Car Computer

kOld PT

Power Member
Bem..

Andava eu a ver o discovery quando já não sei em que programa e vi-os a instalar um computador num carro.. As minhas ideias começaram logo a surgir

Andei a pesquisar um pouco e vi que existem várias motherboards da via com processador integrado tipo 1Ghz (Mais que suficiente)

A minha ideia seria ter algo tipo media center com navegação GPS e poder personalizar todo o interface.. Até mesmo meter uma cam na traseira para ter Rearview :D

É claro que com um computador no carro as opções são infinitas.

Dada a minha inexperiência nesta área venho aqui pedir ajuda na selecção do material.. Não se existe por cá alguém que se tenha lembrado de fazer o mesmo ou se têm algum conhecimento de material desse género com consumos de energia bastante baixos.. Fico à espera de comentários :)

Várias lojas internacionais:
http://www.mini-box.com/s.nl/sc.8/category.101/.f
http://www.carcomputer.co.uk/index....category_id=2&option=com_virtuemart&Itemid=26

Alguns exemplos
9b3d11ced8a3d9911ee34721cd86cce2.jpg


media.nl
 
boas. como meu 1º post aqui vai uma ajuda:

tens uma loja nacional especializada na venda deste tipo de equipamento:
micro-xcar.com
não e das melhores lojas mas é a única nacional que conheço.

o meu tio ja la comprou o carpc dele... acho que fica ao pé do aeroporto da Portela.

cump's
 
mas uma coisa é certa...
aquilo ao inicio dá muitas dores de cabeça a configurar
e é mais complicado do que utilizar um simples dispositivo gps como TOMTOM entre outros...
a vantagem que sobrepõe o carPC em relação a esses dispositivos gps que agora se vêem muito no mercado é a alta personalização do sistema: por exemplo até podes por uma câmara na parte de trás do veiculo que automaticamente se activa quando metes marcha-atrás, para ajudar no estacionamento.
basicamente é um computador normalíssimo (ambiente windows ou linux, etc) onde podes instalar uma antena gps e um software próprio para teres indicações gps.
 
É uma área interessante.. Cara.. E perigosa :s Eu estou com um grande dilema.. não sei se valerá a pena gastar tanto dinheiro para ter um acidente por me ter distraído com o car pc.. GPS já eu tenho no pda.. Era mais pela cena de poderes ter uma grande biblioteca de musica no carro.. as informações em tempo real do motor etc..

Quanto à compra de peças, o pessoal do forum que indicaram compra bastante numa loja alemã ( cartft ).. os portes não são assim tão caros, compensa bastante em relação a lojas nacionais..

E sim é um computador normalíssimo.. quase sempre com o XP cheio de tweaks para um boot rápido, depois metem-lhe uma aplicação dedicada a car pc, eu pessoalmente gostei bastante do centrafuse.

Se chegar a avançar com isto ainda posto aqui o projecto..

Actualmente estou a pensar neste hardware:

Biostar I94GM-I4 (for Core Duo/Core Single)
INTEL Celeron-M440 1,86 Ghz (Yonah)
RAM 1024MB DDR-II 533MHz CL4
Disco 2.5 5400rpm 120gb
Nec AD-7543A DVD-RW Slim
( cerca de 30W de consumo )

Fonte DC/DC:
M2-ATX 6-24V DC/DC (160 Watts)

O tft ainda não me dedici bem.. estava virado para algo in-dash.. mas não existe nenhum com características decentes.. em comparação com os normais são mais caros e com muito menos brilho, contraste etc.. quanto a consumo têm em media 10W..

Depois como é obvio iria meter um receptor gps, wireless etc e compraria um cabo OBDII para diagnóstico em tempo real..
 
Última edição:
Back
Topo