Carmack on Parhelia

Epá, desculpem lá mas de certa forma tenho de concordar com o Morpheus.....
Akele JC tá já a fazer novelas faltando ainta tanto tempo para o jogo sair........
Acho que se deviam preocupar um pouco menos com os graficos e mais com os outros parametros do jogo como o enredo porke senão qualquer dia o ppl em vez de jogar saka mas é akeles demos da nvidia para demonstrar na pratica as features das placas
 
ora ai está ... kaso n tenham reparado ... ultimamente a ktdd de jogos k sai para o publico em geral é uma porcaria ... para aí 75% prometem mto mas nada fazem ... ao aparecer um JC k promete um motor revolucionário e para o renderizar uma verdadeira Macci machine ... os produtores de marcas vão atrás dele simplesmente pk sabem k tolos vão a correr comprar o topo de gama para poder correr o jogo... em vez de me xamarem nomes ou algo do género pensem no zé portuga k n tem metade da guita dum comprador alvo deste tipo de marketing agressivo e k por ouvir falar do jogo poderá estar até interessado mas ao saber k se kalhar n vai aproveitar os promenores mais bonitos e k realçam o jogo n o vai poder fazer pois a placa de video k tem n é suficientemente boa ou o computador em si! o k eu pretendi (e axo k isto voçês simplesmente kriam era fazer spamm a gozar kom um gaju ) era realçar esse aspecto ... kem é um estranja para me impor isto ou akilo ... eu comprei a makina k pude kom o meu dinheiro e gosto de correr alguns jogos nela como é obvio mas tb kria poder correr o doom 3 e afins sem ter uma makina de topo da evolução!!! traduzindo para uma linguagem acessivel k penso k mta gente aki n entendeu ... imaginem k os portugas andam todos de TDI pk é mais económico e aparecia um tipo destes a dizer k tinhamos de comprar um Evolution 7 pk é assim k tem de ser e se kriamos andar nas estradas k ele produzia só Evo 7 e mais nada ... fazer um jogo é desenvolver tecnologias novas é uma coisa agora impor a um mercado já algo saturado regras algo absurdas é simplesmente uma coisa abominável...

passo a palavra ...

Morpheus out ...
 
Morpheus,
se as coisas assim fossem desde o início hoje ainda estaríamos a jogar a 2D e 256 cores num 486. Só joga DoomIII e compra a máquina para aquilo quem quer e pode. Senão mantém a máquina que tem e joga outros jogos mais acessíveis em termos de performance.

Ninguém é obrigado a comprar um Mercedes para andar nas auto-estradas, basta um clio. Mas também não é porque o limite de velocidade é 120 Km/h que se vai deixar de fazer carros que dão mais de 200 Km/h!!!

É como em tudo, só se mete quem quer e pode, quem não quer ou não pode não se mete, e não se pode estar a falar mal de alguém de querer evoluir (Carmack) só porque a nossa máquina não corre a sua obra. Senão não há evolução, mesmo que seja "só" em gráficos, e estariamos a jogar "Prince of Persia" nos nossos 486.
 
Eu concordo com o Sadino


Vamos ter calma, o jogo também só sai daqui a um ano, escusamos de perder a cabeça só porque o que temos hoje não chega para akilo.

Se hoje em dia uma placa topstream correria bem o jogo, então daqui a um ano as placas mainstream também correm o jogo na boa.


Por isso é que é muito mais rentável comprar uma gráfica mainstream nova todos os anos do que comprar uma caríssima e correr muito bem os jogos durante um ano, e andar a sofrer pelos cantos durante mais dois..


Like.. em vez de jogar quake3 a 1600*1200 a 80 fps, joga-lo na mesma configuração mas a 140fps..? Por uma placa que custou mais 60 mocas? E depois? As 60 mocas que o primeiro poupou dão para no ano seguinte comprar uma placa igualmente barata, mas que corre bem o que há na altura, mas o que comprou a placa mais cara no ano anterior agora anda a arrastar-se com um sistema que apesar de correr as coisas já não é nada de especial..



Eu tenho um colega que há 2 anos e meio gastou 500 mocas só na caixa do computador, nem mudou o monitor!
Hoje tem um P3 800 com uma GF1 DDR e diz-me com orgulho que ainda consegue jogar +/- a maioria dos jogos...

Eu digo-lhe que há 2 anos e meio atrás, eu corria muito bem os jogos da altura, e que neste espaço de tempo, gastei nem metade do dinheiro que ele gastou, e tenho um sistema que é 3 a 4 vezes melhor que o dele... ele cala-se... acho que aprendeu a lição..



Dar mais 200€ para ter mais 2000 3DMarks? Para kê?
O que é que o 3DMark dá? Mérito? De quem? Mérito por ter gasto dinheiro como esterco para uma coisa que é tão inútil que nem seker pode ser aproveitada excepto por um programinha que serve para dar pontinhos?

Epah gastem antes dinheiro em fazer gandes férias, em passar momentos inesquecíveis a estar em sítios onde nunca tiveram!


