Carreira na Indústrio dos Video-Jogos - Need Assitance

Gaminger

Power Member
Antes de mais nada boas novas e um muito bom dia...lol...

Custumo ouvir que é de pouco pretígio ser-se um Analista de jogos. Mas é essa a minha questão, um amigo quando lhe falhei no assunto de querer ser analista de jogos... após algum tempo mostrou-me um artigo da IGN sobre carreiras na indústria dos video-jogos.

Link Para o Artigo

Eu li, só que não me revelou realmente um caminho para o que eu pretendo. Bem ams se vermos bem...mesmo dentro das opções que no artigo estão podemos sub-dividir. Tens Designers para as figuras, para os mundos, para as cavernas... emfim.

Eu então pensei em vir aqui á Techcone ver se alguem tem alguns conselhos a dar-me. Ou se alguem conhece algum artigo ou talvez mesmo se me podem dizer como posso ganhar experiência antes de acabar os estudos.

Talvez seje útil eu dizer o meu estado neste momento:

16 anos, 10º Ano no Ensino Secundário, Curso de Técnologias Informáticas...
Sei Alemão (Lingua mãe quase...fiz a primária lá), Inglês, Português, Françês (mais ou menos).
Tenho aptidão para: Tudo o que envolve criatividade, mas principalmente no ambito da literatura e das artes (mas não pensem que sou algum artista... faço bonequinhos que pessoas normais não fazem é só isso XD), Jogo jogos com gosto e frequência e sou tudo menos (ja fui) estereotipado ou partidário.

Bem secalhar até disse algumas coisas desnecessárias mas haver vamos...

Obrigado pra já.:)
 
conheço um rapaz escocês que está a tirar um curso superior (licenciatura mesmo), de criação de videojogos... é um curso bastante especializado como se pode calcular e que em Portugal não existe, e a existir não será tão cedo (pelo menos numa instituição de renome)...
 
O nosso país a meu ver nunca foi grande produtor de videojogos, embora tenhamos titulos como o Anno (qq coisa), recentemente tivemos aquilo que se diz ter sido um exito lá fora embora ñ tenha grande expressão cá dentro, o Undercover para telemovel... Axo que para tirares uma especialização nesta área o melhor é começares a poupar pa estudar lá fora...
 
Aqui o maximo que podes fazer é ter uma especialização em programação e desing industrial (cursos separados, é claro), é o maximo que se assemelha a o que queres seguir. Criar videojogos têm muito que se lhe diga e muitos dos criadores que andam por ai ou são pessoas que iam subindo de ranking na empresa-mãe (EA, por exemplo) ou são pessoas que são convidadas pelas empresas, modders de renome, com uma grande experiencia e afins.

Assim do seco... ir para uma empresa criar jogos, praticamente impossivel a não ser que cries tu mesmo essa empresa ^^
 
programa, programa, programa, programa....
modda, modda, modda, modda, modda... (jogos é claro, com sorte acontecete o mesmo que aos gajos da gearbox)

sê criativo e um dia conseguirás seguir a tua ambição...
 
Pois o caminho ao que me parece é saber programção e modelação 3D e desenvolveres mods. Com sorte fazes um mod popular e ganhas visibilidade.

A partir do momento em que tiveres habilitações é ires às páginas dos developers e ver se têm posições abertas.

Googlei em 2 secs e encontrei:
http://www.gignews.com/crosby1.htm
http://www.jobsdbase.net/
http://www.gamesjobnews.com/

Eu gosto muito de jogos e gostava de trabalhar n área mas não numa área técnica (eu é mais redes e tal programação nem por isso). Infelizmente cá é difícil e para ir para fora tinha que ir com um curso na mão e ir à aventura.
 
bem, na minha opinião tens 2 percursos possiveis:

ou vais para eng informática, tipo no tecnico, na nova, na feup (basicamente numa
boa universidade), aprendes a vertente de programação a sério. Podes sempre tentar
depois especializares-te na vertente multimédia (no caso do técnico por exemplo), e
em seguida um pós graduação/mestrado/etc na área de modelos 3d, de grafismo..

ou vais para um curso de artes (na faculdade de belas artes etc..) onde aprendes
a desenhar, ao mesmo tempo podes complementar o curso com outros cursos que
envolvam modelismo no computador, etc.. e assim podes desenhar aquelas figuras,
os mundos, cm falaste.


mas como disseste q tens mais aptidões para criatividade no ambito das artes e literatura,
se calhar não vais gostar de tirar um curso superior de informática.

