Carrier Grade NAT (Fim do IP público por cliente)

Ninguém disse que não suportava. Agora, não tem é deploy feito na Rede, simplesmente é isso.

https://test-ipv6.com/index.html.pt_BR
façam teste neste site para ver se o Vosso Service Provider está dando ipv6 ao vosso acesso, para que possam navegar em ipv6 para servidores que suportem o protocolo
Seu endereço IPv4 parece ser 85.245.xxx.yyy
Seu endereço IPv6 parece ser 2001:8a0:aaa

resposta icmp ao google.pt
Pinging google.pt [2a00:1450:4003:805::2003] with 32 bytes of data:
Reply from 2a00:1450:4003:805::2003: time=15ms
Reply from 2a00:1450:4003:805::2003: time=13ms
 
Então o problema é o protocolo na rede de acesso, é isso?

Na rede do last mile, sim, ou seja, a rede que serve o cliente,e mais concretamente os CPE residenciais. Não conhecendo a fundo a rede da NOS, diria que também não terão acesso também os CTMS e os OLT's.
Core e farm servers da NOS, já tem acesso ao IPv6 há bastante tempo...
 
Fiz o teste que o @proxy indicou e, como é óbvio, devolveu que não tenho ligação IPv6, mas disse também o seguinte: "Seu servidor DNS (provavelmente mantido em seu provedor) parece ter acesso à Internet IPv6."

Entretanto, tenho estado a fazer um teste exaustivo a milhares de portas aqui: http://ip.bieringer.de/cgn-test.html

Resultados:
XXHqQhW.png
 
Fiz o teste que o @proxy indicou e, como é óbvio, devolveu que não tenho ligação IPv6, mas disse também o seguinte: "Seu servidor DNS (provavelmente mantido em seu provedor) parece ter acesso à Internet IPv6."

Entretanto, tenho estado a fazer um teste exaustivo a milhares de portas aqui: http://ip.bieringer.de/cgn-test.html

Resultados:
XXHqQhW.png
Seu servidor DNS (provavelmente mantido em seu provedor) parece não ter acesso à Internet IPv6 ou não está configurado para usá-la. No futuro isso poderá restringir seu acesso a sites baseados exclusivamente em IPv6.
 
@Rubennnn Lopes o meu até aí também apareci tudo a verde... quando comecei a testar mais portas é que as outras começaram a aparecer
@casio_cable pois, estou mesmo intrigado com os resultados do teste... surpreenderam-me... aparentemente também não me parece que esteja atrás de uma CG NAT, mas este teste baralha tudo...
 
É possível na NOS ter dois IPs públicos atribuidos no mesmo pacote? Paga-se extra? é só ligações empresariais?

Basta que coloques a porta 4 do router em bridge e ficas com um segundo IP gratuitamente nessa porta, tens é de ter um router para gerir essa nova ligação.
 
Apesar de achar estranho - o que em termos de NOS é mais ou menos normal - tenho de aceitar que algo fizeram de diferente na rede e pelo menos um sistema hibrido estará a funcionar nos clinetes residenciais: tenho um ip público e aparentemente até tem sido mantido ao contrário do normal - de vez em quando tinha alteração e via-o no meu dyndns, se não reparasse no router.

Agora acho que já é a segunda vez que tenho situações com o login.nos e indica-me que foi feito um acesso de um ip privado... 10.172.*.*

Até seria normal para uma infraestrutura deles mas qual a lógica de me informarem de um acesso de ip privado quando nem tenho conhecimento do meu ip privado atribuido? Suponho que seja o que me indicam porque coincide mas fica o prblema para quando o acesso indevido não for meu...
 
Alguma novidade em relação a este assunto?

Não estou a conseguir abrir portas no router V5v1. Primeiro conseguia configurar na pagina de configuração mas depois tentava aceder ao servidor atraves da rede movel e nada. Reiniciei o router e todas as configurações de port forwarding desapareceram e sempre que tento criar uma nova configuração dá erro.
 
Alguma novidade em relação a este assunto?

Não estou a conseguir abrir portas no router V5v1. Primeiro conseguia configurar na pagina de configuração mas depois tentava aceder ao servidor atraves da rede movel e nada. Reiniciei o router e todas as configurações de port forwarding desapareceram e sempre que tento criar uma nova configuração dá erro.

Por aqui V5v1 com portas abertas (servidor VPN) tudo ok.
 
Viva malta.
Sou cliente de fibra meo e necessitava de um ip público.
Pelo que li e tendo eu um Fibergateway onde posso por a porta 4 em modo bridge, ligando o meu Asus 86 U, consigo aí obter um ip público?