Já sei que o ppl pro-3DMark me vai cair em cima, mas esta é a minha posição.
Tenho muito mais respeito por um gajo que com uma Ti4200 e um Northwood 1.6A numa board com DDR tenha chegado aos 12000 do que por outro que comprou um NW 2.53A com RIMMS e uma Ti4600 que tenha chegado aos 13000...



O Doom]I[ #VAI# ser espectacular, #VAI# ser um passo em frente nos videojogos e a maneira como estamos habituados a vê-los, mas até lá relaxem e tirem proveito do que temos por agora, que também não é nada mau!

Depois quando chegar à altura, vê-se.
 
pah o jc simplesmente está a impôr a sua lei ... tu n vês k ele está a conduzir a a industria para uma espécie de descalabro industrial ... desde knd akele marmanjo baseado num jogo pode impôr a uma industria algo saturada as suas leis estupidificantes k certas placas n correm ... se eu fosse um director de conselho duma marca e viesse um jimbras dakeles dizer k a minha placa n corria o jogo dele levava uma talhada em tribunal k até andava de ladecos!!! ja viram o k aconteceu a pharelia desde k o jc disse k n corria o doom 3??? segundo certos rumores a matrox está a instruir um processo judicial contra o jc por desinformação, má fé, e afins resultando nisto tudo como segundo a matrox manobra de difamação a nivel internacional!!! pah ... nem k ele fosse deus n pode virar.se para uma comunidade de gammers e dizer "n comprem a placa da matrox pk ela n presta para correr o meu jogo!!" isto n é evolução é markting, e n me venham com tangas evolucionistas pk n é assim k o mercado evolui, por imposições mas sim por evoluções a nivel de técnologico !!! a NVIDIA n precisava de lançar um gf4 ... mas fê-lo pelo simples facto de introduzir no chip mais e melhor tecnologia e cada vez mais evolutiva e n imposta ... nem sempre é o mercado k faz a evolução mas sim a evolução faz o mercado ... o jc n contribui para a sua evolução pois simplesmente haje como um puto mimado k diz k a galinha da vizinha n é melhor k a minha pk eu sei k n é, mas só pk eu kero!!! pah la por ele ter a mania e sabe fazer jogos , sim senhor ... venha lá uma copia desse bonito jogo ... agora vir com tangas de markting e manobras colaterais para danificar a nivel empresárial empresas k neste momento estão a tentar levantar a cabeça ou estão a tentar construir um futuro pra competir com a concorrência, isso n se faz! o k o jc impõe é :

só haver 2 marcas produtoras de placas (ATI e NVIDIA) pois ele já fez o favor de dizer mal do resto

já só falta virar para o lado da intel para fazer o backfire contra a microsoft k agora está do lado da AMD

e encher os bolsos a kem lhe pagou imenso para dizer isto ou akilo mal de certas marcas ... vai uma aposta em como já houve verbas chorudas para ele fazer certos comunicados!!!

passo a palavra ...

morpheus out ...
 
só haver 2 marcas produtoras de placas (ATI e NVIDIA) pois ele já fez o favor de dizer mal do resto
John Carmack, id Software's lead programmer of Doom fame, has lashed out at nVidia for the release of GeForce4.
Any public comment from such an influencial figure, which contains the phrase "Do not buy a GeForce4-MX for Doom" is worth a closer look. According to Carmack ATI 8500 support for Doom is complete and "GF4-MX will still run Doom properly, but it will be using the NV10 codepath with only two texture units and no vertex shaders. A GF3 or 8500 will be much better performers."

Carmack suggests that nVidia have really messed up the naming of their products and adds;
"Nvidia has really made a mess of the naming conventions here. I always
thought it was bad enough that GF2 was just a speed bumped GF1, while GF3 had
significant architectural improvements over GF2. I expected GF4 to be the
speed bumped GF3, but calling the NV17 GF4-MX really sucks."

**********************************************

I need to apologize to Matrox -- their implementation of hardware displacement mapping is NOT quad based. I was thinking about a certain other companies proposed approach. Matrox's implementation actually looks quite good, so even if we don't use it because of the geometry amplification issues, I think it will serve the noble purpose of killing dead any proposal to implement a quad based solution.

I got a 3Dlabs P10 card in last week, and yesterday I put it through its paces. Because my time is fairly over committed, first impressions often determine how much work I devote to a given card. I didn't speak to ATI for months after they gave me a beta 8500 board last year with drivers that rendered the console incorrectly. :-)

I was duly impressed when the P10 just popped right up with full functional support for both the fallback ARB_ extension path (without specular highlights), and the NV10 NVidia register combiners path. I only saw two issues that were at all incorrect in any of our data, and one of them is debatable. They don't support NV_vertex_program_1_1, which I use for the NV20 path, and when I hacked my programs back to 1.0 support for testing, an issue did show up, but still, this is the best showing from a new board from any company other than Nvidia.



