Captar URL [php]

toblesu

Power Member
Boas,

Estou a desenvolver uma página, em php, e precisava de capturar, quando se clica em determinado icone, o URL da página em questão...

Estive a pesquisar mas devido aos prazos apertados e não ter conseguido encontrar grande ajuda sobre o tema, coloco a questão aqui no fórum.

Se alguém me puder ajudar, agradecia.
Obrigado.
:)
 
Sabes algo de php?
É que a acção de clicar num icone ou num link, nada tem a ver com php, no máximo com javascript ou ajax.
Se quiseres passar parametros, podes fazer por: pagina.php?parametro=x e obter na pagina php o parametro fazendo:
PHP:
if(isset($_GET['parametro']) $x = $_GET['parametro'];
else $x = "Não definido"; // Se não for dado o parametro, dar um valor a ele
Como não sei se é isso que queres, podes adicionar o seguinte código php para veres se é algo do que queres:
PHP:
print_r($_SERVER);
 
Sim, percebo.... e sei que o facto de clicar num icone ou imagem nada tem a ver com php.... a minha questão seria porque poderia existir algum comando php do qual eu poderia extrair o conteudo da url para variáveis e aplicar depois a acção que quero implementar no tal icone.... apenas isso... php é a base da construção da página.

A primeira dica, nao me serve, porque terei um url deste género: http://localhost/doce/index.php?open=foto&fotos=00014

if(isset($_GET['parametro']) $x = $_GET['parametro'];
else
$x = "Não definido"; // Se não for dado o parametro, dar um valor a ele

preciso de tudo o que vem depois de 'open'.

Relativamente à segunda dica, vou ver que resultados me dá e se posso aplicar.

Obrigado pela dica, vou testar! ;)
 
Última edição:
resolvi o problema...
utilizei o $_SERVER[QUERY_STRING]..... e consegui obter tudo o que acontece para lá de 'open'.


Mais uma vez obrigado ;)
 
Sim, percebo.... e sei que o facto de clicar num icone ou imagem nada tem a ver com php.... a minha questão seria porque poderia existir algum comando php do qual eu poderia extrair o conteudo da url para variáveis e aplicar depois a acção que quero implementar no tal icone.... apenas isso... php é a base da construção da página.

A primeira dica, nao me serve, porque terei um url deste género: http://localhost/doce/index.php?open=foto&fotos=00014

if(isset($_GET['parametro']) $x = $_GET['parametro'];
else
$x = "Não definido"; // Se não for dado o parametro, dar um valor a ele

preciso de tudo o que vem depois de 'open'.

Relativamente à segunda dica, vou ver que resultados me dá e se posso aplicar.

Obrigado pela dica, vou testar! ;)
Então a primeira solução é a que faz mais sentido...
PHP:
if(isset($_GET['open'])) $open = $_GET['open'];
else $open = "index"; // por exemplo, se não existir open vai para o index
if(isset($_GET['fotos'])) $fotos = $_GET['fotos'];
else $fotos = ""; // Podes meter o que quiseres, só acontece quando não é inserido nada nas fotos

Atenção a uma coisa, como vai buscar ao url, o cliente pode mudar e pode fazer coisas que não estás à espera, cuidado com isso.
 
com o $_SERVER[QUERY_STRING] ele vai buscar exactamente o que quero... a primeira continua a nao ser a melhor solução porque implicaria mais testes de condições.... assim resolvi da seguinte forma:

if (!(isset($_SERVER[QUERY_STRING]))) {
$page = "index.php";
} else {
$var =$_SERVER[QUERY_STRING];
$page = "index.php?".$var;
}

a intenção é captar o URL no momento em que o utilizador clica em determinado icone da página... logo, acho eu, o utilizador mesmo que altere manualmente o URL (se foi isso que entendi que queriras dizer), não vai interferir.... pelo pensei assim.....


;)
 
Back
Topo