captação wireless (sistema outdoor)

toninho_77

Power Member
Muito boa tarde,

precisava de umas dicas na aquisição de material de redes, nomeadamente um sistema outdoor ( AP + antena ou só antena, conforme as dicas).

Ora bem, tenho visto muitas opções de antenas para outdoor bem com routers no entanto ainda não decidi investir nesta solução porque das duas uma, ou são soluções bastante caras e custa dar o dinheiro ou então até não são caras mas é de desconfiar da qualidade de construção das mesmas.

Ideia em questão:

Tenho um familiar que mora relativamente perto e tem um serviço de internet no entanto não é suficiente perto para passar um cabo de rede de casa a casa, tive durante algum tempo um AP interno com uma antena de 9db a captar o sinal mas de vez em quando a internet ia abaixo e com mau tempo ainda se tornava pior.
Por esta razão surgiu a ideia de colocar externamente uma antena potente e se necessario um AP também.

Inicialmente pensei em duas antena de boa potencia uma no local emissor e outra no receptor, mas gostaria de fazer inicialmente o teste só com o material do meu lado porque investir em dois sistemas em simultaneo duplica-me os gastos.

Posto este cenário gostaria de saber o que voces aconselham, no que diz respeito a antenas e se necessário a AP's.

Aguardo atentamente resposta.

toninho_77
 
Boas, se tiveres linha de vista entre os dois pontos (entre tua casa e a dele) podes optar por 2 nanostation loco M5 (que trabalho nos 5GHz e tem menos interferências, a não ser que passe algo entre as 2 antenas, a M2 é mais barata e também funciona bem), e tens um pouco mais barato os da TP-link TL-WA5210G, ambos podes ser alimentados via PoE, tanto o Ubiquiti como o TP-Link trazem incluído no pacote o injector PoE, pelo que apenas terias de passar um cabo de rede até ao telhado
 
Boas, se tiveres linha de vista entre os dois pontos (entre tua casa e a dele) podes optar por 2 nanostation loco M5 (que trabalho nos 5GHz e tem menos interferências, a não ser que passe algo entre as 2 antenas, a M2 é mais barata e também funciona bem), e tens um pouco mais barato os da TP-link TL-WA5210G, ambos podes ser alimentados via PoE, tanto o Ubiquiti como o TP-Link trazem incluído no pacote o injector PoE, pelo que apenas terias de passar um cabo de rede até ao telhado

Isto só se aplica para linha de vista? Ou posso optar por adquirir somente um equipamento (em vez de 2) para minha casa?

Uma outra coisa, reparei que esta antena é de 12db e vi também algumas algures parecem parabólicas de 24db ( o preço ronda o mesmo) qual é a diferença?

Cumps.
 
Pelo que está descrito no pdf mas ubiquiti. A nanostation M permite mais distÂncia que a nanostation Loco M.

Em relação á frequência 2.4GHz ou 5GHz, vejo muita gente a referir/aconselhar 5GHz e ainda não entendi bem o porquê desse conselho. O facto da frequência aumentar para o dobro, faz com que o alcance reduza para metade, como é obvio os cálculos não são completamente lineares, e a esse facto acresce o ganho das antenas, que como os gajos da ubiquiti não são burros, nas de 5GHz, utilizam uma antena com mais ganho para tentar aumentar a distÂncia destas para valores perto das de 2.4GHz.

Referindo-me a norma G 54Mbits, que para mim é a ideal quando se transmite a distâncias consideráveis, se existir um dos canais livre (1, 6 ou 11) não faz sentido fugir para os 5GHz, porque não vai haver interferência. E na prática mesmo com os canais ocupados eu continuo a usar redes em que existe uma sobrecarga muito grande, 2 a 3 redes por canal e a rede não fica insuportável. Já para não falar que com estes equipamentos de potências elevadas caso se opte por eles, as restantes redes no mesmo canal ou adjacentes é que vão sofrer e não a nossa. Tal como pode haver interferências se existirem mais antenas de 5GHz na área.

Ainda não percebi é se é possível usar estas nanostaions com outros equipamentos de rede comuns, ou se os protocolos de comunicação são específicos da marca.
 
Pelo que está descrito no pdf mas ubiquiti. A nanostation M permite mais distÂncia que a nanostation Loco M.