a NVIDIA n precisava de lançar um gf4 ... mas fê-lo pelo simples facto de introduzir no chip mais e melhor tecnologia e cada vez mais evolutiva e n imposta
[ironic] Sim, sim... pois podia ficar-se pela GF3 e não lançar mais nada, porque as pessoas ficam contentes com performance e quando toda a gente tiver uma até irão comprar outra GF3 de reserva, e depois outra porque isso basta para a nVidia vender placas... novos produtos para quê?[/ironic]

Contentes ficam os fabricantes de placas com pessoas como o Carmack que dão razões para comprar novas e mais potentes gráficas.


e encher os bolsos a kem lhe pagou imenso para dizer isto ou akilo mal de certas marcas ... vai uma aposta em como já houve verbas chorudas para ele fazer certos comunicados!!!
Ele já é rico e não precisa desses supostos "comunicados" que afinal não são bem assim se te deste ao trabalho de ler os excertos que pus acima.

pah o jc simplesmente está a impôr a sua lei ... tu n vês k ele está a conduzir a a industria para uma espécie de descalabro industrial ...
Há dez anos que ele faz jogos e não vejo sinais nenhuns de descalabro :P

Ganhaste um implicancia com o Carmack que não se percebe bem...
 
tenho estado a seguir a thread e concordo com o Sadino...

Morpheus: nao se precebe bem de facto o que se passa entre ti e o Johnny... a que me caiu pior foi a de ele "so querer 2 marcas de placas graficas"... como o Sadino "quotou" , ele disse mal da Nvidia, disse bem do P10 da 3DLabs e pediu desculpa a Matrox... claro que relativamente a esta ultima ele se tenha descuidado um bocado, mas nao vamos crucifica-lo por 1 erro...

mas o Sadino ja disse quase tudo... ou sao os fabricantes que criam novos chips para os programadores de jogos desenvolverem melhores jogos (graficamente); ou serao os programadores a criarem melhores jogos para que os fabricantes criem novos chips: isto parece-me que e o que faz com que se evolua... uma coisa que tu parece nao estares a favor... quando dizes que o Carmack anda a "impor a sua Lei" de que os chips que nao correm o Doom]I[ nao prestam (algo que nao me parece)... e que a Nvidia nao necessitava de lançar a GF4...
 
"a NVIDIA n precisava de lançar um gf4 ... mas fê-lo pelo simples facto de introduzir no chip mais e melhor tecnologia e cada vez mais evolutiva e n imposta"

esta é que me partiu todo!

Atão diz lá o que é que a nVidia apresentou de novo na GF4.

Multi-Sampling Antialiasing? Já existia desde a GF3.

Duplo monitor para o mercado doméstico? Já existe desde a G400 Dual head!

Shaders? Já existia desde a GF3, e os pixel shaders da GF4 Ti até são menos evoluídos que os da R8500, que é 6 meses mais antiga! (eu TINHA que dizer isto :D )

Er.. mais de 80fps no quake3? Acho que até a kyro2 fazia isso :-D



soo.. tecnologia que a GF4 Ti (sim, a Ti, pk a MX já sabemos que é o core da GF2 a 0.15 microns) apresentou de "melhor"...
Melhor não sei, só sei de mais caro!

Sim, porque a nVidia apresentou o seu PCB standard espectacular de 8 layers para as GF4 Ti4400 e 4600, que é super caro, cheio de condensadores e outras cenas.... completamente desnecessários lol!
Porque as GF4 4200 têm um PCB com 6 layers como as GF3 e com o/c chegam aos valores das 4600, sem serem precisos vmods ou coisas do genero :-D :-D
É mais rápida? É sim senhor! Também mau era se não fosse mais rápida que a GF3! Mas acho que hoje em dia a rapidez (acima dos 50-60fps) tem um significado cada vez menos importante nos jogos de hoje.


"segundo certos rumores a matrox está a instruir um processo judicial contra o jc por desinformação"

LOL a matrox com jeito tá mas é a beijar o cuzinho ao JC e a pedir por favor para ke ele faça códigos para o Doom3 específicos para a Parhelia, se não bem que tá feita!




"o jc disse k n corria o doom 3"

A esta quote eu respondo com outra quote, a PRIMEIRA frase que o Carmack disse publicamente sobre a Parhelia: "The executive summary is that the Parhelia will run Doom"
Parece que o agente de desinformação aqui és tu.




«nem k ele fosse deus n pode virar.se para uma comunidade de gammers e dizer "n comprem a placa da matrox pk ela n presta para correr o meu jogo!!" (...) o jc n contribui para a sua evolução pois simplesmente haje como um puto mimado k diz k a galinha da vizinha n é melhor k a minha pk eu sei k n é, mas só pk eu kero!!!»

Epah aqui estás a exagerar! TUDO o que o Carmack diz é em relação à performance das placas com o motor de jogo que ELE PRÓPRIO está a desenvolver. E SEMPRE que ele diz algo sobre um chip gráfico é com base em FACTOS e em relação ao DOOM3! Mais nada! Desde quando é que ele disse para não comprar a placa Y sem apresentar razões?!?

