Carmack: "360's the better platform" for contemporary games

Sim, e não custa mais dinheiro, mais manpower, mais tempo, nem nada :rolleyes:

Como disse antes, pessoas com comentarios desses não têm noção do quão complexo é desenvolver um jogo.

Pois, já se torna normal por aqui. Basta um developer salientar alguma dificuldade em relação à PS3 que é logo apelidado de idiota ou preguiçoso.
 
Se fosse so um developer a queixar-se....

Eu vou continuar na minha e digo que a PS3 nunca ira atingir o seu maximo, muito porque a Microsoft simplesmente não o vai "deixar".

É tão simples como isto:

Neste momento, temos uma consola em que ate os melhores se queixam da sua dificuldade, apesar de admitirem que tem la o potencial. Mas la por ter o potencial debaixo da sua carapaça, não quer dizer que vão puxar por ela.
Ate hoje não saiu ainda um jogo que marque a diferença entre a PS3 e a concorrencia, nenhum dos jogos multiplataforma que teve a PS3 como Lead Platform teve uma clara vantagem sobre a X360, nem os port's estão também a correr bem. E nem pelos vistos vamos ver essa tal superioridade, basta olhar para o que ai vem que se chega rapidamente a conclusão disso!

E alguem esta a ver 3º Party investirem so na PS3? Temos no mercado 3 consolas + PC e acham que os 3º Party vão gastar tempo, recursos e principalmente dinheiro a desenvolver para tirar partido do tal "potencial" PS3? Esperem sentadinhos então... Qualquer jogo multi-plataforma tem de sair em multiplas consolas, por isso ta obvio.

Os unicos estudios que podem e devem explorar ao maximo a PS3 é os proprios estudios da Sony, e mesmo esses ainda andam as apalpadelas...

E falando num campo hipotetico, diga-mos que daqui a 2 anos a PS3 começava a mostrar o seu potencial e a X360 a mostrar o peso do seu tempo, nessa altura ja esta a Microsoft a meter no mercado uma nova consola, "amiga" dos developers, de facil programação, superior tecnicamente, bla bla bla...

E pelos vistos temos ali o Masakari que esta por dentro no desenvolvimento de jogos... Ele e quem esta por dentro disso, mais do que qualquer um de nós, sabe o que custa criar, desenvolver um jogo. Pelo menos, eu não faço ideia...mas se olho para os estudios e vejo todos a queixarem-se do mesmo... Algo não vai bem.
 
Como eu já referi noutra thread se a userbase compensasse o investimento não havia processador que um developer não dominasse. A Sony tem mais é que vender consolas, aliciando as pessoas através dos seus titulos 1st party; o resto virá por acréscimo.

You could design a game where the PS3 would be the superior platform, but you'd have to go out of your way to do it. If you're doing a game like people just want to do games now, the 360's the better platform.
 
Última edição:
Sim, vai ser interessante ver como a proxima geracao vai sair. Isto porque, segundo os planos actuais das companhias, quando a PS3 tiver a meio do seu proposto ciclo de 10 anos, e ja com alguns jogos a utilizarem o seu potencial (God of War 3, por exemplo), ira sair a sucessora da 360. Isto levanta algumas questoes, porque meter uma consola no mercado a meio do ciclo de outra que vende bem e arriscado - sera que os users 360 vao migrar pra nova em massa? Sera que pessoas indecisas / sem consola vao preferir investir numa nova consola em inicio de ciclo, ou na afirmacao do potencial duma existente?

Pra mim, vai ser uma das questoes mais interessantes dos proximos anos, ate porque acho que o consumidor tipico ira inclinar-se mais para a afirmacao da PS3, do que para o reiniciar do ciclo Xbox. Vai depender muito do que a MS vai fazer para cativar o consumidor a tentar algo novo, novamente, e nao tanto em termos de graficos.

Btw, pa quem tiver curioso, eu trabalho aqui: http://www.streamline-studios.com
 
Ja agora... As percentagens da Naughty Dog’s!

Mas afinal de contas, também fazem o papel deles né???

Caso 1 - Potencial PS3

Naughty Dog using “30-40%” of PS3’s power

Naughty Dog’s Richard Lemarchand has said the Uncharted developer’s currently working with less that half PS3’s available grunt.
We think we’re probably only using 30 or 40 percent of the power of the PS3 right now, and there’s this great, untapped potential,” he said.
Ou seja, eles pensam, eles acham!!!

Agora a parte engraçada...

Vamos recuar ate ao tempo da PS2, em que era rainha e senhora, não havia Cell nem concorrencia a altura... Vamos ver o que a Naughty Dog’s dizia das percentagens na PS2 e do seu Jak1?

Q) What percent of the PS2’s power are you using?

