Carmack: iPhone mais potente que a Nintendo DS e PSP combinadas

In other news, some moron said that the Xbox360 is more powerful than the Playstation 2 and the Gamecube together.


Hurray for idiots!
 
Só vejo ppl a falar em gráficos e gráficos... numa portátil! ZzZzZzZz

A beleza da DS é essa mesmo, não tem um único argumento, tem vários e nenhum deles é por ser tecnologicamente de top, porque isso nada garante. Joguem um Contra ou um Castlevania e vejam bem o que é um "jogo" numa portatil.

Mas nada disto interessa, quer a DS quer a PSP têm o que o iPhone nunca irá ter, um interface fisico decente... ao menos têm teclas!!!

É a minha opinião.
 
E como é que sabes o aspecto que um jogo com as capacidades da PSP+DS teria? A comparação do Carmack é claramente a nível técnico, de resto tudo depende da qualidade dos developers e o uso que fazem do hardware de cada uma. A referência ao Kroll é apenas para demonstrar que até nesta primeira fase, já existem jogos que demonstram o potencial do IPhone.

Como é que sei? Nem o gajo que fez essa afirmação sabe, se não existir algo comparável ou fizer uma estimativa. Não sou cromo para afirmar tal coisa mas siga... fazendo uma estimativa superficial, somas as capacidades comuns de cada uma das 2 consolas e arredondas para os valores-padrão do sistema mais aproximado que existe. Imaginas o que esse sistema é capaz de fazer e transformas isso numa versão portátil. E isso é importante exactamente para quê? Para jogar com grandes gráficos que nem se sabe que conseguem tirar partido do que ele é capaz de fazer...

Tal como referi, o iPhone jamais concorre com a DS, que não tem hipotese contra essa. O único parceiro na mesma categoria é a PSP, já que também é a coisa mais aproximada ao que mostraram, e mesmo que seja inferior a nível técnico:
1- Não vai ter tanto sucesso como consola, nem de perto, quer pelos jogos quer pelo preço;
2- Ainda estão para comprovar o que é capaz de fazer a nível técnico, e não é com um God of War wannabe de qualidade gráfica superior (que nem chega a ser o caso).

Ninguém disse que era melhor, o Carmack disse que era mais potente e se ele o diz é porque é verdade, do que tenho visto é uma máquina capaz de excelentes gráficos, esta notícia não me surpreende.

Mais potente para quê? Acho bem que incorporem a possibilidade de se jogar com alguma qualidade nele, mas daí até quererem que se afirme como uma portátil para jogos quando o telemóvel em si tem falhas básicas que nos deixam a perguntar "porque é que raio não faz isto?", a título de exemplo...
- Não há videochamada
- Não envia MMS nem reencaminha SMS
- Não passa animações tirando as do youtube segundo me disseram
- Tem uma câmara com 2 megapixels, inferior à que comprei há 6 anos atrás por metade do preço que ele custa
... ainda estão preocupados com a vertente dos jogos portáteis? Ninguém lhe tira a honra de ter sido de facto um telemóvel inovador que incorpora funções de um PDA de modo inédito, mas daí até se querer tornar uma consola e telemóvel com falhas e que ainda é caro, acho que precisam mesmo de seguir o ditado que já foi dito... "cada macaco no seu galho".

Só vejo ppl a falar em gráficos e gráficos... numa portátil! ZzZzZzZz

A beleza da DS é essa mesmo, não tem um único argumento, tem vários e nenhum deles é por ser tecnologicamente de top, porque isso nada garante. Joguem um Contra ou um Castlevania e vejam bem o que é um "jogo" numa portatil.

Mas nada disto interessa, quer a DS quer a PSP têm o que o iPhone nunca irá ter, um interface fisico decente... ao menos têm teclas!!!

É a minha opinião.

A DS tem de facto muita creatividade nos jogos que suporta, e a qualidade gráfica se bem aproveitada é capaz de fazer belezas. Doutro nivel, nada de tão complexo, mas belezas. Esses jogos que deste são exemplos pequenos de outros de grande originalidade que a consola em si tem. Foi por isso que excluí logo a partida a concorrência com a DS.

De facto, pode parecer parvo da minha parte, mas coloco no mesmo pé esse comentário do iPhone > PSP + DS no mesmo patamar que Sony = Wii ser nicho. A dferença é que os segundos foram altamente arrogantes.
 