O que ele diz é: Se querem jogar o JOGO que EU tou a fazer, NÃO comprem a placa Y ou a placa X, porque EU vi que pelas RAZÕES Z, W, e K, que a placa não se safa muito bem.. na engine que EU tou a fazer.

Se tu fores a ver o que ele disse (que eu duvido que já o tenhas feito), reparas que em situação alguma ele diz para não comprar a placa X ou Y!



E vamos a ser sinceros: em performance a Parhelia é uma desilusão. Tive a ver um site onde comparam a GF4Ti com a parhelia, mas com a GF4 Ti downclocked aos valores da Parhelia... mas mesmo assim a Parhelia continua a perder! É mesmo a tecnologia que não está à altura!
Dizes que "neste momento estão a tentar levantar a cabeça ou estão a tentar construir um futuro pra competir com a concorrência", mas nenhuma empresa no seu perfeito juízo tenta recuperar a competição no topstream.. Simplesmente porque não é o topstream que dá dinheiro, mas sim o mainstream!
Apresentar uma placa que é caríssima e tem performances inferiores a placas que custam metade do seu preço.. não é proprio de uma empresa que esteja a tentar levantar a cabeça...





Morpheus
É natural que te sintas frustrado. Se o Carmack viesse cá fora dizer que a minha placa com a qual eu gastei o meu rico dinheirinho não é mais do que um chip antigo com mais velocidade de relógio, e portanto apesar de se safar bem agora, nos jogos de amanhã ia ser um desastre.. eu ficava bem lixado..

Mas também não podes culpá-lo disso. O que ele diz é apenas a verdade pura e dura, e não tem culpa que nem toda a gente faça a melhor escolha ou tenha dinheiro para comprar uma placa topo de gama...



Só mais uma coisa:
O Carmack não se fez uma maquina de marketing.
Os fans e os media é que fizeram dele uma maquina de marketing.
Não é por acaso que foi considerado pela gamespy a 3ª pessoa mais influente no mundo dos videojogos. E também não me espanta nada que depois da apresentação do Doom3 na E3 ele tenha tomado o primeiro lugar.

E se realmente foi ele que fez aquela engine que para mim ainda é dificil de acreditar que aquilo não são pre-renders, eu acho que ele merece o título!
 
o k eu vos kria transmitir é este facto:

visto k ele está a tentar construir um motor baseado nas ultimas tecnologias (o k era mais k obvio) ele tb deve fazê-lo de modo a k seja totalmente compativel com todas as placas k saiam no mercado... pois têm o exemplo da GF4 mx e aki passo as palavras do JC "GF4-MX will still run Doom properly, but it will be using the NV10 codepath with only two texture units and no vertex shaders" ou seja ele em vez de tentar espremer o melhor da GF4 mx n simplesmente faz o motor correr de acordo como se fosse uma gf2 mx e pronto !! ele n pretende contruir um motor k funcimine com todas as placas mas só com as k ele acha k merecem um melhor empenho da parte dele ... o prós ... é melhor impulsiona o mercado para comprar placas do tipo topstream e n mainstream ... enche os bolsos do fabricantes (pah é a vida [ironic]) contras ... o zé tuga k n pode investir em uma placa de topstream vai fikar com as bolas n mão ... e eu digo isto pk axo de facto incorrecto ele fazer o k faz com as gf 4 mx ... sinceramente ... por acaso e agora digo isto sem procurar mto a nivel de informação ... kais foram as afirmações ou os testes com a Xabre?? ele n disse nada ainda acerca delas?

para tu recuerdo a gf4 trouxe isto de novo:

nfiniteFX II
LMA II
Acuview AA
e o nview ... pah antes de abrires o bico pensa e vai a www.nvidia.com ...

pah a visão dele pode afectar ou n certos consumidores ... se formos ver o k eu pretendo e penso k se tem visto nos meus post é fazer voçês verem é k embora o JC esteja de um modo geral a contribuir para uma evolução imposta por causa dum jogo, isso n lhe dá o direito de enviar bocas torcidas a kem lhe apetecer ... ele é um programador, gosta de k toda a gente olhe para um jogo dele e fike simplesmente pasmado, mas n eskecendo k existe um numero n mto grande de pessoas k podem dizer " Eu corro o Doom 3 com mais de 100 fps!!!" kem ? o Raptor e afins k tem pc k dão por volta de 13k 3dmarks ... é para esse jogador k o JC está a fazer o jogo e n para um gammer como eu k tem o pc limitados a 5k 3d marks ... o meu objectivo é defender os k n tem um pc fora de série mas k gostavam de correr o jogo como toda a gente ... segundo a lógica do jc ... correr correm mas a 640x480!!! e kom low detail!!! pah ... é bonito sim senhor ... à pessoas como tu k bebem as palavras do hombre ... axo bonito ... mas isso torna as pessoas doentias e cegas ... k é akilo k estás a ser ... n penses só em ti ... pensa tb no gammer desconhecido ...
tu és o fatidico retrato duma sociedade cada vez mais consumista e cega k bebem as palavras dum semi.ditador comum k por simplesmente lhe ser dada uma alavanca pensa k consegue virar a pedra sobre a multidão!! pensa nas tuas palavras e interioriza o k escreves ... e se vires k estás a agir mal n escrevas mais ... simplesmente cala.te ...

morpheus out ...
 
