Carmack on Parhelia

ToTTenTranz

Power Member
Name: John Carmack
Email:
Description: Programmer
Project:
-------------------------------------------------------------------------------
June 25, 2002
-------------
The Matrox Parhelia Report:


The executive summary is that the Parhelia will run Doom, but it is not performance competitive with Nvidia or ATI.


Driver issue remain, so it is not perfect yet, but I am confident that Matrox will resolve them.


The performance was really disappointing for the first 256 bit DDR card. I tried to set up a "poster child" case that would stress the memory subsystem above and beyond any driver or triangle level inefficiencies, but I was unable to get it to ever approach the performance of a GF4.


The basic hardware support is good, with fragment flexibility better than GF4 (but not as good as ATI 8500), but it just doesn't keep up in raw performance. With a die shrink, this chip could probably be a contender, but there are probably going to be other chips out by then that will completely eclipse this generation of products.


None of the special features will be really useful for Doom:


The 10 bit color framebuffer is nice, but Doom needs more than 2 bits of destination alpha when a card only has four texture units, so we can't use it.


Anti aliasing features are nice, but it isn't all that fast in minimum feature mode, so nobody is going to be turning on AA. The same goes for "surround gaming". While the framerate wouldn't be 1/3 the base, it would stillprobably be cut in half.


Displacement mapping. Sigh. I am disappointed that the industry is still pursuing any quad based approaches. Haven't we learned from the stellar success of 3DO, Saturn, and NV1 that quads really suck? In any case, we can't use any geometry amplification scheme (including ATI's truform) in conjunction with stencil shadow volumes.




Matrox num sabe? árrumá pó ládú!


Self comment:
Bem, se realmente os 256bits na memória DDR não ajudam muito em relação às placas da concorrência, quer dizer que neste momento tanto o HyperZ como o LMA se mostram muito eficazes...
Vamos a ver a R300, onde temos ao mesmo tempo a memória a 256bits e o HyperZ3, como se porta em largura de banda...
 
bom ... alguem ja comprou uma coroa de flores para o defunto !?


a matrox agora ou faz uma placa nova dentro de 6 meses com mais features ainda e com velocidade para competir com as ati/nvidia ou entao o melhor mesmo ... e arrumar as botas
 
isto parece a ginger ... k já meio mundo especulava k fosse uma coisa colossal k ia revolucionar a internet mas afinal tornou.se numa mota !!! tipo o k aconteceu kom a parhelia foi algo parecido visto k fez.se uma grande espectativa e afinal está ou vai.se tornar num verdadeiro fracasso ... agora so falta vir o p10 e tornar.se tb num verdadeiro fracasso !!! knd a espectativa é grande o revés da verdade ainda é maior
 
Eu acho este zum-zum à volta do Doom3 uma manobra porreira de marketing pró-ATI. Não tenho nada contra a marca, só acho estranho haverem tantas considerações quando ainda pouco se mostrou, à excepção de um filme (que está espectacular) do D3.

Mais valia abrirem o jogo "Doom3 sponsored by ATI"
 
Não, senão o Carmack não diria que o set OpenGL da nVidia é o seu "Gold Standard" e que a GF4Ti neste momento é a placa mais aconselhada para correr o jogo.



O problema é custa mesmo muito aos nVidiots o facto de o Doom]I[ ter sido apresentado numa ATi e não numa nVidia... é fdd não é? :-D :001: :-D


O problema é da nVidia de não ter apresentado uma amostra do NV30 na altura.
 
ToTTenTranz, presumo que o "idiot" não seja uma referência a mim. :)

Os que me conhecem sabem que eu não entro em discussões subjectivas sobre produtos/serviços das empresas. Logo, não me apanhas em vivas discussões do tipo AMD vs Intel, Nvidia vs ATI, e outras.

Isto por uma razão simples. De que me vale defender uma empresa ou um produto se NADA ganho com isso?

Tenho acções da AMD ou da Intel para as defender? Tenho acções da Nvidia ou da ATI para as defender?

Não, infelizmente não. Logo, não entro nessas novelas. A mim pouco me importa se o vizinho tem uma ATI ou Nvidia. Desde que eu esteja satisfeito com o que tenho na altura, óptimo. Caso contrário, e se as finanças ajudarem, logo migro para uma coisa melhor.