Última edição:
Como é que sei? Nem o gajo que fez essa afirmação sabe, se não existir algo comparável ou fizer uma estimativa. Não sou cromo para afirmar tal coisa mas siga... fazendo uma estimativa superficial, somas as capacidades comuns de cada uma das 2 consolas e arredondas para os valores-padrão do sistema mais aproximado que existe. Imaginas o que esse sistema é capaz de fazer e transformas isso numa versão portátil. E isso é importante exactamente para quê? Para jogar com grandes gráficos que nem se sabe que conseguem tirar partido do que ele é capaz de fazer...

O Carmack comparou as especificações técnicas, tu disseste "Esse jogo pode ter bom aspecto, mas dai até ser melhor que a PSP e DS juntas, não é", ou seja, estavas a fazer uma comparação sem qualquer fundamento real, apenas com base no aspecto do jogo. Não faço ideia porque é que o Carmack achou que devia fazer esta comparação, mas se o fez, de certeza que foi com base em valores técnicos e não em suposições, como estão aqui a fazer.

Também não percebo porque é que se está a discutir as características técnicas do iPhone, e muito sinceramente, não me interessa. Não tenho interesse em comprar um, mas acho que a facilidade com que muita gente inicia comparações sem nexo apenas e chegam a chamar idiota ao Carmack apenas para rebaixar a qualidade do iPhone, só demonstra uma mentalidade fechada em relação a uma máquina que pretende apresentar-se como uma alternativa interessante para jogos.
 
Última edição:
Estás a comparar jogos com níveis de produção completamente diferentes, o Kroll nem 1/10 do orçamento do GoW deve ter.

E quanto às specs, tecnicamente e a nível gráfico é muito provável o iphone ser superior à PSP, se há coisa que o Carmack percebe é de gráficos.

Sony PSP: Late 2004
333 MHz MIPS R4000 CPU + GPU with 2 MB onboard VRAM running at 166 MHz
32 MB main RAM (new models expanded to 64MB), and 4 MB embedded DRAM. MemoryStick storage, UMD media
480×272 (368×207 usable for video); no touch screen features
No accelerometers
No camera
No mobile radio
WiFi 802.11b
No Bluetooth


Apple iPhone: Mid 2007
Samsung ARM SoC 620 MHz 1176 running at 412 Mhz + PowerVR MBX 3D GPU
128MB RAM
8 or 16GB Flash storage
320×480 3.5” display with finger multitouch input
Accelerometers for direct physical control
2 Megapixel camera
Quad band GSM + EDGE
WiFi 802.11 b/g
BlueTooth 2.0 EDR

Ok!
Agora sim é possivel comparar specs e concluir em definitivo de que o Iphone é de longe superior á PSP, agora entendo os comentários de Carmack,caso fosse o Gable já torcia o nariz por causa do seu anti amor pelo desenvolvimento tecnológico do que não lhe convém.

Cumpr´z
 
eu até nem percebo muito de carros,mas até diria que isto é tipo os cavalos de um carro
um carro pode ter 300 cavalos mas existem carros com menos cavalos que andam mais

(espero não estar a dizer uma barbaridade)
 
1) a psp també é superior à DS em specs e que é que isso quer dizer em termos reais ??

portanto, podem vir todos os iphones do mundo... SIMPLESMENTE NÃO EXISTE NENHUM DS KILLER NUM FUTURO PRÓXIMO...


2) esse powerVR é igual ao chip da Dreamcast.. poderá ter potencial...
mas não me cheira..
 
Mais potente para quê? Acho bem que incorporem a possibilidade de se jogar com alguma qualidade nele, mas daí até quererem que se afirme como uma portátil para jogos quando o telemóvel em si tem falhas básicas que nos deixam a perguntar "porque é que raio não faz isto?", a título de exemplo...
- Não há videochamada
- Não envia MMS nem reencaminha SMS
- Não passa animações tirando as do youtube segundo me disseram
- Tem uma câmara com 2 megapixels, inferior à que comprei há 6 anos atrás por metade do preço que ele custa
... ainda estão preocupados com a vertente dos jogos portáteis? Ninguém lhe tira a honra de ter sido de facto um telemóvel inovador que incorpora funções de um PDA de modo inédito, mas daí até se querer tornar uma consola e telemóvel com falhas e que ainda é caro, acho que precisam mesmo de seguir o ditado que já foi dito... "cada macaco no seu galho".
Mais potente a nível gráfico, transformaram esta thread numa comparação iphone vs PSP quando a única coisa que o Carmack disse foi que o iphone, graficamente, é mais potente que uma PSP, qual é a relevância de estarem a discutir as restantes features do iphone? Câmaras, rádios, videochamadas, animações? Para que foi isso arrastado para aqui?

Obviamente que o iphone, como consola portátil, nunca conseguirá competir com as restantes mas ninguém disse o contrário.
 
