Carmack: iPhone mais potente que a Nintendo DS e PSP combinadas

Estive a rever as funcionalidades e pelo menos a PSP em grande parte delas faz e é menos de metade do preço e depois de ler o seguinte até fiquei parvo:

wikipedia disse:
O iPhone contém uma bateria interna não removível, similar à dos iPods atualmente no mercado. Uma vez que a vida útil da bateria acaba, o telefone necessitará ser retornado para Apple para ter sua bateria trocada por uma taxa. O custo de troca de bateria é $79 e $6.95 para despesas de postagem.

Tem de se enviar para trocaram a bateria e ainda se paga e não é pouco..
 
Se isso era para comparar os graficos. Nao vas por ai. Porque a DS/WII vendem muito e sao as consolas com piores graficos no mercado

PS: nao escolheste o melhor exemplo para a PSP.

Pá mas o titulo do topico não diz que o iPhone é mais poderoso que a DS e a PSP juntas?
A julgar pelos gráficos não me parece :rolleyes: .

Sei muito bem que ha jogos com melhores gráficos para a PSP mas foi o primeiro jogo de corridas que me veio à cabeça, até foi o meu primeiro jogo para a PSP. Para passar a ideia serve perfeitamente.

Nunca me meti neste tipo de tópicos, mas estas comparações estão cada vez mais ridículas.

São produtos completamente diferentes...

É o mesmo q dizer q um camião TIR da Volvo é mais potente que um Porsche Boxter...
Ambos andam na estrada e têm pneus, a partir daí não dá para comparar mais.

O tópico é exactamente sobre isso, houve alguem que disse que o iPhone era mais poderoso que a PSP e a DS juntas (fez a tal comparação que achas ridicula) e agora nós estamos aqui a discutir o assunto como tantos outros assuntos que passam neste forum.
 
Última edição:
Então agora compara-se telefones com consolas?

O gajo da Nokia também dizia que o facto dos telemóveis terem agora câmara fotográfica, iriam matar o mercado das máquinas fotográficas.
O gajo da Canon respondeu que não acreditava que na final da liga dos campeões os jornalistas fossem para trás da baliza com telemóveis.

Ditado antigo: “Cada macaco no seu galho”
 
Então agora compara-se telefones com consolas?

O gajo da Nokia também dizia que o facto dos telemóveis terem agora câmara fotográfica, iriam matar o mercado das máquinas fotográficas.
O gajo da Canon respondeu que não acreditava que na final da liga dos campeões os jornalistas fossem para trás da baliza com telemóveis.

Ditado antigo: “Cada macaco no seu galho”
Isso porque um "aparelho" feito com um só proposito funciona (regra geral) muito melhor que qualquer outro "multi-funções". Uma camara fotografica é feita mesmo só para isso e como ninguem quer andar com um telemovel de 1 Kg e que nem cabe no bolso, as camaras dos telemovieis sao mais "fracas".

No caso de um telemovel e uma consola ja é um pouco diferente. A PSP já da para ver filmes, ir a net, isto para alem de se "meter" jogos para jogar. Um telemovel hoje em dia tambem ja nao serve so para telefonar/mandar sms, tambem da para ir a net, ver TV, filmar/tirar fotos(etc.). Portanto até acho que seja comparavel, só não acho é que um iPhone seja assim tão potente no aspecto dos jogos. PSP/DS, são consolas, feitas para jogar, um iPhone não foi feito com o proposito de ser uma consola de jogo.

Compararem um N-Gage com uma consola, isso sim já seria mais "adequado".
 
Tentativa falhada de iludir os consumidores que o iPhone é uma excelente "máquina" portátil para jogar e que ultrapassa as específicas do mercado. Ele sabe que isso dá lucro e pronto. Se a PSP e a DS dessem para fazer chamadas também iam dizer que era um excelente telemóvel. Assim como a minha torradeira...
 
Ia-me rir, mas será que é verdade? Que a DS talvez, agora que a PSP (e mais a DS)??

Em termos de specs, acredito que seja superior a qualquer uma das duas. E o Carmack não precisa de fazer comentários destes para iludir seja quem for, não há ninguém que duvide das suas capacidades e que realmente sabe do que fala. Ele provavelmente refere-se apenas a specs, resta saber o que os developers conseguem realmente fazer com a máquina.

