1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Capacidade HDD em Board SL-75KAV

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por coelholima, 13 de Setembro de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 1495)

1. coelholima

coelholima Power Member

Boas.

Com os "restos" que tinha cá para casa, mais uns upgrades, estava a montar um PC para ter em casa a "pastar" a mula e pouco mais:

AMD Duron 800 MHz
    Board Soltek SL-75KAV
    512 MB RAM
    Disco 250 GB IDE
    CD-RW LG
    DVD LG
    Placa Rede 10/100
    Monitor Samtron 14 pol. (a precisar de reforma :-D )
    Sem drive de diskettes

Acontece que a board não detecta a total capacidade do disco. Como poderei fazer para usufruir em pleno dos 250 GB?

- update à BIOS (não tenho drive de diskettes, o que é mais um problema) ?
    - algum programa de partições (nunca trabalhei com partições, mas também não me parece que seja isto que me resolva o problema, os entendidos que se chibem :P )
    - mandar esta board (e processador) às urtigas, perder amor a alguns euros e arranjar board e processador novos (ainda há boards novas e baratas a suportar SDRAM?)

Alguém que me ajude, PF!!!

Cumps.

2. joooe

joooe Power Member

Uma das soluções mais fáceis é visitares o website do fabricante do disco rígido e procurares o teu modelo. Há-de haver utilitários para resolver isso, inclusive de formatação do disco, etc. Que marca e modelo é o disco?

3. joooe

joooe Power Member

Também encontrei isto:

"Win98 Boot Disk could not support hard disk of or over 80GB . Please use Windows ME Boot Disk to install your operating system with a hard disk of or over 80GB."

Outra alternativa é flashar a bios e ver se o problema fica resolvido (o procedimento pode ser "perigoso" e inutilizar a motherboard).
    Vê aqui, que está lá uma versão da bios que resolve isso.

http://www.soltek.de/soltek/download/index.php?catid=1

4. Rally

Rally Power Member

Actualiza a bios da motherboard.
    Acho que as bios mais recentes já reconhecem discos maiores...

5. I.M.

I.M. Power Member

Boards novas a suportar SDRam já não há, a não ser que arranjes alguma perdida em alguma loja :)
    Mas podes arranjar com certeza usado por aqui no fórum ou em outro local :)

Com essa Board dúvido que mesmo com upgrades vá aos 250Gb, mas procura mesmo onde joooe diz...

6. CHKA

CHKA Power Member

Instala o Win2000 ou o XP e já não tens probs...

Não te preocupes que isso funca na boa... Tenho aqui um P2 233 c/ 192ram a funcionar c/ o XP e não se queixa muito.

Cumps

7. Mike69

Mike69 Power Member

deduzo que estejas a usar o xp sem sp2...

faz uma instalação de raiz num cd do xp ja com sp2 pois uma instalação com um cd do xp sem sp2 nem sp1 nao detecta mais de 120gb

8. coelholima

coelholima Power Member

O disco é um Maxtor, foi o mais barato que encontrei na ***** :-D
    A referência não sei (não estou em casa agora), mas já encontrei no site da Maxtor um utilitário que poderá resolver o problema: Maxtor Big Drive Enabler.

Flashar a BIOS foi a primeira solução que me ocorreu, mas há dois problemas:
    - não tenho drive de diskettes
    - a knowledge base da soltek não refere nada sobre aumentar a capacidade máxima dos HDD nos vários updates que tem para a BIOS desta motherboard, por isso a resolução do problema não está garantida com um update à BIOS

Bem me queria parecer que já não existem boards a suportar SDRam. Se não resolver o problema, provavelmente vou mesmo tentar comprar uma usada em primeiro lugar

E deduzes bem :joker:

Isso com actualização para SP2 não resolve o problema? Se não resolver, 'bora lá arranjar um CD do XP SP2!

Obrigado a todos pela participação; se alguém tiver mais alguma solução será sempre bem vinda!

Cumps

9. joooe

joooe Power Member

Olha que há lá uma versão da bios que permite isso.

VERSION Q10
    DATE 2002-03-29 SIZE 227.82 KB

1. Supports Athlon XP 2200+.
    2. Supports AMD Model 8 CPU
    3. Supports Hard drive capacity larger than 136GB.

10. coelholima

coelholima Power Member

Tens razão, olhei para isso na diagonal e passou-se-me.

Não querendo abusar da paciência, sabes se para esta board é possível flashar a BIOS sem recorrer a diskettes de boot (em boa verdade: sem recorrer a diskettes ?)

Cumps

11. joooe

joooe Power Member

12. coelholima

coelholima Power Member

Boas pessoal.

Graças à vossa ajuda, a minha máquina infernal já bomba.

A solução passou mesmo por criar um boot CD com o material disponível no site 'bootdisk', adicionar uma versão actualizada da bios e bola p'rá frente. Depois da bios actualizada, esta já reconhece o disco de 250 GB.

Entretanto tenho outra dúvida, agora relacionada com a performance deste computador: neste momento tenho 2 discos no mesmo canal IDE - um de 6 GB, ATA 33, onde está o Sistema Operativo e programas instalados; o tal de 250 GB, ATA 100, onde ficarão documentos, música, a tralha do e-mule, etc...

A minha dúvida é: mantenho o disco mais pequeno, ou uso apenas o de 250 GB ?

Cumps

13. coelholima

coelholima Power Member

Decididamente o 'gajo' não quer ficar a funcionar em pleno.

Antes de ver os vossos conselhos, decidi retirar o disco de 6 GB e deixar apenas o de 250 GB a fazer serviço. A ideia seria criar uma partição de cerca de 20 GB para S.O. e programas, deixando o restante para documentos, música, etc.

Acontece que, ao tentar instalar o Windows XP (vários CD's - Home, Pro, Português, Inglês, SP1, SP2) aparece sempre um ou outro ficheiro que o 'gajo' diz que não consegue copiar.

Tenho 2 drives ópticas, e sucede com qualquer uma delas. Que acham que seja? Disco marado?

Cumps

14. WindWalker

WindWalker Power Member

Pode ser disco, drives ou do CD.

15. coelholima

coelholima Power Member

Boas. O problema era mesmo do disco. Troquei-o por um de 160 GB + material na loja e já bomba na perfeição.

Cumps

Partilhar esta Página