Carmack: "360's the better platform" for contemporary games

Ok, mas não foi o que o Carmack disse. Ele referiu que devido à capacidade de armazenamento de um Blu Ray em relação a um DVD9, o jogo pode ficar com melhor aspecto porque não têm problemas de espaço enquanto no DVD9 têm de ter esse cuidado devido aos custos que acarreta colocar o jogo em mais um DVD e principalmente porque a Microsoft não autoriza que os jogos levem installs.

Não foi isso que ele disse. Ele disse que os royalties da utilização de um terceiro DVD eram bastante elevados, e que isso podia limitar o jogo porque não iriam utilizar 3 DVDs dados os elevados custos. A capacidade de armazenamento do Blu-Ray pode ser uma vantagem, se por qualquer motivo impedissem a utilização de mais DVDs, o que não é o caso. A queixa dele foi apenas para pressionar a Microsoft a reduzir as royalties, porque ele próprio admitiu que a X360 era uma plataforma superior para desenvolvimento de jogos, tendo em conta os métodos convencionais e que são utilizados na indústria.

Como é óbvio, isso não limita a capacidade da PS3, mas tal como vários developers já disseram, não é nada conveniente ter de adoptar novas técnicas de desenvolvimento, que podem não ser tão eficientes e não têm aplicação a longo prazo. Principalmente porque a evolução seguirá o rumo natural e não se irá limitar apenas à arquitectura duma única plataforma, que diverge das restantes. Como devem entender, há custos bem elevados e não há grandes benefícios em desenvolver software (refiro-me a tools, middleware e afins) que não tenham utilização no futuro.

A qualidade não dependente das capacidades do Hardware é impulsionada pelo Bluray na medida em que o espaço disponível permite armazenar a mesma informação com maior qualidade, a consumir mais espaço. O Kojima não fez compressão de som no MGS4 por mero acaso. Eu posso agora estar a dizer a maior barbaridade do mundo porque não sei até que ponto o hardware suporta õ processamento de informação, mas já me passou pela cabeça que a qualidade do GTA4 não seja mais elevada por causa da necessidade de reduzir o tamanho ao fim de poder correr na 360 dadas as limitações de espaço.

Mas como já referi, isso depende do uso que lhe é dado. Basta ver que hoje em dia temos jogos que utilizam apenas um DVD9 na X360 e quase que ocupam um Blu-Ray SL (25gbs) na PS3, mesmo sendo tecnicamente superiores na X360. Mais espaço não equivale a maior qualidade, não é tão linear quanto isso. Quanto ao GTA IV, não vou discutir esse assunto porque apenas a Rockstar conhece os seus métodos de desenvolvimento e que limitações poderá ter encontrado, mas não tens quaisquer dados para fazer essa afirmação. Aliás, a versão PS3 corre em menor resolução do que a X360, e essa é a única limitação "real" de que temos conhecimento.

Dps das primeiras declarações q ele deu sobres as consolas à um ano completamente disparatadas, tal como o senhor da Valve a dizer muito mal da PS3 sem sequer compreender o q tinham nas mãos!! enfim...

Mas agora o Carmack foi mais politico e gostei da entrevista, disse o q toda a gente já sabe mas de forma simples e sem criar "flames"...

Era bom q a Valve tb seguisse o exemplo da ID, quem em vez de mandarem "bitaites" para o ar, trabalhassem como deve de ser...

cumps.

Eles compreendem perfeitamente o que têm em mãos. Os comentários do Gabe Newell são exactamente pelas razões que eu expliquei mais acima, o facto da arquitectura da PS3 e os métodos, software e afins que têm de ser desenvolvidos para esta, na sua grande maioria não terem aplicação a longo prazo. Ou seja, é a mesma coisa que aprenderes algo que nunca vais precisar de utilizar no futuro, e mesmo assim teres de gastar recursos sem receberes o aproveitamento desse investimento no futuro. Dizer que a Valve não trabalha como "deve de ser" é ridículo, dado que são uma das melhores developers actuais e já provaram que levam o tempo que for preciso para alcançarem os níveis de qualidade pretendidos. Se eles acreditam que não se justifica trabalhar na PS3, estão no seu direito. Isso não afecta a sua credibilidade enquanto produtora.

PS: Espero que a discussão continue assim e não siga por outros caminhos menos desejados. É perfeitamente possível discutir estes temas de forma civilizada, sem ter de acabar com o tópico fechado por causa de discussões de fanboys como se vê noutros tópicos do género.
 
Última edição:
re:

O investimento que se faz em desenvolvimento para a PS3, só será rentável se a sony continuar neste mercado nos próximos e se as suas próximas plataformas forem da mesma arquitectura.
Caso contrário, nunca será rentavel..