Se eu fosse programador, faria um jogo que corresse maravilhosamente no último hardware que saiu. E como é natural, e não tenho dúvidas que isso aconteça, o D3 vai correr em soluções low/mid-range. Certo é que vais jogar com poucas FPS.

A questão é simples, o jogador que tem um computador topo de gama compra o jogo sem piscar os olhos. E "Quem não tem dinheiro, não tem vícios".

Certo é que toda a gente anda a falar no D3 quando ainda estamos a muito tempo do seu lançamento.
 
verem é k embora o JC esteja de um modo geral a contribuir para uma evolução imposta por causa dum jogo, isso n lhe dá o direito de enviar bocas torcidas a kem lhe apetecer
É uma maneira de ver as coisas, a outra é se há alguma coisa que está mal e eu não concordo, digo e chamo a atenção, que é o que eu acho que ele faz, que aliás é o que TU estás a fazer em relação a ele :P Já agora enumera aí as bocas dele que não concordas.

Quanto ao resto, epá ninguém é obrigado a tweakar o jogo para correr o jogo em sistemas mais low-end (o que até é mau para o próprio programador já que muitos gamers podem sentir-se desencorajados a comprar o jogo). Se calhar querias que ele usasse também glide para o jogo correr muita bem nas placas 3Dfx que estão espalhadas por aí (se é que glide suporta as características que ele queria para o jogo, o que eu duvido).
Além disso o que ele está a fazer é o que fazem a generalidade dos programadores, ou ainda não viste os benchs para o UT2003, e o próprio Tim Sweeney da EPIC já disse que não há hardware que corra actualmente o jogo a mais de 60 fps com tudo no máximo. Mas pronto apeteceu-te implicar com o Carmack :-D :-D :-D

E repetindo mais uma vez aquilo que tu negas a ler e que foi escrito já por várias pessoas nesta thread:
Só compra o jogo quem quer e pode, só compra um computador high end quem quer e pode
 
Baaah.. tou quase a desistir...


"GF4-MX will still run Doom properly, but it will be using the NV10 codepath with only two texture units and no vertex shaders" ou seja ele em vez de tentar espremer o melhor da GF4 mx n simplesmente faz o motor correr de acordo como se fosse uma gf2 mx e pronto !!

CLARO que a GF4 MX só vai usar duas unidades de texturas porque o chip SÓ TEM 2 UNIDADES DE TEXTURAS por pipeline!!!! Duh!!!
CLARO que a GF4 MX não vai usar vertex shaders porque NÃO OS TEM!!! DUH!!
Tá lógico que vai usar o mesmo código que a GF1!! A GF1 tem 4 pipelines com 1 unidade de texturas cada um e a GF4 MX (assim como a GF2 MX) tem 2 pipelines com 2 unidades de textura cada um, ou seja são ambos chip que processam 4 texturas por ciclo e que têm uma unidade T&L fixed-function!

Inda não percebi o que é que tu queres! Queres que o Carmack entre na casa dos possuidores de GF4 MX pela chaminé (tipo pai-natal) e enfie uma unidade de shaders nas placas, por magia?
Lamento mas isso não é possível, mesmo que ele o quisesse!

É o problema das GF4 MX! É que são chips que NÃO TÊM POR ONDE ESPREMER! Não têm shaders! São rápidas mas é para jogos baseados no OpenGL 1.1 ou DirectX 7!
Por isso é que chegas a jogos tipo UT2003 ou morrowind e as GF4 MX vão por àgua abaixo!
Por isso é que eu não aconselho ninguem a comprar uma GF4 MX! E não é porque não gosto da nVidia, porque se queres saber a minha opinião a melhor placa que se pode comprar neste momento é de longe a GF4 Ti4200!




para tu recuerdo a gf4 trouxe isto de novo:

nfiniteFX II
LMA II
Acuview AA
e o nview ... pah antes de abrires o bico pensa e vai a www.nvidia.com ...

aiaiaiaiai opah tás a guiar-te por nomes de marketing! Nunca faças isso! Nomes de marketing querem dizer tanto como a quantidade de mips num cpu! Ou seja, NADA!
E claro que NÃO vou ao site da nvidia! O site só me vai dizer que todas as placas da nvidia são um espectáculo porque têm uns nomes fixes..
Tu não sabes o que é que cada um desses nomes quer dizer pois não? É que vais obrigar-me a repetir o que já disse mas prontos... em nome da informação e da abolição da ignorância aqui vai:


nFiniteFX II: Sabes quais são as diferenças para a GF3? Tem 2 unidades de vertex shaders em vez de 1 mas na mesma da versão 1.0, e em relação a pixel shaders passou da versão 1.1 da GF3 para a 1.3.
Vês alguma evolução aqui? É que eu até vejo anti-evolução, porque a R8500 é 6 meses mais antiga e a unidade de pixel shaders é mais evoluída, é a da versão 1.4 (weeee lá fui eu dizer isto outra vez :D )


Accuview antialiasing: yah yah o modo 4xS neh? Sabes o que é? É simplesmente o mesmo multisampling antialiasing existente na GF3, mas com técnicas de anisotropic filtering e LOD bias mais altos. É bonito? É sim senhor! Mas é tão bonito como o FSAA qué já existia na Voodoo 5.. Não é nada de #novo#.

