Carregadores para iPhone / hábitos de carregamento saudáveis

fakemeta

Colaborador
Staff
Dada a enchente de perguntas sobre carregadores para iPhone visto que os mesmos não trazem carregadores desde Setembro de 2020, este tópico é para discussão e aconselhamento de carregadores, bem como hábitos de carregamento saudáveis, para todos os iPhones com porta Lightning ou que suportem carregamento sem fios.

Alternativas ao carregador original da Apple:

- Anker 511 Nano Pro - 20W (substituto do modelo anterior: Anker 511 Nano - 20W)
- Anker 711 Nano II - 30W (com tecnologia GaN)
- Spigen PowerArc ArcStation Pro - 20W (com tecnologia GaN)
- Belkin BoostCharge - 25W
- Belkin BoostCharge - 30W (com tecnologia GaN)
- UGREEN - 20W


FAQ - Carregadores
O meu iPhone veio sem carregador na caixa. Tenho de comprar um da Apple?

Não é necessário ser original.
iPhones podem ser carregados por qualquer carregador usb-A ou usb-C. Recomendam-se marcas conhecidas/fiáveis (Anker, Belkin, Spigen, entre outras) de preferência com protocolo USB-PD para usufrir de carregamento rápido.
Para comparação de preços na Amazon podem usar o Tropical Price.

Qual a diferença entre porta usb-A e usb-C?
Carregadores com portas usb-C são relativamente recentes e cada vez mais comuns. É importante referir que a tecnologia de carregamento é mais importante do que o tipo de porta. Desde o iPhone 6 que os iPhones só carregam até um máximo de 12W (5V 2.4A) usando carregadores com portas usb-A.
O fast charging em iPhone é suportado a partir do iPhone 8. Para tal é necessário um carregador com porta usb-C com protocolo USB-PD. A potência máxima atingida durante o carregamento depende do modelo do iPhone.

QC e USB-PD é a mesma coisa?
Não.
QC (Quick Charge) é uma tecnologia proprietária da Qualcomm que permite o carregamento rápido tanto em portas usb-A como em portas usb-C. É necessário que o carregador e telemóvel suporte essa tecnologia. Não é suportado por iPhones.
USB-PD (USB Power Delivery) é um protocolo de carregamento rápido usando a porta usb-C para telemóveis, tablets, portáteis, etc. É necessário que o carregador e o equipamento suportem essa tecnologia. Este protocolo é suportado por iPhones.

Tenho de comprar um carregador com a mesma potência do da Apple?
Não necessariamente.
O carregador atual da Apple carrega até 20W. É possível comprar um mais potente de 30W, 45W, 60W ou até mais, no entanto, haverá sempre uma limitação na potência de carregamento que é determinada pela carga.

Então usar potências mais altas não danifica a bateria?
Correcto. O iPhone é que limita a potência de carregamento, negociando a tensão e a corrente com o carregador (ver imagem).
A potência de carregamento nunca será constante. Por exemplo o iPhone 13 Pro Max carrega a uma potência máxima de 27W durante apenas 30% do tempo total de carregamento. Durante os restantes 70% do carregamento a potência será mais baixa.
Isto significa que na prática tanto faz usar um carregador de 30W, 45W ou 60W num iPhone 13 Pro Max porque a potência nunca excederá os ~27 Watts.
Contudo... embora não danifique a bateria, usar potências mais altas degrada mais a bateria. É importante distinguir o conceito de danificar e degradar, que são diferentes.

U57QlGG.jpg

(Agradecimento ao @The WolfMan por encontrar esta imagem elucidativa).

Que vantagens têm os carregadores "GaN"?
Há vantagens no sentido em que o processo de conversão de energia é mais eficiente, aquecendo menos o carregador, o que leva à necessidade de menos cooling passivo, o que permite criar carregadores mais compactos. Isto é útil em carregadores com muitas dezenas de Watts.
Para o telemóvel é totalmente transparente e sem importância. Embora o futuro passe por carregadores GaN, é importante referir que:
- Não carrega mais rápido só por ser GaN;
- Não danifica menos a bateria;
- Não é obrigatório.

A partir de que percentagem de bateria devo carregar o iPhone?
O ideal é não deixar a carga baixar dos 20%.
Para quem está mesmo preocupado com a degradadação da bateria, o ideal é não carregar completamente e manter a carga entre os 20% e os 80%.

O que posso fazer para prolongar a vida da bateria?
Além do que foi mencionado no ponto anterior, a vida da bateria pode ser prolongada ao:
- Não expor o telemóvel a temperaturas extremas (quente ou frio);
- Não usar o telemóvel enquanto está a carregar, principalmente se forem aplicações que exigam poder de processamento;
- Activar o "Carregamento otimizado" nas Definições -> Bateria -> Estado da bateria. Disponível a partir do iOS 13.