A não sei que esse desenvolvimento possa ser aplicável noutro tipo de indústria, diferente do entretenimento.
 
Mas como já referi, isso depende do uso que lhe é dado. Basta ver que hoje em dia temos jogos que utilizam apenas um DVD9 na X360 e quase que ocupam um Blu-Ray SL (25gbs) na PS3, mesmo sendo tecnicamente superiores na X360. Mais espaço não equivale a maior qualidade, não é tão linear quanto isso. Quanto ao GTA IV, não vou discutir esse assunto porque apenas a Rockstar conhece os seus métodos de desenvolvimento e que limitações poderá ter encontrado, mas não tens quaisquer dados para fazer essa afirmação. Aliás, a versão PS3 corre em menor resolução do que a X360, e essa é a única limitação "real" de que temos conhecimento.

Claro que não tenho dados para fazer essa afirmação do GTA IV, não é preciso estares a fazer quote e a acentuar aquilo que eu próprio referi. Mas lá por não ter dados não vou deixar de ponderar sobre essa questão nem de a mencionar, porque é algo que já me veio à cabeça, mas lá porque não sei explicar não se fala mais no assunto?

E quanto ao Bluray, e não ser tão linear, é lógico que nos típicos jogos de 3 ou 4 horas a xbox que tem mais capacidade técnica para repdoduzir melhor qualidade consegue melhor desempenho visual, já que isso não ocupa um espaço paranormal a não ser que seja um jogo com cenários grandes. Veremos daqui para a frente se isso será ou não uma vantagem.
 
E quanto ao Bluray, e não ser tão linear, é lógico que nos típicos jogos de 3 ou 4 horas a xbox que tem mais capacidade técnica para repdoduzir melhor qualidade consegue melhor desempenho visual, já que isso não ocupa um espaço paranormal a não ser que seja um jogo com cenários grandes. Veremos daqui para a frente se isso será ou não uma vantagem.

Pois, como o Mass Effect.
 
Claro que não tenho dados para fazer essa afirmação do GTA IV, não é preciso estares a fazer quote e a acentuar aquilo que eu próprio referi. Mas lá por não ter dados não vou deixar de ponderar sobre essa questão nem de a mencionar, porque é algo que já me veio à cabeça, mas lá porque não sei explicar não se fala mais no assunto?

E quanto ao Bluray, e não ser tão linear, é lógico que nos típicos jogos de 3 ou 4 horas a xbox que tem mais capacidade técnica para repdoduzir melhor qualidade consegue melhor desempenho visual, já que isso não ocupa um espaço paranormal a não ser que seja um jogo com cenários grandes. Veremos daqui para a frente se isso será ou não uma vantagem.

Queres discutir um assunto que desconheces por completo? Para quê, para ser uma discussão sem quaisquer argumentos a não ser as tuas suposições? Só o facto de teres referido que a qualidade (seja lá o que isso for em termos práticos) depende da longevidade do jogo, demonstra que não sabes do que estás a falar. Cenários grandes não são equivalentes a ocupar mais espaço, porque para começar não sabes o tamanho dos assets presentes, não sabes se são reutilizados, não sabes o espaço real que eles ocupam, não tens conhecimento das capacidades técnicas do engine, nível de optimização, entre outros tantos factores.

De que é que serve estar a discutir isso aqui, se a pessoa com quem se discute não tem bases relativamente ao tema em questão? Isso é a mesma coisa que discutir física quântica com quem não sabe o que é um átomo. Se queres continuar a discussão, simplesmente evita fazer afirmações sobre aquilo que não sabes, caso contrário o tópico não vai a lado nenhum e certamente que também não foi criado para debates sobre aspectos técnicos.
 
Sim, porque o Mass effect é visualmente melhor na X360 que na... hum... não me lembro qual a outra consola que o tem para comparar...

Não percebeste. O Mass Effect não têm grandes gráficos com grandes cenários (grandes mesmos) e grande logevidade, tudo num DVD?

Visulamente não está bastante acima da média?
 
Queres discutir um assunto que desconheces por completo? Para quê, para ser uma discussão sem quaisquer argumentos a não ser as tuas suposições? Só o facto de teres referido que a qualidade (seja lá o que isso for em termos práticos) depende da longevidade do jogo, demonstra que não sabes do que estás a falar. Cenários grandes não são equivalentes a ocupar mais espaço, porque para começar não sabes o tamanho dos assets presentes, não sabes se são reutilizados, não sabes o espaço real que eles ocupam, não tens conhecimento das capacidades técnicas do engine, nível de optimização, entre outros tantos factores.

De que é que serve estar a discutir isso aqui, se a pessoa com quem se discute não tem bases relativamente ao tema em questão? Isso é a mesma coisa que discutir física quântica com quem não sabe o que é um átomo. Se queres continuar a discussão, simplesmente evita fazer afirmações sobre aquilo que não sabes, caso contrário o tópico não vai a lado nenhum e certamente que também não foi criado para debates sobre aspectos técnicos.