Quando digo ip público refiro-me a um ip válido que seja só meu para comunicar diretamente com a internet, não um ip público partilhado.

Não sei se me fiz entender.

Cumps e bom ano.
 
Viva malta.
Sou cliente de fibra meo e necessitava de um ip público.
Pelo que li e tendo eu um Fibergateway onde posso por a porta 4 em modo bridge, ligando o meu Asus 86 U, consigo aí obter um ip público?

Quando digo ip público refiro-me a um ip válido que seja só meu para comunicar diretamente com a internet, não um ip público partilhado.

Não sei se me fiz entender.

Cumps e bom ano.
Sim exacto, é mesmo isso
 
Sim exacto, é mesmo isso
Obrigado pela resposta DMTG.

Mas já agora pergunto como isso acontece? Uma vez que os IPS públicos IPV4 estão escassos e cada vez menos gente têm um ip público que seja só dele. Como é que fazendo este tipo de "manobra" obtemos um ip público que seja só nosso?

Cumps e bom ano.
 
Não percebo a tua dúvida.
As empresas têm um range de ip's públicos reservados para elas.
Atribuem um de uma pool para a porta Wan do router.
Nas que o permitem , atribuem um segundo na porta 4 (quanto têm o bridge ativado).
Ou seja atribuem a alguns 2 ip's públicos mas à maioria é só um.
Claro que provavelmente não têm capacidade para dar 2 ip's públicos a todos os clientes.
Por isso é que não me canso de referir para só usarem o modo bridge se realmente tirarem partido das vantagem de ter um IP público directo na porta.
Porque se eles começarem a chegar ao limite, aí tiram o segundo IP a todos e aí ficamos todos a perder, sobretudo os que tiram mesmo partido disso.
Ou então fica a ser um extra a pagar.
Para teres ip fixo já tem que se pagar, não lhe custava muito porem mais isto.
 
O
Não percebo a tua dúvida.
As empresas têm um range de ip's públicos reservados para elas.
Atribuem um de uma pool para a porta Wan do router.
Nas que o permitem , atribuem um segundo na porta 4 (quanto têm o bridge ativado).
Ou seja atribuem a alguns 2 ip's públicos mas à maioria é só um.
Claro que provavelmente não têm capacidade para dar 2 ip's públicos a todos os clientes.
Por isso é que não me canso de referir para só usarem o modo bridge se realmente tirarem partido das vantagem de ter um IP público directo na porta.
Porque se eles começarem a chegar ao limite, aí tiram o segundo IP a todos e aí ficamos todos a perder, sobretudo os que tiram mesmo partido disso.
Ou então fica a ser um extra a pagar.
Para teres ip fixo já tem que se pagar, não lhe custava muito porem mais isto.
O que eu pretendia era ter um ip público no meu router. Quando pesquiso pelo meu ip por ex em "myip" obtenho um ip público, mas não obtenho esse mesmo ip no interface do meu router, obtenho um 192.168......
Segundo li, isto é um tipo de CGNAT em que depois deriva um ip privado para mim. Este tipo de ip gera-me um certo bloqueio em tudo o que são jogos online.
Existem mais utilizadores com o mesmo tipo de problema.
Para tal o ideal era cada um ter um ip público único o que sei que se torna impossível.
A minha questão era de a partir da porta 4 em bridge e ligando outro router consigo obter esse IPV4 público (exclusivamente meu) que me permita comunicar diretamente com a internet sem nenhum "entrave" pelo caminho.

Não sei se me fiz entender.

Cumprimentos.
 
Isso é exactamente o que um router faz.
Recebe um IP público na porta wan, depois nas portal internal (lan), recebes ip's privados atribuídos pelo servidor dhcp que está no router.
Se ligares o modo bridge na porta 4, o que faz é essa porta em vez de atribuir no equipamento lá ligado um IP privado do dhcp interno, atribui um IP público.
Se lá ligares um segundo router, esse router vai receber o IP público na porta Wan, e por sua vez vai atribuir ip's privados nas portas lan, atribuídos pelo servidor dhcp do segundo router.
Podes ligar um PC directamente à porta 4 do router da nos, nesse caso recebes um IP público na placa de rede do PC.
Mas a menos que tenhas uma excelente segurança no PC e saibas o que estás a fazer, é ALTAMENTE DESACONSELHADO a fazer isto.
Há scans constantemente a decorrer na Internet à procura de equipamentos que respondam aos scans, os quais vão para uma lista, para serem depois "scaneados" de forma mais minuciosa de forma a serem explorados.
Não imaginam os ataques que os routers estão constantemente a evitar. Não notam porque têm os equipamentos confortavelmente atrás deles.
 
Back
Topo