Para dar um exemplo, têm aqui algumas imagens do Kroll:

wwdc-keynote_120.jpg

wwdc-keynote_121.jpg


Podem ver o vídeo aqui.
 
Esse jogo pode ter bom aspecto, mas dai até ser melhor que a PSP e DS juntas, não é. Aliás, se isso realmente quiser concorrer com alguma coisa terá que ser com a PSP. Mas se há quem se queixa de gastar 400 euros na PS3, ninguém vai comprar isso especialmente para jogar. E mesmo que concorra com a PSP não é preciso uma bla de cristal que anteveja o futuro mais provável...
 
Ninguém disse que era melhor, o Carmack disse que era mais potente e se ele o diz é porque é verdade, do que tenho visto é uma máquina capaz de excelentes gráficos, esta notícia não me surpreende.
 
Esse jogo pode ter bom aspecto, mas dai até ser melhor que a PSP e DS juntas, não é. Aliás, se isso realmente quiser concorrer com alguma coisa terá que ser com a PSP. Mas se há quem se queixa de gastar 400 euros na PS3, ninguém vai comprar isso especialmente para jogar. E mesmo que concorra com a PSP não é preciso uma bla de cristal que anteveja o futuro mais provável...

E como é que sabes o aspecto que um jogo com as capacidades da PSP+DS teria? A comparação do Carmack é claramente a nível técnico, de resto tudo depende da qualidade dos developers e o uso que fazem do hardware de cada uma. A referência ao Kroll é apenas para demonstrar que até nesta primeira fase, já existem jogos que demonstram o potencial do IPhone.
 
Nao fiquei impressionado com o video do Kroll: a psp consegue fazer melhor (basta os developers usarem os 333 mhz). Gostava de ver um jogo no Iphone com graficos ao nivel do God of War Chains of Olympus.
 
Nao fiquei impressionado com o video do Kroll: a psp consegue fazer melhor (basta os developers usarem os 333 mhz). Gostava de ver um jogo no Iphone com graficos ao nivel do God of War Chains of Olympus.
Estás a comparar jogos com níveis de produção completamente diferentes, o Kroll nem 1/10 do orçamento do GoW deve ter.

E quanto às specs, tecnicamente e a nível gráfico é muito provável o iphone ser superior à PSP, se há coisa que o Carmack percebe é de gráficos.

Sony PSP: Late 2004
333 MHz MIPS R4000 CPU + GPU with 2 MB onboard VRAM running at 166 MHz
32 MB main RAM (new models expanded to 64MB), and 4 MB embedded DRAM. MemoryStick storage, UMD media
480×272 (368×207 usable for video); no touch screen features
No accelerometers
No camera
No mobile radio
WiFi 802.11b
No Bluetooth


Apple iPhone: Mid 2007
Samsung ARM SoC 620 MHz 1176 running at 412 Mhz + PowerVR MBX 3D GPU
128MB RAM
8 or 16GB Flash storage
320×480 3.5” display with finger multitouch input
Accelerometers for direct physical control
2 Megapixel camera
Quad band GSM + EDGE
WiFi 802.11 b/g
BlueTooth 2.0 EDR
 
Nao fiquei impressionado com o video do Kroll: a psp consegue fazer melhor (basta os developers usarem os 333 mhz). Gostava de ver um jogo no Iphone com graficos ao nivel do God of War Chains of Olympus.

Supostamente, as specs do iPhone são estas:

CPU: 620 MHz ARM 1176, underclocked to 412 MHz
GPU: PowerVR MBX 3D
Memory: 128 MB DRAM

E o God of War: Chains of Olympus é bastante recente, e os seus developers já têm anos de experiência com a PSP para a usar ao seu melhor. Ainda assim, não é muito superior ao que se vê no Kroll, e este último é feito por uma developer relativamente desconhecida (Digital Legends), que não tem decerto a mesma experiência ou financiamento que a Ready at Dawn.

Edit: O Bio Shadow já tinha dado as mesmas justificações e nem tinha reparado :P
 
Última edição:
Back
Topo