LMAII: Light Speed Memory Architecture II... técnicas de z-occlusion culling, não renderizar aquilo que não se vê no monitor.. Para tua informação este tipo de técnicas já existe desde o chip gráfico da Dreamcast, o neon 250 da powerVR, e nas placas gráficas para PC já existe desde o HyperZ da Radeon original..
Também não é nada de novo.. aliás a técnica deste estilo mais evoluída continua a ser a que é usada na KyroII, ainda nem a ATi nem a nVidia conseguiram chegar aos calcanhares da PowerVR neste aspecto..

nView?? LOL o nview é uma característica de hardware tão evoluída que até as GF2 MX Dual Display com uma actualização de drivers passam a suportá-lo :-D :-D :-D
Isso é o suporte para dois monitores, que como já tinha dito já existe no mercado de massas desde a G400 Dual Head!
O nome nView é só mais um nome bonito para o suporte para 2 monitores, tal como eu tinha dito.




" Eu corro o Doom 3 com mais de 100 fps!!!" kem ? o Raptor e afins k tem pc k dão por volta de 13k 3dmarks ... é para esse jogador k o JC está a fazer o jogo e n para um gammer como eu k tem o pc limitados a 5k 3d marks

Neste momento nem o raptor nem mesmo o macci poderiam correr o Doom3 com o detalhe no máximo a 100fps (vocês e a mania dos 100fps! Ainda não sabem que a partir dos 60fps é tuda a mesma coisa pros nossos olhos??)..
Por isso é que o Doom3 usou uma R300 na E3 e mesmo assim já vi relatos a dizer que o jogo de vez em quando soluçava.


Mas é mesmo neste aspecto que vocês estão a confundir as coisas!
O Doom3 só sai daqui a um ano!! Fazem ideia do que é que vai haver disponível daqui a um ano?
Vamos ter as R400, NV35, Parhelia 2 e uma evolução do P10 (P20?) como topstream, R300, RV300, NV31, NV28 e P10 como mainstream à venda! Placas com capacidades e performances que hoje não estão alcançaveis a nenhum de nós!

Pedir hoje ao Carmack que faça o jogo correr bem com as GF4 MX seria o mesmo que pedir aos programadores do Unreal Tournament e do QuakeIII há 2 anos atrás que fizessem os jogos de modo a darem o seu máximo nas voodoo1 e 2 e nas savage3D, ou riva128!
Isso sim, era ridículo, não saíamos da cepa torta e ainda hoje teríamos jogos a sair com o visual do unreal original!

Morpheus, o que tu estás a sugerir é uma estagnação na industria de desenvolvimento do hardware 3D para que todos os jogos de amanhã corram no hardware de ontem!
Isso não pode ser... é contra os próprios princípios da humanidade deixar de evoluir, sabes?
 
Bom post, ToTTenTranz. Factual, mesmo com as beliscadelas óbvias que dás à ATI (visíveis por tua simpatia (não confundir com biased ;)).

O D3 está longe de ser um produto final ou coisa que o valha. Até mesmo o UT2k3, através das leaked versions que têm saído levam a que os seus criadores afirmem premptoriamente que essas versões não estão optimizadas graficamente!.

Muito ainda há por programar.

Não se pode programar para o futuro tendo em conta o passado. Pode-se é ser um gajo porreiro e programar o jogo do futuro para que corra numa máquina do passado, em prejuízo da qualidade e fluidez de imagem. São coisas diferentes!
 
ToTTenTranz: tiraste-me as palavras da boca e metes-te mais ca dentro!!! era o que iria dizer ao Morpheus... excepto as propriedades da GF4
subscrevo-te a ti, ao SUp3rFM (foi um excelente post :D ) e ao Sadino (de novo...)

tu és o fatidico retrato duma sociedade cada vez mais consumista e cega k bebem as palavras dum semi.ditador comum k por simplesmente lhe ser dada uma alavanca pensa k consegue virar a pedra sobre a multidão!! pensa nas tuas palavras e interioriza o k escreves ... e se vires k estás a agir mal n escrevas mais ... simplesmente cala.te ...

podes começar tu por fazer o memo, antes claro de te virares a toda a gente que nem um maluco so pq estas a levar uma banhada... e desprezivel a tua atitude de superior olhando para os meros "consumidores cegos e fanaticos"... a ti ninguem te andava a por a imagem de "maniaco que esta fulo pq o seu hardware daki a um ano nao lhe vai proporcionar a qualidade em jogos que o hardware topo de gama desse ano vai poder proporcionar"
 