Logo, o termo que utilizaste aplica-se, provavelmente, a pessoas que defendem produtos/serviços cegamente, sem terem a visão suficiente que o latim que empregam nunca lhes trará nenhuma mais-valia. :)
 
SUp3rFM

nVidiot é o nome que se dá aos fanboys da nVidia, não tem propriamente uma conotação negativa sobre as pessoas a quem se chama isso.

Aliás, se fores ver ao site www.nvnews.net (se não me engano é dos sites mais vistos por fans da nVidia e não só) vês logo no cabeçalho "Millions and millions of NVIDIOTS served" ou coisa parecida.
O nome é usado para o gozo, não para o insulto.


Desculpa lá se te insultei, o objectivo não era esse.
E se não és um nVidiot, ainda bem :D :D
 
pah ... vcs e as vossas novelas venezuelanas ... pensem bem ... o john carmack isto, o JC akilo pah ... o home agora vem com regras ditatoriais com cenas a dizer k as gf 4 mx n correm o doom 3 llllllloooooooolllllllll eu sempre kero ver essa m*rda ... e dp mando po gaju o final do jogo em pic e uma imagem do meu sistema para dar uma xapada virtual na tromba do animal !!! é mm cenas do tipo lá por ele dizer, n ker dizer k um gaju va ter de ir a correr comprar uma placa k custa os olhos da cara só pk ele diz k talvez corra o doom3 ... ele k meta o jogo pelo anus a dentro e vá para o penis k o fecunde mais as spec's mafiososas dele ... hitler foi só um ... agora vem um xico esperto armado aos cucos a dizer isto e akilo ... k ele é sábio k guarde a sua sabedoria e teja calado pk pelo k estou a ver akilo é só manobras de marketing puro ...


p.s. ok passei.me ja estou farto de fala-baratos do john carmack...
 
ToTTenTranz, no hard feelings. :)

Nem conhecia isso, só há bem pouco tempo é que tenho uma GF.

Morpheus, eu prefiro ler as configurações "manfiosas" do Carmack do que o teu chorrilho de argumentos primários cujo conteúdo é tão valioso quanto um balde de areia no deserto.

O que eu estou a observar é que o que rodeia o Doom3 é obra de uma máquina interessante de marketing. Aliás, até agora está dar a resultado. :)
 
Morpheus
Onde raio é que viste o Carmack dizer que a GF4MX não corre o Doom3??????????????


LÊ o comentário dele em relação às GF4MX:




"On the topic of current Nvidia cards:

Do not buy a GeForce4-MX for Doom.

Nvidia has really made a mess of the naming conventions here. I always
thought it was bad enough that GF2 was just a speed bumped GF1, while GF3 had
significant architectural improvements over GF2. I expected GF4 to be the
speed bumped GF3, but calling the NV17 GF4-MX really sucks.

GF4-MX will still run Doom properly, but it will be using the NV10 codepath
with only two texture units and no vertex shaders. A GF3 or 8500 will be
much better performers. The GF4-MX may still be the card of choice for many
people depending on pricing, especially considering that many games won't use
four textures and vertex programs, but damn, I wish they had named it
something else."




Diz lá onde é que aqui ele diz que a GF4 MX não corre o Doom3!

O que ele diz praticamente é que as GF4 MX vão ser mesmo muito nojentas o correr o jogo, além de serem lentas, visualmente não vão proporcionar nem metade daquilo que uma placa com shaders oferece!

Aliás, como são chips tecnicamente muito atrasados, as GF4-MX vão correr com o mesmo código das Geforce originais!! :-D
 
Última edição:
Mas essa coisa chamada doom3 nao e so para sair para daqui a um ano?

Acho patetico usar-se uma coisa que nao existe como medida padrao.
 
Como o super dize
O que eu estou a observar é que o que rodeia o Doom3 é obra de uma máquina interessante de marketing. Aliás, até agora está dar a resultado.

Tb no ut diziam que tinha que ser umas grandes placas graficas e pelos vistos até as voodoo 3 vão dar! Bem voodoo 3 na sei mas as riva dão ! :D :D :D

Pela altura que o Doom 3 sair já estão no mercado as Gef5 e podes comprar uma gef 4 ti por 20 contos etc e tal penso eu de que :D :D :D :D

Não vejo tanta discussão por uma coisa que ainda vai demorar a sair !
 
atenção que o carmack sempre disse que iria apresentar o jogo no hardware mais potente (para games) que houvesse no mercado, a ati chegou-se a frente com um prototipo qualquer da r300 ou whatever ele se calhar testou axou ke akilo bombava e usou as placas

mas ele proprio diz que o jogo onde e capaz de ficar melhor ate mesmo graficamente é em gf4's visto que sao essas que eles estao a usar para desenvolver o jogo ...

claro que hoje sao gf4 amanha podem ser r300 quando sairem ao publico ...

ou gf6 ou p10 ...
 