Última edição:
O Carmack comparou as especificações técnicas, tu disseste "Esse jogo pode ter bom aspecto, mas dai até ser melhor que a PSP e DS juntas, não é", ou seja, estavas a fazer uma comparação sem qualquer fundamento real, apenas com base no aspecto do jogo. Não faço ideia porque é que o Carmack achou que devia fazer esta comparação, mas se o fez, de certeza que foi com base em valores técnicos e não em suposições, como estão aqui a fazer.

Também não percebo porque é que se está a discutir as características técnicas do iPhone, e muito sinceramente, não me interessa. Não tenho interesse em comprar um, mas acho que a facilidade com que muita gente inicia comparações sem nexo apenas e chegam a chamar idiota ao Carmack apenas para rebaixar a qualidade do iPhone, só demonstra uma mentalidade fechada em relação a uma máquina que pretende apresentar-se como uma alternativa interessante para jogos.

Tu acreditas no homem que faz uma "comparação" sem sequer explicar NADA e só me criticas a mim, mas o homem tem toda a razão porque é muito entendido mesmo que não diga nada de onde tirou essa afirmação... tipo, tal como eu, fora o conhecimento inerente por trás da afirmação? >_>

Eu já te disse mais ou menos como fiz a comparação e ficas com algo equivalente uma consola da geração anterior, e também disse que não sou entendido mas fiz o esforço mental para explicar a conclusão.

Quanto ao que chamaram ao homem espero que não tenha sido direccionado a mim porque não o apelidei de nada. Mas concordo que ele devia ter pensado duas vezes antes de fazer aquela pseudo-afirmação tendencialmente comparativa entre o seu sistema e as duas consolas, porque a intenção dele foi basicamente dizer "isto é tecnicamente melhor que as outras duas juntas".

Pelas tuas palavras, a tua participação neste tópico resume-se a "Não ligo muito ao telefone, mas tecnicamente é melhor que a DS/PSP e para jogar é uma boa alternativa"... e tudo o resto que seja diferente ou contrário faz pouco sentido porque ninguém percebe tanto como ele?

Mais potente a nível gráfico, transformaram esta thread numa comparação iphone vs PSP quando a única coisa que o Carmack disse foi que o iphone, graficamente, é mais potente que uma PSP, qual é a relevância de estarem a discutir as restantes features do iphone? Câmaras, rádios, videochamadas, animações? Para que foi isso arrastado para aqui?

Obviamente que o iphone, como consola portátil, nunca conseguirá competir com as restantes mas ninguém disse o contrário.

Bom, já que falharam em perceber o que quis dizer com aquela lenga-lenga das características, fica aqui o resumo do que tentei dizer em longas palavras e pelos vistos falhei...

Para que é que se preocupam em meter tanta tecnologia de jogo no Iphone e até apresentam um jogo para mostrar a capacidade, se aquilo nem tem todas as funcionalidades mínimas como deve ser enquanto telemóvel de actual geração?
 
Última edição:
Tu acreditas no homem que faz uma "comparação" sem sequer explicar NADA e só me criticas a mim, mas o homem tem toda a razão porque é muito entendido mesmo que não diga nada de onde tirou essa afirmação... tipo, tal como eu, fora o conhecimento inerente por trás da afirmação? >_>

Eu já te disse mais ou menos como fiz a comparação e ficas com algo equivalente uma consola da geração anterior, e também disse que não sou entendido mas fiz o esforço mental para explicar a conclusão.

Quanto ao que chamaram ao homem espero que não tenha sido direccionado a mim porque não o apelidei de nada. Mas concordo que ele devia ter pensado duas vezes antes de fazer aquela pseudo-afirmação tendencialmente comparativa entre o seu sistema e as duas consolas, porque a intenção dele foi basicamente dizer "isto é tecnicamente melhor que as outras duas juntas".

Pelas tuas palavras, a tua participação neste tópico resume-se a "Não ligo muito ao telefone, mas tecnicamente é melhor que a DS/PSP e para jogar é uma boa alternativa"... e tudo o resto que seja diferente ou contrário faz pouco sentido porque ninguém percebe tanto como ele?

Devias ter lido melhor os meus posts antes de responderes. Eu comecei logo por dizer que não percebia o porquê dele ter feito essa comparação, porque não é típico dele e pouco ou nada interessa. E sim, a comparação dele foi feita simplesmente com base nas especificações técnicas puras. Aliás, pelas especificações que foram colocadas aqui relativamente ao hardware das consolas e do iPhone é possível tirares as tuas próprias conclusões, ainda que não assentem sob uma base prática, tal como ele referiu e que foi convenientemente ignorado pelos autores da notícia que limitaram-se a dizer "iPhone mais potente que a DS e PSP combinadas".