Axo estranho difamares o homem por manter o ppl tão bem informado.
Todos os jogos feitos pelo JC foram dos melhores jogos de sempre e acima de tudo os seus motores foram utilizados para criar jogos ainda melhores, por ex o half life com o motor do quake1, o sof com o motor do q2, sof2, mohaa, star trek, jedi knight e outros com o motor do q3 e seguramente isto continuará com o motor do doom3.
Ele está apenas a falar sobre o seu trabalho, ele poderia ficar calado e evitar ser alvo de comentarios comos os do morpheus (como se ele ligasse) mas mta gente prefere ouvir o homem a falar da tecnologia de hj em dia do que por exemplo, pessoal que trabalha em sites de reviews e cenas assim que esses sim é q + depressa são influenciados e devem receber cheques chorudos por fazerem certas declarações. Esses falam da teoria, o carmack apenas diz as coisas como são e como funcionam no motor que está a criar.
Qto ao que ele disse sobre as gf4mx, bem, penso que ja todos sabemos que tipo de placas são, ou talvez nem todos =)
 
e agora é k vcs caem com o cu no chão ... então espera ai ... e agora esclarecendo ainda melhor as coisas:

Totten: eu sei ler, mto obrigado, e akilo k ai puseste nem tudo é como tu pintas mas tá bem ... (tu percebes mesmo do negócio [Estou a ser irónico] ja pensas.te inscrever na Worten lolo0ol0ol)


... e agora o motivo deste meu post ...

kem é o JC para fazer exigencias para um jogo k só vai sair daki a 1 ano? axas k é mm por ele estar a fazer akela escandaleira toda a dizer k certas placas vão se borrar e afins k o mundo do hardware informático vai evoluir? esse homem ainda é uma mera gota num oceano de investimentos, evolução, hi-tec e afins ... pode ser influênte mas acho de uma atitude estúpida, arrogante e sem-nexo o facto de ele ainda nem ter o jogo completo e estar a mandar postas de pescada a dizer k placa X n corre o jogo Y pk n está à altura ... ora meus amigos ... podem vir com post do tamanho da biblia a tentar dizer k o JC isto e akilo e akoloutro ... mas kem devia estar a trabalhar era o JC, calar.se, e deixar os testes das placas para os variadissimos sites k o fazem ... a GF 4 mx corre o doom 3 ... a pharelia tb ... pah ... axo bem ... mas eu simplesmente respondia.lhe vai mas é trabalhar ò galego ...

pensa nisto:

de k serve ele tecer akelas espécies de reviews se ainda n tem o jogo completo ?

para kê esta cena toda de cegueiras imensas a volta dum trolha dakeles se ele proprio ainda n tem o trabalho completo?

... e agora a pedido dalgumas familias umas respostas a perguntas pendentes ...

*pah eu sei kal é a tecnologia da kyro e da dreamcast eu tenho as 2 em casa!!!

*sei k a nvidia e a ATi n tem uma tecnologia tão boa de rendering oclusion... a tile rendering é simplesmente sublime

*sei k a ATI tanto pintava k a sua kalidade de imagem era optima mas todos já vimos as suas falhas (algumas bem grandes, até k ponto se chega para ter mais speed!!!)

*n n me estavas a dizer nada de novo...

*n n sou estupido, a minha vida n é simplesmente este forum, já sabias k existe vida para além deste forum?

*sei e nisto tenho de por A mais B concordar convosco ... o JC pode ser um senhor ... mas devia tb como senhor saber estar calado knd deve

*tenho consciencia do k disse e n retiro nenhuma das minhas palavras pois foi com umas ideias como as minhas k se instaurou o processo a microsoft

*n n sou o taliban português n ... ehehe

*n pertenço a nenhum clube, associação nem nada k se pareça

*axo de mau gosto k neste forum as ideias n possam ser expressar de livre vontade ... isto é, um gaju contrapõe um post e vêm meia duzia de spammers a dizer "pois eu axo k tens razão, tiraste.me as palavras da boca e afins" para isso n façam post's desnesseçários!!! e ainda por cima nada sabem acrescentar de novo a discussão limitam.se a repetir o k os outros dizem!!!!

*pah cada um defende os seus pontos de vista e eu axo o meu correcto pois axei desnecessária a intervenção do JC no mundo das placas de video e afins ... devia de estar a bulir no jogo e n a escrever meia duzia de baboseiras k dp tem de pedir desculpas pelas mesmas (axo correcto , afinal a matrox ia mesmo lixa.lo )

pah iria estar a escrever mais uma carrada de linhas mas tambem n me estou para xatiar mais n vale a pena responder mais para n haver mais spamm post's ...

morpheus out ...
 