A) People think of systems as glasses and ask: “how full is the glass”. Unfortunately, that isn’t how it works. Any developer who gives you a “percent of system used” answer is blowing smoke. The truth is that every developer uses 100% of the systems power on every game!!

http://www.naughtydog.com/jak1/20Questions.htm

Upss? Não da para entender não é? Ora no tempo da PS2, falar em % era atirar fumo, mas agora ja não? Agora é afirmar de peito cheio que so estão a usar 30-40%!! Pensam eles!Acham eles... E é assim que se descobre as carecas a estes tipos...

Não fazem mais do que propaganda mentirosa. :lol:
 
Podem optar pelas duas. :) A meu ver vai chegar uma altura em que será comportável ter ambas as consolas em casa e justificável até pelos exclusivos de ambas, que mais tarde ou mais cedo irão aparecer.

Não fazem mais do que propaganda mentirosa.
Sim, toda a gente sabe que os jogos que saem no início do ciclo de vida das consolas aproveitam todo o seu potencial. Especialmente na PS3, que como já aqui foi referido várias vezes tem uma arquitectura tão fácil de dominar...
 
Última edição:
Pra mim, vai ser uma das questoes mais interessantes dos proximos anos, ate porque acho que o consumidor tipico ira inclinar-se mais para a afirmacao da PS3, do que para o reiniciar do ciclo Xbox. Vai depender muito do que a MS vai fazer para cativar o consumidor a tentar algo novo, novamente, e nao tanto em termos de graficos.

Btw, pa quem tiver curioso, eu trabalho aqui: http://www.streamline-studios.com

Penso que ate nem é dificil responder a tua pergunta. Não tenho duvidas que muitos dos possuidores da X360 ira migrar para a nova consola, afinal de contas, esta geração a X360 tem sido positiva para os seus possuidores, e a Microsoft ja veio dizer publicamente que espera lançar nova consola em 2011/2012, uma data perfeitamente aceitavel, isto porque a X360 ja vem desde 2005!

Ainda para mais, nesta geração a X360 assumiu-se como uma consola que consegue fazer frente a concorrencia, consegue ter bom line up de jogos, Live!! Eu e pelo que vejo de muitos users da X360, não os vejo muito preocupados ou apreensivos em relação a uma nova Xbox.. Muito pelo contrario ate. E ja vimos que a ultima parte da vida da Xbox vai ser atacar o mercado casual, o que pode ser bom para a nova Xbox, ja que foi o que lhe faltou no inicio e meio de vida... apelar ao casual gamer e ao mercado europeu...
 
Sim, toda a gente sabe que os jogos que saem no início do ciclo de vida das consolas aproveitam todo o seu potencial. Especialmente na PS3, que como já aqui foi referido várias vezes tem uma arquitectura tão fácil de dominar...

Mas esta entrevista não é no inicio do ciclo de vida da PS3! É um pouquinho diferente não? digo eu!
 
Podem optar pelas duas. :) A meu ver vai chegar uma altura em que será comportável ter ambas as consolas em casa e justificável até pelos exclusivos de ambas, que mais tarde ou mais cedo irão aparecer.


Sim, toda a gente sabe que os jogos que saem no início do ciclo de vida das consolas aproveitam todo o seu potencial. Especialmente na PS3, que como já aqui foi referido várias vezes tem uma arquitectura tão fácil de dominar...
Acho que o que ele quiz dizer foi que toda a gente, quando ta a fazer um jogo, ta a dar 100% do que pode fazer. O que aumenta e a tua pericia e entendimento da arquitectura da consola, dai os jogos numa mesma plataforma serem melhores no final do que no inicio. Mas dizer que consola X ou Y neste momento ta a 30% ou 40% do seu potencial e uma parvoice, porque o jogo que acabaste de fazer utiliza (ou pelo menos devia utilizar) 100% do que sabes fazer com ela.
 
@kad, não, essa entrevista é da época em que o primeiro Jak & Daxter foi lançado, título que foi posteriormente sucedido pelo Jak 2 e 3, que eram em tudo superiores ao primeiro. A única coisa que esse teu apontamento demonstra é que as pessoas só dizem aquilo que lhes convêm e o que hoje é verdade amanhã nem é tanto assim. Para casos mais recentes ver a questão do suporte ao HD-DVD na X360 e suporte do "tremble" na PS3.

PR talk.
 
exacto..PR talk..

e como se não bastasse os tipos da Microsoft e da sony, ainda temos os PR das developers...

alguns com mais espaço de manobra que outros..

A questão aqui não é se os developers são ou não preguiçosos... simplesmente vão precisar de mais gente e muito mais dinheiro para ter exactamente o mesmo retorno no fim...

portanto, em vez de conversa fiada, analisarmos o caso do ponto de vista financeiro, é um mau negócio..

Por exemplo, a Valve.. não têm experiência a não ser PC ! e a Xbox é bem parecido com o pc.. funciona como jinjas para eles..
 
Back
Topo