Carregador de telemoveis a energia solar. (A.P)

InsanityFX

Power Member
Boas. Como este ano estou no 12º, em Área de Projecto o meu grupo decidiu construir um carregador de telemóveis a energia solar. A ideia era construir um aparelho com parecenças aos que se encontram em alguns shoppings mas que funciona-se a energia solar. Embora queira seguir o curso de Engenharia electrónica, ainda não percebo muito sobre o assunto. No entanto, a ideia para o projecto era de construir um painel solar com materiais reclináveis, carregar uma bateria através da energia recolhida pelo painel e ligar (de alguma maneira) vários carregadores de telemóveis a essa mesma bateria para que se consiga carregar telemóveis.
Não temos a certeza sobre o seguinte:
- É possível carregar uma bateria a partir de um painel solar e ligar, por exemplo, uma extensão de tomadas eléctricas (tendo-se previamente recorrido a um conversor de voltagem) de modo que seja possível carregar diversos telemóveis ao mesmo tempo?
- A área do painel solar tem a ver com a potência da bateria que queremos carregar ou com as baterias dos telemóveis que vão ser carregadas através da bateria?
- Como é que conseguimos carregar uma bateria a partir de um painel solar se é que é possível (desculpem a ignorância)?
- É possível ligar de alguma maneira uma extensão de tomadas ou mesmo uma tripla á bateria de modo que se possa conectar vários carregadores de telemóveis a essa extensão/tripla?
- É preferível comprar um painel solar ou construir um a partir de materiais recicláveis? Se for possível o ultimo, alguém sabe a que materiais recorrer e como o construir?
Não temos a certeza se este Projecto é viável, por isso vínhamos pedir ajuda, orientação e umas opiniões sobre o assunto.
Obrigado, e mais uma vez desculpem a ignorância que algumas questões possam indicar.

Obrigado
 
Viva

Não vejo viabilidade em construir um panel solar com materiais reciclaveis, para não falar da dificuldade associada á elaboração do mesmo. A compra de um novo é o mais indicado.
A energia recolhida pelo painel não pode ser 'injectada' directamente no dispositivo que requer essa alimentação. Tem de ser transformada, estabilizada e armazenada ou preparar para transporte e transformação.

Um painel solar gera energia na proporção do seu tamanho, quanto maior, mais gera. Cada painel gera um 'X' de energia, por exemplo um painel de 50x30cm debita uma corrente de 500mA (max). O sistema solar de captação deverá ser desenhado em função do consumo necessário. É uma questão de contas e calculos.

Boa sorte para o projecto
 
Só mais uma questão

O.k. Obrigado. Só mais uma coisa. É possivel ligar a bateria ao painel (para carregar) e liga-lo a uma extensão de tomadas? Como as tomadas que temos em casa são de 220V e cada telemovel só consome 12v (energia transformada pelo carregador), qual a voltagem de bateria necessaria para ligar, por exemplo 7 telemoveis, para serem carregados (isto é se for possive)?

Mais uma vez obrigado.:001:
 
É possivel fazer tudo o que se pretende, mais uma vez, nada é ligado ao painel directamente, a não ser o sistema que vai transformar e armazenar a energia.
As ligações para consumo e distribuição são sempre ligadas ás baterias onde está armazenada a energia, recebida do sistema de transformação.
 
Bem a dias andei a ver de painéis solares fotovoltaicos (nem todos os painéis solares produzem electricidade).

Poderei estar errado, mas acho q é possível ligar o painel directamente a entrada do telemóvel onde se carrega a bateria, não sendo aconselhado, devendo-se usar uns estabilizadores para o efeito. Ainda é preciso ter atenção ao output do carregador, quando se constrói o painel, cada placa tem as suas especificações, mas em qq dos casos, o seu debito está proporcional ao seu tamanho.

Quando andei na pesquisa encontrei pequenas placas de 0,5V 0,2A até aos 1V 1A, isto placas singulares, também existem painéis todos preparados para debitar ate aos 12V, sendo constituído por varias placasitas, e que incluem estabilizadores.

PS: Toma atenção que os transformadores causam perda de energia, e em painéis solares, pode ser algo significativo. Para alem q so encontras paineis com saida de 12V.
 
Última edição:
Back
Topo