Carrier Grade NAT (Fim do IP público por cliente)

E o facto de não conseguir aceder ao disco NAS pela aplicação será também por isso? No tlm pelo brower consigo, pela APP não...
 
Aqui está a prova, 10 áreas de cliente de router, todas iguais
bridge na porta 4 resolve com outro router
Rz5VRnl.jpg
Sim isso definitivamente é, à descarada (e nem se deram ao trabalho de respeitar a norma, usando endereços 100.xxx.xxx.xxx)

Só posso imaginar que está a ser gradualmente implementado e se será para todos os alguns felizardos (a Nos deve querer fazer negócio com IPs).

Tenho problema em perceber a natureza dos custos que impede a Nos de implementar o ipv6, mais cedo ou mais tarde terão de o fazer
 
Sim isso definitivamente é, à descarada (e nem se deram ao trabalho de respeitar a norma, usando endereços 100.xxx.xxx.xxx)

Só posso imaginar que está a ser gradualmente implementado e se será para todos os alguns felizardos (a Nos deve querer fazer negócio com IPs).

Tenho problema em perceber a natureza dos custos que impede a Nos de implementar o ipv6, mais cedo ou mais tarde terão de o fazer
quem utiliza essa do 10.254 é a MEO/Vodafone na rede móvel (onde não é necessário e entende-se) e em rede fixa também mas por engano e voltam a colocar ip público sem stress
o ipv6 a NOS não me deu esperança nenhuma a pelo menos 5 clientes deles que já tratei de instalar um asus em bridge para resolver
estão a implementar isto + velocidade 100 no upload
 
Está ok, embora deves fazer o teste num PC.

Quanto ao IP, é um IP público e parece que não foste afectado ainda pelo CG NAT.

Podem estar a introduzir gradualmente, pode ser só para clientes HFC, não se sabe
 
Aqui está a prova, 10 áreas de cliente de router, todas iguais
bridge na porta 4 resolve com outro router
Rz5VRnl.jpg

entretanto podem solicitar á NOS para corrigir o campo "IP Publico" da wan do router para "IP Privado"
excelente identificaçao! por esse motivo estão a esconder o segundo-hop...
proximo passo da NOS dar IP privado ao HOST da LAN4 em bridge, assim poupam mais uns milhares de IPv4 publicos
sugiro para os que têm o segundo hop escondido, ver esta pagina do UI do router onde consta o IP da wan
 
entretanto podem solicitar á NOS para corrigir o campo "IP Publico" da wan do router para "IP Privado"
excelente identificaçao! por esse motivo estão a esconder o segundo-hop...
proximo passo da NOS dar IP privado ao HOST da LAN4 em bridge, assim poupam mais uns milhares de IPv4 publicos
sugiro para os que têm o segundo hop escondido, ver esta pagina do UI do router onde consta o IP da wan
na bridge não conseguem, o dhcp deles só dá acesso a 1 cliente logo se houver um ataque esse ip é bloqueado instantaneamente.
assim sendo o ip em modo bridge tem de ser dado pelo 2º gateway (o público)
esta era a técnica da NOWO nos tempos que estava ligada ao grupo altice
dai a NOWO mandar uma cartinha para casa quando havia problemas, agora a NOS vai começar a fazer isto
Isto é informação privada sobre a rede, quem conseguir ver vê, acho que algum moderador vai apagar isto porque é confidencial mesmo
 
Depois da imagem partilhada por @duda2018 parece que agora sim não ha duvidas que o CGN vai para a frente, agora em que condições é a duvida que se coloca.

Provavelmente andam a fazer testes para perceber qual a melhor forma de o implementar sem terem o SAC a rebentar pelas costuras.
 
na bridge não conseguem, o dhcp deles só dá acesso a 1 cliente logo se houver um ataque esse ip é bloqueado instantaneamente.
assim sendo o ip em modo bridge tem de ser dado pelo 2º gateway (o público)
esta era a técnica da NOWO nos tempos que estava ligada ao grupo altice
dai a NOWO mandar uma cartinha para casa quando havia problemas, agora a NOS vai começar a fazer isto
Isto é informação privada sobre a rede, quem conseguir ver vê, acho que algum moderador vai apagar isto porque é confidencial mesmo
Segundo entendi quem tiver um segundo router como bridge não acontece, certo?
 
Depois da imagem partilhada por @duda2018 parece que agora sim não ha duvidas que o CGN vai para a frente, agora em que condições é a duvida que se coloca.

Provavelmente andam a fazer testes para perceber qual a melhor forma de o implementar sem terem o SAC a rebentar pelas costuras.
Isso já está feito, está a ser faseado com muita calma pelo que a engenharia diz

Segundo entendi quem tiver um segundo router como bridge não acontece, certo?

sim bridge resolve
 
Sagrado Archer C5 que tenho cá em casa...para além de ser muito melhor do que qualquer router da NOS ainda vai evitar o chamado CGN que a NOS quer implementar! Já tenho o TP-LINK desde 2015 e foram os 50€ mais bem gastos que me recordo.
 
Back
Topo