Bom... não vou voltar a discutir quem tem razã oem quê porque já percebi que não vale a pena,

Com a tua arrogancia é que certamente o tópico não vai a lado nenhum. Uma coisa já entendi, que te achas um perito na matéria. Se não queres ter essa discussão porque não valia a pena discutires com um "ignorante", não tinhas necessidade de ter respondido novamente. Se queres ficar com a razão toda, tudo bem, podes ficar com a bicicleta. E porque eu quero continuar na techzone porque vou fisicamente de férias, não me apetece alistar no programa de férias virtuais que eles criaram. Por isso este tópico morreu para mim.
 
Bom... não vou voltar a discutir quem tem razã em quê porqCom a tua arrogancia é que certamente o tópico não vai a lado nenhum. Uma coisa já entendi, que te achas um perito na matéria. Se não queres ter essa discussão porque não valia a pena, não tinhas necessidade de ter respondido novamente. Se queres ficar com a razão toda, tudo bem, podes ficar com a bicicleta. E porque eu quero continuar na techzone porque vou fisicamente de férias, não me apetece alistar no programa de férias e quanto a comentários neste tópico

Se achas que o meu comentário foi arrogante, nem sei porque te dás ao trabalhar de participar num fórum de discussão. Expressei bem as razões, fui directo e sem meios termos, e de certeza que não te insultei de forma nenhuma. Não me considero um "perito na matéria", simplesmente tenho experiência real para saber do que estou a falar. Como já disse e volto a dizer, isso não impede que participes, apenas não serve de nada estar a discutir tópicos com a mentalidade "eu acho que isto é assim, não faço ideia se é ou não, e se alguém contra-argumentar vou chamá-lo de arrogante".

E se achas que alguém aqui disse alguma coisa que justificasse o "programa de férias" que referes, acho que estás a levar os meus comentários demasiado a peito. Talvez devesses ter um pouco mais de humildade para aceitar as opiniões dos outros, em vez de agires como se alguém te estivesse a atacar verbalmente.
 
Engraçado que ele não disse nada disso :lol:
Tens claramente um problema qualquer de entendimento de portugues. Eu usei o facto do Carmack ter emitido a opiniao dele pra dar a minha, baseada em factos. Em nenhum momento estava implicito que o que escrevi era uma especie de resumo do que o Carmack disse, tanto que a minha frase foi "qualquer pessoa que tenha visto tech specs e performance specs", e não "qualquer pessoa que tenha lido o que o Carmack disse". Aprende a interpretar melhor o sentido das frases, tá?

Eu trabalho em videojogos, e só quem faz isso como eu é que vai apreciar a diferença entre uma 360 e uma PS3 em termos de desenvolvimento - uma companhia como a Sony, que faz uma arquitectura tão unica, só apresenta beneficios para ela propria, não para os outros. Aí reside a beleza da 360, ao ser parecida com um PC, não precisamos de dar voltas e mais voltas para conseguir coisas simples, pois já sabemos o que fazer.
 
Eu trabalho em videojogos, e só quem faz isso como eu é que vai apreciar a diferença entre uma 360 e uma PS3 em termos de desenvolvimento - uma companhia como a Sony, que faz uma arquitectura tão unica, só apresenta beneficios para ela propria, não para os outros. Aí reside a beleza da 360, ao ser parecida com um PC, não precisamos de dar voltas e mais voltas para conseguir coisas simples, pois já sabemos o que fazer.

Repara que tu que estas no ramo dos videojogos e o Carmack (que penso que saiba mais que tu) não refere que a arquitectura da Sony apresenta benefícios só para ela, aliás, ele refere que se se trabalhar bem a consola pode se tirar proveito do Blu-ray, e do facto da Sony autorizar installs (coisa que a MS não autoriza, não sei porquê). Agora se achas que é mais benefícios meter o jogo todo num BR e pagar menos ou pagar mais para fazer um jogo bom caber em dois ou 3 DVD9 e ter de pagar mais royalties e custos de produção, pronto, é a tua opinião, mas mais uma vez digo: o Carmack não disse que, e passo a citar as tuas palavras: "uma companhia como a Sony, que faz uma arquitectura tão unica, só apresenta beneficios para ela propria, não para os outros.".
 
E continuas a bater na tecla, pois eu não tou a dizer que o Carmack disse isso, estou a emitir a minha opinião.