E sim, o conhecimento técnico dele conta para alguma coisa, simplesmente porque o "homem" é indiscutivelmente considerado como um dos developers mais influentes na indústria e já provou diversas vezes que sabe perfeitamente do que está a falar, e não tem qualquer interesse em jogadas de marketing da treta. Provavelmente ele até explicou melhor as razões do seu comentário do que aquilo que foi apresentado, mas isso pouco ou nada interessa para quem escreveu a notícia.

Também não deves ter percebido que ele não tem qualquer relação com a Apple ou o iPhone, porque mencionaste o "seu sistema", quando o único interesse que ele tem no mesmo é eventualmente desenvolver uns jogos.

Sim, esses comentários não eram direccionados a ti, mas ao típico pessoal que apelida qualquer developer que faça comentários contrários à sua opinião de "idiota" ou "preguiçoso", como cada vez se vê de forma mais abundante neste fórum.

Quanto à minha participação no tópico, resume-se a achar as capacidades do iPhone interessantes, embora neste momento não tenha qual interesse em adquirir um. Isso invalida a minha opinião de qualquer forma? Acho que tem vindo a reunir um bom catálogo de jogos, e apesar de não concorrer directamente com as consolas portáteis, é uma alternativa que pode ajudar a expandir o mercado e eventualmente produzir bons títulos. Contudo, nunca disse que a tua opinião ou a de qualquer outro são erradas, porque realmente não passam disso, opiniões, e como tal não podem ser consideradas certas ou erradas. Mas se não concordo, não posso contra-argumentar?
 
Sony PSP: Late 2004
333 MHz MIPS R4000 CPU + GPU with 2 MB onboard VRAM running at 166 MHz
32 MB main RAM (new models expanded to 64MB), and 4 MB embedded DRAM. MemoryStick storage, UMD media
480×272 (368×207 usable for video); no touch screen features
No accelerometers
No camera
No mobile radio
WiFi 802.11b
No Bluetooth


Apple iPhone: Mid 2007
Samsung ARM SoC 620 MHz 1176 running at 412 Mhz + PowerVR MBX 3D GPU
128MB RAM
8 or 16GB Flash storage
320×480 3.5” display with finger multitouch input
Accelerometers for direct physical control
2 Megapixel camera
Quad band GSM + EDGE
WiFi 802.11 b/g
BlueTooth 2.0 EDR​



Pandora: Agosto/Setembro 2008


  • ARM® Cortex™-A8 600Mhz+ CPU running Linux
  • 430-MHz TMS320C64x+™ DSP Core
  • PowerVR SGX OpenGL 2.0 ES compliant 3D hardware
  • 800x480 4.3" 16.7 million colours touchscreen LCD
  • Wifi 802.11b/g, Bluetooth & High Speed USB 2.0 Host
  • Dual SDHC card slots & SVideo TV output
  • Dual Analogue and Digital gaming controls
  • 43 button QWERTY and numeric keypad
  • Around 10+ Hours battery life

pandora800x600sd8.jpg



Algumas respostas antes que as perguntas apareçam:

1 - Isto é uma CG render do que se pretende atingir, no entanto não é exagero dizer que já é 90% do aspecto final.

2 - Sim, parece uma Nintendo DS alterada, a intenção é mesmo essa.
Se o design é sólido, funcional e eficiente, faz todo o sentido tirar partido dele.
Pensem nisto como um elogio ao bom design da NDS.


Site
http://www.openpandora.org/

Wiki
http://pandorawiki.org/Main_Page


Overview

The Pandora will run a Linux distribution. There will be no fees for developer tools and hence anyone will be free to develop and release games for the system.

Core

The Pandora uses a Texas Instruments OMAP 3530 System-on-Chip. This includes the ARM Cortex-A8 processor, the TI C64X programmable DSP, the PowerVR SGX 530 3D accelerator and supporting components.

Storage

The first revision of the console will include 128MB of DDR RAM, and 256MB of onboard flash memory. Storage space will be available through 2 Secure Digital card slots since the internal memory is not designed for storage and via USB host capabilities for connecting any standard USB flash drive and hard drive.

Input and output

The Pandora includes two analog pads, a directional pad, 4 action buttons, 2 shoulder buttons, 3 function buttons (start/select/home), and a QWERTY keyboard.

Display

The Pandora's display will be a 800*480 display, which additionally will have touchscreen functionality.

TV-out

The Pandora will have the ability to output S-video and composite signals to television sets. In addition, picture-in-picture and seperate signals for the TV and LCD will be supported.