FAQ - MagSafe
Que tipo de adaptador de corrente preciso para carregar rapidamente através de MagSafe?

Qualquer adaptador de corrente com porta usb-C com protocolo USB-PD de pelo menos 20W (9V 2.22A). Não é necessário ser o original da Apple.
O MagSafe também funciona com carregadores que fornecam 12W (5V 2.4A) mas o carregamento será lento.

Qual a potência máxima do MagSafe?
15W nos modelos actuais compatíveis com excepção dos modelos Mini, em que a potência máxima é 12W.

O calor gerado a mais por ser um processo menos eficiente danifica a bateria?
Não danifica mas pode acelerar a sua degradação ao longo do tempo. No entanto, é difícil de quantificar esta degradação.

FAQ em construção.
 
Última edição:
Estou para encomendar um 13 Pro mas estou na dúvida com o carregador. Qual é que usam? O original da Apple? Ou um alternativo?
Serve de alguma coisa ter 30W? Ou o carregamento só vai aos 20W máximo?
Obrigado
 
Mais uma vez voltamos ao mesmo. Fala-se de desgaste, desgaste e desgaste, mas se eu pedir para me quantificarem isso ninguém tem os números para dar. Em 3 anos de uso, quanto desgaste adicional é que os carregamentos por indução causam na bateria versus um carregamento por fios? Eu não nego que o desgaste não existe, mas quantifiquem este desgaste. Digam um valor. 5%? 25%?

@fenomeno, qualquer carregador com a norma USB Power Delivery chega e sobra. De acordo com o que há pela internet, O iPhone 13 Pro Max aceita carregamentos até 27 W e o iPhone 13 Pro aceita até 23 W. Isto são valores de pico, a potência de carregamento vai variando consoante a percentagem de carga da bateria.
 
Estou para encomendar um 13 Pro mas estou na dúvida com o carregador. Qual é que usam? O original da Apple? Ou um alternativo?
Serve de alguma coisa ter 30W? Ou o carregamento só vai aos 20W máximo?
Obrigado
Os carregadores de 20w mais conhecidos são Apple, Belkin, Anker, mas como diz o comentário anterior, qualquer um que cumpra a norma serve.
 
Boas pessoal. Tenho uma dúvida, acabei de comprar um 13 e um 13 Pro Max e vêm sem transformadores, como já é conhecido.

Um carregador Xiaomi Mi de 33W funciona perfeitamente, certo? Acham que justifica adquirir um de 33W em vez de 20W? Também são só mais 5€, mas não sei se existe alguma restrição ou assim. Obrigado!

Já agora, aproveito para dizer que a capa + vidro temperado da Cellularline que está a 20€ na MM tem um toque horrível. Tanto o vidro como a capa em plástico deixam imensas dedadas e gordura, a evitar mesmo. Achava que não ia ter que gastar 50€ numa capa, mas se calhar lol...
 
Boas pessoal. Tenho uma dúvida, acabei de comprar um 13 e um 13 Pro Max e vêm sem transformadores, como já é conhecido.

Um carregador Xiaomi Mi de 33W funciona perfeitamente, certo? Acham que justifica adquirir um de 33W em vez de 20W? Também são só mais 5€, mas não sei se existe alguma restrição ou assim. Obrigado!

Já agora, aproveito para dizer que a capa + vidro temperado da Cellularline que está a 20€ na MM tem um toque horrível. Tanto o vidro como a capa em plástico deixam imensas dedadas e gordura, a evitar mesmo. Achava que não ia ter que gastar 50€ numa capa, mas se calhar lol...

Eu reuso o do MAC.
 
Também vou encomendar. Queria o original, mas está desaparecido em combate. Não me interessa nada com muita potência, é para usar com o MagSafe, durante a noite.
 
Esta base de carga da belkin está em promoção na Amazon, mas não ajusta muito bem ao iphone 13 Pro (pelas fotos colocadas por um comprador).

Alguém usa uma base para carregar iphone 13 pro e o apple watch? Qual aconselham?

00189040900097____1__1200x1200.jpg
 
Também vou encomendar. Queria o original, mas está desaparecido em combate. Não me interessa nada com muita potência, é para usar com o MagSafe, durante a noite.
A Apple Store tem para entrega a partir de dia 11 com entrega grátis. Mas qualquer carregador com mais de 20 W que cumpra a norma USB Power Delivery vai funcionar com o MagSafe.

O conforto e o comodismo do MagSafe são fantásticos.
 
Epa 25€ vs 18€ (as cenas da Anker está com um cupão de 2€ de desconto). Por isso, pronto está encomendado o Nano Pro. Aliás, dois lol
 
Back
Topo