Carrier Grade NAT (Fim do IP público por cliente)

Boa tarde Alguém aqui brincou com o Headscale? Já o montei, numa das máquinas da OVH e a parte direta funciona Mas queria testar o servidor Derp do mesmo, removendo os do Tailscale e o cliente Tailscale não se liga ao Derp Obrigado

Costumava usar o Plex e a feature que eles têm para o acesso remoto. Há uns meses mudei de morada e reparei entretanto que isto deixou de funcionar. Após procurar um pouco parece-me que o problema é que agora estou com CG NAT e isso complica a coisa.

Parece que na Vodafone resolvam ao ligar para lá por isso vou tentar a minha sorte...

Costumava usar o Plex e a feature que eles têm para o acesso remoto. Há uns meses mudei de morada e reparei entretanto que isto deixou de funcionar. Após procurar um pouco parece-me que o problema é que agora estou com CG NAT e isso complica a coisa.

Parece que na Vodafone resolvam ao ligar para lá por isso vou tentar a minha sorte...
Viva.

Confirma isso: basta ir ao menu do router, na info da wan/ligação internet e no whatismyipaddress, comparas o ipv4.
Se os dos IPs foram dif, estás em CGNAT.

E sim, basta ligar para o suporte da vdf que eles voltam a atribuir um IP público a tua ligação.

Viva.

Confirma isso: basta ir ao menu do router, na info da wan/ligação internet e no whatismyipaddress, comparas o ipv4.
Se os dos IPs foram dif, estás em CGNAT.

E sim, basta ligar para o suporte da vdf que eles voltam a atribuir um IP público a tua ligação.

Sim, já confirmei, os dois são diferentes.

Vou ligar, obrigado!

No Fórum NOS explicam o que é CGNAT.
A solução não seria começar a aplicar CGNAT, mas começar a ter IPv6 na rede fixa...

https://forum.nos.pt/servicos-96/internet-fixa-cgnat-47712

Esse post é cómico. Vantagens do CG-NAT? O único a ser beneficiado é o operador. Já o utilizador, paga o mesmo por um serviço inferior, fica impossibilitado de aceder a certos serviços e ainda leva com verificações Captcha e bloqueios, por acederem várias pessoas à mesma plataforma com o mesmo IP.

Imaginem que um vizinho vosso, que ate partilha o mesmo IP, é banido de uma plataforma de streaming por praticas ilegais, irão ser "banidos" também.

Ficava melhor, se dissessem que CG-Nat, era andar na auto-estrada de autocarro, em vez de uma viatura privada. De autocarro percorrem na mesma a estrada, no entanto se o autocarro for bloqueado, quem está dentro fica dependente do movimento do autocarro.

Esse post é cómico. Vantagens do CG-NAT? O único a ser beneficiado é o operador.

Viva.

Qd este post apareceu fiu tentado a responder da mesma forma....
Está assumpção da Nos é a mesma qd afirmam que a fibra deles é top, é a melhor tecnologia actual.
Apesar de travarem os próprios clientes em migra de cobre para fibra...
Enfim, no Coments.

O tema já tem alguns anos, mas parece que nestes últimos meses é que começou a ganhar força... mas os 3 operadores não tinham várias gamas?

Esta madrugada o router perdeu o endereço IP (94.xxx.xx.xxx) e tive que desligar da corrente e voltar a ligar para funcionar. Quando voltou o IP foi um (89.xxx.xxx.xxx). É a primeira vez que recorde que tenha um IP a começar por 89, sempre foi 94, e já tinha o mesmo IP há meses. O IP antigo parece que não esta atribuído a nenhum router...

Sei que tenho Port Fowarding ativo, até fui ver se tinham aplicado CGNAT mas o IP do router é público.

Back