GBA Capacidade do gameboy Advance para jogos a 3D

stika

Power Member
Estive a fazer uma pesquisa no youtube e encontrei alguns Techdemos e jogos que não foram lançados para o GBA com capacidades gráficas muito impressionates vejam:

Radium:

http://www.youtube.com/watch?v=I4JcpKJZUxQ

Quake:

http://www.youtube.com/watch?v=wVdOFjJ99ic

Metal Gear Solid

http://www.youtube.com/watch?v=G27pO38Z3l0&feature=re...

Resident Evil

http://www.youtube.com/watch?v=-htyTk-Ij3M&feature=re...

Yeti 3D

http://www.youtube.com/watch?v=t5_cnZabhig&feature=re...

3D racing demo

http://www.youtube.com/watch?v=6XNo1auSJhY&feature=re...

Various Tech demos

http://www.youtube.com/watch?v=KNWuJChghRs&feature=re...

EDIT: Outro do quake

http://www.youtube.com/watch?v=_y7maIf_4B0&feature=related

alguns destes são muito impressionates, é verdade que existiram jogos com o Ecks and Sever e 007 nightfire que puxavam as capacidades gráficas do GBA ao limite, mas depois de ver por exemplo o Radium (que pareceu já quase completo) sinto que nunca chegámos a ver tudo o que o GBA nos podia mostrar
 
Última edição:
Existem vários jogos 3D para o GBA: a série SSX, NFS, Tony Hawk Downhill, Doom 1 e 2, e provavelmente mais que eu não conheça.

Mas não era o seu forte.
 
Esses jogos em 3D podem mostrar o potencial da consola, mas encaixa-lhe mal. Não é uma consola optimizada para jogos 3D, simplesmente acho que não lhe fica bem. Fizeram coisas muito bonitas com o 2D, visualmente ficam a milhas desses 3D que apesar de tecnologicamente surpreendentes correm com gráficos forçados.
 
Última edição:
O GBA era capaz de muito, a questão é o quanto foi explorada enquanto esteve no mercado.

Vejam um exemplo.
Driver 2
Mete medo ao susto este, mas foi uma primeira tentativa, dá-se um desconto.
Vejam como ficou no jogo seguinte.
Driver 3
Melhor, muito melhor.

É tudo uma questão de maximizar o potencial das máquinas.
Diz-se na industria que o Resident Evil 4 e o God of War 2 para a PS2 não utilizam mais de 60% das capacidades da máquina.
No subsistema gráfico é possivel que tenham chegado ao limite, mas na utilização do hardware para outras funções ainda tem bastante espaço de progressão, e continuasse o interesse na plataforma é possivel que novas barreiras fossem ultrapassadas.

Com o GBA a história é muito semelhante, é tudo uma questão de progressão no dominio da programação para a plataforma.
 
GBC (Game boy color)
mas a diferença é que quando o gameboy color saiu graficamente não se aproximava das home consoles da geração anterior (megadrive e SNES) aliás graficamente o GBC não produziu jogos muito superiores há game gear mas estes videos que mostrei têm um 3D em muito semelhante aos primeiros jogos em 3D lançados para a saturn ou a para a PS1 e isso é muito impressionante, eu pessoalmente gostava de ter visto o radium acabado
 
Última edição:
Até o Spectrum fez 3D... ;)





3D isométrico, isso até a Mega Drive Fazia
.
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Isso é quase só sprites...é como o Eat disse: 3D real tem um ou dois casos notáveis...o resto é pseudo 3D. (e mesmo o Duke era pseudo 3D ainda, pois os montros eram todos sprites)
 
Isso é quase só sprites...é como o Eat disse: 3D real tem um ou dois casos notáveis...o resto é pseudo 3D. (e mesmo o Duke era pseudo 3D ainda, pois os montros eram todos sprites)

eu sublinho a frase. Quando os monstros se aproximam/ o motor de jogo dimensiona os sprites, dando a impressão que os monstros se aproximam.
 
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