Totten: eu sei ler, mto obrigado, e akilo k ai puseste nem tudo é como tu pintas mas tá bem ... (tu percebes mesmo do negócio [Estou a ser irónico] ja pensas.te inscrever na Worten lolo0ol0ol)
(...)
*n n sou estupido, a minha vida n é simplesmente este forum, já sabias k existe vida para além deste forum?
Um dos princípios básicos da argumentação diz que não é atacando a fonte dos argumentos que estes deixam de ser válidos. Até porque o Totten neste fórum parece-me baseado nos seus vários post em várias threads um entusiasta das tecnologias gráficas.


kem é o JC para fazer exigencias para um jogo k só vai sair daki a 1 ano? axas k é mm por ele estar a fazer akela escandaleira toda a dizer k certas placas vão se borrar e afins k o mundo do hardware informático vai evoluir?
Ele não faz exigências, ele faz recomendações.


... mas kem devia estar a trabalhar era o JC, calar.se, e deixar os testes das placas para os variadissimos sites k o fazem ... a GF 4 mx corre o doom 3 ... a pharelia tb ... pah ... axo bem ... mas eu simplesmente respondia.lhe vai mas é trabalhar ò galego ...
O homem é uma autoridade na computação gráfica aplicada aos jogos e isso dá-lhe um estatuto mais que suficiente para poder opinar sobre as últimas tecnologias, ao contrário de ti...


de k serve ele tecer akelas espécies de reviews se ainda n tem o jogo completo ?
A tecnologia do jogo está praticamente completa, mas de qualquer maneira podesse tecer comentários baseados na tecnologia que este vai usar e comentar se a tecnologia de determinada gráfica vai em princípio ser boa para o jogo ou não. São conhecimentos que te escapam...


para kê esta cena toda de cegueiras imensas a volta dum trolha dakeles se ele proprio ainda n tem o trabalho completo?
Anda pela net a ler umas coisas sobre ele ou links e quotes nesta threads, e verás que de trolha não tem nada. Quanto ao trabalho completo lê o parágrafo acima.


*sei e nisto tenho de por A mais B concordar convosco ... o JC pode ser um senhor ... mas devia tb como senhor saber estar calado knd deve
Era um trolha e agora já dizes que é um senhor?
Ele falou agora como já tem falado no passado, deves é ter estado desatento.


*axo de mau gosto k neste forum as ideias n possam ser expressar de livre vontade ... isto é, um gaju contrapõe um post e vêm meia duzia de spammers a dizer "pois eu axo k tens razão, tiraste.me as palavras da boca e afins" para isso n façam post's desnesseçários!!! e ainda por cima nada sabem acrescentar de novo a discussão limitam.se a repetir o k os outros dizem!!!!
Aqui ninguém te impede de expressar a tua opinião, e eu não concordando com ela posso pelo menos discuti-la, ou não?

Spammers????:


D1S0RD3R:
Epá, desculpem lá mas de certa forma tenho de concordar com o Morpheus.....
Akele JC tá já a fazer novelas faltando ainta tanto tempo para o jogo sair........ (...)

Morpheus:
ora ai está ... kaso n tenham reparado ... ultimamente a ktdd de jogos k sai para o publico em geral é uma porcaria ... para aí (...)


Então baseado no que dizes o D1S0RD3R é um spammer e não trouxe nada de novo. Ou será que os spammers são só aqueles que concordam com as opiniões contrárias às tuas?


*pah cada um defende os seus pontos de vista e eu axo o meu correcto pois axei desnecessária a intervenção do JC no mundo das placas de video e afins ... devia de estar a bulir no jogo e n a escrever meia duzia de baboseiras k dp tem de pedir desculpas pelas mesmas (axo correcto , afinal a matrox ia mesmo lixa.lo )
Eu acho que o que ele diz é bastante correcto, até porque o facto de a Matrox não ser uma grande performance já foi confirmado por vários sites. No meu caso leio sempre com muita atenção o que ele escreve pelos seus méritos de ter chegado aonde chegou. A sua independência vê-se pelo facto de ter mantido a Id pequena para poder trabalhar como quer, não tendo vendido a empresa quando esta começou a ter sucesso como fazem em muitos casos.

Fica bem Morpheus... :)
 
vê.la se comentas.te a parte k eu falei da microsoft? n n o d1sorder simplesmente viu e mostrou um ponto de vista ... voçês e a mania k estão sempre correctos acaba por ser a vossa traição ... o JC por A mais B vai vos lixar a todos e dp tou eu cá para ver ... vão seguindo as ideias do home ... so falta ele tb dizer k os intel corriam melhor o doom 3 para tu ires a comprar a correr um intel ...vai uma aposta em como o fazias ??!!!!!

p.s: pelo o k vi tu nem tens opinião ... simplesmente gostas de acompanhar a maré ...

Sorry... cortei algumas partes que pudessem ofender... Morpheus, chill out Ok?... se queres descarregar as hormonas, ou seja, coisas que nada têm a ver com a thread, há as PM... aí podes dizer o que te apetecer... ninguém te proíbe...
 
Última edição pelo moderador:
Morpheus, acho que estás a levar isto demasiado a sério.
Que tal afastares-te disto por uns diasitos para arrefecer?
 
Back
Topo