1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

caracteristicas do PCB baquelite/fibra de vidro?

Discussão em 'Electrónica' iniciada por casser, 9 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 4568)

1. casser

casser Power Member

Boas, preciso de desenhar umas linhas de 50ohm´s em pcb...mas para isso preciso de saber a constante dieléctrica / espessura da baquelite ou fibra de vidro / espessura do cobre, já liguei a várias lojas e fornecedores e ninguem sabe me dizer.

inclusive chegaram-me a dizer que essas informações não são necessárias (se 0,001mm não alterasse os resultados era bom) e um fornecedor foi medir o pcb à mão!

alguem sabe as caracteristicas ou alguem a quem possa contactar?

2. Faz tu o teste se a placa tiver cobre dos dois lados é mais fácil pois é um verdadeiro condensador plano.
    Mede a espessura da placa e a area das placas se tiveres um multimetro que meça capacidade é directo se não tiveres tens de fazer mais contas e arranjar um circuito para calculares uma constante de tempo de forma a achares a capacidade.
    Se placa não tiver cobre dos dois lados arranja duas chapas de cobre ou então usa papel de aluminio e mede a capacidade do condensador. Quando souberes a capacidade usa a area das placas a distancia entre elas e a permitividade do vazio para calculares a permitividade relativa da placa de circuito impresso.
    Quanto maior for a àrea da placa mais aproximado será o resultado.
    Formula do condesador plano C= (Area/dist)xEpsilon confirma no wikipedia!!

3. Mortymore

Mortymore Power Member

Se bem percebi ele não pretende implementar um condensador na PCB mas sim uma resistência de 50ohm.

R = ró * L / s

(ró = resistividade do material; L = comprimento do condutor; s = área da secção transversal do condutor)

Não te safas mesmo sem saber para começar é a espessura da camada de cobre sobre a placa, porque como em princípio todas serão feitas de cobre a resistividade em torno da temperatura ambiente não terá grandes alterações ( 0.000000017 ohm.m salvo erro)

Depois sabendo a altura da camada de cobre, tudo vai depender da largura com que faças as pistas e do seu comprimento.

Portanto o maior problema é saber a espessura da camada de cobre e com exactidão só o fabricante to poderá dizer.

A não ser assim, só por tentativa e erro, construindo resistências na placa até conseguir perceber que largura e comprimento de pista é que dará para fazer o que queres. Tenta fazer logo N resistências numa PCB e depois vê os valores que obtens de acordo com as várias larguras e comprimentos e tenta estimar quais os valores necessários para obteres o resultado que pretendes.
    De outra forma sem informações precisas do fabricante não vejo como te possas safar.

Abraço

4. casser

casser Power Member

Boas.. realmente devia ter dito para que quero saber as características do pcb..quero construir um splitter para ligar 2 antenas de 2.4ghz, e para isso preciso de duas linhas uma de 50ohm´s e outra de 71ohm´s, usando o AppCAD (freeware) e as caracteristicas do pcb que o fornecedor deu-me:

fiz o splitter de acordo com o que o fornecedor disse-me, mas não resultou, por isso suponho que como ele mediu a placa de baquelite à mão e não me soube dizer a constante dieléctrica da placa...não posso fazer assim. No appcad, variações de 0,01mm tem impacto nos resultados.

O esquema do splitter será assim (as medidas foram feitas de acordo com o que o fornecedor deu-me)

O splitter é um exemplo, tambem gostaria de desenhar antenas...mas sem essas características é impossivel.

Partilhar esta Página