Equipamento Carregador + Pilhas Recarregáveis

novas podes por a carregar sem preocupações.

nas antigas fazes o refresh e vês a capacidade que o carregador reporta. se for muito baixo, é mandar para a reciclagem.
 
que outras possibilidades? o carregador so faz 200, 500 ou 700. uso 700 se estiver com pressa, mas as pilhas aquecem muito, por isso evito.
 
Pergunta inocente sobre a voltagem as pilhas. Existem pilhas recarregaveis com 1.5V ?? As que tinha la ontem num radio de brincar da minha filha, q funcionam mto bem, eram a 1.2V. Não vi todas as outras pilhas recarregaveis que tenho...
 
Existem pilhas recarregaveis com 1.5V ??

NiMH? Não. São todas 1.2V.

Existem as Ni-Zn com 1.6V, mas boa sorte em encontrá-las no mercado.

As que tinha la ontem num radio de brincar da minha filha, q funcionam mto bem, eram a 1.2V.

É como disse: alguns aparelhos só funcionam bem com pilhas alcalinas porque precisam de uma voltagem próxima dos 1.5V. Outros só precisam de 1.2V e por isso dão-se bem tanto com alcalinas como NiMH.

Resta-te investigar quais funcionam bem com NiMH e quais precisam de alcalinas.

Se por acaso tiveres um aparelho que funcione bem com umas NiMH e não com outras é sinal que essas outras estão velhas ou mal carregadas.
 
Burn-in? O quê, deixá-las lá mais tempo?
Elas acabaram por ficar a torrar lá, pois o carregador só as deu como totalmente carregadas aos 1.45V.
Do que tinha visto aqui no tópico, creio que não chegaste a testar estas, mas sim as de 2400mAh. Foi também para tirar a curiosidade que as comprei (não encontrei feedback). Pah, por 3,5€ não me chateia se forem más. Aliás, por 3,5€ não espero muito.
Vou ver se depois de amanhã, nas minhas folgas, lhes faço mais ciclos. A 500mA preciso de cerca de 21 horas para a descarga + carga, e não quero virar as costas àquilo por muito tempo.

Testei as 2300, as 2400 chegamos à conclusão que não são boas.
O Burn in era ver a capacidade da pilha com várias cargas e descargas.

Podes deixar na "boa" no carregador, esse tem capacidade de "cortar" a carga.
Não me consigo lembrar quanta tensão, V, o maha já mandou, mas pelos menos 1.42 lembro-me.

Entretanto a uns tempos comprei também no lidl umas pilhas coloridas 2300, tenho que fazer uns testes exaustivos :P
 
Testei as 2300, as 2400 chegamos à conclusão que não são boas.
Pronto, foi o que eu percebi :P
Estou a testar as de 2500mAh da Eures, das quais ainda não havia feedback. Tenho-as neste momento a fazer descarga, para em seguida carregarem pela 4ª vez.

So far so good, 3 das 4 que comprei têm estado sempre acima de 3000mAh. Dado o preço, não acho nada mau. Tudo bem que não são LSD, mas...lá está, foram 3 euros e meio.

A propósito do carregador e da carga, acho que ele só corta mesmo quando considera que a bateria está carregada. Já tive uma destas a chegar a 1,47V.
 
Última edição:
Podes deixar na "boa" no carregador, esse tem capacidade de "cortar" a carga.

acho que ele só corta mesmo quando considera que a bateria está carregada

O BC700 não corta a corrente no final da carga. Só corta a corrente quando deteta sobre-aquecimento. No final da carga reduz a corrente de carga para 5% do valor selecionado. As pilhas LSD não gostam disto e por isso devem ser retiradas do carregador assim que termina o carregamento.
 
Exacto, ele vai carregando aos bocadinhos para manter a carga nos 100% :)

Entretanto, fiz mais testes
Tronic Professional 2500mAh (Eures)
IMG_9338.jpg

4 cargas, são as primeiras 4 destas pilhas.

Valores em mAh, segundo o BC700. Foram feitos 4 ciclos de descarga + carga.

Pilha 1: 3080 | 3120 | 3090 | 3430
Pilha 2: 2850 | 2710 | 2780 | 2770
Pilha 3: 3010 | 2920 | 3010 | 3110
Pilha 4: 3010 | 3090 | 3050 | 3380
 
Última edição:
Já recebi o meu Opus BT-C3100 V2.2

Deixo aqui uma review que encontrei à versão V2.0, muito completa com desmontagem do equipamento e tudo.


