga.

Entranhando o ocorrido pesquisei em foruns internacionais da apple e existe centenas de relatos de baterias que morreram com a nova actualização, grande parte nestes modelos de 13'', nem sei como isso é possivel, mas lendo os relatos foi exactamente o que aconteceu. E pelo que percebo a apple não está a admitir e nem consegue perceber o porquê. Curiosamente também percebi que este tipo de macbooks de 13'' tiveram um programa gratuito de troca de baterias por unidades defeituosas.

Pelo que me parece já estou a ver que vou ter uma briga com o suporte técnico da apple.

ja conseguiste alguma coisa @skellington ?
 
Fiz hoje o que o @Duoz recomendou. Acho que a bateria está no mesmo mas vou voltar a fazê-lo outra vez.

Eu ainda estou no Mojave, não tenho interesse em fazer upgrade. Se houve um programa de troca de baterias com esse modelo aproveita. Eu sei que o modelo de 2018 não tem, mas de facto já vi mais relatos da bateria não durar muito.

Entretanto também li que quando trocam o teclado também trocam a bateria e como o meu teclado já está há 1 ano para ser trocado vou ter de tratar disso e fico com o assunto da bateria resolvido.
 
Back
Topo