Carro RádioControlo

Bru_No

Power Member
Bem, é um carro bastante simples, e gostava de saber quais as vossas ideias, para lhe aumentar a potencia... Depois mostro a foto...

Cumpz...
 
boas
isso depende do carro que tu tiveres, se for a bateria, arranjas um motor
com mais forca, se tiveres um a bateria, isso não sei bem mas pelo que um amigo
meu disse aquilo tem de se mudar umas cenas e algo no motor
 
ista já é outra converça!

podes fazer muitas mas muitas coisas...

-> eu e um colega metemos uma bateria mais potente para o motor traseiro e uma bateria pequena para os cérebros....

-> um motor novo....

-> bobinar o motor que tens para ele ficar mais rápido ou mais lento mas com mais força...

mas isto nos verdadeiros carros... se for daqueles de 20€ não tens grandes hipóteses...


cumps
 
-> bobinar o motor que tens para ele ficar mais rápido ou mais lento mas com mais força...


Podes explicar melhor isso?

bobinar como? mudar os cabos das bobines, ou meter mais???
de k maneira é k o poes mais rapido ou mais lento mas com mais potencia?

cumps
 
Podes explicar melhor isso?

bobinar como? mudar os cabos das bobines, ou meter mais???
de k maneira é k o poes mais rapido ou mais lento mas com mais potencia?

cumps
tens que tirar o fio todo e meter outro...
se meteres fio mais grosso o motor tem menos rotaçao mas fica com mais força...
se meteres fio mais fino o motor tem mais rotaçao mas fica com menos força...

ainda fiz poucas cirugias dessas mas ja deu para notar algumas diferenças...
eu n tenho carros desse pois se tivesse n fazia outra coisa.. mas faço em carros de colegas...


cumps
 
tens que tirar o fio todo e meter outro...
se meteres fio mais grosso o motor tem menos rotaçao mas fica com mais força...
se meteres fio mais fino o motor tem mais rotaçao mas fica com menos força...

ainda fiz poucas cirugias dessas mas ja deu para notar algumas diferenças...
eu n tenho carros desse pois se tivesse n fazia outra coisa.. mas faço em carros de colegas...


cumps


lol, tens noção da trabalheira que isso dá so pa conseguires umas decimas de newtons mais?

mudar os motores e as baterias também não é muito aconselhado pois se os carros nao foram concebidos para levar coisas tão potentes o mais provavel é estoirares com tudo...

é sempre preferivel procurares um esquema de um carro mais potente e fazeres de raíz tu mesmo! Ias ter mais potencia e um carro praticamente home made, que ia dar gosto conduzir! XD
 
boas...

fazer uma carro de raiz é obra, qd chegares a parte de fazer o comando e recetor ai é que porca troxe o rabo mas ta td...


Altera o motor como disse o GCARD ou entao nao esse tens aumentar ligeiramente os amperes...mas so um nadinha de nda

cumpz
 
lol, tens noção da trabalheira que isso dá so pa conseguires umas decimas de newtons mais?

mudar os motores e as baterias também não é muito aconselhado pois se os carros nao foram concebidos para levar coisas tão potentes o mais provavel é estoirares com tudo...

é sempre preferivel procurares um esquema de um carro mais potente e fazeres de raíz tu mesmo! Ias ter mais potencia e um carro praticamente home made, que ia dar gosto conduzir! XD
ja fiz trabalhos desses... Realmente sao precisas umas horas de paciencia...
Alterar o motor e bauteria tem que ser uma coisa bem feita... Podes alterar e muito!

Fazer um carro de inicio é facil mas gastas mais do que o comprar...

Cumps
 
tens que tirar o fio todo e meter outro...
se meteres fio mais grosso o motor tem menos rotaçao mas fica com mais força...
se meteres fio mais fino o motor tem mais rotaçao mas fica com menos força...

ainda fiz poucas cirugias dessas mas ja deu para notar algumas diferenças...
eu n tenho carros desse pois se tivesse n fazia outra coisa.. mas faço em carros de colegas...


cumps


e o numero d espiras também conta?
 
neste momento tou a desenvolver um totalmente homemade...hehe...só posso dizer k por muito pouco k ele ande, é sempre um espetaculo...

o que tou a fazer para já só vai ter 2 rodas com um motor em cada...já é bem bom...

posta lá fotos do teu :)
 
neste momento tou a desenvolver um totalmente homemade...hehe...só posso dizer k por muito pouco k ele ande, é sempre um espetaculo...

o que tou a fazer para já só vai ter 2 rodas com um motor em cada...já é bem bom...

posta lá fotos do teu :)

ja fiz uma ciosa dessas para dar ratadas nos meus colega!
o carro tinha 5 motores... um por roda e um para virar....
bateria de um berbequim sem fios e ai vai ele!
nao tinha arranque mas depois de arrancar o pior era parar!
tinha varios problemas...
derretia os reles todos... ate tentei fazer um especial mas mesmo assim ao primeiro arranque ficou soldado....
a bateria nao durava muito....