Em relação á frequência 2.4GHz ou 5GHz, vejo muita gente a referir/aconselhar 5GHz e ainda não entendi bem o porquê desse conselho. O facto da frequência aumentar para o dobro, faz com que o alcance reduza para metade, como é obvio os cálculos não são completamente lineares, e a esse facto acresce o ganho das antenas, que como os gajos da ubiquiti não são burros, nas de 5GHz, utilizam uma antena com mais ganho para tentar aumentar a distÂncia destas para valores perto das de 2.4GHz.

Referindo-me a norma G 54Mbits, que para mim é a ideal quando se transmite a distâncias consideráveis, se existir um dos canais livre (1, 6 ou 11) não faz sentido fugir para os 5GHz, porque não vai haver interferência. E na prática mesmo com os canais ocupados eu continuo a usar redes em que existe uma sobrecarga muito grande, 2 a 3 redes por canal e a rede não fica insuportável. Já para não falar que com estes equipamentos de potências elevadas caso se opte por eles, as restantes redes no mesmo canal ou adjacentes é que vão sofrer e não a nossa. Tal como pode haver interferências se existirem mais antenas de 5GHz na área.

Ainda não percebi é se é possível usar estas nanostaions com outros equipamentos de rede comuns, ou se os protocolos de comunicação são específicos da marca.

Então qual seria o/os equipamentos que deveria adquirir para a minha situação?

Tens algumas opinião formada?

Cumps.
 
Isto só se aplica para linha de vista? Ou posso optar por adquirir somente um equipamento (em vez de 2) para minha casa?
Cumps.

Pessoalmente não tenho experiência com este tipo de equipamentos, mas tenho com uma placa usb e um router a 100mts sem e com uma antena de mais ganho, ou seja, se o router estiver "escondido" atrás de muitas paredes, cozinhas, casas de banho,... vai existir muito ruído a prejudicar o sinal e por mais antenas ou placas que metas do teu lado o sinal, kaput, nunca vai chegar em condições, pelo que aconselho a tal situação das 2 antenas, a solução da tp-link é mais favorável (€).

A situação de utilizar a banda dos 5Ghz, é que para as distâncias em causa se existir uma linha de vista sem obstáculos vais ter menos interferências, pois esta banda está largamente vaga, ao contrário da banda dos 2,4Ghz que já começa a ficar densamente "populada", pelo que se existir muitos equipamentos a 2,4 não vai interferir no link dos 5Ghz, o resto ligado ao comprimento de onde ficar mais curto, deixa de conseguir "atravessar" obstáculos mais densos (paredes, pessoas, edifícios....)
In particular, the higher frequency wireless signals of 5 GHz networks do not penetrate solid objects nearly as well as do 2.4 GHz signals, limiting their reach inside homes. (About.com)
To aggravate the problem even further, a lot of other devices are also on the 2.4Ghz frequencies; the biggest offenders are microwaves and cordless phones. (Diffrencebetween.net)

Se tiveres poucos equipamentos wireless na zona podes optar por 2,4GHz se estiver muito povoado, com o de 5Ghz ficas melhor servido, desde que consigas uma linha de vista limpa.
 
Bem pelo que estive a ver a linha de vista é impossivel e colocar uma antena no emissor também é, porque neste momento investir numa antena para mim e para colocar na outra casa é pesado no orçamento.

Vou ter de arriscar uma antena a receber o sinal que captar no ar. Julgo que não será dificil uma vez que como mencionei eu com uma antena simples (9dbs interna) capto o sinal e acedo á internet (só que de vez em quando caput) julgo que com uma antena exterior como posso posicioná-la mais perto (pelo menos fora das minhas 4 paredes) já vai ajudar bastante na recepção do sinal.

Resta somente acertar na antena a escolher e fazer a instalação, podem fornecer-me para o efeito um top 3 das melhores? tipo da mais cara para a mais acessivel?

Isso já ajudaria imenso na minha seleção ;)

Desde já obrigado pelas dicas ;)
 
Boas

Já falaram nos equipamentos ubiquity, já agora ficam os da mikrotik, tenho 2 links a funcionar, 1 deles 1km 2xRBSXT-5HPND com linha de vista e outro de 800m sem linha de vista feito com triangulação com 2xRBSXT-5HPND + OmniTikU-5HnD.
Agora voltando ao caso se não tens linha de vista e não podes ou não queres fazer triangulações de sinal e se com a simples antena interior consegues sinal na outra casa opta por uma antena sectorial montada no exterior da tua casa.
 
