Carregar pack de 4 baterias AA com painel solar. Problema !

ruben02

Membro
Boas,

Estou a desenvolver um projeto que envolve a utilização de vários leds ligados a um pack de 4 baterias recarregáveis AA (1.2V e 2500mHa).
Medi o pack com o multímetro e obtive 4.8V.

Como tinha uns painéis solares a ganhar pó, lembrei-me de os usar para ir mantendo carga no pack, em vez de ter que o carregar manualmente com frequência.
Não pretendo nada de elaborado. Se com isto tiver que carregar o pack apenas de mês a mês, tudo bem !

As células que tenho são as seguintes:
Célula solar Panasonic BP-376634
Tensão nominal: 3,4VCorrente nominal: 30 mA
Tensão circuito aberto: 5,5V

Soldei duas células em série e meti um díodo para só ser possível existir corrente das células para o pack. Medi sem carga com o multímetro e obtive 6.4V.
Liguei-as ao pack, medi-as novamente e a voltagem caiu para 2.2V !
Então soldei mais uma célula em série, medi novamente sem carga e obtive 10.2V.
Liguei-as ao pack, medi-as novamente e a voltagem caiu para 2.4V !

Com estes valores, vai ser impossível carregar o pack. Estava a contar usar apenas 2 células. Teoricamente deveria ser suficiente para carregar os 4.8V do pack...

O que está mal aqui ? A corrente dos painéis será insuficiente ?

NOTA: Estes testes foram feitos usando luz artificial e não luz solar e apesar disso, as voltagens obtidas sem carga, pareceram-me as corretas. Já com carga, é o que se vê...
Será que preciso mesmo de luz solar ?

Obrigado,
Ruben
 
Não se diz "voltagem", mas sim tensão.

Qual é a tensão no pack antes e depois de ligares os paineis?

A mim parece-me que ou o díodo está ligado ao contrário ou as pilhas do pack estão danificadas.

Quando há luz e estando o díodo bem ligado, a tensão no pack nunca irá diminuir, a não ser que haja algo ligado às pilhas.
 
Não se diz "voltagem", mas sim tensão.

Qual é a tensão no pack antes e depois de ligares os paineis?

A mim parece-me que ou o díodo está ligado ao contrário ou as pilhas do pack estão danificadas.

Quando há luz e estando o díodo bem ligado, a tensão no pack nunca irá diminuir, a não ser que haja algo ligado às pilhas.

Viva !

O problema não é o pack de baterias. Isso está tudo ok e a funcionar. A sua tensão é de 4.8V antes e depois de ligar os painéis.

O problema é a queda de tensão dos painéis solares quando estão sob carga. 3 painéis em série, estão a cair de 10.2V para 2.4V quando os ligo ao pack de baterias.
Eu esperava que eles tivessem uma tensão superior à do pack de forma a conseguirem recarregar o pack.
 
Se o pack tem uma tensão de 4,8V, é impossível numa situação normal a tensão ser inferior a esse valor.

Não estarás a medir a tensão do pack nos terminais errados?

E que tal experimentar só com 1/2/3 pilhas, em vez de 4?

Podes também ver com o multímetro qual é o sentido da corrente, para teres a certeza que as pilhas não estão a descarregar nos painéis e que o painel carrega o pack.
 
O pack tem uma tensão de 4.8V. Portanto preciso de uma tensão superior nos painéis solares para ser possível carregar o pack.
O que interessa o terminal onde meço a tensão no pack? Só tenho um positivo e um negativo. Qual é a dúvida aqui ?
O sentido da corrente, estando o pack com uma tensão superior aquela com que o painel fica sob carga, obviamente seria no sentido do pack para o painel. No entanto, tenho o painel salvaguardado com um díodo retificador para só deixar passar a corrente do painel para o pack.
O problema aqui e a minha pergunta é só uma: Porque é que um painel passa de 10.2V para 2.4V apenas por estar ligado a um pack de baterias ?
A corrente máxima que o painel gera é de 30mA. Será que não é suficiente para carregar o pack ?
 