Isto altura para dizer: I TOLD YOU!!! ahahahaha!! :-D :-D :-D

Bem me parecia que o Parhelia num ia ser grande coisa...

Lembrem-se daki que ja postei notro thread... :D :D :D
 
o k eu me farto de rir é k o JC consegue embarrelar tudo e todos ... ver um filme pode ser mto bonito sim senhor mas se for um jogo de m*rda mas com um motor porreiro... jasus !!! temos o exemplo do daikatana ... o motor é decente mas o jogo sucka pah bués!!! pah isto de manobras marketinianas é lixado pensa bem vês o marketing k se fez em volta da parhelia e no k deu ... espero k o D3 n sofra do mesmo mal sn vai ser meio mundo a cair em cima do JC e dp nem o verdadeiro JC o safa!!!! exige isto e akilo ... eu sempre kero ver akilo a bombar... se bombar fixe no meu pc ja disse, espeto uma pic aki no forum e mando uma para o JC ... ***** dia é preciso ter uma estação de gráficos CGI das melhores para jogar um jogo ... e é nesses dias k mtos vão mandar os programadores arrear o pastel a mata!!
 
a unica coisa que gostei de ver a parXPTO da matrox a correr foi os jogos com o AA sempre ligado no maximo, só ai se nota vantagem em relação a GF4... mas ng joga o Q3 a 30fps com o AA a xpto vezes... ridiculo!
 
morpheus, no dia em que tiveres um milesimo dos conhecimentos do JC que tanto atinges... por essa altura os teus comentarios tambem vão valer um milesimo dos dele... até lá a descrição que o super fez dos teus comentarios encaixa na perfeição.

fica bem ;)
 
John Carmack foi eleito como a 3ª personalidade mais influente no mundo dos jogos:

(...)
After GLQuake and its various sequels and offshoots took off, some video card companies went so far as to consult with Carmack directly in the hopes of making their hardware offerings work as well as possible with id's games. The Quake engine's use of OpenGL acceleration effectively and decisively altered the future course of the video card industry. And as we're all aware, there was no going back.

John Carmack also deserves credit for a laundry list of other gaming innovations -- client-side prediction in network code, multi-texturing, easily-modifiable and extendable games, in-game command consoles ... the list goes on. It really seems that John Carmack has done it all. However, we have the sneaking suspicion that he's just getting started.

What the Gaming Industry says:

John Howard, Microsoft: "Defined the terms "deathmatch" and "strafe" for a generation of gamers. Next to Tetris and a few early arcade cabinets the Doom and Quake series have distilled the soul of the video game to its essentials."

Bill Roper, Blizzard Entertainment: "Carmack is synonymous with technology, and his continued work at id has kept him at the top of this field. While we pay a great deal of respect to those who actually craft the worlds and hone the mechanics of the games we play, John Carmack has carved himself a place in gaming history for creating equally compelling technology with which the ideas of designers can be realized."



Já li umas entrevistas dele e achei que é um bocado arrogante, mas também é alguém que tem tomates quando fala, como na intervenção que teve contra o DirectX 5 dizendo que era uma merd4, ou afrontando tanto a nVidia a propósito do nome GeForce 4 MX, como a ATI acerca da qualidade dos seus drivers.

Mas é alguém que percebe e muito do que fala, tanto mais que Tim Sweeney fez isto:

"And in another fine showing of developer humor, Tim Sweeney, Epic's 3D mastermind behind the Unreal Tournament engine and current Unreal technologies was seen at the show running amok with a pad of Post-It notes poking some light fun at the GeForce 4 MX. Tim could be seen labeling a VW Beetle as a "Porsche MX", a stair-case as "Elevator MX", and finally turning the joke inward, he labeled himself "Carmack MX" in deference to the industry's most famous 3D programmer. "
 
Raptor não foste tu que disseste uma vez que numa feira qualquer tinham mostrado a Parhelia correr o 3DMark e a dar cerca de 16000?

Ou seria a R300?




Morpheus
Mais respeitinho pelo JC s.f.f.
Se ele não existisse o mais provável é que neste momento uma voodoo2 ou uma TnT seriam mais que suficientes para correr os últimos jogos..
 
Back
Topo