Estou a fazer o refresh às minhas velhinhas UNIROSS AAA 1000mAh.

Algumas no rapid teste apresentavam valores de resistência interna na ordem dos 30 a 70 ohm :) o adequado é entre 0.02 a 0.08 ohm. Veremos depois do refresh.

Estou a utilizar 200mA por serem AAA de 1000mAh e por serem muito velhinhas, assim aquecem menos. Reparei que o ventilador de arrefecimento raramente liga e quando liga, desliga ao fim de poucos segundos.

Julgo que é sempre preferível utilizar o valor mais baixo, que neste caso é de 200mA, pois aquecem menos e ajuda nos ciclos de vida.

Se alguém tiver alguma informação sobre a amperagem mais adequada para a carga, pf deixe aqui, para eu ler.
 
Testei as 2300, as 2400 chegamos à conclusão que não são boas.
O Burn in era ver a capacidade da pilha com várias cargas e descargas.

Podes deixar na "boa" no carregador, esse tem capacidade de "cortar" a carga.
Não me consigo lembrar quanta tensão, V, o maha já mandou, mas pelos menos 1.42 lembro-me.

Entretanto a uns tempos comprei também no lidl umas pilhas coloridas 2300, tenho que fazer uns testes exaustivos :P

As pilhas recarregaveis do Lidl Tronic Eco e as Professional são fabricadas ou importadas pelos fabricantes Kompernass (mais antiga e com capacidade escrita na pilha em bold em energy) e Eures gmbh (mais recente e capacidade escrita em letra mais fina) sendo a Kompernass de baixa qualidade e capacidade mah a metade enquanto que a Eures gbmh tem provas dadas nas tanto nas 2300 e 2400 ECO e razoável LSD com mah iguais ou superiores ás especificadas chegando mesmo a ser comparadas ás Eneloop, o fabricante é indicado na embalagem e nas pilhas e data de fabrico também está geralmente impressa.

Por isso apelo a fazer essa distinção de fabricante e informação relevante sobre as pilhas para ajudar a comparar
a capacidade, longevidade e taxa de descarga e outras.

As pilhas Tronic têm bastante interesse sobretudo pelo preço altamente competitivo tornando-se excelentes candidatas a testes.
 
Por isso apelo a fazer essa distinção de fabricante e informação relevante sobre as pilhas para ajudar a comparar
a capacidade, longevidade e taxa de descarga e outras.

As Tronic 2300 "boas" de que o @Pretender fala são as da Eures. Pouco depois do teste dele eu fiz o meu e fiz referência a isso: "Tronic da Eures". Neste post pode ver-se a embalagem, incluindo a contra-face onde vem indicada a origem.
 
d76Ir4.jpg

Fiz uns testes com o multímetro ao meu primeiro carregador de pilhas comprado no Aldi :Top Craft IN8801 com características pode dizer iguais aos carregadores do lidl pelo menos no papel.
Quanto detectam carga no usb estes descem o carregamento a "metade" dos 1000 pilha AA passam a 500 numa pilha AA por exemplo.

na medição a 1000 foi medido entre 800 a 890 (varia consonte a carga e absorção carga da pilha com oscilação breve para 100 ou 200 (talvez para fazer registo ou verificação da carga e tensão).

na medição a 500 surpreendeu-me foi medido os mesmos 800 a 890 mas a diferença está em passar a oscilar entre 800 a 890 e 0 em partes de tempo igual(isto é uma fracção de tempo fica a 0 e a outra fica 800 a 890)

para activar os 500ma tem também que puxar energia suficiente no usb por exemplo um smartphone a carregar quando chega na carga final faltando 30% mesmo ligado ao usb o carregador passa a 1000

o manual diz que descarrega automaticamente as pilhas nicd mas as pilhas nimh com pouca carga ele descarrega tambem e só depois carrega

também experimentei uma ventoinha computador 8cm para refrigerar as pilhas enquanto carregam e cheguei à conclusão que o tempo de carga aumenta anormalmente e que as nimh são bastante sensiveis à diferenças de temperatura ou mesmo correntes de ar e suficientemente para não activar ou activar o delta e detectar fim de carga
 
Última edição:
Back
Topo