O pack tem uma tensão de 4.8V.

Os 4,8 V não são apenas a tensão nominal do pack? É que o pack deve internamente ser constituído por 4 elementos de NiCd ou NiMH (4x1,2 V = 4,8 V), portanto a sua tensão pode variar entre 4,0 e 5,8 V (1,0-1,45 V por elemento), se não houver nenhuma electrónica a regular a tensão de saída. Quando medes a tensão do pack, sem rigorosamente nada ligado a ele, medes sempre 4,8 V?

Portanto preciso de uma tensão superior nos painéis solares para ser possível carregar o pack.

Sim, a tensão ""gerada"" pelos paineís tem que "vencer" a tensão do pack mais a queda de tensão no díodo. Já agora, que díodo estás a usar?

O que interessa o terminal onde meço a tensão no pack? Só tenho um positivo e um negativo. Qual é a dúvida aqui ?

A ideia é que, se o pack for constituído por 4 elementos de NiCd ou NiMH, seria possível medir a tensão individual de cada elemento se houvesse mais terminais acessíveis (para ver se algum estaria danificado).

O sentido da corrente, estando o pack com uma tensão superior aquela com que o painel fica sob carga, obviamente seria no sentido do pack para o painel. No entanto, tenho o painel salvaguardado com um díodo retificador para só deixar passar a corrente do painel para o pack.

Podes fazer um teste muito simples: em vez do pack, ligas um condensador aos painéis (mesmo que seja electrolítico de capacidade razoável - atenção à polaridade) e o condensador deverá carregar até atingir a tensão dos paineís sem nada ligado.


O problema aqui e a minha pergunta é só uma: Porque é que um painel passa de 10.2V para 2.4V apenas por estar ligado a um pack de baterias ?

A única razão em que eu consigo pensar para isso é o pack estar danificado e a tensão ser muito mais baixa do que a nominal, daí que baixe de 10,2 para um valor também mais baixo do que 4,8 V. Se a tensão do pack, antes de ser ligado aos painéis, for mesmo de 4,8 V, é impossível que desça abaixo desse valor ao ser ligado aos painéis, pois a corrente só tem um sentido permitido, logo as baterias vão necessariamente carregar (nem que a corrente seja 0,001 mA), logo a tensão aos terminais do pack nunca poderá baixar, numa situação normal.

A corrente máxima que o painel gera é de 30mA. Será que não é suficiente para carregar o pack ?

É, mesmo que carregue muito lentamente ou não compense a autodescarga do pack (qual é a capacidade do pack?). Isso supondo que o pack não tem problemas de funcionamento.
 
Última edição:
Cá para mim foi feita a ligação em série em vez de paralelo (dá curto circuito e a tensão desce).

A ligação tem de ser feita + com + e - com -
 
Olá a todos. Peço aquém puder ajudar me.!!!
É o seguinte. Fiz uma instalação de painel solar em minha casa. 3 painéis, onde dois são de 135A e um de 100A total de 370A. Onde é ligado num controlador de 50A que liga as baterias (ambas de 12v, total de 24v)
Da bateira liga directamente ao inversor de 2000w e finalmente do inversor sai para a casa. Ele está alimentando 3 lâmpadas, 1gileira pequena, e uma TV led 17". No entanto quando ligo a gileira a carga vai a baixo. E o controlador toca no sinal de bateria fraca. Tentei deixar um dia todo carregando a bateria mas depois de 30min vai a baixo.
Será que fiz mal o dimensionamento para com o controlador?
Será que as baterias estão danificadas?
Uma vês que no controlador não liguei nada na saída para equipamentos, fiz o certo?
Será que deve ser por ligar o inversor diretamente nas baterias?

Notem, eu liguei os painel em série (positivos com os positivos e negativos com o negativos e saiu um só cabo para o inversor. O mesmo do com as baterias (modo em serie, do controlador para bateria e da bateria para o inversor assim como para o controlador.
Ajudem mi por favor. !!! A ciencia zango com migo. :(
 
Back
Topo