Ok, mas não foi o que o Carmack disse. Ele referiu que devido à capacidade de armazenamento de um Blu Ray em relação a um DVD9, o jogo pode ficar com melhor aspecto porque não têm problemas de espaço enquanto no DVD9 têm de ter esse cuidado devido aos custos que acarreta colocar o jogo em mais um DVD e principalmente porque a Microsoft não autoriza que os jogos levem installs.
Não foi isso que ele disse. Ele disse que os royalties da utilização de um terceiro DVD eram bastante elevados, e que isso podia limitar o jogo porque não iriam utilizar 3 DVDs dados os elevados custos. A capacidade de armazenamento do Blu-Ray pode ser uma vantagem, se por qualquer motivo impedissem a utilização de mais DVDs, o que não é o caso. A queixa dele foi apenas para pressionar a Microsoft a reduzir as royalties, porque ele próprio admitiu que a X360 era uma plataforma superior para desenvolvimento de jogos, tendo em conta os métodos convencionais e que são utilizados na indústria.
Como é óbvio, isso não limita a capacidade da PS3, mas tal como vários developers já disseram, não é nada conveniente ter de adoptar novas técnicas de desenvolvimento, que podem não ser tão eficientes e não têm aplicação a longo prazo. Principalmente porque a evolução seguirá o rumo natural e não se irá limitar apenas à arquitectura duma única plataforma, que diverge das restantes. Como devem entender, há custos bem elevados e não há grandes benefícios em desenvolver software (refiro-me a tools, middleware e afins) que não tenham utilização no futuro.
A qualidade não dependente das capacidades do Hardware é impulsionada pelo Bluray na medida em que o espaço disponível permite armazenar a mesma informação com maior qualidade, a consumir mais espaço. O Kojima não fez compressão de som no MGS4 por mero acaso. Eu posso agora estar a dizer a maior barbaridade do mundo porque não sei até que ponto o hardware suporta õ processamento de informação, mas já me passou pela cabeça que a qualidade do GTA4 não seja mais elevada por causa da necessidade de reduzir o tamanho ao fim de poder correr na 360 dadas as limitações de espaço.
Mas como já referi, isso depende do uso que lhe é dado. Basta ver que hoje em dia temos jogos que utilizam apenas um DVD9 na X360 e quase que ocupam um Blu-Ray SL (25gbs) na PS3, mesmo sendo tecnicamente superiores na X360. Mais espaço não equivale a maior qualidade, não é tão linear quanto isso. Quanto ao GTA IV, não vou discutir esse assunto porque apenas a Rockstar conhece os seus métodos de desenvolvimento e que limitações poderá ter encontrado, mas não tens quaisquer dados para fazer essa afirmação. Aliás, a versão PS3 corre em menor resolução do que a X360, e essa é a única limitação "real" de que temos conhecimento.
Dps das primeiras declarações q ele deu sobres as consolas à um ano completamente disparatadas, tal como o senhor da Valve a dizer muito mal da PS3 sem sequer compreender o q tinham nas mãos!! enfim...
Mas agora o Carmack foi mais politico e gostei da entrevista, disse o q toda a gente já sabe mas de forma simples e sem criar "flames"...
Era bom q a Valve tb seguisse o exemplo da ID, quem em vez de mandarem "bitaites" para o ar, trabalhassem como deve de ser...
cumps.
Eles compreendem perfeitamente o que têm em mãos. Os comentários do Gabe Newell são exactamente pelas razões que eu expliquei mais acima, o facto da arquitectura da PS3 e os métodos, software e afins que têm de ser desenvolvidos para esta, na sua grande maioria não terem aplicação a longo prazo. Ou seja, é a mesma coisa que aprenderes algo que nunca vais precisar de utilizar no futuro, e mesmo assim teres de gastar recursos sem receberes o aproveitamento desse investimento no futuro. Dizer que a Valve não trabalha como "deve de ser" é ridículo, dado que são uma das melhores developers actuais e já provaram que levam o tempo que for preciso para alcançarem os níveis de qualidade pretendidos. Se eles acreditam que não se justifica trabalhar na PS3, estão no seu direito. Isso não afecta a sua credibilidade enquanto produtora.
PS: Espero que a discussão continue assim e não siga por outros caminhos menos desejados. É perfeitamente possível discutir estes temas de forma civilizada, sem ter de acabar com o tópico fechado por causa de discussões de fanboys como se vê noutros tópicos do género.
Última edição: