Caracteristicas da linha ADSL

ScanneR

Power Member
Como já referi num outro post, ando com quebras constantes na linha desde o meio da semana passada. Já experimentei com vario hardware diferente sem sorte. Tanto posso estar algumas horas sem quebras como, de um momento para o outto, passar a ter "resincronismo" cada 5 minutos.
No router tenho a possibilidade de saber a caracteristica da linha. Alguem sabe se estes valores abaixo são aceitavies? Ou há algo que à partida dê para perceber que será a razão das quebras?

Connected true
Operational Mode G.Dmt
State Showtime
Tx Bit Rate 256000
Rx Bit Rate 4096000
Local SNRMargin 13.5 dB
Local Line Attn 45.5 dB
Local Tx Power 12.1 dB
Remote Line Attn 26.0 dB
Remote SNRMargin 29 dB

Os SNR estão aceitaveis?

Por coincidência, ou talvez não, passai a ter tambem Clix 16mbit na minha area de residência. Será que estará a influenciar? Há uns meses o Clix dizia que podia ter 16mbit mas afinal a central telefonica nao suportava e teria de esperar que a central fosse expandida. Será que criaram uma central nova que fica mais longe e dai a quebra de qualidade da linha telefonica?


Thanks
 
olá boa tarde, antes de mais já ligas-te para o teu ISP pra saber a que se deve tantas "quedas" ? Já testaram a tua linha? Se sim qual foi a conlusão deles? Iria sugerir que experimentases com outro modem mas como dizes em cima já testas-te com outro hardware (suponho que modem também) e pelos vistos continua a mesma coisa.
Poderia ser spywares/virus etc .. mas como nem sempre acontece por vezes costumas estar a "navegar" durante horas e não a qualquer problema é estranho .. terá mesmo que ser com o ISP em questão ..
 
Pelo que vejo tens 2 valores muito maus Local SNRMargin 13.5 dB,Local Line Attn 45.5 dB eu tenho 23db e 26 db respectivamente,possivelmente podera ser limite da tua linha telefonica,eu tenho 4096/256 e sei que o limite da minha linha é a volta de 6.5m,estou a 1km da central,tenta ver tb se tens os filtros bem ligados e o estado dos cabos.
 
quedas

Boas Malta

Vamos ver se posso ajudar

A cena é assim , a tua line atenuation indica (em situações idiais a nivel de cablagem) que te encontras , a+- 3.37km(tende para aumentar) da Co (central Pt), depois o snr (signal to noise racio ) entende-se que quanto mais tender para 0 maior e o ruido na linha , logo se o log10 de signal/noise da esse valor o sinal ate ta a chegar nas devidas condições, depois para quem ta a 3 km da central o tx power ta bacano.

Agora se puderes posta a velocidade que tens na linha , porque assim é melhor para ter como referência.

Por outro lado a Clix quando diz que tem infrastrutura propria , isso tem muito que se lhe diga , isto é actualmente a Clix aluga espaço no Co da PT , tendo DSLAMS p´roprias compradas e instaladas pela clix , contudo o local loop cablagem que vai da central ate tua casa é o mesmo , logo o qu eesta a acontecer e que o txpower da clix que esta a rular no loocal loop esta a criar interferencias com o teu acesso (teoricamente), visto o s16 megas da clix terem um expectro de onda maior , logo vai criar o efeito que os nossos papas chamam linhas cruzadas.

Em suma , soluções , tenta sabes se acontece em mais casas na tua zona , liga para o teu isp de modo a saber qual a razão das quedas de ligação se são por user request ou Nas-Request , isto porque , se as quedas forem por user request que eu nao acredito , era o ATU-R (CPE- o teu modem ) que estava com problemas , mas como experimentastes com vários isso não se poe, por isso devem ser por NAs-Request/LostCarear , isto é a ligação esta a ser quebrada por origem na dslam. Assim vai um ze da pt a tua casa faz testes a linha e ve onde tá o prob.

Espero que tenha ajudado.
 
Última edição:
Desde já agradeço a todos as respostas que deram.
Só agora respondo porque tenho andado afastado da net pelos problemas que tenho tido e que me estão a chatear :(
Vou responder ao vários posts aqui:
- Já me responderam do SAPO e disseram que fizeram testes à linha e que não foram detectadas anomalias.
- Arranjei um modem USB, que um amigo tinha do kit dele do SAPO e estou agora ligado, a fazer um download nacional (war-zone BF2) de mais de 400MB e tem estado a andar bem, a rondar os 350kb/s.
- Ontem liguei o portatil ao modem/router, que tenho usado nos ultimos meses, e tambem não tive problemas em grande parte do tempo. Estranhamente, assim que ligava um switch ao router ou este computador ao router, a velocidade começava a reduzir até os downloads pararem, não terminavam em erro, ficavam ali parados (stalled). Haverá explicação para isto? Não acredito que seja trojans, ou coisas semelhantes, porque se assim fosse não estava agora sem problemas com o mesmo pc ligado ao modem usb. Alem disso tenho instalada uma firewall e que não detecta trafego "anormal".
- perumalvado, pediste para " Agora se puderes posta a velocidade que tens na linha" referes-te ao contrato que tenho 4mb/256kb? Ou é outra informação que tenho de obter do modem?
- Uma ligação por modem ethernet é mais "sensivel" a ruido que um modem usb ?


Obrigado pela V. ajuda.
 
Mais uma coisa que descobri.
Quando ligo um segundo computador ao router, o "Local SNRMargin" aumenta incrivelmente de 13.5dB para 119.5dB e é nesta altura que os downloads ficam parados e acabo por perder a ligação.
Alguem sabe o que quererá dizer este aumento de valor? Será provocado do meu lado? Pelo quê? Ou é do lado do ISP?

Obrigado

PS Afinal o aumento para 119.5, embora estranho, foi caso isolado. Fiz de novo o teste de ligar o 2º pc e ele não teve esse aumento, pelo desceu 1dB e continua com o mesmo comportamenteo. Se estiver com um download a uns 350kb/s, mal ligo o 2º, mesmo sem este fazer nenhum download, a velocidade começa a descer e mal eu desligo o 2ºpc a velocidade começa a subir de novo.
 
Última edição:
ScanneR disse:
Mais uma coisa que descobri.
Quando ligo um segundo computador ao router, o "Local SNRMargin" aumenta incrivelmente de 13.5dB para 119.5dB e é nesta altura que os downloads ficam parados e acabo por perder a ligação.
Alguem sabe o que quererá dizer este aumento de valor? Será provocado do meu lado? Pelo quê? Ou é do lado do ISP?

Obrigado

PS Afinal o aumento para 119.5, embora estranho, foi caso isolado. Fiz de novo o teste de ligar o 2º pc e ele não teve esse aumento, pelo desceu 1dB e continua com o mesmo comportamenteo. Se estiver com um download a uns 350kb/s, mal ligo o 2º, mesmo sem este fazer nenhum download, a velocidade começa a descer e mal eu desligo o 2ºpc a velocidade começa a subir de novo.

A provável razão para o teu problema é que o 2º PC na verdade está a fazer downloads... Pode ser o windows update, adware, updates do anti-virus...

Existem alguns comandos em DOS que te permitem visualizar que tráfego está a ser efectuado, mas se quiseres algo mais "user-friendly", experimenta instalar nesse 2º PC um programa chamado "net limiter". A sua função principal é outra (limitar a largura de banda de upload e download por programa), mas também te permite ver a utilização de rede em detalhe, mesmo a que pertença a programas "escondidos".
 
Back
Topo