pelo caminho podes sempre tirar cursos mais pequenos e mais especificos, tipo este http://www.nhk.pt/html/cursos/pacotedg.html (é só um exemplo, nem sei se esse curso vale alguma coisa). ciente de que esses cursos hj em dia são complemento para um curso superior..
na net tb podes arranjar um hobby dentro da área de grafismo/modelismo, mas aí já n é a minha área.

tens que ter noção que jogar um jogo é completamente diferente de criar um jogo.
que se queres seguir qq coisa relacionada com jogos, que mto provavelmente só
encontrarás futuro fora de portugal.
e que lá fora és capaz de encontrar um curso superior mais parecido com aquilo que
tu queres.

Agora podes sempre tentar escrever reviews de jogos para revistas ou sites. mas eu
consideraria isso sempre como hobby/2º emprego. não creio que ninguem tenha conseguido
alimentar uma família fazendo reviews de jogos :)
 
Pensa bem antes de seguir uma coisa dessas, é tudo muito bonito mas n me parece que isso tenha grande saída profissional, muito menos em Portugal.

Falaram aí em Design Industrial, que tem isso a ver com produção de jogos? É que provavelmente vou seguir esse curso (ou arquitectura, nada a ver) :P

Eu aconselhava-te a seguir um curso "sólido", com uma saída profissional aceitável e, depois disso, seguires um desses cursos.
 
Última edição:
Há um site português dedicado a esse tema e que tem um fórum que te pode ajudar:

http://www.gamedev-pt.net/

Depois tens os internacionais sendo talvez o http://www.gamedev.net/ o mais conhecido e mais activo. Sei que no desenvolvimento do Farcry na Alemanha esteve envolvido pelo menos um português.

Prepara-te que nem tudo são rosas, já que vi para aí um estudo que dizia que se ganha cerca de menos 20% que profissões equivalentes noutras áreas.

E aconselho-te a ler um caso extremamente negativo acerca da Electronic Arts (EA):
http://www.developerdotstar.com/community/node/22
 
Bem acho que temos aqui um arquivo para quem quiser ir para a produção de jogos. Mas eu acho é que ninguem leu o que eu escrevi. Eu quero ser analista de produtos e não designer de jogos. Quero analisar os jogos, concerteza que sabem do que tou a falar. Fazer jogos foi um sonho de bébé que por acaso também tive mas não me interessa tanto embora eu me considere apto para isso e o caminho correcto para lá também estou a seguir. lol...
 
Escreve em fóruns da especialidade, analisa jogos detalhadamente e partilha isso nos fóruns em que participas. É o único conselho que te posso dar. Um amigo meu costumava escrever no fórum da Megascore ou lá o que era, convidaram-no para a revista e agora passeia-se pela Europa e escreve alarvidades sobre os mais variados jogos. Como podes ver, não é complicado de se fazer, precisas é de ter algum jeito e muita sorte à mistura.
 
Última edição:
onde vivo actualmente, existe uma academia de arte e design, que inclui um curso para criar videojogos, www.iadt.ca, xama-se,: video game design and development, ja fui la, a academia e xcelente, boas condicoes, aberta 24h, fornecem o material todo necessario. curso com duracao minima de 1 ano, preco... cerca de +/-11400euros
 
Desculpem lá mas li o post do Bio Shadow, e ainda que não tenha muito a ver com a thread, axo que limitar os horizontes de trabalho a Portugal é um bocado pro limitativo ... Vão-se habituando há ideia de trocar muito de emprego e de local de emprego. Aqueles empregos de antigamente de trabalhar 40 anos na mesma empresa e a fazer a mesma coisa já não existe (existe mas tem tendencia a desaparecer).
 
eu quando li o teu post, percebi que querias ser beta-tester de produtos. Para mim, isso sim é que era profissão!

Acordar, comer, jogar, jogar, jogar, comer, escrever relatório, dormir! Yeah baby! e eles são bem pagos!
 
Cabalo disse:
eu quando li o teu post, percebi que querias ser beta-tester de produtos. Para mim, isso sim é que era profissão!

Acordar, comer, jogar, jogar, jogar, comer, escrever relatório, dormir! Yeah baby! e eles são bem pagos!

Outro que entendeu o que eu disse...men eu acho que ninguem percebeu a minha pergunta, mas é isso quero ser beta-tester. Mas há quem diga o contrário, para além de ser um emprego idiota, é muito díficl alcançá-lo. Bem mas eu lá sou o cassmurro do custume né XD.
 
Back
Topo