Boas

Já falaram nos equipamentos ubiquity, já agora ficam os da mikrotik, tenho 2 links a funcionar, 1 deles 1km 2xRBSXT-5HPND com linha de vista e outro de 800m sem linha de vista feito com triangulação com 2xRBSXT-5HPND + OmniTikU-5HnD.
Agora voltando ao caso se não tens linha de vista e não podes ou não queres fazer triangulações de sinal e se com a simples antena interior consegues sinal na outra casa opta por uma antena sectorial montada no exterior da tua casa.

Qual a vantagem da antena sectorial? (desconheço completamente).
 
Como o nome indica é uma antena de sector, ou seja para a zona onde está apontada é que vai tem sinal mas não chega a ser uma antena direccional pois ainda tem um ângulo de cobertura muito abrangente. a omnidireccional envia o sinal para todo o lado como o nome indica.
 
Bem já fiquei meio esclarecido em relação a possiveis esquemas, obrigado.

No entanto hoje numa breve pesquisa na internet, vi uma utilização de uma parabólica para receber sinal wireless, pareceu-me simples o processo e acho que não custa tentar afinal de contas tenho duas televés aqui paradas e sempre podem começar a ter uso.

Alguém já fez este teste?

Deiam algum feedback, eu devo testá-lo este fim de semana.

Cumps.
 
Para as parabólicas tens de ter linha de vista pq o que isso faz é focar/estreitar mais o sinal para o tornar mais forte e direcional e também se a distância é tão pequena como dizes o mais certo é perderes qualidade de sinal pq vais ter muito ruído devido á curta distância.
 
para distâncias curtas não vale a pena uma parabólica, se precisares de ajuda podes contar comigo..

mas é essencial ter linha de vista para poder garantir uma ligação estável. aconselho a banda dos 5ghz, e pelo que já testei, a ubuiquiti tem mostrado que o material deles é realmente bom para o preço, e a interface bastante intuitiva, ao contrário dos equipamentos da mikrotik.

tenho algumas redes com NS5 e NS5L há mais de 2 anos sem alguma ver ter precisado de intervir.

outra coisa, é se a distância for muito curta cuidado com o sinal, pois sinais muito elevados podem "fritar" o chip wireless.
 
Até aceito que os ubiquity sejam mais intuitivos mas a nível de fiabilidade e desempenho os mikrotik não sao em nada inferiores e o preço é mais baixo que os ubi..Como o user já informou ele com um simples ap dentro de casa consegue fazer o sinal chegar à outra casa, por isso um ap com uma boa antena de exterior já vai conseguir fazer a festa. Mesmo assim se for pouco pode sempre por um ap na outra casa tb com uma antena exterior e utilizar wds. Claro se tivesse linha de vista era o ideal.;
 
para distâncias curtas não vale a pena uma parabólica, se precisares de ajuda podes contar comigo..

mas é essencial ter linha de vista para poder garantir uma ligação estável. aconselho a banda dos 5ghz, e pelo que já testei, a ubuiquiti tem mostrado que o material deles é realmente bom para o preço, e a interface bastante intuitiva, ao contrário dos equipamentos da mikrotik.

tenho algumas redes com NS5 e NS5L há mais de 2 anos sem alguma ver ter precisado de intervir.

outra coisa, é se a distância for muito curta cuidado com o sinal, pois sinais muito elevados podem "fritar" o chip wireless.

Os aparelhos ubuiquiti onde se podem comprar aqui e Portugal? Cumps.
 
Depois aqui de uma breve pesquisa fui direccionado para o site do inec no qual tenho possibilidades de mandar vir material um pouco mais barato. http://www.inec.pt/pt/familiax-8329/p-6485/Ubiquiti/

Se puderem deem uma vista de olhos e digam que combinação é que seria mais vantajosa para eu ver no total o que iria gastar.

Desde já obrigado. (partindo do principio que só colocarei material do meu lado e sem linha de vista)
 
Caros amigos,

passado algum tempo desde a criação do tópico, preciso efectivamente de configurar um aparelho adquirido (TP-LINK WA7510N).

Como ja tinha sido referido tanto com a placa wireless do portátil como com um ap de interior em modo universal repeater apanho o sinal e é como tenho trabalhado, no entanto com esta aquisição julgo poder dar uma estabilidade maior ao sinal.

No entanto estou com alguma dificuldade na configuração do mesmo, alguém pode ajudar?

Desde já obrigado.
 
Boas

Se só tens esse equipamento podes por tudo dentro da caixa e vai devolver.
Pelo que vi só trabalha na banda dos 5ghz e o que está a enviar o sinal na casa to teu familiar está nos 2.4ghz logo não vai funcionar.
 
Back
Topo