O que tu não entendes é que sim, com mais trabalho e mais dinheiro, consegues tirar partido das features da PS3, mas não é isso que um developer quer - nós queremos uma plataforma poderosa, mas facil de desenvolver, que não tente reinventar a roda. Mais tempo e mais dinheiro gasto = mau. O Carmack tá numa posição previligiada porque é a iD Software, que tem o dinheiro que quer e faz o que quer. Mas 90% dos developers não são uma iD Software, e muitos nem apoiados pela Sony são (vê por ex o que a THQ disse sobre o desenvolvimento do Saints Row 1 pra PS3, que teve de ser cancelado).

No fundo o que te estou a dizer é: não adianta se consola Y ou X é uma bomba, se só me cria dificuldades em desenvolver pra ela. A arquitectura da PS3 só cria dificuldades a ela propria, niguem gosta de desenvolver pra ela, porque nos obriga a trabalho adicional, a gastar mais dinheiro, a bater mais com a cabeça na parede quando existem problemas, e a depender um pouco mais da Sony para assistencia.

Já agora, a Sony autoriza installs porque não tem outro remedio, o BR é demasiado lento a ler pra ser viavel em muitos jogos sem ter um install. Sempre vi uma das facilidades das consolas o facto de não teres installs, e embora não me façam assim tanta confusão, quanto menos installs em console games, melhor. Já agora, no dashboard 2.0 da 360, vais poder copiar DVDs inteiros pro HDD se quiseres, mas é opcional, não mandatório, e essa é uma grande diferença.
 
É curioso o medo que o pessoal tem que o rato/teclado chegue às consolas. Isso foi algum trauma a jogar CS nos PCs ou quÊ?

Deixem cada um jogar como quer, têm que admitir é muito mais justo darem a oportunidade ao jogador escolher comando ou rato/teclado do que imporem o comando ao utilizador.

Voçês julgam que eles estão preocupados e apenas estão a pensar nos utilizadores? Errado, eles querem é vender os seus comandos e acessórios em vez de permitir que dê para ligar um simples rato usb!
Isso tambem se aplica ao pc,porque raio os jogadores de consolas são sempre obrigados a jogar com rato e teclado?quase nenhum jogo tem suporte ao comando porque?
 
Apenas um pequeno àparte; se bem me lembro, ainda a PS3 não tinha saído e já haviam algumas pessoas ligadas à indústria dos videojogos que referiam que o "rumo" que a Sony estava a tomar no desenvolvimento do Cell podia ser "perigoso" porque o "tipo de arquitectura" ou algo assim, era típico de um processador de característica mais "genéricas" (apesar de ter os tais 7 SPE's), e que como tal, não seria o mais apropriado para o processamento de jogos! (Creio que na altura chegaram mesmo a apelidar o Cell de processador para tarefas "domésticas")

Será que essa "suspeita" se confirmou, e afinal de contas a Sony meteu mesmo a pata na poça? É que supostamente o Cell deveria ser capaz de fazer "milagres", e no entanto o que se vê nos jogos é que ambas as consolas (PS3 e Xbox360) estão bastante equiparadas em termos de "aspecto gráfico"!

Mas tambem, se aquilo que ambas as "brands" pretendiam era isso, o poder gráfico; então olhem, ficaram ambas equiparadas! No complaints here!

\w/
 
É que supostamente o Cell deveria ser capaz de fazer "milagres", e no entanto o que se vê nos jogos é que ambas as consolas (PS3 e Xbox360) estão bastante equiparadas em termos de "aspecto gráfico"!

Na teoria a 360 n é capaz de apresentar jogos com a qualidade gráfica de GT5, MGS4 ou Uncharted...pelo menos é o q se diz "por aí"... :rolleyes:

Para mim resume-se tudo a escolha de palete de cores e a direcção artistica tomada, já q na capacidade de processamento, as consolas na minha opinião equivalem-se...

Também se dizia q a 360 tinha atingido o pico gráfico com o Gears of War, agora q vem aí o Gears 2 deve ser a mesma conversa, pelo meio, sairam entretanto excelentes jogos gráficamente...e dúvido q o pico gráfico da 360 seja o Gears 2... :D
 
"You could design a game where the PS3 would be the superior platform, but you'd have to go out of your way to do it. If you're doing a game like people just want to do games now, the 360's the better platform."

Se podiam fazer jogos superiores para a PS3, porque raio não os fazem? Preguiçosos, está tudo dito.
 
"You could design a game where the PS3 would be the superior platform, but you'd have to go out of your way to do it. If you're doing a game like people just want to do games now, the 360's the better platform."

Se podiam fazer jogos superiores para a PS3, porque raio não os fazem? Preguiçosos, está tudo dito.


Pois, porque programar é uma coisa que se faz ás três pancadas.
 
Sim, e não custa mais dinheiro, mais manpower, mais tempo, nem nada :rolleyes:

Como disse antes, pessoas com comentarios desses não têm noção do quão complexo é desenvolver um jogo.
 
Back
Topo