4dok nao te sei dizer pois nunca experimentei com mais do que uma...

cumps
 
ja fiz uma ciosa dessas para dar ratadas nos meus colega!
o carro tinha 5 motores... um por roda e um para virar....
bateria de um berbequim sem fios e ai vai ele!
nao tinha arranque mas depois de arrancar o pior era parar!
tinha varios problemas...
derretia os reles todos... ate tentei fazer um especial mas mesmo assim ao primeiro arranque ficou soldado....
a bateria nao durava muito....


4dok nao te sei dizer pois nunca experimentei com mais do que uma...

cumps
tambem ia fazer com reles, mas agora vou fazer com 1 pic e nas saidas para os motores meto pontes "h" assim já nao ha o perigo de keimar:p
 
tambem ia fazer com reles, mas agora vou fazer com 1 pic e nas saidas para os motores meto pontes "h" assim já nao ha o perigo de keimar:p

Até podes estoirar com as pontes, porque afinal os MOSFET (se é o que estás a usar), são "rijos" mas não são indestrutíveis. Mas assim é que é trabalhar bem.

Uma ponte H bem feita e que aguente uma boa carga, permite então meter um motor com mais potência, mas depois também requer mais da alimentação, em particular Ah por parte das baterias e da dissipação de calor.

Motores de berbequim devem ser porreiros mas para construir blindados (tanques de guerra) á escala 1/10 :lol:

Que grandes malucos!

Na minha opinião, mesmo que se invente muito e os resultados não passem de absolutos desastres, desde que não haja acidentes, é sempre bom experimentar e brincar com as coisas. Assim aprende-se muito, nem que seja "como não fazer".

Inventem p'rái com força. :joker:

Abraço
 
g_card, se nao tou em erro, as espiras são o numero de voltas k dás com o fio de cobre. tipo, nao me sabes dizer se mais espiras dão mais potencia ou mais força, pois não?

não podem postar fotos e esquemas do carros k construiram??? era fixe.
 
g_card, se nao tou em erro, as espiras são o numero de voltas k dás com o fio de cobre. tipo, nao me sabes dizer se mais espiras dão mais potencia ou mais força, pois não?

não podem postar fotos e esquemas do carros k construiram??? era fixe.

É assim, se forem mais finas, vais ter mais rotação = mais velocidade. É bom em rectas e em descidas, nas subidas podes-te ver aflito. Se puseres fio mais grosso o carro vai ter menos rotação, mas mais força, ou seja, anda menos, mas quase que sobe uma encosta de 90º :lol:

Pensa como os carros, quanto mais baixa a mudança, mais força e menos velocidade...
 
não podem postar fotos e esquemas do carros k construiram??? era fixe.

Posso. :D Mas este carro é um sistema autónomo, e não radio controlo.

Em fase de desenvolvimento do hardware

project_00.jpg


project_04.jpg


Aspecto final do protótipo

car_01.jpg


Detalhes do protótipo

motor_00.jpg


sens_01.jpg


front_01.jpg


No posto de abastecimento (também construido por mim) :007:

Estão ser medidos da esquerda para direita:
- tensão na bateria
- corrente de carga
- temperatura da bateria

project_07.jpg


Esquema: http://www.micro8051.com/project_schb.html

Abraço
 
Última edição:
que motor tas a usar para a direcçao??? um servo motor???

Sim.

E para a tracção também, mas o motor servo foi modificado.
Removi-lhe toda a electrónica, e cortei um batente que existe numa roda dentada que só permite o movimento de aproximadamente 3/4 de círculo (ou 270º se preferires), para que o motor pudesse rodar livremente. Assim, digamos que aproveitei o motor propriamente dito, e o conjunto de rodas dentadas que produz como resultado final uma rotação mais lenta do que a velocidade de rotação efectiva do motor. Se o carro se deslocasse á mesma velocidade de rotação do motor, saía fora da linha na 1ª curva. :007:

motor_MOD.jpg


Um motor RC comum, que até vinha com o carro, ainda é pior porque para além de ser igualmente demasiado rotativo, consome imensa corrente e a ponte H que controla o motor de tracção teria que ser construida com transístores de potência (por exemplo MOSFETs).

Existem no comércio, motores com torque elevado com caixa de velocidade associada, que produzem as tais baixas rotações, mas com uma força muito superior á que obtenho com a modificação que fiz ao servo. Simplesmente esta solução foi para mim mais económica apesar de ter canibalizado um servo, também mais económica ao nível do consumo de energia, e muito mais prática porque o carro está destinado a circular em terrenos planos (não inclinados) e lisos, não é para andar a subir montes ou ultrapassar obstáculos. :joker:

Exemplo de um motor com caixa acopolada, que produz uma rotação mais baixa mas com torque elevado:

DCmotor.jpg


Abraço
 
Back
Topo