Sound

The Pandora will have a high-quality sound DAC, and an ADC and internal microphone for recording. A pair of stereo speakers is built into the display. The volume control is a wheel.

Keyboard

The Pandora will have an almost-full QWERTY keyboard, with additional keys using Function. Control will likely be mapped onto one of the action or shoulder buttons.
more here.


Full Specs

These are constantly changing. Hopefully, this page will be updated with them. When adding information please remember to correctly reference the new information to a reliable source.

  • General
    • The name: Pandora [1]
    • Dimensions: 140 x 83 x 27 mm (slightly larger than a DS Lite: vs 133 mm × 73.9 mm × 21.5 mm)
    • Price: 199 GBP(incl. VAT) (approx. $330 USD, 212 € (excl. VAT)
    • Release date: April/May 2008 for dev units, summer 2008 for full production units (can and will be changed if needed)
    • Case will be a bit smaller the GP2X, and will be a mix of metal and plastic. [2]

  • Core Hardware:
    • Texas Instrument's OMAP3530 System-on-chip. [3] [4] Specifications can be found at this link: [5]
    • PowerVR SGX GPU (OpenGL ES 2.0, several million polygons per second). OpenGL ES demonstrated: [6]
    • 128MB of DDR SDRAM.
    • Real Time Clock (RTC) built in, to keep track of time. [7]
    • 256MB of internal flash memory.
    • Will be "unbrickable".

  • Display: 800x480 widescreen (5:3), 4.3 inches, touchscreen LCD.[8]
    • Brightness:300 cd/m2, Contrast ratio:450:1, Response time:tr+tf=30ms[9]
    • Dimensions: 93.6 x 56.2 mm (4.3 inches, 5:3 aspect ratio).
    • TV-out included in hardware, A/V-OUT Port (similar in appearance to a large USB OTG port) outputs S-Video and Composite and inputs 3,5mm Headphone/Microphone cables..
      • Separate TV-out signals, picture-in-picture capabilities. [10]
    • Powerful 2D and 3D hardware acceleration, see above. [11]

  • Input:
    • Buttons, keyboard, microphone, and touchscreen. [12]
    • Directional pad will be a D-pad. [13]
    • Two real analog nubs, will have click function. Will have a rubber grip. A video of the analog nub to be used in Pandora's construction. Update: a custom designed plastic nub is now being used and will remain in the previously planned location.
    • QWERTY keyboard cellphone like thumb typeable. [14]
    • Built-In Microphone [15]

  • Connectivity:
    • 802.11g (Wi-fi) included. USB host included. USB-on-the-go (one-port host and client) included. [16]
    • Integrated Bluetooth 2.0 + EDR (3Mbps)[17]
    • The USB will be fully powered (500 milliamps). You'll be able to use anything that has drivers. [18]
    • RS-232 will be included, but a level converter will be needed for the UART. [19]
    • Twin SDHC slots.

  • Software:
    • Open2X-type Linux firmware. [20]
    • One-click install system - Debian ARMEL packages probably compatible with minor work.
    • Conteudo editado nesta secção para não infringir as regras da Techzone, para ler na integra consultar o Wiki.
    • Possible Software:
      • Will be capable of running X11 with a window manager and desktop environment, and probably will by default.
      • There should be the ability to run normal programs you can run on Modern Linux builds as well, provided it does not exceed 128MB of RAM (excluding any virtual memory for performance reasons) and is ported. This includes a full build of Firefox! Firefox 3.0 uses much less memory and resources, and should run fine on the Pandora.
      • Macromedia Flash is possible on the Pandora with web browsers with some work. Maybe not full Flash support though, but http://www.gnu.org/software/gnash/ can be ported to the Pandora and run up to FlashV7 guaranteed, play Youtube videos (mplayer and VLC can play FLV files just fine, play other movie files from Firefox, and VLC can stream FLV easily) and can work with Firefox or as a standalone program.
      • Advanced multimedia support, including streaming: mplayer, VLC, xine and any other program that is open source is possible. For a general idea of file support for VLC see http://www.videolan.org/vlc/features.html, and for xine see http://xinehq.de/index.php/features.

  • Power:
    • Lithium-polymer battery, ~4000mAH.
    • Up to 10 hours battery life under reasonable load 8.5 hours under max cpu load. Up to 100 hours playing MP3s. [22]
    • Can charge through AC adapter or USB. [23]
    • Advanced power management capabilities: only need to set a max clockspeed, when the CPU is not doing anything it automatically HALTs and does nothing to save a lot of power.[24]
    • Will be able to suspend to RAM or suspend to disk for longer battery life and faster start up.
Tadinho do iPhone............................:004:
my.php
 
Back
Topo